Formulário 1C

124

Comentários

  • JBorgesJBorges Member
    editado October 2017
    @Vlad Pen
    O português, no caso, sou eu. Adquiri a nacionalidade por atribuição de meu pai, que nasceu em Portugal.

    Permita-me mais uma dúvida:
    O documento que tenho é de 2002. Na época eu o recebi no Consulado. Posso enviá-lo assim mesmo? Mesmo sendo de 2002? Em caso positivo, e ainda considerando o tempo que já tem de emitido, devo enviar o original que está comigo ou posso enviar a cópia? E no caso de poder enviar a cópia, deve ser autenticada?
  • @JBorges pode enviar a cópia do Original e não tem importancia ser de 2002. Não se pode autenticar um documento português, pode ser cópia simples.
  • JBorgesJBorges Member
    editado October 2017
    @Vlad Pen
    Agradeço-lhe muito pela atenção.
    Por enquanto estou aprendendo com vcs que já estão adiantados nesse caminho por conta própria rumo à cidadania portuguesa.
    Colocarei aqui informações qdo enviar a documentação da minha filha. E, à medida que for ficando mais experiente nessa caminada, vou ajudar outros que estiverem começando.
    Próximo passo: ler as dicas sobre Vale-Postal.
    Valeu!
  • @Vlad Pen e demais colegas, uma pequena dúvida:
    - no formulário que imprimi daquí do fórum, consta impresso acima, à direita: Conservatória de Registros Centrais.
    É assim mesmo?
    Pergunto pq vou enviar a documentação para cidadania de minha filha para o ACP Porto.
  • Ok, @Maria Nélida!
    Obrigado pela atenção!
  • @JBorges...Bom Dia...
    Como disse o @ Vlad Pen...
    Se você tem o seu Assento de Nascimento...Envia uma cópia simples...Todas as informações necessárias para localizar seu registro no sistema Português constam nesse documento...Dessa forma Não precisa preencher esses campos no 1C ...Porém...No verso do formulário você assinala com X no quadradinho que indica que está enviando o Documento do Português em questão...
    Creio que fica bem mais fácil assim...
  • @Nilton Hessel,
    Desculpe-me por somente agora estar respondendo. Passei alguns dias sem poder entrar aqui no fórum.
    Muito obrigado por sua ajuda.
    De qualquer forma, preferi solicitar outra certidão pelo Portal do Cidadão. A certidão que tenho está um pouco manchada. Eu a tenho desde 2002 e, por um descuido, a tinha guardado junto com outros documentos presos nela por um clips. Resultado: manchou por causa da oxidação do clips.
    Solicitei uma nova em 20/10/2017 e em 23/10 já me enviaram pelo correio. Estou aguardando que chegue para daí enviar uma cópia dela junto com os documentos necessários, que já estão praticamente prontos. Só falta preencher o formulário, minha filha assinar e reconhecer a assinatura dela.

    Este fórum é realmente muito bom. Objetivos comuns e o desejo de ajudar uns aos outros a atingi-los fazem deste site algo muito especial.
    Parabéns a todos que dele fazem parte.
  • editado November 2017
    Boa tarde, amigos

    1- Estou preenchendo formulário 1C para meu pai (mãe portuguesa por atribuição e já falecida). Tenho cópia do assento de minha avó em mãos (uma folha) que me foi dada quando fui ao consulado português aqui em Recife. Porém, o nome de minha avó no assento está o de solteira (ela era casada na época em que solicitou a cidadania, 2007). Coloco o nome que está no assento ou o nome de casada?

    2- Uma cópia simples desta única Folha do assento será anexada ao formulário, certo?

    3- fiquei confusa com uma informação dada aqui, pois uma moça disse algo e outra pessoa disse outra diferente. A data de Nascimento da portuguesa será a data real ou a "data do assento"?

    Agradeço desde já as informações.
  • editado November 2017
    @marianaglguimaraes você fez a transcrição do casamento de seus avós em Portugal? É um processo a parte, não é feito junto com a atribuição da nacionalidade.
    A alteração do nome no assento será averbada quando feita a transcrição.
    Se tiver que fazer a transcrição faça primeiro senão o processo de seu pai cairá em exigência.
    Sim, uma cópia simples serve, é a data de nascimento é a data real do nascimento (que deve estar no assento, a mesma do registro brasileiro) não a data da atribuição ou emissão do assento.
  • editado November 2017
    @daniel Minha avó já tem a nacionalidade dela (feita pelo meu tio ainda em 2007/08). Posteriormente meu tio tirou a nacionalidade dele e de meus primos, todos no Consulado daqui de Recife. Como já foi feito tudo isso acredito que o casamento dos meus avós tenha sido transcrito. Será que mesmo com a transcrição e o nome de solteira no assento há algum problema? Obrigada pelas informações! De qualquer forma procurarei saber no Consulado se foi feita a transcrição.
  • @marianaglguimaraes pergunte pro seu tio como foi o processo dele. Veja na certidão de seu pai se foi sua avó que foi a declarante do nascimento, caso não tenha sido terá que transcrever o casamento.
    Pode mandar e-mail perguntando o estado civil que consta no registro da sua avó, escreva para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
    Forneça o número do assento dela (assento de número xxxxx/ano/conservatória onde está o registro).
    Forneça os dados dela, nome, filiação...
    Quando perguntei pra saber se o casamento de minha mãe havia sido transcrito me responderam de um dia para o outro.
  • @daniel Acabei de perguntar para ele e estou aguardando a resposta. Quanto a certidão de meu pai o declarante foi meu avô (brasileiro - por isso acredito que meu tio já tenha transcrito o casamento, pois meu avô também foi o declarante do nascimento dele).
    Vou fazer o que você recomentou.
    Novamente, muitíssimo obrigada pelas informações!!
  • Boa tarde pessoal, tem algum problema abreviar o emitente do doc de r.g?
    O do meu pai é SDSPE. Algum problema colocar assim? Posso colocar Secretaria de Defesa Social - PE?
    Na opção de outros documentos alguém abreviou palavras? Tenho 3 cópias de documentos para enviar. Seria mais prudente imprimir outro formulário e preencher as informações nele ou não teria problema abreviar palavras?
    Na opção de número de telefone seria 5581xxxx. Com o acréscimo do '9' no celular fica faltando um quadradinho para preencher. Algum problema sair um número?
    Enviarei a documentação para o Porto e não sei se lá eles têm algum problema com abreviaturas ou números saindo de quadrados.
    Agradeço desde já as informações.
  • @marianagl vc pode colocar abreviando o estado (PE) e no nr do telefone anote no espaço anterior ao primeiro quadradinho.
  • @vlad obrigada. Você sabe se há algum problema em colocar na parte de "outros documentos " dessa forma: "FOTOCÓPIAS ASSENTO DE NASCIMENTO DO COMPROVANTE DE VALE POSTAL E DE E-MAIL PARA A CRC" para caber em uma única folha ou seria melhor escrever "fotocópia" antes de cada documento escrito e enviar em duas folhas de formulário mesmo? Não queria ter que pagar por duas autenticações, mas se não puder fazer da forma como coloquei aqui, então autenticarei as duas mesmo.
  • editado November 2017
    @Mariana , na verdade o pessoal nem coloca como " outros documentos a cópia do vale postall, simplesmente junta-se aos documentos normais.Se quiser coloque apenas no campo "outros documentos (cópia do vale postal ) numa única folha....ha bastante espaço
  • @vlad ok, obrigada!!! Fiz e coube direitinho :))
  • O cartório colou etiqueta no formulário 1C escrito "reconheço como autêntica a firma...", não está escrito AUTENTICIDADE. Será que faz diferença para Portugal?
  • Pessoal, bom dia/tarde/noite. Como muitos aqui, estou trabalhando para conseguir a cidadania portuguesa (que burocracia não mesmo?). Bem, no presente momento estou na última etapa do processo de minha avó, preenchendo o formulário 1C. Ocorre que estou com algumas dúvidas.

    PANORAMA GERAL: Meu bisavô era o português original, possuo a certidão de batismo dele aqui comigo, veio do Arquivo Regional da Madeira. E também já fiz o procedimento de transcrição de casamento dele com a minha bisavó através do Cartório de Ponta Delgada.

    Já conversei em particular com algumas pessoal aqui do fórum que têm pacientemente me ajudado muito, mas neste ponto as informações estão muito divergentes, por isso, gostaria de um posicionamento definitivo para que não ocorram problemas.

    1º - Como meu bisavô nasceu em 1907, possuo apenas sua certidão de batismo, diante disso, como devo preencher o Quadro 2 do Formulácio 1c? Devo apenas marcar o quadro "pai português"; deixar em branco o item 1 e enviar uma cópia simples da certidão de batismo e preencher apenas o item 2 deste quadro (relacionado ao nome de minha avó)? Ou devo preencher esse quadro com as informações que possuo, como Freguesia/Conselho/País, mas sem o número de assento, já que este seria da certidão de nascimento e não da certidão de batismo?

    2º - Caso eu tenha que enviar a Certidão de Batismo, seria cópia simples ou o original mesmo?

    3º - Dos documentos relacionados para a atribuição, devo mandar uma cópia do documento que comprova a transcrição de casamento de meu bisavô feito pelo Cartório de Ponta Delgada?

  • @Vlad Pen Obrigado pelas informações.

    Com relação ao post sobre o preenchimento do formulário, eu já o havia consultado, ocorre que ele não trata do caso de como preenche-lo se você estive de posse apenas da certidão de batismo...o post trata apenas da certidão de nascimento....neste caso, eu deixo em branco então o Quadro 2? E no quadro 4 eu assinalo "outros documentos" e escrevo certidão de batismo??
  • @Vlad Pen A certidão de batismo fica valendo como a de nascimento??
  • @Jonas certidão de nascimento e batismo no caso de nacionalidade portuguesa é a mesma coisa.
  • @Vlad lega! Então posso deixar em branco mesmo o Quadro 2? Só assinalo o "X" em "pai português" e um "X" em "pretende manter a composição originária do seu nome?" certo?

    Já no Quadro 4 eu assinalo outros documentos e escrevo "Certidão de Batismo" ou já que são equivalentes eu assinalo a certidão de registro de nascimento?
  • editado November 2017
    @Jonas quadro 4 , vc assinala item 1,2 e 3 apenas
  • LucasLeoLucasLeo Member
    editado February 2018
    Pessoal, estou preenchendo o formulário 1C e me surgiu umas duvidas:
    1- Não vou enviar a certidão da minha mãe. Tenho apenas o numero do Assento. A minha mãe tirou a cidadania dela pelo Consulado de SP. No formulário (quadro 2) eu faço um 'x' em Conservatória dos Registros Centrais?
    2- Quando eu perguntei o número do Assento no consulado eles me mandaram assim: 7XXX/2016 do Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Eu preciso escrever essa parte 'Consulado Geral de Portugal em São Paulo'?
    3- Eu acabei pegando documentos a mais (porque tava seguindo os documentos que o Consulado geralmente pede) como por exemplo, cópia CNH apostilada e Certidão em Inteiro teor apostilada (além da reprográfica). Eu envio esses documentos e escrevo no quadro 4 em outros documentos?
  • @LucasLeo no topo da página tem as instruções de preenchimento do formulário 1C.Se ainda tiver dúvidas, pode perguntar

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
  • Oi @Vlad Pen. Eu já li esse link várias vezes, obrigado. Mas então fiquei com essas duvidas (talvez, meio bestas) mas é só p ter certeza mesmo. Me desculpa, mas caso possa me responder..
    1- Enfim, como a cidadania dela foi tirada pelo Consulado, eles enviam para a Conservatória dos Registros Centrais ne? Então, no quadro 2 seria essa opção ne?
    2- Eu estou em duvida se precisa escrever que foi gerado pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, acredito que não, mas tanto a CRC quanto o Consulado, quando eu perguntei sobre o numero do assento me enviou "7XXX/2016 do Consulado Geral de Portugal em São Paulo."
    3- Eu acabei pegando documentos a mais (porque tava seguindo os documentos que o Consulado geralmente pede) como por exemplo, cópia CNH apostilada e Certidão em Inteiro teor apostilada (além da reprográfica). Eu envio esses documentos e escrevo no quadro 4 em outros documentos?
    Obrigado.
  • @Lucas

    1- Sim.

    2-Na verdade os assentos são gerados pela CRC e o Nr é o q o Consulado lhe forneceu
    3- Se vc ja vai enviar a cópia do RG, não precisa enviar copia da CNH.Se for enviar só CNH , nem todas conservatórias aceitam.Documentos a mais vc pode enviar como "outros documentos" no quadro 4.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.