Atribuição: dar entrada pessoalmente em Portugal - DOCUMENTOS E PROCURAÇÃO

1235

Comentários

  • @Mariza ...
    @Mtrin ...
    Reconheço o interesse que vocês estão tendo para me ajudar a encontrar o jeito certo de resolver essa questão da melhor forma possível ...
    E fica aqui o meu agradecimento por isso...
  • (Cont.)...
    Tenho bastante trabalho nos próximos dias pois pretendo enviar para Ponta Delgada...(Antes de embarcar para Portugal)... A Transcrição de Casamento dessa prima a quem acaba de ser Atribuída a Nacionalidade Portuguesa ...Isso sem falar nos preparativos para a viagem...Rs...
    Então vou continuar avaliando as informações que vocês me passaram e tudo o mais que conseguir garimpar aqui no Fórum tentando encontrar o melhor caminho a seguir quanto á questão da Procuração...
    Contando com a ajuda de vocês...(Espero)... : )
    Obrigado...
  • editado January 2018
    @Mariza ...

    Pelo que você disse então eu posso fazer um Vale Postal ¨Doméstico¨...Ou seja dentro de Portugal...?
    Você sabe me dizer se esse VP 100% Lusitano seria feito no balcão do CTT mesmo...?

    Se for assim mesmo...Então...Levo os processos montados aqui em São Paulo como se fossemos enviar por correios...(Do Brasil)...Com o 1C assinado pelo próprio requerente...+ uma procuração também com a assinatura do requerente reconhecida por autenticidade...(Pode assinar tudo no mesmo dia...1C + Procuração)...E levar isso tudo até o ACP...
    Se aceitarem...Ótimo...Se não aceitarem...Vou até um balcão do CTT e envio para o ACP...

    Levando em conta que eu estarei dando entrada em processos de Atribuição onde os requerentes são filhos de minha prima...Essa procuração serviria...?

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/89130/#Comment_89130

    Quanto à questão sobre Apostilar a Procuração...Foi aqui que eu li isso...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/89518/#Comment_89518



  • @Nilton

    A primeira tentativa seria entregar e pagar no balcão, se não aceitarem peça instrução para enviar pelos correios.
    Filhos menores precisam das assinaturas do pai e da mãe. A procuração teria que ser de ambos. Você sabe que o
    Diante de tantos poréns porque você não despacha no sedex EMS ?

    "Se o registando é menor, mas tiver mais de 14 anos, deve juntar a certidão do seu registo de nascimento, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada e acompanhada de tradução, se escrita em língua estrangeira e documento de identificação (passaporte ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, título ou autorização de residência)."
    Fonte: IRN
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2018
    @Nilton

    Você será portador de processos de maiores de idade também?
    Lembrando Menores não pagam e Tondela dá prioridade para esse tipo de processo, em torno de um mês eu acredito, os dos menores estariam concluídos.
  • @Mariza...
    Os três já são maiores de idade...
    Quanto a enviar por EMS eu creio que não haverá problema porém tenho percebido que as dificuldades para emitir o Vale Postal estão se multiplicado...
    Vou ter a exata compreensão disso daqui alguns dias quando for enviar para Ponta Delgada a Transcrição de Casamento da minha prima...na qual estou trabalhando atualmente...
    Obrigado por sua atenção...
  • Sou brasileira, moro em São Paulo/Brasil, meu pai é português e minha mãe brasileira mas também filha de portugueses, mas atualmente são divorciados. Tenho algumas dúvidas:

    1-Meu pai estará indo para Portugal em julho, ele precisa averbar o divorcio, e aqui no cartório fui informada que se levar uma certidão de casamento de inteiro teor apostilado terá valor para ele averbar em Portugal. Em Tondela conseguimos averbar?

    2- vou dar entrada no pedido da minha nacionalidade, ele pode fazer por mim, envio os documentos necessários e apostilados conforme descritos nos post acima, porém o formulário eu assino por autenticidade no cartório e não precisa ser apostilado certo? preciso de alguma procuração dando poderes ao meu pai entregar a documentação? caso positivo, tem algum modelo dessa procuração?

    3- o pagamento das taxas pode ser feito na hora da entrega dos documentos? Qual o valor atual das taxas - averbação de divorcio e pedido de cidadania

    4- Já sou casada no Brasil, ao fazer o pedido de cidadania portuguesa, já encaminho minha certidão de casamento?Posso mandar a certidão de nascimento e certidão de casamento, ambas devidamente em inteiro teor e apostiladas, para já estar atualizada com minha situação civil ou somente de nascimento.

    5- É necessário fazer agendamento para entrega dos documentos? E onde fazê-lo?

    Agradeço a atenção e fico no aguardo.
  • @ThaisMar,

    1. Para homologar o divórcio em Portugal, seu pai terá que constituir um advogado. Por conta própria, não consegue.

    2. Seu pai transcreveu o casamento em Portugal, certo? Se sim, ele poderá dar entrada em seu processo em algumas conservatórias. Se não, e se tiver sido seu declarante, terá que dar entrada somente no ACP ou em VNGaia. Levando toda a documentação, como se fosse enviar pelos correios, não precisará de procuração.

    3. Sim, em espécie. Atribuição (de pai para filha) = 175 euros

    4. Se é casada e mudou sem nome ao casar, deve anexar aos documentos a sua certidão de casamento, de inteiro teor, apostilada (para provar a troca de nome). Posteriormente, quando já for portuguesa, transcreverá seu casamento em Portugal (será outro processo, separado).

    5. Se for no ACP, não precisa agendar.
  • Bom dia.
    Preciso de algumas informações.
    Nasci no Brasil e moro no Rio de Janeiro. Esta semana recebi e-mail da Conservatória Central informando que meu processo de atribuição de nacionalidade estava concluído, isto é, integrado. Portanto já sou um cidadão português.
    Sou casado, tenho um filho de 13 anos e uma filha, solteira, de 22 anos.
    Pretendo dar entrada na nacionalidade dos meus filhos, averbar a certidão de casamento (se necessário) e nacionalizar minha esposa.
    Como o agendamento no Consulado do Rio de Janeiro está suspenso, pretendo fazer todo esse procedimento diretamente em Portugal. Pode ser em Lisboa ou em qualquer distrito, concelho ou freguesia de Portugal. Onde for mais rápido, mais simples e se possível, mais barato, nós iremos.

    Eu estarei recebendo nos próximos dias, minha certidão de nascimento portuguesa. De posse dela, vou providenciar as certidões dos meus filhos, de nascimento de minha esposa e da certidão de casamento.
    Todas estas certidões (INTEIRO TEOR de nascimento dos filhos/esposa e casamento) eu farei o procedimento atualmente exigido que é a Autenticação de Haia....
    Todas estas autenticações serão feitas em cartórios aqui no Brasil...
    TODOS (filhos e esposa) estarão em Portugal quando dermos entrada aí...
    Aí, começam as dúvidas:
    1- Além destas certidões, preciso levar cópia autenticada (Haia) das identidades dos filhos e esposa ???
    2- Precisa de mais algum documento pra dar entrada aí ???
    3- Qual o cartório (se possível informar os dados do cartório: nome, endereço, telefone, e-mail e site se houver) vocês indicam considerando rapidez, facilidade e custo ???
    4- Uma vez que o cartório emita a certidão de nascimento de meus filhos aí de Portugal, como faço para tirar o Cartão de Cidadão deles aí mesmo em Portugal ??
    5- Como será o procedimento em relação à minha esposa ?? Ela terá tb uma certidão de nascimento de de Portugal ou terá outro documento que mostre a nacionalidade dela (parece que é aquisição de nacionalidade) ???
    6- Qual o preço/valor para os serviços acima ?? (pode ser aproximado)...
    7- Uma vez que meus filhos tenham certidões de nascimento averbadas aí no cartório de Portugal, eles já são cidadãos portugueses ??
    8- Depois que minha esposa tiver a nacionalidade portuguesa, ela consegue nacionalizar a mãe dela ?? A mãe dela vivo conosco há anos e é dependente de minha esposa. Inclusive isto consta na Declaração do Imposto de Renda de minha esposa ??
    9 - Se minha sogra não puder ser portuguesa, se um dia resolvermos viver em Portugal, como é que ela poderá vir e morar conosco de forma legal ???
    10- Quanto tempo levará em média para averbar as certidões ???
    Nossa ideia é fica em Portugal no máximo uns 10 dias....
    Agradeço, desde já, as respostas...
  • Para fazer o processo de atribuição pessoalmente é necessário agendamento em qualquer conservatória, certo?!
    Esse agendamento pode ser feito por um terceiro? Tenho parentes em Portugal e gostaria de saber se eles podem fazer esse agendamento para mim, pois pretendo ir fazer meu processo de atribuição pessoalmente, em agosto
  • @beatriz faça pela conservatória ACP que não pede agendamento e está bem rápida.
  • Vlad_Pen.
    Antes de mais nada, grato pela resposta: rápida e esclarecedora.
    Já vi que será mais rápido eu fazer tudo por correio, porque para viajar teria que esperar as férias dos meus filhos e justo isso seria férias em Portugal tb..
    Mas, ainda estou com algumas dúvidas:
    1- Posso enviar, ao mesmo tempo, o processo de transcrição de casamento e nacionalização dos meus filhos/esposa ?? (claro, desde que a conservatória escolhida faça transcrições casamento e registro de nascimento;
    2- Caso possa, posso enviar todos os documentos no mesmo envelope ou tem que ser enviado 4 envelopes ???: (1 para transcrição/1 nacionalização filho menor/1 filha maior/1 esposa);
    3- Caso possa fazer tudo de uma mesma vez, posso fazer um único vale postal, que seja o somatório de: transcrição de casamento + nacionalidade da filha maior + nacionalidade da esposa ??? O filho, por ser menor, é de graça, né ???
    4- Sei que se falar em prazo é complicado, mas imaginando que toda documentação enviada foi OK, que tudo foi certinho, em média, quanto tempo está demorando para fazer tudo isso ??
    5- Hoje , março/2018, qual a conservatória que está com prazo razoável para fazer todos os serviços acima ???
  • editado March 2018
    @sergio_loureiro

    Faça um processo de cada vez...é mais seguro.ACP é onde os processos de atribuição são mais rápidos. Faça Transcrição de casamento em Ponta Delgada, Atribuição em ACP, Atribuição dos filhos menores em Tondela e Aquisição da esposa em Lisboa.
  • Muito grato Vlad Pen
  • JacquelineSJacquelineS Unconfirmed
    Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre atribuição de mãe (viva) para filha pessoalmente em Portugal, considerando que não preciso transcrever casamento, pois não sou registrada pelo meu pai e ele também não é ou foi casado com a minha mãe:
    1- qual conservatória esta mais rápida?
    2-média de tempo para finalizar o processo de atribuição?
    3- Preciso agendar por email, telefone ou pessoalmente?
    4- Minha mãe precisa ja ter o cartão cidadão para que eu possa dar entrada no meu processo de atribuição ou apenas com o assento já consigo?

    Obrigada
  • @jacquelineS

    1- ACP
    2- de 2 a 3 meses ( se não tiver exigência)
    3-Não precisa agendar
    4-Só com o nr de assento já pode pedir.

    OBS: As conservatórias colocam algumas exigências para mães portuguesas não casadas. Vc foi registrada até 1 anos de idade?Sua mãe tem alguma declaração da maternidade?caderneta escolar ou de vacinação sua?
  • JacquelineSJacquelineS Unconfirmed
    @Vlad Pen, obrigada pelas informações.

    Fui registrada com menos de 1 ano, tenho a declaração de maternidade e caderneta de vacinas. Onde consigo ver essas exigências? teria que levar além dos documentos para atribuição esses apostilados?


  • @Jaqueline, q bom q sua mãe tem esses documentos.Acho q só a declaraçao da Maternidade tem q ser apostilada,a carteira de vacinaçao e escolar apenas cópia autenticada.
  • thaysethayse Member
    editado April 2018
    Olaa boa noite!!
    Atribuição do meu pai foi feita com sucesso em 6 dias pela ACP!!! (fiquei sabendo hoje quando liguei)..Agora quero dar entrada no meu processo pessoalmente em Porto e tenho a seguinte duvida: eu nāo moro no brasil há mais de 2 anos estou na Holanda e sendo assim nāo conseguiria fazer a autenticação do meu rg e do formulário..o que vocês indicam nessa situação? Eu já estou em māos a minha certidão de inteiro teor autenticada (o único documento que conseguir autenticar), tenho meu rg, minha certidão, passaporte mas todos sem ser autenticados os originais mesmo..nesse caso so indo pro Brasil? Obrigada!!
  • Boa noite.
    Irei viajar para Portugal em alguns meses. Assim que chegar vou dar entrada na minha atribuição, vocês acham que nos 3 meses que posso ficar lá sem visto dá tempo de finalizar o processo? Se a numeração for de imediato acredito que sim não é?
  • @wsteles
    Obrigado...
  • thaysethayse Member
    editado May 2018
    @wsteles eu nao sou cansada sou solteira e meu pai eh divorciado mas eh declarante na minha certidão..sim a certidão de inteiro teor esta autenticada e apostilada conforme é mandado..vc diz pra eu ir no consulado de portugal aqui na holanda mesmo ou tentar ir pra porto e tentar presencialmente por la?
  • thaysethayse Member
    @wsteles a certidão de nascimento é por copia reprografica apostilada o único problema eh o rg mesmo pq esta aqui comigo e nao sei como fazer a autenticação aqui na holanda..o formulario eu achei q como seria presencial nao precisaria autenticar..acho q o cartório nao faz autenticação sem o original neh? eu moro no interior e minha mae conhece algumas pessoas do cartório talvez se eu mandasse meu rg mas o problema vai ser o formulario =/ obrigada por responder vou tentar ligar no consulado amanha ver oq eles falam.
  • thaysethayse Member
    então eu só precisaria do rg autenticado e apostilado? o formulario eu so preciso assinar la mesmo e até preencher la eh isso? eu consegui entrar em contato com o consulado brasileiro na holanda e parece que eles fazem autenticação de documentos originais do Brasil..estou entrando em contato com eles pq nao sei como faria para fazer o apostilamento depois
  • editado May 2018
    Quero fazer aqui o meu relato com o processo de atribuição entregue pessoalmente.

    Dando que minha situação é a seguinte:
    Meus bisavós era portugueses
    Minha avó ja estava com seu assento e tambem com a transcrição, todas feitas por consulado a muitos anos atras
    Minha mãe tambem ja tinha seu assento e tambem ja tinhamos feito sua transcrição de casamento
    Eu compareci hoje ao ACP de Porto para entrega pessoalmente dos documentos, ja saí com meu processo numerado e o prazo que me passaram foi de no máximo 3 meses. Estou com informações de que estão fazendo em menos tempo. Espero que saia rápido.
    Os documentos qeu entreguei foram: Certidão simples do meu progenitor portugues, minha certidão inteiro teor apostilada, minha certidão por cópia reprográfica apostilada, cópia simples do meu passaporte, cópia simples do RG de minha mãe e lá mesmo no ACP me deram o formulário para preencher, preenchi, paguei 175 euros e fui embora feliz
  • @thayse , eu lembro de já ter lido uma postagem de alguém que presencialmente levou o passaporte original, não lembro se levou uma cópia ou fizeram a cópia na hora, e já valeu como cópia autêntica, não levou o formulário, pois foi preenchido um documento da própria conservatória e pagou em dinheiro (Euro). Levou a certidão por cópia reprográfica e apostilada e uma cópia simples do assento de nascimento do progenitor português. Também não estou lembrando se foi na ACP.
  • thaysethayse Member
    Obrigada @sidneioliveira!! Eu consegui fazer a copia do rg autenticar e apostilar!!
    estou com outra duvida o endereço para fazer o processo pessoalmente da ACP de porto eh o mesmo que o do correio neh? nao precisa agendar? e eu nao estou conseguindo pegar a copia do assento do meu pai o civil online esta dando erro toda vez na hora de pagar..mas eu tenho o numero so isso basta? e tbm meus pais são separados mas meu pai eh o meu declarante e ele que acabou de virar tuga nao preciso fazer nada sobre o casamento dele neh? Mto obrigada minha passagem pra porto esta comprada pra semana que vem nao vejo a hora!!
  • Bom dia! Alguma novidade dos processos realizados por Braga? Alguém que tenha dado entrada por la em 2018 e já obteve o assento?
    Obrigado!!!
  • Estou indo para Portugal e queria dar entrada pessoalmente na atribuição do meu pai. Eu preciso de alguma procuração específica? Se eu levar todos os documentos e ja o fomulario preenchido e assinado por ele eu consigo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.