Mae portuguesa pai brasileiro não casados no papel

2

Comentários

  • @Marina após alguns dias do recebimento do processo em ACP vc liga na linha de registro entre 5:00 e 6:00 para saber o nr do seu processo.Depois só aguardar.Depois de concluido vc vai receber o assento português pelo correio.
  • @Vlad Pen @wsteles MUITO OBRIGADA !
  • Olá, tenho uma duvida, quando sair minha cidadania portuguesa por atribuição eu gostaria de passar para meus filhos, só que quando os meus filhos nasceram eu não era casada com o pai deles. Meus filhos nasceram em 2009 e 2016 e o pai deles que foi o declarante antes de 1 ano, eu também casei com o pai deles esse ano 2018. Eu posso fazer a transcrição do meu casamento normalmente e depois pedir a cidadania deles, mesmo eu tendo casado depois do nascimento deles?
  • @Febaeta

    Pode fazer a atribuição sem problemas
    Faça a transcrição por Ponta Delgada e depois envie a atribuição dos filhos para Tondela
  • Ok. Obrigada. Eu tenho uma duvida referente ao meu esposo. Após a cidadania dos meus filhos serem aceita eu gostaria de solicitar para ele, só que vi que preciso estar casada há 3 anos com filhos ou 5 anos sem. Minha filha tem 8 anos é o outro 2, nós vivíamos em União estável. Eu tenho que esperar os 3 anos da data do casamento de 2018 ou posso solicitar após a cidadania dos meus filhos já que a mais velha tem 8 anos?
  • @Febaeta

    Vai ter que aguardar 3 anos apos a data do casamento
  • Obrigada.
  • Boa noite, alguém teria o modelo de reconhecimento de maternidade??
    Obrigada
  • No meu caso minha mãe acabou de obter a nacionalidade portuguesa, e eu (que tenho 40 anos) gostaria de pedir a minha através dela. Ela e meu pai são divorciados e atualmente ela é casada com outro homem.

    Eu terei algum impedimento no processo de nacionalidade?

    Se não, posso fazer através da Conservatória de Registo de Lisboa pessoalmente? Seria no Balcão de Nacionalidade? Seria por atribuição?
    Quais são os documentos que necessito apresentar? E com que autenticações?
    Qual o prazo e o valor?
    Tenho que levar minha mãe junto?

    Agradeço desde já pela ajuda.

  • @Juliana Lobo

    Vai precisar transcrever o primeiro casamento da sua mãe.Faça por Ponta Delgada



    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • @MariaNélida

    Obrigada pelas informações.

    Mas ainda estou no Brasil.
    Poderia ser a certidão de casamento e divórcio dos meus pais ao invés da transcrição do primeiro casamento?

    Aonde fica Ponta Delgada? Pois não conheço Portugal... estou indo pra Lisboa pela primeira vez em Outubro juntamente com minha mãe e gostaria de saber se além desse documento, precisa de mais algum outro.

    Obrigada
  • @JulianaLobo Ponta Delgada fica nos Açores.Se vai fazer pessoalmente, tente a 1ª CRC ou a 4ªdo Porto
  • @VladPen obrigada pela resposta.

    Você sabe quantos dias levam?
    Quais documentos tenho que levar, além da transcrição do primeiro casamento de minha mãe, minha certidão de nascimento de inteiro teor e os documentos Portugueses de minha mãe?
    Quanto custa solicitar esse processo?

    Obrigada

  • @JulianaLobo,,a @MariaNelida ja passou acima o tópico sobre transcrição de casamento com informações sobre procedimentos.
  • Olá pessoal, faz um tempo que não acessava o fórum. Não encontrei nenhuma atualização a respeito desse tópico.
    Estou ajudando uma amiga e descobrimos que ela só foi registrada após 4 anos do nascimento. Mãe portuguesa. Pai brasileiro declarante. Ela não tem direito, correto?
    Caso contrário, faz diferença eles já serem casados antes do nascimento dela?
    Obrigada!
  • @cteixeira18

    Em que ano sua amiga nasceu?
  • @cteixeira18

    Existiu casamento entre eles?Quando casaram?
  • @Maria Nélida Sim, eles ainda são casados. Ambos vivos. Ela nasceu em 81 e foi registrada em 85, mas não tenho certeza se casaram antes dela nascer. Seria favorável?
    Vou confirmar a data do casamento.
  • @Maria Nélida, teria como enviar o modelo de declaração simples de reconhecimento de maternidade por favor.
  • @Alexander Camillo Palazzi
    Veja seu inbox
  • @Maria Nélida. Eles casaram em 85 mesmo, ou seja, 4 anos após o nascimento dela e no religioso.
  • Oi.Eu também fui registrada quando tinha 4 anos meu pai brasileiro declarante,minha mãe ta aguardando sua Atribuiçao sair p depois eu tirar mas como meus pais não são cadados,será q tem problemas?
    Desculpa por perguntar aqui não sei se pode? É q meu caso é quase parecido com sua amiga rs.
    Desde já obrigada.
  • @RenataPacheco sua mãe terá q comprovar a maternidade com documentos adicionais como sua carteira escolar , carteira de vacinação e declaração da maternidade onde vc nasceu.
  • @MariaNelida

    Ja fiz a transcrição do casamento da minha mãe ja com todos os documentos solicitados apostiladas.
    E agora? Quais são os meus documentos para preciso providenciar para requerer a dupla nacionalidade?
    Obs: estou no Brasil... moro aqui e estou providenciando tudo aqui.
    Consigo fazer todo o processo pelo CCR de Tondela? Ou voce dá uma melhor dica? Num raio próximo de Lisboa... Já que ficarei em lisboa por 2 semanas pra dar entrada nesse processo.

    Obrigada desde já
  • Boa noite,
    Já tenho a nacionalidade portuguesa e gostaria de requerer para o meu filho menor, atualmente com 7 anos. Não sou casada com o pai dele (brasileiro) e, nós dois comparecemos ao cartório para registrá-lo quando ele tinha apenas 4 dias de vida (ambos constamos como declarantes do nascimento dele na certidão de inteiro teor).
    Estou com viagem marcada para Lisboa e pretendo aproveitar para dar entrada nos documentos enquanto estiver lá. Há alguma chance de o meu filho ter o processo negado por não ser casada com o pai dele? (a minha intenção era dar entrada na CRC de Lisboa, mesmo).
    Se hipoteticamente resolvêssemos casar agora, antes da viagem, seria possível transcrever o casamento e dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade de nosso filho, SIMULTANEAMENTE, aproveitando a nossa estadia em Lisboa, que será de apenas 10 dias?
    Peço desculpas se postei no tópico errado, mas é a minha primeira vez aqui no fórum....

    Obrigada pela atenção!
  • @Cristianesm não há risco nenhum do processo de seu filho ser negado por não ser casada, ainda mais que você foi a declarante do nascimento, mas de qualquer forma seu companheiro precisará assinar o formulário 1-C junto com você, para solicitar a cidadania do seu filho. Dificilmente você conseguirá atendimento pessoal em alguma conservatória em apenas 10 dias, ainda mais em Lisboa, pois todas estão abarrotadas de pedidos, algumas não estão atendendo pedidos pessoalmente e a maioria só por agendamento, com um prazo maior que o tempo que você terá disponível, e mesmo que consiga alguma que atenda pessoalmente, vai perder um tempo precioso neste processo.Faça tudo pelo correio,com calma e, a depender de quando irá viajar para Portugal, é possível que a cidadania do seu filho e a transcrição de casamento, se já estiver casada, já tenham sido efetuadas. Como disse, faça tudo pelo correio e aproveite suas férias para conhecer Portugal.
  • @Cristianesm envie o processo para Tondela e não Lisboa.
  • Muito obrigada pelos esclarecimentos, decidimos enviar pelo correio. Vou pesquisar aqui no fórum qual o procedimento direitinho.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.