Transferencia de Faculdade Brasil x Portugal

2

Comentários

  • O grande problema, é que quando mandamos e-mail solicitando informações dobre a documentação a ser apresentada, eles dizem que a lista estará disponível em julho

    Não entendo porque não tem disponível no site toda a documentação(Acho que a documentação não varia de período para periodo) para que possamos agilizar o procedimento, visto que o prazo é curto e a burocracia é enorme, e ainda toda documentação tem que passar pelo consulado para a devida autenticação, já que a autenticação em nosso cartório não tem validade para eles..
    Vou acompanhando o Fórum para trocar mais informações sobre essa questão de transferência.
    Não vou fazer pelo Enem, pois meus filhos possuem a nacionalidade Portuguesa.

    ✔A transferência que estou pesquisando é para a Universidade de Coimbra. .
  • Cláudia atualmente não sei se faz necessária a autenticação via consulado.
    Pois sim por apostilamento de HAIA que e feito nos próprios cartórios.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5029/apostila-de-haia-dicas-de-cartorios-que-efetuam-com-certeza-favor-postar-aqui#latest
    nesse link encontra mais sobre o assunto acho interessante perguntar sobre esse tipo de documentação la.
  • Obrigada Flávio!
  • Osmar RamosOsmar Ramos Member
    editado March 2017
    Boa noite
    Tenho cidadania portuguesa e curso Engenharia Civil aqui. Caso alguém consiga alguma resposta , favor postar aqui. [APAGADO}. Pretendo ir no segundo semestre de 2017. Obg
  • Boa tarde, alguém que em 2015 estava pensando na transferência de curso e tenha cidadania portuguesa conseguiu a transferência? Teve que fazer provas? Meu filho está vendo isso e todas as universidade disseram que por ser portuguuês precisa prestar os exames de acesso nacionais ou como tem mais de 23 anos prestar o concurso especial para M23 na própria universidade. Gostaríamos de saber se alguém conseguiu. Obrigada
  • @TerezaFarias17

    Conseguiu fazer a transferência do seu filho?
  • Alguém conseguiu? Também faço engenharia civil e estou querendo ir terminar meu curso lá. Já tenho cidadania portuguesa.
  • Também gostaria de mais informações,meu filho cursa Biologia é português por atribuição mas as informações que estou encontrando são vagas,caso alguém tenha tido sucesso na transferência seria bacana relatar aqui :)
  • Olá Pessoal, pelas experiências que tenho tido em relação aos estudos e a equivalência de diplomas, posso falar um pouco de como funcionam as Universidades cá, tanto para equivalências, quanto para ingresso e transferências.

    Primeiramente, falarei da parte mais fácil, que funciona da mesma forma em todas Universidades e Politécnicos, que são as formas de ingresso. Basicamente existem três, e elas podem se subdividir em fases extras se a Universidade / politécnico assim entender.
    A primeira forma é o concurso nacional de ingresso ao ensino superior: Ele é, em algumas nuances, semelhante ao ENEM, mas os exames a serem feitos dependem do curso que o candidato vai escolher. Também, as médias das notas do secundário (equivalente ao ensino médio) contam para a classificação final, respeitando o peso de cada disciplina no curso escolhido. Os concursos são definidos por editais, com datas predefinidas, onde o candidato escolhe os cursos e instituições que pretende. Por fim, algumas instituições podem dividir o processo classificatório em fases com entrevistas se assim entenderem.
    A segunda forma é o concurso nacional para maiores de 23 anos: Esta forma dispensa a necessidade de exames, mas pode considerar outras formas de avaliação, tais como currículo e / ou entrevistas.
    A terceira é uma cota para ingresso de alunos estrangeiros, nacionais de outros Estados Membros, da CPLP (no caso de Portugal, do Brasil e dos países da PALOP), e de alunos vindos de estados terceiros.

    Agora em relação as transferências e equivalências, entrarei em um tópico mais sensível e muito subjetivo. Embora haja legislação, todo o critério fica a cargo da Universidade ou politécnico, através do Conselho científico das mesmas.
    Pessoalmente, nunca vi um caso de transferência feito, mas isso existe e pode ser solicitado na Universidade ou politécnico pretendido.
    Via de regra, vão solicitar tudo que foi feito na Universidade do Brasil, desde histórico até o programa detalhado de cada disciplina. Tudo é de caracter eliminatório, e a falta de algum documento, ou no caso dos créditos serem considerados insuficientes, gera o indeferimento da candidatura. Se atividades complementares no âmbito académico forem feitas, elas também devem ser anexadas. Busquem e conversem com a instituição pretendida.

    Para terminar o tópico, vou relatar meu caso de equivalência de diploma da graduação que fiz no Brasil em Sistemas de Informação. O processo ainda não foi aberto devido a quantidade de documentos solicitados.
    Antes de providenciar qualquer documento, marquei uma reunião com a diretora do curso na instituição onde pretendo realizar a equivalência. Depois da análise, fiquei de providenciar os seguintes:
    - Diploma, histórico escolar com classificação final, atividades complementares detalhadas e projetos no âmbito do curso.
    - Também o plano de ensino completo que detalha a atividade de todas e cada disciplina individualmente (sim… foram quase 120 páginas rsrsrs).
    - Duas Cópias do trabalho de conclusão de curso (TCC), pois fiz ao final da minha graduação. Se o curso não tiver tal trabalho, o candidato fica dispensado de apresentar.
    - Uma declaração constando o reconhecimento do curso e da instituição de ensino superior.
    - Como apenas meu curso não era suficiente para atingir os requisitos para a equivalência, anexarei também esses mesmos documentos de uma MBA em Gestão de Projetos que fiz de seguida na mesma Universidade.
    Tudo apostilado.

    Sei que não tem exatamente haver com transferência, mas isso demonstra a complexidade das coisas.

    Espero ter ajudado com esse relato.
  • @caiodib obrigado pelas explicações..o Fórum agradece.
  • Pessoal, boa tarde!
    Iria abrir um novo tópico, mas para não poluir o forum, irei dar continuidade neste.
    Segue abaixo minha situação e dúvidas sobre transferencia de faculdade Brasil x Portugal.

    Possuo nacionalidade portuguesa e minha namorada não. Temos planos de nos mudarmos para Portugal em no máximo 2020. Porém ela estuda Economia (está no 6o período) em faculdade federal - UFABC - e estamos vendo a questão da transferencia.
    Ambos temos 29 anos.

    1) CASAMENTO: Pretendemos nos casar no civil aqui no Brasil e ela solicitará o cartão de residencia por ser minha cônjuge após 3 meses (+ 30 dias) que chegarmos em Portugal.
    1.1) Após o cartão de residência dela emitido, ela pode dar entrada em alguma faculdade portuguesa utilizando a propina de cidadão Português?
    1.2) Se sim, nesses 3 meses (+ 30 dias) ela não poderá trabalhar nem estudar (utilizando a propina de cidadão), certo?
    1.3) Após regularizar o cartão de residencia, ela consegue estudar utilizando a propina de cidadão?

    2) TRANSFERENCIA FACULDADE (MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO): vimos algumas faculdades que aceitam transferencia (Brasil x Portugal) utilizando as notas do ENEM (sem a necessidade de realização de concurso português.
    Isso facilitaria a entrada dela, pois a nota do ENEM é boa. O ENEM foi feito em 2013.
    Após aceita pela faculdade portuguesa, ela iria fazer equivalência de várias matérias. Já vimos que as grades de economia são bem parecidas.
    2.1) A UAlg, é a única que vimos que aceita notas do ENEM sem validade. Conhecem mais alguma?
    2.2) Para UP, UC e UBI, é aceita a nota do ENEM de até 3 anos passados. Sabem o quão difícil é o processo de transferencia sem a utilização da nota do ENEM?
    2.3) Caso ela consiga a transferencia pelo ENEM, ela consegue estudar e trabalhar no período enquanto regulariza o cartão de residência?

    3) CPLP (MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO): vimos que algumas faculdades possuem o incentivo da CPLP, dentre elas UAlg e UP.
    3.1) Encontramos apenas a UAlg e a UP com as 2 facilidades - ENEM + CPLP - conhecem mais alguma que possua ambas?
    3.2) Caso ela consiga a transferencia pela CPLP, ela consegue estudar e trabalhar no período enquanto regulariza o cartao de residência?

    4) MOBILIDADE (6 MESES): vimos que a UFABC possui parceria com algumas faculdades de Portugal, porém para períodos de intercâmbio de até 6 meses.
    4.1) Solicitando este intercâmbio de 6 meses, em paralelo, já em Portugal, ela poderia "alterar" a modalidade intercâmbio pela modalidade de transferencia?
    4.2) Caso ela consiga o intercâmbio, ela consegue solicitar a regularização do cartão de residência durante o período de 6 meses?
    4.3) Caso ela consiga regularizar o cartao de residência durante o período de 6 meses, ela consegue solicitar transferencia de faculdade definitiva e estudar utilizando propina de cidadão após regularizado?

    5) PRAZO DE INSCRIÇÃO: A UAlg e UP abrirão as inscrições para 2019 em DEZ e JAN, respectivamente, porém, não encontramos nos sites quais documentos são solicitados para transferencia.
    5.1) Alguém sabe quais são os documentos usualmente solicitados? Pergunto pois o prazo de envio é de apenas 2 meses. Ficamos receosos mediante a burocracia brasileira de conseguir algum documento solicitado.
    5.1) Para solicitar a transferencia via CPLP, é necessário algum documento específico?


    Agradeço o apoio das futuras respostas para estas dúvidas!
    Espero que consigamos sanar as dúvidas de outros membros do forum através destas perguntas.

    Muito obrigado!
  • Olá Caio Dias, para responder as questões:

    1 – Ela poderá pedir o cartão de residência a quando da chegada em Portugal, sem ter de aguardar os 3 meses.
    OBS: Transcreva o casamento mais ou menos um ano após casarem no civil no Brasil.
    1 1 – Ela poderá dar entrada em faculdade, mas com propina de cidadãos da CPLP e não de portugueses.
    1 2 – Ela poderá trabalhar / estudar assim que obtido o cartão de residência.
    1 3 – Não.

    2 – Sinceramente não compensa. Se os créditos não forem equivalentes, ela não consegue eliminar a disciplina. Ela deve ter de repetir de 70% a 80% do que cursou.
    2 1 – Eu não.
    2 2 – Para quem estuda nos países abrangidos pelo acordo de Bologna já é complexo. Será um pouco mais com estudantes vindos de países terceiros. Tem mesmo que falar com a Universidade.
    2 3 – Não, só quando receber o cartão.

    3 2 – Mesma resposta da 2 3.

    4 – Realmente não posso ajudar com essa. Só sei que a propina é reservada apenas a nacionais portugueses sem exceção.

    5 – Penso que os documentos são os mesmos que mencionei para a equivalência do diploma sem o diploma.
    5 2 – Tem de contatar a Instituição para saber.

    O ideal é tentar falar com a Instituição e a direção do curso pretendido para qualquer caso.
    Outra coisa que talvez seja de se considerar, é que ela finalize o curso ainda aí no Brasil.

    Para finalizar, deixo a ligação para o NARIC, o órgão da Direção de Educação que cuida dessa parte: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/centro-naric

    Espero ter ajudado.
  • @caiodib,

    como sempre, obrigada!
  • @caiodib,

    MUITO OBRIGADO pelas respostas em todos os meus pontos de dúvidas. E olha que não foram poucas! rs
    Sem dúvidas me ajudaram bastante neste processo!

    Estamos estudando essa questão de ela terminar a faculdade aqui antes de irmos.
  • @caiodib,

    Ainda não somos casados e pretendemos ir para Portugal na 2a quinzena de 2019 (aprox. Outubro).

    1) Ela pode solicitar a AR antes de 1 ano de casados no civil no Brasil?
    2) Conseguimos solicitar a Transcrição de Casamento, em Portugal, com menos de 1 ano de casados no civil?

    Muito Obrigado!!!
  • @Caio Dias
    1) sim, minha nora deu entrada no pedido com 6 meses de casada com meu filho que é português
    2) sim, meu filho deu entrada na transcrição de casamento em Portugal c 2 meses de casado no Brasil. Só q nesses casos se der entrada pessoalmente em Portugal por ser casamento recente as conservatórias tem instruções p enviar o processo p análise do Ser p ver se não é casamento de conveniência e demora mais p sair. Do meu filho levou 4 meses. Tem conservatória q não manda fica a critério do conservador.
  • @TeresaFarias17 Obrigado pelas respostas!

    Pelas contas, a sua nora deu entrada na AR logo após a transcrição do casamento sair, certo?

    1) Só possível solicitar a AR após a transcrição do casamento?
    2) Demorou quanto tempo para sair a AR da sua nora?
  • @Caio Dias.
    1) sim só após a trabs5porque tem q levar a certidão de casamento portuguesa e alterar o estado civil do português no cartão cidadão
    2)A transcrição ficou pronta em junho. A ida ao ser agendada p agosto. Deu entrada 9/8 no Sef em Braga mas ainda não chegou. Pelo que tenho visto Braga tá atrasando muito o envio dos cartões. Um.amigo deu entrada da esposa no Sef em Setúbal no dia 30/10 É recebeu o cartão no dia 14/11. Então depende do ser q recebe os documentos
    Nas enquanto não chegue o protocolo serva para provar que não está ilegal. Só não pode trabalhar legalmente até chegar o AR
  • Outra coisa. Vc pode agendar o def enquanto espera sair a transcrição. Só q se não sair a tempo tem q remarcar. Meu filho agendou em maio para o dia 9/8. É a transcrição ficou pronta no final de junho
  • @TeresaFarias17 Obrigado!

    Vou ter que aguardar exatamente o mesmo prazo então...

    1) Seu filho está trabalhando lá? Com o emprego ele consegue justificar ao governo que tem condições de sustentar os dois?
    2) Caso ele não esteja trabalhando, como ele justifica que tem condições para sustentar os dois? Com extrato bancário provando que tem dinheiro em conta?

    (Desculpe o conteúdo das perguntas. Sinta-se a vontade caso não deseje responder).
  • @ Caio Dias. Quando deu entrada na autorização meu filho estava trabalhando com contrato de trabalho. Apresentou contrato é extratos bancários brasileiros e portugueses. Quem não está trabalhando apresenta extrato bancário. Legalmente no caso de conjuge de português nem precisaria apresentar comprovante de renda. Só olhar no site do def a lista de documentos não menciona meios de subsistência ( que aparece somente no caso de reagrupamento familiar que é entre brasileiros) mas por osmose os sefs colocam esse item na listinha deles. Então para não se estressar é melhor levar logo
  • @TeresaFarias17, muito obrigado pelas informações!

    A principio iríamos sem um contrato de trabalho e eu buscaria uma oportunidade por lá enquanto ela se regularizava.
    Temos algumas economias guardadas, que pelo que vejo os blogs, conseguiríamos nos manter por uns 6 meses sem trabalho e sem luxos.

    Sabe me informar se essa quantia é suficiente para eles não implicarem com a solicitação da AR?
  • @Caio Dias, penso quem não vão implicar, mas 6 meses pode não ser tempo suficiente para conseguir um emprego e se manter. Lembre-se que as primeiras despesas são muito caras, principalmente as 2 parcelas (ou mais) e calção de arrendamento que serão pagos adiantados logo de início. Depois tem as despesas fixas com Água, luz, gás, TV+NET+Movel e alimentação. Já com todos esses gastos, sugiro nem pensar em carro de início.
  • Caio DiasCaio Dias Member
    editado November 2018
    @caiodib, agradeço o retorno!

    Calculamos um calção de 6 meses, pelo que lemos nos blogs, tomando como base um aluguel de aprox. $500.
    (Esses $3000 não estão inclusos no montante para se manter os 6 meses).
    (APAGADO)

    Nossa idéia inicial é comprar uma moto scooter usada para deslocamentos mais longos e transporte público de Lisboa.

    Estamos pensando em apartamentos T1 ou T0 na região de Almada e/ou Odivelas.

    Dito isso, poderia dar sua opinião?

    Muito obrigado!
  • @Caio Dias

    Para sua segurança,não exponha suas finanças no aberto
    Caso queira detalhar mais o seu caso,pergunte a pessoa se pode enviar mensagem inbox
  • @Caio Dias, primeiramente acho realmente melhor que valores financeiros e assuntos mais sensíveis sejam falados em privado, conforme @Maria Nélida sugeriu.

    Agora vamos ao tópico:
    Não vivo na AML (área metropolitana de Lisboa). Vivo na região do Porto, mas penso que posso ajudar com algumas coisas.
    6 meses de calção é um valor normalmente pedido, mas já vi imobiliárias pedirem até 1 ano se não tiver IRS e fiador.
    Por 500€ penso ser difícil até mesmo em Almada ou Odivelas, mas não custa procurar e tentar.
    Priorize metro ou comboio nas proximidades, pois isso vai te poupar o gasto com a mota.
    Sempre da para ir de comboio ou alguma viação, quando for fazer deslocações.
    Vou tentar colocar algumas despesas para que possa fazer as contas para ver se compensa.
    - Vamos supor 500€ de arrendamento.
    - 50-80€ de eletricidade e gás. Depende da potência contratada e do uso na casa. Se não tiver gás vai ficar um pouco mais barato, mas não muito pois as águas sanitárias serão aquecidas a eletricidade, ou terá de comprar botijas de gás separadamente (mais ou menos 25€ cada).
    - 25-40€ de água. Depende do uso e quantos banhos se toma.
    - 30-40€ para o plano com tv+net+voz.
    - No caso dos telemóveis terá mesmo de fazer a conta se compensa comprar pré-pagos ou se compensa comprar tudo no plano da tv+net+voz e adicionar telemóveis.
    - A volta de 150€ de supermercado e comida para fazer em casa.
    - 50-150€ passe de transportes públicos, pois vai depender de onde vão morar.

    Comer fora custa entre 5-20€. Pode até custar mais dependendo do restaurante.

    Então estimativas de gastos são algo próximo a 850€/mês. Sem luxos.
  • @Maria Nélida e @caiodib, peço perdão pela exposição das finanças e agradeço a dica!
    Não consegui editar o post anterior. Caso eu consiga fazer, por favor, me informem.
  • Caio DiasCaio Dias Member
    editado November 2018
    @caiodib agradeço muito as infos acima!!! Era mais ou menos esta conta que estava fazendo mesmo. Entre 800$ - 1000$ / mês para o casal.

    Sobre o arrendamento, eu consegui achar uns T0 e T1 nestas regiões na faixa de 500$, mas foi uma pesquisa rasa nos principais sites portugueses de arrendamento.
    Nossa idéia no primeiro mes, pelo menos, é alugar um quarto em Lisboa para conseguirmos procurar com "calma" e escolher um bom apartamento na medida do possível. Vi que o aluguel de um quarto gira em torno de 300$ / mês.

    Sobre IRS e Fiador Português realmente não temos. Conseguiríamos brasileiros, mas já vi que eles não aceitam por ai.
    Comprando a moto, conseguiremos andar com maior agilidade nas ruas e iremos tentar procurar apartamentos que o arrendamento seja direto com o senhorio. Batendo em toda porta que tiver uma placa de ˜aluga-se˜. Rs.
    Talvez assim consigamos um calção menor do que 6 meses.

    1) Sabe me dizer se ainda é "fácil" achar arrendamentos diretamente com o senhorio em Lisboa?

    Escolhemos Lisboa por achar que encontraríamos oportunidade de emprego mais fácil próximas as nossas areas. Minha área: Administrativa / Supply Chain, area dela: Economia / Logistica.
    Sei que é difícil de encontrar oportunidades na área, mas, inicialmente, estou aberto a qualquer emprego que pague em torno de 800$ / mês. Inclusive tenho enviado alguns CVs daqui do Brasil, mas sei que é bem difícil de conseguir assim, a distancia.

    2) Sei que nao é o correto, mas na realidade acontece. Voce sabe dizer quais oportunidades informais mais fáceis para um imigrante brasileiro conseguir nos primeiros meses ai em Portugal? (Digo isso por causa da minha namorada, até ela conseguir a AR).

    Novamente, muito obrigado pela ajuda!
  • @Caio Dias, acho que depois de um tempo, só a moderação pode editar os tópicos, mas pelo que vi, já editaram.

    1 – É raro, mas possível. Procure no OLX ou no custojusto. Geralmente são mais flexíveis e as casas mais bem cuidadas.
    Complicado encontrar fiador por cá…. Mesmo. É algo muito ingrato. Nem pessoas da própria família aceitam esse fardo.

    2 – Nisso não posso ajudar, mas não espere encontrar nada de bom, especialmente se tratando da informalidade / margens da lei.
  • @caiodib obrigado mais uma vez pelas respostas!

    1) Em Portugal é comum utilizar o banco como fiador pagando uma taxa mensal?
    Aqui no Brasil seria o “seguro fiador”.
    Dependendo do valor, talvez fosse uma alternativa interessante.

    2) Quando o senhorio pede o calção de 6 meses antecipado, se adianta o montante total no 1o mes e pagamos normalmente o arrendamento mensal do 2o mes em diante? Ou só pagamos o arrendamento novamente no 7o mes depois do “vencimento” do montante?

    3) Você conhece o mercado de consultoria em Lisboa? (Deloitte, E&Y, KPMG, PWC...)?
    Sabe se esse mercado tem vagas para profissional com experiência na área e carta de indicação?

    4) Sobre o emprego informal, seria algo momentâneo para somarmos a renda mensal enquanto a AR não é emitida.
    Vagas como baby-sitter, cleaner, cuidadora de idosos, etc necessitam de contrato de trabalho?

    5) O mercado de hosting de eventos (freelancers) é movimentado em Portugal?
    Eu e minha namorada já trabalhamos com isso alguns anos atrás. Talvez seja uma boa oportunidade pra ela nesse meio tempo.

    Te agradeço muito!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.