Fazer via Conservatória, Consulado ou advogado?

24

Comentários

  • @Emmanuelle Leticia Costa Oliveira Gestermeier,

    o processo de adotados somente pode ser feito pela Conservatória de Registos Centrais, em Lisboa. Eles demoram em tudo, inclusive em responder a qualquer coisa.

    Seu marido é português?
    Se sim, basta enviar os documentos, para cidadania por aquisição.

    Caso seu marido não seja português, somente você, aí sim é problema, se ele não foi adotado pelo casal.
    Acredito que terá que entrar com processo judicial aqui no Brasil, a fim de ser incluída como mãe dele, no processo de adoção, antes de prosseguir com a cidadania.
  • @Marcia meu marido não é português, somente eu. Somos casados há 13 anos. Ela tem o direito a cidadania através de mim, que sou sua mãe legítima. Aqui no Consulado de SP, não souberam me instruir sobre o que fazer, só disseram pra eu enviar o e-mail pra Conservatória de Lisboa. Não sei nem os documentos que eu tenho que encaminhar. Será que valeria a pena contratar um advogado?
  • @Emmanuelle Leticia Costa Oliveira Gestermeier,

    não precisa de advogado.
    Sua filha foi adotada apenas pelo seu marido (antes de casarem)? Você consta na certidão dela como mãe adotiva?
  • @Marcia ela foi adotada somente pelo meu marido. Ela é minha filha biológica. Nos casamos em 2003, qdo ela tinha 4 anos, e em 2012, ele entrou com pedido de adoção, dessa forma até o sobrenome dele ela adotou. Foi emitida uma nova certidão de nascimento com o nome do meu marido como pai. Foi uma adoção unilateral.
  • @Emmanuelle Leticia Costa Oliveira Gestermeier,

    ah! Entendi.
    Você é a mãe biológica. Sua filha mais velha é menor de idade? Vi que nasceu em 1999.
    Quando faz 18, que mês?

    Se for menor de idade, tudo fica mais fácil.
    A prova de maternidade é o próprio 1C.
  • @Marcia qdo eu dei entrada no consulado ela tinha 17 anos, mas foi devolvido o proc são. Agora em janeiro ela fez 18 anos.
  • @Emmanuelle,

    te enviei inbox.
  • Se me permitem a intromissão, também já tive experiências negativas. Também sou advogada e também atuo nessa área, creio que alguns comentários não fazem a devida justiça, é claro que se pode fazer sozinho, acredito que muitos de vocês tem um processo simples, mas peço que considerem duas questões, a primeira, ir pessoalmente a cartórios, fazer buscas, isso tudo demanda tempo, disposição, conhecimento de onde procurar, do que deve ser retificado, isso também deve ser valorizado. A segunda é que muitos trabalham e não tem condições de perder horas no arquivo nacional, horas em filas de cartórios e preferem contratar alguém. Mas concordo que muito valores relatados são bem acima do mercado.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2017
    @Caroline,

    Realmente, para quem pode e quer pagar pelos serviços de um advogado, acho ótimo para ambas as partes. É claro que existem casos excepcionais que só mesmo a atuação de um profissional com OAP, junto à justiça portuguesa. Cito os casos de homologação de processos judiciais brasileiros (divórcios, reconhecimentos de paternidade, etc).

    Contudo, a grande maioria dos foristas são casos "feijão com arroz". Ou seja, a maioria dos processos de nacionalidade resumem-se em processos cartorários. Até mesmo as retificações documentais podem ser feitas administrativamente nos cartórios salvo se negarem. Eu mesma fiz um link de auxílio.

    Quanto às buscas cartoriais, muitos já dispõe os serviços online e há também os serviços dos cartórios postais. Fora isso, as pesquisas nos sites do familysearch, Arquivo Nacional e Museu do Imigrante, já ajudaram a MUITAS pessoas, sem deixar de citar o cepese português, entre outros.

    Infelizmente muitos profissionais se esquecem que os brasileiros não ganham em euros. O pior mesmo são aqueles que dão entrada nos processos pelo consulado! Vai se entender uma coisa dessas!

    É fácil? Claro que não! Mas é exatamente todo o trabalho que temos em descobrir as histórias de nossas famílias que faz com que a tão sonhada nacionalidade portuguesa tenha sabor de vitória. E isso, não tem preço.
  • Concordo contigo Theresa, sei que existem muitos abusos por aí, em especial os já citados. O mais impressionante é que criaram uma rede que somente o advogado lá é dito como de confiança. Sei também como é gratificante achar os documentos dos seus parentes, falo isso porque tenho os 4 avós portugueses, já fiz a cidadania da família toda com minha pesquisa. E mesmo quando é para os outros é gratificante também! Beijos e feliz dia das mulheres!
  • Eu sou neta de português , pai falecido. Já possuo a certidão de nascimento de meu pai e encontrei o batismo de meu avô ( posso solicitar o documento via internet ). Minha dúvida é se vou ao consulado pessoalmente buscar orientações para requerer minha cidadania por naturalização ou se realmente necessito contratar um profissional para isso, tendo em vista que já possuo todas as informações referentes ao meu antepassado português.

    Minha outra dúvida é , como ficaria a situação de que obteve a cidadania por naturalização caso o projeto de lei que concede a cidadania por atribuição aos netos seja aprovado?
  • Prezados, estou com a documentação completa para iniciar o processo de naturalização, por ser neto e ninguém ter requerido a cidadania anteriormente. Tenho interesse em enviar os documentos via correio para uma conservatório, verifiquei que alguns usuários reclamam que os processos por Lisboa demoram demais e acabam ficando sem respostas. Alguém poderia indicar uma conservatória que aceite processos de naturalização via correio? Desde já agradeço a atenção.
  • @Edi, ja respondido IN BOX
  • POR FAVOR ME AJUDEM:

    Bom dia a todos,

    estou tentando buscar respostas pelas perguntas já feitas mas estou totalmente perdida e sem tempo suficiente.

    A questão é a seguinte, meus avós são portugueses e minha mãe é brasileira porém já tem a cidadania portuguesa, por quem eu tiro? Como faço para enviar direto para a conservatória de lisboa? Quais os documentos necessários? Qual o valor? Quanto tempo para conclusão total? Depois de concluído o que fazer? Tem entrevistas? Preciso muito de ajuda gente, tenho que me mudar para lá ano que vem e agora preciso fazer tudo correndo em cima da hora... Se eu der entrada aqui, enviando para lá, tenho como finalizar la?


    OBS: contatei uma firma de advogados que está me cobrando R$3600 por todo o processo de atribuição de casamento / divórcio da minha mãe e minha cidadania e está me dando um prazo máximo de 10 meses. Acham que vale a pena?
    Att,

    Camila Duarte
  • @camiladuuarte,

    "minha mãe tem a cidadania portuguesa"
    Então, peça por sua mãe.

    "Como faço para enviar direto para a conservatória de lisboa?"
    É a pior que existe, em termos de tempo.

    Tem que transcrever o casamento de sua mãe primeiro, antes de pedir sua nacionalidade.
    É obrigatório.

    Valores:
    transcrição casamento --> 120 euros
    Atribuição --> 175 euros

    Não tem nenhuma entrevista, e pode dar entrada sem intermediários.
    Somente, SE sua mãe não quiser continuar casada em Portugal (se for se mudar para lá), terá que contratar um advogado para homologar o divórcio. Mas, para pedir sua nacionalidade, é necessário apenas que ela esteja casada.
  • Olá à todos!

    Na certidão de nascimento do meu pai não consta que meu avô é português, mas os nomes estão todos corretos. Será que haverá algum problema?

    Há algum tópico que ensina como dar entrada via conservatória? Li em algum lugar que pelo consulado está demorando muito.

    Obrigada!
  • editado October 2017
    @arianabarros de uma lida nesse tópico..tem as informações q precisa

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/atribuicao
  • @mei e @Vlad Pen

    Obrigada pela ajuda, mas ainda estou bem confusa.

    Eu já reuni os documentos:
    - Certidão de Nascimento em INTEIRO TEOR do meu pai (apostilada);
    - Certidão de Nascimento por fotocópia do livro de registos de nascimento do meu pai (apostilhada);
    - Certidão de Nascimento da minha avó (apostilada);
    - Cópia autenticada do RG do meu pai (apostilada);
    - Cópia autenticada da carteira de motorista do meu pai (apostilada).

    Meu primo já fez a transcrição do casamento dos meus avós e do óbito do meu avô, mas parou o processo por um erro na certidão de nascimento da minha tia.
    Ele me explicou que eu não conseguirei a cidadania do meu pai pq meu avô não foi o declarante.

    Na certidão do meu pai (filho de português e brasileira), consta o nome dos meus avós e bisavós corretamente, porém o declarante não foi meu avô, nem minha avó. Também não consta a nacionalidade do meu avô, e para piorar um pouco, na época do nascimento do meu pai, meus avós não eram casados. Só se casaram 32 anos depois.

    Será que eu consigo a cidadania do meu pai? Eu preciso de mais algum documento?
  • @Ariana os documentos necessários são:

    -Assento de Nascimento do Português (seu avô)
    -Certidão de nascimento por cópia reprográfica do seu pai
    -Cópia do R.G.apostilado(do seu pai)
    -Requerimento 1C com assinatura reconhecida por autenticidade.
    -Vale Postal de € 175 euros.

    Pergunta 1: Seu pai teve a paternidade reconhecida na menoridade?
    Pergunta 2: Quem reconheceu a paternidade do seu pai?

  • @Vlad Pen
    -Assento de Nascimento do Português (seu avô)

    Pergunta: tem que ser a original? Meu primo tem a de batismo, posso conseguir uma cópia autenticada com ele.
    O carimbo da certidão está assim: Arquivo distrital do Porto conforme o original
    E escrito à mão: Paróquia de Cête - Paredes embaixo tem alguns números também escritos à mão que não dá pra saber do que se trata pois o carimbo está falhado, depois folhas e os números escritos à mão.

    Os demais documentos já tenho.

    Pergunta 1: Seu pai teve a paternidade reconhecida na menoridade?
    Pergunta 2: Quem reconheceu a paternidade do seu pai?

    Resposta: Como assim reconhecida? na certidão de nascimento do meu pai consta o nome dos meus avós e dos meus bisavós paternos e maternos, e meus avós moravam juntos, só não eram casados na época em que meu pai nasceu.
    Na certidão está que meu pai é filho legítimo de "nome do meu avô" e de "nome da minha avó"
  • editado October 2017
    @Ariana vc disse no post acima q não foi seu avô q foi o declarante do nascimento do seu pai..e tb vc não informou se seu pai foi declarado filho na menoridade. Os assentos portugueses tem q ser cópias originais ou os nascidos posterior a 1911 apenas dados relativos a esse nascimento como Nr do registro, data de nascimento, freguesia etc.
  • @vlad Pen
    Sim, não foi o meu avô que foi no cartório declarar o nascimento do meu pai.

    Na certidão do meu pai está assim:
    [...] em meu cartório compareceu "Fulano de Tal", e em presença das testemunhas adiante nomeadas e designadas, declarou que [...] filho legítimo de "nome do meu avô" e de "nome da minha avó".

    Portanto o declarante não é o meu avô e meu pai nem sabe quem é essa pessoa.

    Essa declaração ocorreu no mês seguinte ao nascimento do meu pai.

    Meu avô nasceu em 1898.
  • @Arianabarros..Como não foi seu avô q declarou o nascimento do seu pai ,eu não vou saber te responder se as conservatórias aceitam.Quem sabe a @MarizaGuerra ou a @Márcia possam te confirmar . Com relação à certidão de nascimento de seu avô..creio q essa copia q está com seu primo deve servir (não pode ser cópia da cópia).
  • @Arianabarros,
    Na certidão de casamento dos avós tem a citação de tempo de união estável? Os filhos são citados de alguma forma?
    Se a resposta for não para as duas questões eu não sei te responder se é possível conseguir a nacionalidade.
  • @Vlad Pen Obrigada pela ajuda.

    @MarizaGuerra a resposta é não para as 2 perguntas :(
  • Boa Tarde a todos!
    Estou começando a ver os documentos para tirar a cidadania do meu pai, visto que , meu avô era Português.
    Entrei em contato com a conservatória e já estou com a número da certidão dele.
    Gostaria de uma ajuda para saber o que mais preciso e como faço para fazer direto com Portugal (sem ser Lisboa) e uma estimativa de custo se possível.

    Desde já muita grata.

    Danielle
  • @Daniellexrei,
    Primeiro passo saber se o seu avô casou no Brasil ou em Portugal
    Sua avó também era Portuguesa?


  • @Maria Nélida,
    Meu avô casou aqui no Brasil, minha vó e filha de portugueses, mas já nasceu aqui também.
  • SilviaRGSilviaRG Member
    editado April 2018
    Olá a todos! Assim como muitos, ainda estou um pouco perdida para obter minha cidadania portuguesa. O caso é que minha avó paterna, ao chegar no Brasil, mudou o nome e data de nascimento. Fui orientada por um advogado/despachante que preciso entrar com um processo (caso nao consiga diretamente no cartorio) de retificação da certidao de casamento dela e, posteriormente, das certidoes do meu pai e dos netos.
    Não sei como fazer isso por conta propria e, realmente, acho que não é possivel sem um advogado.
    Só depois disso, posso dar entrada na cidadania do meu pai e, logo depois na minha e dos meus filhos.
    Essa informação procede? Tenho a certidão de nascimento portuguesa da minha avó, documentos brasileiros e certidão de casamento.
    Desde já agradeço!
  • Vivo com uma cidadã portuguesa a 2 anos temos uma filha de meses e moramos nos EUA consigo fazer meu processo de cidadania portuguesa aqui nos EUA mesmo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.