Formulário 1C

Boa tarde,

Estou montando o processo de atribuição para o meu avô, onde seu pai (meu bisavô) era português.
Estou com toda documentação pronta, esperando apenas o consulado devolver a certidão de nascimento de meu avô legalizada.
Fui no cartório reconhecer por autenticidade o formulário 1C, porem não quiseram reconhecer pois o RG de meu avô tem 25 anos, e meu avô já tem 95, não tem diferença na foto mas tudo bem. Fui renovar o RG dele.
Mas quando pedi pra reconhecer a atendente disse que vai ter que riscar os campos em branco. No meu caso o quadro 2 e 3. Pois tenho a certidão de nascimento de meu bisavó e o meu próprio vô irá assinar e não por procuração.
A duvida é, posso riscar estes campos pra anular os espaços em branco evitando que se escreva algo neles ?
«1345

Comentários

  • @Carlos, é possível ir a outro cartório de notas? Sinceramente, eles estão criando muito caso nesse aí. Eu não riscaria o quadro 2, pois tem outras informações a serem preenchidas. O cartório está sendo pago para reconhecer a assinatura e não pra verificar o conteúdo do formulário. A não ser a data, que precisa corresponder à realidade.
  • Tentarei ir em outro cartório, porem já queria alguma orientação caso o funcionário fale a mesma coisa.
  • Carlos, você mesmo pode preencher o formulário. Todos os campos que deixar em branco, você risca. Depois seu avô assina.
    Eu fiz isso e foi sem nenhum problema. Isso é pra prevenir que o conteúdo do documento não mude após assinado. O cartório está certo!
  • Neste quesito de anular os campos, concordo que não esteja errado. Só fiquei em duvida se seria aceito em Portugal. A unica sacanagem deles foi de não ter aceitado o documento de meu avô, só por ter 25 anos, porem em ótima condição. E a foto dele esta igual a que tiramos hoje para o novo documento, com exceção da roupa que é outra :D
  • Carlos,

    realmente, vc precisa procurar outro cartório. Quando fiz meu processo, o RG tinha 39 anos.

    Matheus,

    não me parece que o cartório esteja certo. Ele só está reconhecendo a assinatura, nada mais.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Também não risquei campos em branco e o cartório aqui do RJ reconheceu sem problemas.
    Também não consta que, quando feito no Consulado, eles risquem os campos, então esses cartórios então de encrenca desnecessária.
  • Amigos, meu caso é de atribuição de minha mãe e já tenho os documentos. Uma dúvida, é preciso assinar presencialmente o formulário 1C no consulado ou pode ser feito no cartório ?
    Se fizer no cartório precisa depois legalizar no consulado?
    Agradeço se puderem esclarecer o processo.

    Outra dúvida, no 1C que baixei na internet, o quadro 6 (valor) está como custo grátis, devo alterar para EU$ 175 ?
  • @Fabio, o formulário C1 pode ser assinado presencialmente no cartório. Não é necessário legalizar no consulado.

    O formulário C1 que baixou refere-se a atribuição para crianças com idade de isenção, porém não tem problema enviá-lo. Basta anexar o comprovante do vale postal no formulário.
  • Obrigado, Já achei!!

    Existe um formulário para solicitar a transcrição do casamento?

  • Fabio,

    pensei já ter respondido no outro tópico:

    " leia este outro tópico a partir do post da Marcia. Creio que vai encontrar todas as informações que precisa:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/32298/#Comment_32298 "
  • Estou preenchendo o formulário para atribuição da minha mãe, filha de portuguesa, que por sua vez, acabou de ser atribuída pelo ACP - Arquivo Central do Porto.

    A dúvida é: No quadro 2, campos Concelho, Frequesia e País, estou colocando a cidade e estado de nascimento dela no Brasil, que é Recife, Pernambuco. Mas o que devo indicar no campo referente à Conservatória em que foi registrado o nascimento? Eu imagino que seja Conservatória dos Registros Centrais. Estou certo?

    Valeu!
  • Na atribuição que estou fazendo pra minha filham só coloquei numero de assento,ano e marquei Conservatória dos Registros Centrais.Lá em cima marquei mãe portuguesa,Vc já tem o numero do assento dela?
  • Sim. Já tenho. Obrigado!
  • @Roberto, essa dúvida já foi esclarecida aqui no fórum. Se não me engano, não é preciso preencher os campos concelho, freguesia e país.

    @Maria, você está correta, fiz exatamente igual a você!!
  • Ja estou com toda documentação aqui, estava revisando pra enviar hoje para os Açores e fiquei com uma duvida, no quadro 5 onde é preciso autenticar a assinatura, preciso assinar 1 ou duas vezes, pois tem 2 campos lá.
  • Carlos,somente 1 vez.Autenticação por AUTENTICIDADE não esqueça
  • Então ja esta tudo certo, uma assinatura reconhecida por autenticidade. Logo mais iriei no correio e enviarei a papelaa. Muito obrigado pela ajuda.
  • Carlos H. M. Chesini,boa sorte e depois posta aqui quando sair sua atribuição
  • Mandei e-mail pra Ponta Delgada perguntando que documentos do meu neto teria que enviar para fazer a atribuição dele.Responderam assim:

    ""Exmª Senhora
    Além do requerimento devidamente preenchido e com as assinaturas dos pais reconhecidas, juntar a certidão de nascimento do menor legalizada no Consulado de Portugal, cópias certificadas dos documentos de identificação de ambos os progenitores e cópia simples da certidão de nascimento da mãe.
    Cumprimentos
    Lúcia Medeiros""

    No caso o formulário é o Modelo 1C.Minha dúvida é que meu neto já tem CPF e identidade.Coloco os dados dele e mando xerox autenticada ou faço com a identidade e CPF dos pais?Pedem, também, copia simples da certidão da mãe(deve ser a portuguesa),mas minha intenção é assim que já tiver esse assento enviar tudo para Ponta Delgada.Será que preenchendo somente o numero do assento vão aceitar?Melhor mandar outro e-mail perguntando?
  • Maria Nélida,
    fiz também atribuições dos meus filhos, menores de idade.
    Eles também têm CPF e identidade, mas como são menores, esses documentos não precisariam ser enviados.
    Eu enviei mesmo assim o RG autenticado deles. O CPF é besteira (tanto deles, quanto dos pais).

    Enviei o seguinte:
    - certidão nascimento deles (inteiro teor, firma reconhecida do notário e legalizadas)
    - formulários 1C (note que o pai e a mãe devem assinar presencialmente o 1C do seu neto, mesmo que só a mãe seja portuguesa)
    - cópias autenticadas RG da mãe e do pai
    - cópia autenticada do RG do menor
    A cópia simples da certidão da portuguesa só é necessária se o assento não estiver informatizado. O que não será o caso da sua filha. Então, é só preencher no formulário 1C o número e colocar que é das CRC Lisboa.
  • Obrigada,Marcia.O Guilherme já havia me passado que não seria necessário porque meu neto tem apenas 1 ano e 2 meses.Quantos anos tem seus filhos?Nem sei se mando o RG dele,acho que não será necessário
  • Meus filhos têm 13 e 17.
    Mandei os RGs deles pro ACP, mas não precisava mesmo.
  • Não vou mandar,não.Melhor fazer como a Conservatória falou.Obrigada,Marcia
  • Uma dúvida: Estou preenchendo o formulario, no quadro 2 há essas duas opções:

    [1 quadrado] [2quadrados] Conservatoria do Registro Civil [quadrados para preencher o nome]

    [1 quadrado] Conservatoia dos Registros Centrais

    O assento do meu pai está na Conservatória do Registro Civil de Manteigas. Então eu devo assinalar o primeiro quadrado, ok, mas oq colocar nesses outros 2 quadrados que vem em seguida ? espero ter sido claro na pergunta.
  • Dênis,
    esses 2 quadrados antes da "Conservatória do Registo Civil" é porque, em algumas cidades tem várias conservatórias. Por exemplo em Porto tem a 1a, 2a, 3a, 4a.

    No seu caso, vc deve marcar opção do 1o quadrado e deixar os outros dois quadradinhos em branco.
    Entendi que Manteigas só tem uma Conservatória de Registo Civil. Certo?
  • Obrigado. E esse campo realmente é para eu preencher com a conservatória a qual o assento do meu pai está registrado correto ? (no caso Manteigas)
  • Outra dúvida, não sei onde eu vi , que o formulario precisa ser impresso colorido, isso é verdade ? pois não tenho como imprimir aqui, só preto e branco.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Pode ser impresso como for, não precisa ser colorido. Tem que ser FRENTE E VERSO, isto é uma folha apenas!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.