Transferencia de Faculdade Brasil x Portugal
Flávio De Souza Morgado
Member
Bom Dia a todos, Caso ja tenha essa discussao em aberto peço desculpas pois nao localizei.
Minha Duvida e a seguinte estou com processo de dupla nacionalidade em andamento, gostaria de saber apos conseguir posso transferir minha faculdade para Portugal, Quais sao as necessidades e documentos.
Faço Engenharia Elétrica. Obrigado
Minha Duvida e a seguinte estou com processo de dupla nacionalidade em andamento, gostaria de saber apos conseguir posso transferir minha faculdade para Portugal, Quais sao as necessidades e documentos.
Faço Engenharia Elétrica. Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sei que em Lisboa a faculdade de referência em Engenharia é o Instituto Superior Técnico, procure saber no site e entre em contato por email.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2872/validacao-de-diploma-de-ensino-superior/p1
Mas para que o Convenio ? Meu interesse nao seria um intercambio e sim Transferencia.
Mas Se alguem ja passou por transferencia de Curso e Conseguir nos ajudar.
Agradeço Muito.
mas a resposta esta dificil.
entre em contato com a Secretaria da Universidade, ou melhor ainda, se for possivel, com o Coordenador do Curso para o qual você quer ser transferida. Esta pessoa pode te dar mais informações. Geralmente a Secretaria segue as regras bem na ponta do lápis, mas o Coordenador do curso tem mais flexibilidade para te ajudar e orientar o que pode ser feito, ou até te indicar onde pesquisar o que você precisa saber sobre aproveitamento de matérias, etc.
Alguem aqui no forum ja passou por isso ?
Não sei se a nota do enem nos permite, como duplo-cidadãos, pleitear uma vaga lá.
o valor da Faculdade do Porto e de 999,00 Euros Anuais.
link para voces verificarem.
http://web.letras.up.pt/sga/default.aspx?l=1&m=287&s=0&n=0
http://www.360meridianos.com/2014/08/estudar-em-portugal-o-que-voce-precisa-saber.html
em questão de documentação eu peguei na faculdade historico escolar- ementa- declaração de reconhecimento de curso - declaração de matricula, tudo assinado e carimbado pelos coordenadores com isso fui no cartorio para reconhecimento de firma por semelhança ... agora falta ser legalizado pelo ministerio da relações exteriores e depois ser levado no consulado. Pelo que eu sei é só isso.. hahaha
Obs: é bom tambem levar seu historico escolar do colegiado para o cartorio.
Espero ter ajudado.
Mandei e-mail para Faculdade de Coimbra, pois faço Engenharia Eletrica no Brasil e gostaria de transferir para lá (apesar de não ter o curso especifico de Engenharia Eletrica e essa foi a resposta que consegui:
Boa tarde,
Agradecemos, antes de mais, o interesse manifestado e esperamos conseguir
fornecer a informação necessária para que venha a ser Estudante da Universidade
de Coimbra.
Os cursos da Universidade de Coimbra estão disponíveis em:
https://apps.uc.pt/courses/pt/index?designacao=&uno_sigla=&cic_tipo=PRIMEIRO&cic_tipo=PRIMEIRO_SEGUNDO&submitform=Pesquisar#courses_list
Cumpre-me informar que com a entrada em vigor da Portaria n.º 181-D/2015, de 19
de junho foram substituídos os regimes de transferência e de mudança de curso
por um único regime denominado «mudança de par instituição/curso».
Esta portaria estabelece ainda algumas condições de admissão que terá que
cumprir, nomeadamente:
- Ter estado matriculada e inscrita noutro par instituição/curso e não o tenha
concluído;
- Ter realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às
provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime
geral de acesso;
- Ter, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino
superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
O início das candidaturas para este regime de acesso na Universidade de Coimbra
está previsto para julho e até essa data será publicado o aviso de abertura com
todas as condições de admissão ao curso pretendido, documentos a apresentar e
critérios de seriação dos candidatos.
Deste modo esteja, por favor, atenta à página:
http://www.uc.pt/candidatos/escola_1/mpic/ onde será divulgada toda a
informação necessária.
Saudações académicas,
Neusa Silva
Documentação, processos.. nada.
Se alguém puder ajudar, passando as informações básicas necessárias, desde já, agradeço.
• Há uma outra maneira de transferir sem o ENEM?
• Quais as faculdades que tem o melhor aproveitamento de matérias cursadas?
• Tendo os documentos da minha faculdade registrado em cartório consigo resolver aí, ou somente aqui?
Desde já agradeço pela ajuda!
As transferências para as universidades portuguesas devem ser precedidas por contatos a fim de verificar as exigências de cada uma de acordo com a grade curricular já cursada.
A nota do Enem é exigida para estudantes estrangeiros (não portugueses) que pagarão mensalidades (propinas) altíssimas para ingressar nas universidades lusitanas.
Quanto à Engenharia, acredito que a adequação será mais complicada porque em Portugal é dada a nível de mestrado.
Você precisa enviar um email para a universidade escolhida informando o organograma do seu curso com os respectivos conteúdos das disciplinas já cursadas e solicitar que verifiquem quais serão aceitas e quais faltam para concluir.
Boa sorte.
terá que entrar em contato com a Universidade de seu interesse, e perguntar.
Cada Universidade tem suas regras específicas, bem como critérios para aproveitamento de matérias.
Com certeza, irão te pedir o organograma de seu curso, e a ementa de cada disciplina cursada.