Transcrição melhor Conservatoria para entregar direto em Portugal

Boa noite pessoal, mais uma vez estou por aqui agora para dúvidas sobre transcrição de casamento. Minha cidadania consegui graças a esse fórum! E vou dar entrada na cidadania de meu esposo e filha. Sei que primeiro tenho que transcrever o meu casamento que já tem 10 anos. Já estou providenciando novamente os documentos apostilados e quero saber se alguém tem notícia de uma Conservatória que atualmente tenha menos fila.

Também li alguns comentários que diziam que quando entregamos os documentos direto na Conservatória, eles não precisam ter sido apostilados há menos de 1 ano, e gostaria de saber se essa informação procede, isso pq já havia tirado TODOS os documentos necessários há 2 anos atrás e por alguns problemas acabei não enviando.

Vou viajar no começo de maio do Faro ao Porto de carro, então poderia parar em qualquer uma indicada , para dar entrada na transcrição.

E a outra dúvida é se posso dar entrada ao mesmo tempo na cidadania da minha filha de 9 anos que foi registrada pelo pai, com menos de 1 ano. (que ainda não tem cidadania), ou é melhor sair a transcrição?

Comentários

• @Patgroke

Eu simplificaria a vida: emita novas certidões (casamento e nascimento do seu marido) e dê entrada no pedido de transcrição pelo consulado do RJ. Agora eles aceitam documentos do país inteiro por correio. Em menos de um mês a transcrição está feita (na verdade vi um relato semana passada de que fizeram em poucos dias).

Cada conservatória tem seu processo e requisitos então o que serve para uma pode não funcionar para outra e nem todas transcrevem na hora, mesmo quando aceitam receber os documentos presencialmente. Eu acho que é introduzir uma complicação desnecessária para no fim do dia evitar reemitir duas certidões.

Se estivesse no seu lugar não iria querer perder tempo de uma viagem para ficar em fila de conservatória. Não me parece o melhor uso do tempo e dinheiro numa viagem internacional de férias.

Também li alguns comentários que diziam que quando entregamos os documentos direto na Conservatória, eles não precisam ter sido apostilados há menos de 1 ano, e gostaria de saber se essa informação procede, isso pq já havia tirado TODOS os documentos necessários há 2 anos atrás e por alguns problemas acabei não enviando.

A data do apostilamento não é relevante, o que interessa é a data de emissão da certidão. Sei que não é o seu caso, mas apenas para explicar: não adiantaria por exemplo a pessoa pegar uma certidão de 10 anos atrás, apostilar hoje e mandar para o consulado ou conservatória. Nesse exemplo, apesar de a apostila estar recente a certidão não está.

Se essas certidões que você tem estiverem próximas de completar 3 anos eu não usaria nem numa conservatória. Se estiverem com dois anos mesmo (tipo emitidas no 1o semestre de 2024) eu só usaria se fosse para mandar o processo de nacionalidade logo (tipo esse mês). O mais seguro é emitir documentos atualizados.

E a outra dúvida é se posso dar entrada ao mesmo tempo na cidadania da minha filha de 9 anos que foi registrada pelo pai, com menos de 1 ano. (que ainda não tem cidadania), ou é melhor sair a transcrição?

O que provavelmente eu faria no seu lugar:

Mande os documentos dela por correio ao ACP. Pode transcrever o casamento em paralelo (na verdade para o pedido dela a transcrição não é crítica pois a filiação materna está estabelecida).

No caso do seu marido a transcrição é obrigatória para ele ter direito à cidadania, mas pode mandar os documentos imediatamente para Lisboa e transcrever em paralelo.

Se quiser economizar no envio mande os dois processos a partir de Portugal em qualquer agência do CCT (correio português) que encontrar durante sua viagem, o do seu marido mande para a CRC Lisboa (só lá tramitam processos pelo casamento) e o da sua filha para o ACP (Porto). Vai pagar envio local (acho que é uns 6 euros cada).

O processo da sua filha deve ser analisado em 8 meses se realmente ficar no ACP, o do seu marido vai levar quase 1 ano para digitalizarem, gerarem número de processo e senha. Até lá vc tem tempo de transcrever o casamento pelo consulado do RJ.

Use os guia abaixo.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.