Formulário 1C
Carlos H. M. Chesini
Member
Boa tarde,
Estou montando o processo de atribuição para o meu avô, onde seu pai (meu bisavô) era português.
Estou com toda documentação pronta, esperando apenas o consulado devolver a certidão de nascimento de meu avô legalizada.
Fui no cartório reconhecer por autenticidade o formulário 1C, porem não quiseram reconhecer pois o RG de meu avô tem 25 anos, e meu avô já tem 95, não tem diferença na foto mas tudo bem. Fui renovar o RG dele.
Mas quando pedi pra reconhecer a atendente disse que vai ter que riscar os campos em branco. No meu caso o quadro 2 e 3. Pois tenho a certidão de nascimento de meu bisavó e o meu próprio vô irá assinar e não por procuração.
A duvida é, posso riscar estes campos pra anular os espaços em branco evitando que se escreva algo neles ?
Estou montando o processo de atribuição para o meu avô, onde seu pai (meu bisavô) era português.
Estou com toda documentação pronta, esperando apenas o consulado devolver a certidão de nascimento de meu avô legalizada.
Fui no cartório reconhecer por autenticidade o formulário 1C, porem não quiseram reconhecer pois o RG de meu avô tem 25 anos, e meu avô já tem 95, não tem diferença na foto mas tudo bem. Fui renovar o RG dele.
Mas quando pedi pra reconhecer a atendente disse que vai ter que riscar os campos em branco. No meu caso o quadro 2 e 3. Pois tenho a certidão de nascimento de meu bisavó e o meu próprio vô irá assinar e não por procuração.
A duvida é, posso riscar estes campos pra anular os espaços em branco evitando que se escreva algo neles ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Eu fiz isso e foi sem nenhum problema. Isso é pra prevenir que o conteúdo do documento não mude após assinado. O cartório está certo!
realmente, vc precisa procurar outro cartório. Quando fiz meu processo, o RG tinha 39 anos.
Matheus,
não me parece que o cartório esteja certo. Ele só está reconhecendo a assinatura, nada mais.
Também não consta que, quando feito no Consulado, eles risquem os campos, então esses cartórios então de encrenca desnecessária.
Se fizer no cartório precisa depois legalizar no consulado?
Agradeço se puderem esclarecer o processo.
Outra dúvida, no 1C que baixei na internet, o quadro 6 (valor) está como custo grátis, devo alterar para EU$ 175 ?
O formulário C1 que baixou refere-se a atribuição para crianças com idade de isenção, porém não tem problema enviá-lo. Basta anexar o comprovante do vale postal no formulário.
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/downloadFile/attachedFile_10_f0/Artigo_6-1_cheque.pdf?nocache=1336406043.94
Existe um formulário para solicitar a transcrição do casamento?
pensei já ter respondido no outro tópico:
" leia este outro tópico a partir do post da Marcia. Creio que vai encontrar todas as informações que precisa:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/32298/#Comment_32298 "
A dúvida é: No quadro 2, campos Concelho, Frequesia e País, estou colocando a cidade e estado de nascimento dela no Brasil, que é Recife, Pernambuco. Mas o que devo indicar no campo referente à Conservatória em que foi registrado o nascimento? Eu imagino que seja Conservatória dos Registros Centrais. Estou certo?
Valeu!
@Maria, você está correta, fiz exatamente igual a você!!
""Exmª Senhora
Além do requerimento devidamente preenchido e com as assinaturas dos pais reconhecidas, juntar a certidão de nascimento do menor legalizada no Consulado de Portugal, cópias certificadas dos documentos de identificação de ambos os progenitores e cópia simples da certidão de nascimento da mãe.
Cumprimentos
Lúcia Medeiros""
No caso o formulário é o Modelo 1C.Minha dúvida é que meu neto já tem CPF e identidade.Coloco os dados dele e mando xerox autenticada ou faço com a identidade e CPF dos pais?Pedem, também, copia simples da certidão da mãe(deve ser a portuguesa),mas minha intenção é assim que já tiver esse assento enviar tudo para Ponta Delgada.Será que preenchendo somente o numero do assento vão aceitar?Melhor mandar outro e-mail perguntando?
fiz também atribuições dos meus filhos, menores de idade.
Eles também têm CPF e identidade, mas como são menores, esses documentos não precisariam ser enviados.
Eu enviei mesmo assim o RG autenticado deles. O CPF é besteira (tanto deles, quanto dos pais).
Enviei o seguinte:
- certidão nascimento deles (inteiro teor, firma reconhecida do notário e legalizadas)
- formulários 1C (note que o pai e a mãe devem assinar presencialmente o 1C do seu neto, mesmo que só a mãe seja portuguesa)
- cópias autenticadas RG da mãe e do pai
- cópia autenticada do RG do menor
A cópia simples da certidão da portuguesa só é necessária se o assento não estiver informatizado. O que não será o caso da sua filha. Então, é só preencher no formulário 1C o número e colocar que é das CRC Lisboa.
Mandei os RGs deles pro ACP, mas não precisava mesmo.
[1 quadrado] [2quadrados] Conservatoria do Registro Civil [quadrados para preencher o nome]
[1 quadrado] Conservatoia dos Registros Centrais
O assento do meu pai está na Conservatória do Registro Civil de Manteigas. Então eu devo assinalar o primeiro quadrado, ok, mas oq colocar nesses outros 2 quadrados que vem em seguida ? espero ter sido claro na pergunta.
esses 2 quadrados antes da "Conservatória do Registo Civil" é porque, em algumas cidades tem várias conservatórias. Por exemplo em Porto tem a 1a, 2a, 3a, 4a.
No seu caso, vc deve marcar opção do 1o quadrado e deixar os outros dois quadradinhos em branco.
Entendi que Manteigas só tem uma Conservatória de Registo Civil. Certo?