Pedido de Urgência - 75+

11011121315

Comentários

• Pessoal, boa tarde.

O processo de meu avô teve andamento (ainda que pequeno), os documentos requisitados na exigência foram recebidos dia 30/07, mas digitalizados e juntados ao processo dia 07/08 (saindo da bolinha de Aguardando Resposta). Espero que haja uma análise rápida dos documentos... Algum de vocês que teve a urgência deferida teve o processo em exigência? Como foram os prazos?

• O @CarlosdaCosta teve.

Pode ver o histórico de postagens dele.

@Lucas_Rocha

• Só para registra anteontem tive resposta do meu pedido de urgência: negado

• @guedesmarcia negado? Sendo 75+?

• @guedesmarcia

Ajuda a gente, colega, explica o contexto, qual foi o fubdamento do pedido de urgência e o que a conservatoria justificou para negar?

• Prezados, vim aqui agradecer todo o apoio recebido até aqui e informar que o processo do meu pai foi concluído na sexta feira passada!

Fico na dúvida de quanto tempo em média leva a emissão do assento português, para que então eu entre na nova batalha que é o meu processo! alguém tem ideia?

• @arturmoes parabéns!! Que otima noticia na sexta feira!!

• @Giulia1609 Obrigado!!! Aguarde que o seu saí também!

• @Giulia1609 nao foi por idade,foi por problemas de saude e dificuldades burocraticas em Portugal.Nao consideraram relevante nem como perda irreparavel.A resposta demorou 40 dias.

Eu nao tinha expectativa positiva mesmo,mas tentei...

• @arturmoes

Parabéns! O assento vai por e-mail minutos depois da decisão, se não tiver recebido pode tendar pedir por e-mail (é sorte...) ou pedir no Civilonline (€10).

• @guedesmarcia entendi! Poxa que pena…

• @Giulia1609 é..fazer o que...segue o jogo...45 meses esperando.

• Prezados,

Quem enviou pedido de urgência e conseguiu deferimento, enviou de que maneira? Enviei do meu avô por e-mail e nunca tive retorno. Devo enviar por correio?

Obrigada

• @renatapinheiro

Os pedidos de urgência que obtiveram deferimento neste tópico foram enviados por via postal, com autenticidade do requerente no pedido (há várias minutas ao longo do tópico) feita por ele em cartório brasileiro ou consulado português.

• editado August 10

@renatapinheiro

Enviei das duas formas, responderam o e-mail dizendo que apenas via postal e aceito.

• @amadasilva @fabricio777 algum retorno positivo do pedido de urgência de voces? Por aqui nada por enquanto

• editado August 11

@Giulia Até o momento nada.

• @amadasilva e @Giulia1609 até o momento nada, poderiam confirmar para qual endereço voces enviaram o pedido de urgencia ? Obrigado

• Alguém sabe de algum deferimento que já tenha concluído no Porto?

• @amadasilva mas foi justamente o que disse a você. Os critérios do IRN nós não sabemos e há vários fatores envolvidos, então já vimos diversos serem concluídos, mas não numa mesma lógica. E justamente por isso não dá pra afirmar que já deveria estar concluído.

E o meu pedido de urgência foi feito ainda em maio, então foi bem no inicio.

• @fabricio777 Enviado para Lisboa , Rua Rodrigo Fonseca n°198 , 1099-003

• @Giulia1609 Quando enviou a sua?

O meu pedido chegou em Lisboa 13/07 e ainda não recebi nenhuma notificação.

estou na expectativa que eu receba notificação de deferimento pra essa semana.

• Muito obrigada, pessoal!

• Deixando meu relato aqui.

Processo 1D, submetido dia 15-03-2024, requerente com 89 anos. Solicitação de urgência entregue dia 23/06/2026, deferida 23/07/2026.

Aguardando ansiosamente as próximas etapas!

• editado August 12

Ola a todos!

Tenho um processo de solicitação de nacionalidade de neto, correndo em Lisboa, de uma pessoa de 81 anos de idade. Enviei em 2025.

Após a mudança para processos prioritários para idade avançada +75 anos em maio/2026, enviei uma solicitação ao CRC pelos correios solicitando a analise do meu processo com urgência. Fiz da seguinte forma:

• Escrevi uma declaração formal à conservatória de acordo com a idade do solicitante, sendo de 81 anos de idade, informando número do processo, senha de acesso e data de recebimento da Conservatória. Fiz menção a nova condição de urgência para pessoas com mais de 75 anos.
    • Fiz a autenticação presencial no cartório e apostilei o documento.
    • Não enviei junto documento de identidade, eu fiz referencia ao documento que consta no processo ja enviado. Não quis gastar dinheiro com mais uma copia do passaporte e apostila.
    • O documento foi entregue esta semana (11/08/2026).

Alguém fez essa solicitação e saberia dizer qual o próximo passo? A Conservatória deve retornar o deferimento ou basta acompanhar o numero do processo para saber se foi deferido? Alguém poderia me ajudar com essa informação?

Obrigado,

• editado August 12

Pessoal, eu fiz o envio da solicitação de urgência para 75+. Mas não enviei a identidade, pois considerei que ja existe na documentação do processo. Será que vao negar por conta disso? fiquei preocupado.

@josemarfdc , como fez sua solicitação? Eu enviei apenas uma solicitação formal, assinado presencialmente no cartório, com apostila de Haia. Mas não enviei a identidade, imaginei que já possuem isso na documentação. Pode confirmar como voce fez o seu? O deferimento foi feito por e-mail? Obrigado,

• @delgadoBR Não. Fique tranquilo. Não necessita.

• @delgadoBR

Há um tópico inteiro no fórum dedicado a esse assunto bem aqui: Pedido de Urgência - 75+

@Admin veja se vale a pena consolidar para evitar termos o mesmo assunto espalhado.

• @delgadoBR

Um conservador vai analisar o pedido e deferi-lo; vai chegar uma atualização do IRN por e-mail pedindo para acessar o site das bolinhas; quando acessar, vai constar lá o deferimento da urgência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.