pessoal, consegui enviar na agência da primeiro de março, todos os funcionários lá são treinados nesse tipo de serviço, orientam e fazem as conversões necessárias para que o valor a pagar em reais , na hora que converter pra euro, seja sempre um pouco maior do que os 175 , dessa forma o risco é zero de voltar o vale por não chegar no valor correto em euro quando eles receberem lá em Portugal.
Ótimo atendimento em especial ao funcionário Fábio Reis, que me atendeu, entretanto , todos lá são bem preparados. Processo enviado.
agora qual é o próximo passo, o ACP entra em contato comigo?
Se der certo eu viro português de um dia pro outro? Eles mandam cartão cidadão?
@Hugo Lima o ACP não liga, nem envia emails (salvo raras exceções). O melhor que pode fazer é ligar na LR (linha de registro). O telefone deles é (351) 211 950 500. Tecle 1 e em seguida novamente a tecla 1. Informe a eles o nome e a data de nascimento. É recomendável ligar uma semana após o dia em que a documentação foi recebida por eles. Há o pacote de minutos ilimitados para linhas fixas portuguesas do Skype. Custa só R$ 10,50 e ele pode ser adquirido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para visualizá-lo). O horário de atendimento deles é das 5 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasilia (das 9 da manhã até ás 5 da tarde, hora local).
Dá pra dizer que você se torna cidadão português ao ter o processo assinado e despachado pelo conservador. Essa é fase que antecede a geração do assento e número de registro e a conclusão do mesmo. Após isso você poderá pedir o CC e o PEP (passaporte). A única coisa que eles te enviam é o assento de batismo. Leva de 2 a 3 meses, em média, para chegar na tua casa. Caso não queira esperar há a opção de pedir uma cópia pelo civilonline.
Amigos, deu certo na agência da rua primeiro de março aqui no Centro do Rio de Janeiro, consegui enviar o processo.
Os funcionários são extremamente atenciosos e fazem tudo com muito cuidado para que o valor pago em reais seja, de fato,igual ou um pouco maior do que os 175 euros, para evitar qualquer problema de devolução por insuficiência do valor.
O próprio sistema deles já faz o cálculo do EUR na maior cotação, fui atendido por um funcionário chamado Fabio Reis, super atencioso, explica e resolve tudo. Porém todos os funcionários são bem preparados, muito diferente da agência do Barrashopping que eu fui pela manhã.
Agradeço a todos pelas dicas.
Agora queria saber de vocês qual será o próximo passo? A ACP vai entrar em contato comigo? Quando minha nacionalidade sair eles enviam algum documento? Cartão cidadão?
Pessoal, uma última dúvida, só pra eu deixar anotado aqui.
Para solicitar o CC e o Passaporte , depois que receber o assento, o que terei que fazer? Eu consigo resolver nesse telefone? Posso pedir diretamente pra eles daqui do Brasil, né?
O que eu não quero é depender mais de consulado!!!
Depois que receber o assento,terá que agendar no consulado mais proximo de sua residência Pra fazer o CC e passaporte,só pessoalmente.É necessário coletar as digitais e tirar foto,como se fosse o nosso RG
Então pelo visto no CC e passaporte vou mesmo depender de consulado aqui no RJ.
O problema é que eles não estão abrindo vaga para agendamento ou, quando o fazem, são pouquíssimas para uma procura absurda! Pra vcs terem uma ideia eu não consegui agendar para nacionalidade e vcs me salvaram com essa possibilidade de fazer direto com Portugal.
Mas, se não tiver jeito, vai ter que ser isso mesmo!!
Já tenho um número de processo , os docs chegaram lá dia 02/07 , liguei na Linha de Registros (fiquei aguardando 50 minutos) , o atendente me disse que está em fase de análise e que seria bom ligar daqui a 1 mês pra saber o andamento. Perguntei qual seria o procedimento caso caísse algo em exigência e ele disse que eles mandam um ofício pra minha casa (espero que dê tudo certo e não caia).
Fora isso é só aguardar mesmo, correto?
Com o número do processo tem alguma forma de acompanhar por algum site, por exemplo?
Comentários
Ótimo atendimento em especial ao funcionário Fábio Reis, que me atendeu, entretanto , todos lá são bem preparados. Processo enviado.
agora qual é o próximo passo, o ACP entra em contato comigo?
Se der certo eu viro português de um dia pro outro? Eles mandam cartão cidadão?
como funciona?
Obrigado a todos
Dá pra dizer que você se torna cidadão português ao ter o processo assinado e despachado pelo conservador. Essa é fase que antecede a geração do assento e número de registro e a conclusão do mesmo. Após isso você poderá pedir o CC e o PEP (passaporte). A única coisa que eles te enviam é o assento de batismo. Leva de 2 a 3 meses, em média, para chegar na tua casa. Caso não queira esperar há a opção de pedir uma cópia pelo civilonline.
até lá com certeza vc já será português
deu certo na agência da rua primeiro de março aqui no Centro do Rio de Janeiro, consegui enviar o processo.
Os funcionários são extremamente atenciosos e fazem tudo com muito cuidado para que o valor pago em reais seja, de fato,igual ou um pouco maior do que os 175 euros, para evitar qualquer problema de devolução por insuficiência do valor.
O próprio sistema deles já faz o cálculo do EUR na maior cotação, fui atendido por um funcionário chamado Fabio Reis, super atencioso, explica e resolve tudo. Porém todos os funcionários são bem preparados, muito diferente da agência do Barrashopping que eu fui pela manhã.
Agradeço a todos pelas dicas.
Agora queria saber de vocês qual será o próximo passo? A ACP vai entrar em contato comigo?
Quando minha nacionalidade sair eles enviam algum documento? Cartão cidadão?
Obrigado!!!
VOCÊS JÁ RESPONDERAM TUDO NO COMENTÁRIO ANTERIOR!!!
PODEM DESCONSIDERAR ESSE ÚLTIMO!!
OBRIGADOO
O Pedro Antonio Pereira Jr. já te respondeu logo acima
Vou apagar esse pra não ficar duplicado
Para solicitar o CC e o Passaporte , depois que receber o assento, o que terei que fazer?
Eu consigo resolver nesse telefone? Posso pedir diretamente pra eles daqui do Brasil, né?
O que eu não quero é depender mais de consulado!!!
Grato
Depois que receber o assento,terá que agendar no consulado mais proximo de sua residência
Pra fazer o CC e passaporte,só pessoalmente.É necessário coletar as digitais e tirar foto,como se fosse o nosso RG
Então pelo visto no CC e passaporte vou mesmo depender de consulado aqui no RJ.
O problema é que eles não estão abrindo vaga para agendamento ou, quando o fazem, são pouquíssimas para uma procura absurda! Pra vcs terem uma ideia eu não consegui agendar para nacionalidade e vcs me salvaram com essa possibilidade de fazer direto com Portugal.
Mas, se não tiver jeito, vai ter que ser isso mesmo!!
Obrigado a todos.
Já tenho um número de processo , os docs chegaram lá dia 02/07 , liguei na Linha de Registros (fiquei aguardando 50 minutos) , o atendente me disse que está em fase de análise e que seria bom ligar daqui a 1 mês pra saber o andamento. Perguntei qual seria o procedimento caso caísse algo em exigência e ele disse que eles mandam um ofício pra minha casa (espero que dê tudo certo e não caia).
Fora isso é só aguardar mesmo, correto?
Com o número do processo tem alguma forma de acompanhar por algum site, por exemplo?
Obrigado a todos.
Que bom que me deparei com essa discussão!!
Acabei de enviar um e-mail para o tal advogado, pedindo um orçamento. Já vi que tanto faz a resposta dele.
Vou correr atrás das respostas para fazer tudo por conta própria.
Obrigada pelos relatos!!!