cheguei em casa e me preparei para ligar o computador para pagar o Civil Online para pedir a transcrição de casamento e meu marido me avisou que o pai dele tinha recebido algo pelos correios. Liguei para o meu sogro e era justamente a transcrição de casamento!!! Eu nem acredito!! Estou muito feliz que deu tudo certo.
VP de 123 euros: 11/02 Envio via DHL: 11/02 Entregue em PD: 18/02 VP sacado: 12/03 Finalização do processo: 18/03 Entregue em residencia: 28/03
Vou colocar alguns detalhes do processo - Mandei VP de 123 euros (a taxa é de 120); - A avó do meu marido foi registrada com nascimento em 17/08/1912, mas na certidão de casamento no Brasil, dizia que nasceu em 18/08/1912. Mandei desse jeito mesmo e deu tudo certo. Como li muitos comentarios sobre como PD tem ficado exigente, isso me deixou com medo; - O documento autenticado do meu sogro tem 9 anos de expedição e foi aceito numa boa; - Moramos em SP capital. Pode ter sido um facilitador para eu ter recebido o documento em casa; -Mandei junto das certidões de nascimentos emitidas pelo Civil Online por puro exagero a tela com a chave de autenticação;
Espero que ajude a todos
@JOSEANGELINO Que bom que deu tudo certo! Essa agencia é ótima!
Voce ja enviou os documentos para PD? Se ainda nao mandou, entao esse é o proximo passo. Eu fui ate a agencia DHL em frente ao shopping Iguatemi e paguei R$228,00 com seguro. Chegou em 1 semana.
Daqui 1 mes voce pode mandar um email para a CTT e saber se o vale foi sacado. Nao adianta perguntar antes de 30 dias... (informacao@ctt.pt). Informe numero do VP, valor, nome do remetente, destinatario, agencia emissora (pra ajudar, eu mandei uma foto que tirei do VP)
Se o Vale tiver sido sacado é um bom sinal. Como vc viu no meu caso, levou 6 dias entre o saque e a finalização do processo.
Pelo o que entendi, nem sempre eles mandam o documento transcrito para casa. As vezes voce tem que aguardar uns dias e fazer a solicitação pelo Civil Online, pagando uma taxa de 10 euros( é o que eu ia fazer hoje, mas nao precisou).
gostaria de tirar 2 dúvidas sobre transcrição de casamento / atribuição de cidadania para menor.
Caso: adquiri minha cidadania recentemente. Sou casado no Brasil e tenho interesse em transmitir a cidadania para meus filhos (um menino e uma menina, ambos menores e ambos declarados por mim no registro de nascimento; não vou transmitir a cidadania para minha esposa porque ela já é espanhola).
1a pergunta: sei que posso seguir por dois caminhos (1) solicitar primeiro a transcrição do casamento (por Ponta Delgada) e depois solicitar a atribuição da cidadania (pelo ACP), (2) ou ainda realizar a atribuição da cidadania diretamente pelo ACP sem a transcrição do casamento. No entanto, na intenção de não ter nenhum problema futuro, existe alguma diferença entre esses duas vias? Ou algum é mais indicado?
2a pergunta: eu e minha esposa estamos cadastrados no processo de adoção (mas sem prazo para conclusão). Nesse caso, seguir uma dessas vias é obrigatório para que eu possa transmitir a cidadania? Caso não seja obrigatório, qual das duas possibilidades é a mais indicada?
Pessoal, é possível enviar a xérox da certidão de nascimento do cônjuge brasileiro de inteiro teor com reconhecimento por autenticidade e apostilada em cartório de notas, e a xérox da certidão de casamento de inteiro teor com reconhecimento por autenticidade e apostilada em cartório de notas, ou devem ser as originais mesmo com o devido apostilamento?
É necessário atualmente fazer o sinal público nas certidões? Li que algumas pessoas fizeram e outras não.
@Blancout Como vc conseguiu a informação da conclusão da transcrição? Solicitou certidão de casamento no civil on-line ou recebeu por carta? Obrigado abs!
Meu vale foi sacado tb em 18/3 e todo dia consulto o assento no civilonline para ver se mudou o nome e nada ainda
Bom dia @blancout ! Acabei de verificar no civilonline como faço todos os dias, e finalmente o nome já mudou para de casada. Deu tudo certo! O vale foi sacado em 18/03, espero que o André tem conseguido tb. Abs e obrigado pelo retorno
olá, mais uma vez preciso da ajuda dos amigos do fórum. Graças a vocês, fiz a cidadania do meu pai, minha, meus 2 filhos e de minha irmã, além de CC e cartão cidadão. Nunca conseguirei agradecer o suficiente. Vamos lá! Minha irmã é divorciada há mais de 15 anos. Fez a cidadania, cartão cidadão e passaporte com o nome de solteiro que ela voltou a usar após o divórcio. O divórcio já está averbado e tudo certinho na certidão dela. Minha pergunta: Ela precisará confirmar a sentença do divórcio através do tribunal de Portugal ou basta pedir a transcrição do casamento enviando a Certidão de casamento inteiro teor digitada já constando o averbamento do divórcio e a retomada do nome de solteira? Grato
Gostaria de relatar o fato que ocorreu no processo de transcrição de casamento de um amigo do prédio, que com ajuda fórum e em especial @Maria Nelida conseguir ajuda-lo a resolver. Ele preparou toda documentacao e foi as correios para fazer o vale e despachar o envelope para Ponta Delgada, chegando la, fez o vale postal em nome da conservatories e nao da IRN que seria o certo , quando verificamos nos recibos do correios para rastrear, constatei o erro, foi onde @Maria Nelita me auxiliou, liguei para conservatoria , falei com Fatima que orientou a fazer um novo vale com o favorecido correto(IRN) e enviar um carta explicando a situacao e anexar o novo vale, pois o vale errado nao seria sacado, seria devolvido, o que realmente a ctt confirmou por email. Envio documentacao e vale errado. 12/02/19 Envio da carta e vale correto 18/02/19 Vale sacado em 18/03/19 Consta mudanca no Civlonline 30/03/19 Agradeco ao forum e em especial @Maria Nelida, com quem me comprometi a epoca, a dar noticias sobre o fim dessa maratona.
Boa tarde amigos! Estou ajudando minha irmã na transcrição do seu casamento e fiquei com algumas dúvidas na hora de preencher o requerimento. Ela se casou, já se separou e se casou pela segunda vez. Obteve a nacionalidade por atribuição agora no início de janeiro. Está requerendo a transcrição do primeiro casamento para dar entrada na atribuição do meu sobrinho (seu filho). Já obtivemos as certidões necessárias que também já foram apostiladas. A dificuldade está mesmo no preenchimento do requerimento... Bem, vamos lá: 1 - No início, como requerente, sei que deve colocar seu nome de casada, mas, quando do segundo casamento ela voltou a usar seu nome de solteira, qual deve colocar? Na certidão de casamento (do 1º) aparece que ela continuaria a usar o nome de casada e na anotação do novo casamento não diz que ela voltaria a usar o nome de solteira, mas na certidão de nascimento atualizada aparece essa observação, do nome de solteira. Devo enviar também a certidão de nascimento para a observação da mudança de nome? 2 - De acordo com o que for correto enviarmos, ela deverá enviar documento de identidade com o nome de casada ainda ou a identidade atualizada, com o nome de solteira (ela tem os dois documentos de identidade), ou poderíamos enviar os dois documentos de identidade? Não sei se fui clara, me desculpem o texto enorme, mas tenho muito receio de preencher errado e perder tempo e dinheiro. Agradeço a todos vocês, desde já, pela imensa ajuda, sempre.
@LeoMendes no caso da sua irmã casar novamente e tiver filhos , aí sim terá que homologar esse divórcio em Portugal. Se for pedir atribuição de filhos, precisa apenas transcrever o casamento.
@Natália Medeiros, não tem diferença quem é o requerente, pode ser um dos cônjuges ou descendente deles. Precisa mandar cópia autenticada do documento de quem assina o requerimento sim, não precisa apostilar essa cópia.
Obrigada @vladpen. Mais uma pergunta se me permite, as certidões tem que ter sido emitidas a um ano ou menos tbm? E o requerente nesse caso( copia da identidade e assinatura do formulário) sou eu brasileira ou meu marido " o português".
Ola, bom dia Gostaria de pedir uma ajuda... O VP foi sacado no dia 18/03 e até o momento não foi concluída a transcrição. Alguém sabe como proceder ? Será que consigo falar com PD para ver se aconteceu algo... Eu olhei os documentos e a unica coisa que poderia ser um "problema" é que em uma das certidões o selo de reconhecimento ficou no verso da certidão e o apostilamento ficou por cima. Mas se levantar selo do apostilamento consegue ver com perfeição. Um outro ponto que pensei que pode estar fazendo demorar é que solicitei a dissolução do casamento pelo obito.
Alguém conhece alguma forma de falar com PD ? Obrigado.
@AndredeSa Aguarde mais um pouco, se o vale foi sacado em 18/03 significa que tem menos de 2 semanas de processo efetivamente sendo trabalhado. PD tem demorado um pouquinho mais que na época que fazia em 2 dias úteis, mas ainda é bem rápida.
Evite fazer contato com a Conservatória sem uma real necessidade (processo em exigência, atraso muito, muito grande, VP devolvido - o que não é o caso -, etc). O funcionário que atende ao telefone/responde aos emails poderia estar trabalhando em um processo (no seu, inclusive)
Boa tarde. Tenho duas perguntas que estou em dúvidas: Para fazer a transcrição de casamento de meus pais ambos portugueses, tenho que enviar: * A certidão de nascimento dos dois cópia simples? Precisa ser atualizada ou pode ser a original de 1938? * Certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas? (Precisa de reconhecimento de firma de quem preencheu no cartório?) * Outros documentos OK.
@AndredeSa Antes do saque do VP "não conta" como tempo de andamento do processo (isto é, eles começam sacando o vale, antes devia estar em uma fila), então na prática tem pouco menos que duas semansa... Dentro em breve seu processo estará concluído, fique despreocupado! (sei que é difícil, tb ficava na maior ansiedade com os meus)
@Luiz Ferrão seria aconselhável vc providenciar uma cópia atualizada das certidões de nascimento dos portugueses ( civil on line) e a certidão de casamento , ( não precisa do reconhecimento de firma do notário).
Comentários
Enviei os docs e eles chegaram em Ponta Delgada em 22/03, mas não sei ver se o vale foi ou não sacado
cheguei em casa e me preparei para ligar o computador para pagar o Civil Online para pedir a transcrição de casamento e meu marido me avisou que o pai dele tinha recebido algo pelos correios. Liguei para o meu sogro e era justamente a transcrição de casamento!!! Eu nem acredito!! Estou muito feliz que deu tudo certo.
VP de 123 euros: 11/02
Envio via DHL: 11/02
Entregue em PD: 18/02
VP sacado: 12/03
Finalização do processo: 18/03
Entregue em residencia: 28/03
Vou colocar alguns detalhes do processo
- Mandei VP de 123 euros (a taxa é de 120);
- A avó do meu marido foi registrada com nascimento em 17/08/1912, mas na certidão de casamento no Brasil, dizia que nasceu em 18/08/1912. Mandei desse jeito mesmo e deu tudo certo. Como li muitos comentarios sobre como PD tem ficado exigente, isso me deixou com medo;
- O documento autenticado do meu sogro tem 9 anos de expedição e foi aceito numa boa;
- Moramos em SP capital. Pode ter sido um facilitador para eu ter recebido o documento em casa;
-Mandei junto das certidões de nascimentos emitidas pelo Civil Online por puro exagero a tela com a chave de autenticação;
Espero que ajude a todos
@JOSEANGELINO Que bom que deu tudo certo! Essa agencia é ótima!
Voce ja enviou os documentos para PD? Se ainda nao mandou, entao esse é o proximo passo. Eu fui ate a agencia DHL em frente ao shopping Iguatemi e paguei R$228,00 com seguro. Chegou em 1 semana.
Daqui 1 mes voce pode mandar um email para a CTT e saber se o vale foi sacado. Nao adianta perguntar antes de 30 dias... (informacao@ctt.pt). Informe numero do VP, valor, nome do remetente, destinatario, agencia emissora (pra ajudar, eu mandei uma foto que tirei do VP)
Se o Vale tiver sido sacado é um bom sinal. Como vc viu no meu caso, levou 6 dias entre o saque e a finalização do processo.
Pelo o que entendi, nem sempre eles mandam o documento transcrito para casa. As vezes voce tem que aguardar uns dias e fazer a solicitação pelo Civil Online, pagando uma taxa de 10 euros( é o que eu ia fazer hoje, mas nao precisou).
Estou na torcida!!!
gostaria de tirar 2 dúvidas sobre transcrição de casamento / atribuição de cidadania para menor.
Caso: adquiri minha cidadania recentemente. Sou casado no Brasil e tenho interesse em transmitir a cidadania para meus filhos (um menino e uma menina, ambos menores e ambos declarados por mim no registro de nascimento; não vou transmitir a cidadania para minha esposa porque ela já é espanhola).
1a pergunta: sei que posso seguir por dois caminhos (1) solicitar primeiro a transcrição do casamento (por Ponta Delgada) e depois solicitar a atribuição da cidadania (pelo ACP), (2) ou ainda realizar a atribuição da cidadania diretamente pelo ACP sem a transcrição do casamento. No entanto, na intenção de não ter nenhum problema futuro, existe alguma diferença entre esses duas vias? Ou algum é mais indicado?
2a pergunta: eu e minha esposa estamos cadastrados no processo de adoção (mas sem prazo para conclusão). Nesse caso, seguir uma dessas vias é obrigatório para que eu possa transmitir a cidadania? Caso não seja obrigatório, qual das duas possibilidades é a mais indicada?
Muito obrigado desde já pelas respostas!
15/02 envio documentos e VP
19/02 recebido PD
18/03 saque VP
28/03 casamento transcrito
É necessário atualmente fazer o sinal público nas certidões? Li que algumas pessoas fizeram e outras não.
Como vc conseguiu a informação da conclusão da transcrição?
Solicitou certidão de casamento no civil on-line ou recebeu por carta?
Obrigado abs!
Meu vale foi sacado tb em 18/3 e todo dia consulto o assento no civilonline para ver se mudou o nome e nada ainda
Acabei de verificar no civilonline como faço todos os dias, e finalmente o nome já mudou para de casada. Deu tudo certo!
O vale foi sacado em 18/03, espero que o André tem conseguido tb.
Abs e obrigado pelo retorno
Graças a vocês, fiz a cidadania do meu pai, minha, meus 2 filhos e de minha irmã, além de CC e cartão cidadão. Nunca conseguirei agradecer o suficiente.
Vamos lá!
Minha irmã é divorciada há mais de 15 anos. Fez a cidadania, cartão cidadão e passaporte com o nome de solteiro que ela voltou a usar após o divórcio. O divórcio já está averbado e tudo certinho na certidão dela.
Minha pergunta:
Ela precisará confirmar a sentença do divórcio através do tribunal de Portugal ou basta pedir a transcrição do casamento enviando a Certidão de casamento inteiro teor digitada já constando o averbamento do divórcio e a retomada do nome de solteira?
Grato
Gostaria de relatar o fato que ocorreu no processo de transcrição de casamento de um amigo do prédio, que com ajuda fórum e em especial @Maria Nelida conseguir ajuda-lo a resolver.
Ele preparou toda documentacao e foi as correios para fazer o vale e despachar o envelope para Ponta Delgada, chegando la, fez o vale postal em nome da conservatories e nao da IRN que seria o certo ,
quando verificamos nos recibos do correios para rastrear, constatei o erro, foi onde @Maria Nelita me auxiliou, liguei para conservatoria , falei com Fatima que orientou a fazer um novo vale com o favorecido correto(IRN) e enviar um carta explicando a situacao e anexar o novo vale, pois o vale errado nao seria sacado, seria devolvido, o que realmente a ctt confirmou por email.
Envio documentacao e vale errado. 12/02/19
Envio da carta e vale correto 18/02/19
Vale sacado em 18/03/19
Consta mudanca no Civlonline 30/03/19
Agradeco ao forum e em especial @Maria Nelida, com quem me comprometi a epoca, a dar noticias sobre o fim dessa maratona.
Abraco a todos e bom Fim de Semana.
Estou ajudando minha irmã na transcrição do seu casamento e fiquei com algumas dúvidas na hora de preencher o requerimento. Ela se casou, já se separou e se casou pela segunda vez. Obteve a nacionalidade por atribuição agora no início de janeiro. Está requerendo a transcrição do primeiro casamento para dar entrada na atribuição do meu sobrinho (seu filho). Já obtivemos as certidões necessárias que também já foram apostiladas. A dificuldade está mesmo no preenchimento do requerimento... Bem, vamos lá:
1 - No início, como requerente, sei que deve colocar seu nome de casada, mas, quando do segundo casamento ela voltou a usar seu nome de solteira, qual deve colocar? Na certidão de casamento (do 1º) aparece que ela continuaria a usar o nome de casada e na anotação do novo casamento não diz que ela voltaria a usar o nome de solteira, mas na certidão de nascimento atualizada aparece essa observação, do nome de solteira. Devo enviar também a certidão de nascimento para a observação da mudança de nome?
2 - De acordo com o que for correto enviarmos, ela deverá enviar documento de identidade com o nome de casada ainda ou a identidade atualizada, com o nome de solteira (ela tem os dois documentos de identidade), ou poderíamos enviar os dois documentos de identidade?
Não sei se fui clara, me desculpem o texto enorme, mas tenho muito receio de preencher errado e perder tempo e dinheiro.
Agradeço a todos vocês, desde já, pela imensa ajuda, sempre.
te respondi em outro tópico.
Pedimos aos foristas não duplicarem as dúvidas, para que possamos manter a organização do nosso fórum. Obrigada.
Obrigada!
"...no caso de um dos nubentes ser o requerente, também precisa enviar cópia autenticada do documento de identidade com foto, não?
(Aliás, não li nada sobre essa cópia autenticada ser apostilada... Não precisa??)"
A pergunta original é se faz diferença quem é o requerente.
Precisa mandar cópia autenticada do documento de quem assina o requerimento sim, não precisa apostilar essa cópia.
Ultima pergunta
Sempre mt grata a você e ao grupo
As certidões sempre com menos de 1 ano de emissão
O requerente da transcrição de casamento pode ser vc OU seu marido
Gostaria de pedir uma ajuda... O VP foi sacado no dia 18/03 e até o momento não foi concluída a transcrição.
Alguém sabe como proceder ? Será que consigo falar com PD para ver se aconteceu algo... Eu olhei os documentos e a unica coisa que poderia ser um "problema" é que em uma das certidões o selo de reconhecimento ficou no verso da certidão e o apostilamento ficou por cima. Mas se levantar selo do apostilamento consegue ver com perfeição. Um outro ponto que pensei que pode estar fazendo demorar é que solicitei a dissolução do casamento pelo obito.
Alguém conhece alguma forma de falar com PD ?
Obrigado.
Aguarde mais um pouco, se o vale foi sacado em 18/03 significa que tem menos de 2 semanas de processo efetivamente sendo trabalhado. PD tem demorado um pouquinho mais que na época que fazia em 2 dias úteis, mas ainda é bem rápida.
Enquanto isso, se tiver pedido alguma certidão no Civil online e a pessoa em questão tiver alterado o nome, vc pode acompanhar a conclusão como explicado em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9911/uma-maneira-indireta-de-acompanhar-a-transcricao-de-casamento-via-civil-online-se-alterou-nome/p1
Evite fazer contato com a Conservatória sem uma real necessidade (processo em exigência, atraso muito, muito grande, VP devolvido - o que não é o caso -, etc). O funcionário que atende ao telefone/responde aos emails poderia estar trabalhando em um processo (no seu, inclusive)
Tenho duas perguntas que estou em dúvidas: Para fazer a transcrição de casamento de meus pais ambos portugueses, tenho que enviar:
* A certidão de nascimento dos dois cópia simples? Precisa ser atualizada ou pode ser a original de 1938?
* Certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas? (Precisa de reconhecimento de firma de quem preencheu no cartório?)
* Outros documentos OK.
Obrigado.
Antes do saque do VP "não conta" como tempo de andamento do processo (isto é, eles começam sacando o vale, antes devia estar em uma fila), então na prática tem pouco menos que duas semansa... Dentro em breve seu processo estará concluído, fique despreocupado! (sei que é difícil, tb ficava na maior ansiedade com os meus)
15/02 envio documentos e VP
19/02 recebido PD
18/03 saque VP
28/03 casamento transcrito