Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

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Comentários

  • @Ingred Goretti Riça,

    não existe atraso com o momento em que é numerado e o momento em que entra no sistema.
    SE a atendente da LR tiver boa vontade, pode te dizer quando foi numerado.

    Mas, não acho que isso sirva de nada, não é?
    O que vale é quando termina! :)

    Paciência sempre!
    Boa sorte!
  • Pessoal, aconteceram duas coisas muito estranhas com o processo da minha noiva.

    Geramos o vale postal e enviamos os documentos no dia 01/11/2016. Na quinta-feira passada os documentos chegaram em Tondela (Correios né...). Minha noiva recebeu um e-mail da Sra. Carla Fernandes informando que o vale que chegou lá era de 171 euros! E que, claro, esse valor não era suficiente para iniciar o processo. Só que nós temos o comprovante do vale enviado, e consta no comprovante 175 euros! Junto ao e-mail, estava anexado o documento da CTT onde realmente consta apenas 171 euros!

    Para não perder tempo tentando entender o que aconteceu, minha noiva respondeu com o comprovante de 175 euros e perguntou se poderia enviar outro vale com o valor restante. Aí veio a segunda surpresa: A Sra. Carla respondeu que ela poderia enviar o vale, mas que correria o risco do segundo vale chegar lá depois de caducar o primeiro, que era válido até 02/12/2016!!!

    Pelo que sempre leio aqui (e também no site dos Correios) o vale postal é válido até o último dia útil do mês seguinte ao da postagem, ou seja, como foi postado em 01/11/2016, entendo que deveria ser válido até 30/12/2016.

    Fomos conferir e realmente, no documento da CTT consta validade até 02/12/2016!

    Enviamos mesmo assim outro vale no mesmo dia, porém a Sra. Carla não respondeu nada sobre o recebimento deste, até o momento. Imaginem nossa ansiedade!

    Alguém já passou por isso?
  • Pessoal, para informação de todos, estou compartilhando as datas do PROCESSO de atribuição cidadania do meu pai:

    Número do processo é 42xxx/16,
    Entrada em Tondela (aprox. 10 dias após o recebimento do documento): 28/10/16
    Até o dia de hoje (28/11/16) ainda está em análise :(

    Curiosamente, a atribuição da minha avó (filha do português nato), foi extremamente rápida. Em 1 mês a cartinha de Tondela estava em minha casa.
  • @guinoronha Resposta que recebi do CTT quando os indaguei sobre:

    "Boa tarde,
    Noutros tempos quando os vales eram enviados do Brasil via postal tinham esse prazo.
    Actualmente os vales impressos em documento de pagamento nacional são válidos por 30 dias.
    Só o beneficiário pode pedir em Portugal a revalidação.
    Findo o prazo e se tal não acontecer, o valor será devolvido aos correios do Brasil."
  • @Carolina Truzzi, obrigado pela informação! Então está explicado! Pelo menos essa parte!
  • @guinoronha você enviou no envelope para Tondela cópia do vale postal?
  • @Vivialessio, não, pois estava na agência dos correios com tudo pronto para enviar. Apenas fizemos o vale e preenchemos o número no formulário 1C. Tinha uma fila enorme e não ia dar pra sairmos pra tirar cópia do vale pra anexar. Mas no comprovante do vale consta o valor certinho de 175 euros.
  • @guinoronha tente falar com ela e pergunte se ela ja sacou o o vale là em tondela,caso nao tenha sacado,diga para nao retirar e fale que vai mandar outro vale e mande outro de 175 euros,depois espera o primeiro vale expirar e va ao correios retirar este primeiro
  • guinoronhaguinoronha Member
    editado November 2016
    @hector costa, é isso que eu queria evitar. Ter que esperar o vale caducar, ir buscar nos correios, mandar outro, vai atrasar mais ainda o processo. Como o vale é eletrônico, acredito que esse novo vá chegar lá bem antes do outro caducar.

    Nosso medo é de ter os documentos devolvidos por causa desse problema. Além do atraso e dos custos de mandar tudo de novo, temos o risco dos correios perderem os documentos, tanto na volta quanto no reenvio.

    Minha noiva enviou e-mail no dia com o número do novo vale, mas a Sra. Carla não respondeu nada até agora. Não queremos ficar insistindo pra também não atrapalhar mais ainda o trabalho lá.
  • @467XX/2016 - Prezados amigos, bom dia,

    Estou compartilhando com vocês meu processo para calculo do tempo estimado.

    01/11 - Pagamento do vale postal e postagem
    09/11 - Recebimento em Tondela
    25/11 - Processo numerado

    Até o momento é isso. Aparentemente não estão enviando por email, tive que ligar hoje na LR.

    Abraços e sorte a todos.
  • VivialessioVivialessio Member
    editado November 2016
    Estou bastante preocupada com esses relatos de vale postal com valor incorreto. Anteriormente, relataram com os vales que estavam saindo com os valores em reais, agora com vales com os valores corretos em euro. Espero não ter esse tipo de problema, pois enviarei minha documentação no dia 01/12.
  • @vivialessio, onde você viu esses relatos de vales com valor incorreto? Procurei isso aqui no fórum antes de postar mas não encontrei nada.
  • @guinoronha nesse fórum mesmo (atribuição em Tondela) há relatos de problema com vales mas, como disse, os problemas eram com valores em reais e não euro.
  • Pessoal, infelizmente muitas agências dos correios não conhecem a fundo o processo de VP internacional e por muitas vezes acabam errando e também possíveis intermitências no sistema podem causar isso. Minha sugestão é ir ao correio já sabendo o valor da cotação atual e sabendo que haverá um acréscimo da taxa do correio e impostos. Se o valor for muito inferior ao da cotação do dia está errado.
  • @3762xx -pessoal esta questão dos valores de vale estão acontecendo por causa da volatilidade do câmbio neste momento, o problema é que só varia para baixo sempre e acaba atrasando tudo.
  • Outro ponto que pode evitar erros é no momento que o atendente te der o rascunho do VP para conferência, atente-se ao valor do Euro da cotação.
  • @guinoronha os vales pelo que entendi sao mandados eletronicamente entao nao precisa se preocupar com demora
    @Vivia lessio pelo que disseram aqui o erro dos valores do vale postal em euros ou em real acontece porque o correios deve ter colocado errado em vez de euro colocou real,mas isso quando ele for dar o comprovante do vale,aquela notinha,tente ver se o valor esta em euros se estiver ta tudo certo agora se estiver em real é melhor corrigir
  • @guinoronha,

    Outras pessoas, nesse mesmo forum, estão relatando esse problema. Lembro que as Conservatórias pedem que seja emitido outro VP no valor normal 175 euros, quando ocorre essa diferença. O meu vale saiu em Euros no comprovante, e o seu? A cotação do dia era algo em torno de R$ 3,60, mas os Correios me cobrou R$ 3,80 na cotação, achei uma discrepância enorme, visto que, ainda tem uma taxa de R$ 44,00 pelo serviço, mas diante desses problemas com os vales, até que pagar um pouco a mais pela cotação, é o menor das dores de cabeça. Contanto que o vale vá certinho.

    Boa sorte e depois nos conte como ficou resolvido, pois certamente irá ajudar outros aqui.

    Abraços.
  • @Fábio Malta Montanha, o comprovante do meu vale tinha o valor em euros.

    Assim que tiver alguma notícia sobre isso, aviso aqui.
  • Alguma novidade de processo concluído hoje? Rs
  • Então, como ficou esse lance da validade vale postal? Mudou mesmo?
  • @guinoronha,

    sugiro que peça à Tondela para solicitar ao CTT, a revalidação do vale.
    Isso pode ser feito até 2 vezes para o mesmo vale (se tiverem boa vontade).

    Se tiver uma resposta positiva de Tondela (que irão pedir a revalidação), vá aos correios, e faça outro vale de 4 euros.

    Não tendo a resposta positiva de Tondela, acredito que a solução de fazer outro vale e pedir a devolução do primeiro, sacando o dinheiro aqui no Brasil, seja a mais coerente (como apontou o @Hector).
  • VivialessioVivialessio Member
    editado November 2016
    Em relação à validade do vale postal, ainda consta no site dos Correios:

    "Prazo máximo de retirada
    A remessa possui prazo de validade* até o último dia útil do mês seguinte ao da data de postagem.
    Ao término da sua validade, a remessa é automaticamente devolvida ao seu emitente. "

    Vou perguntar quando for enviar meus documentos e coloco aqui.
  • @Marcia, já enviamos um vale de 8 euros no mesmo dia, já pensando nessa variação do valor final do vale.

    Como foi enviado na quinta-feira, acredito que o "aviso" chegue lá antes do dia 02/12.
  • Pessoal, tive um problema com esses vales, que chegaram com valor menor em Ovar. O problema foi que a moça do correio estava fazendo no Euro exportação ou Euro-X. A taxa de conversão é menor, mas essa conversão não pode ser feita. (Euro exportação não pode gerar moeda física) aí quando gera da essa divergência.

    Confiram isso ao fazer os vales. Não aparece nada no comprovante do VP, então confira na tela com o atendente, e vão ver que tem duas moedas Euro.
  • Pessoal, boa tarde/boa noite

    Cronograma do meu processo:

    07/10 - Envio do processo e VP;
    19/10 - Chegou em Tondela;
    28/10 - Processo ganha numeração 42xxx/16;
    02/11 - VP resgatado;

    Abraços!
  • @3762xx - Nenhum processo finalizado hoje? nadinha....
  • @39xxx-nada aqui nao tambem!
  • @40xxx,
    Poxa achei q hoje saia algo :( kkkkk
  • Me ajudem, por favor!

    1- Na opinião de vocês, O CRC de Tondela é a melhor opção para envio de pedido de atribuição?
    Ou não é mais?

    2- Eu e minha mãe queremos atribuição a partir do meu avô. Posso mandar o processo dela e o meu juntos? Ou tenho que mandar primeiro o dela, esperar ela conseguir a cidadania e depois mandar o meu?
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