Transcrição de Casamento - Qual melhor caminho?
Olá pessoal.
Ja tirei minha cidadania portuguesa (com a ajuda desso fórum 🫶) agora preciso transcrever meu casamento para emitir meus documentos.
Quando fiz a transcrição do Casamento dos meus pais, o caminho mais rápido estava sendo pelo consulado de Santos.
Queria saber qual a opção mais rápida atualmente.
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@brunands
O consulado do RJ é o caminho mais rápido. Eles agora aceitam documentos de outros Estados.
@brunands
Boa tarde, será que o Rio esta mais rápido que Santos ?
E os documentos são os mesmos ??
@fcapelato Consulte o site de cada consulado, pois o formulário que deve ser preenchido muda de um para o outro, mas os documentos são os mesmos. Sobre o prazo há relatos recentes de foristas de que o consulado do Rio está mais rápido e na sequência vem o de Santos. Eu evitaria o de São Paulo.
https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-e-ou-%C3%B3bito-exceto-div%C3%B3rcio
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
O consulado do rio nao apenas faz a transcricao rapidamente, como também tem um atendimento muito melhor que o dos outros consulados. Não é uma maravilha, mas é muito melhor.
@brunands Encaminhei meu pedido de Transcrição de Casamento para o Consulado de Santos, o documento foi recebido em 23/10/2025 e no dia 06/11/2025 recebi por e-mail o meu Assento de Casamento, ou seja, 14 dias para a emissão do documento.
Acredito que vale a pena encaminhar pra lá.
@brunands
Os documentos são:
São só estes mesmo ? outra duvida, eu já pago a Taxa ou espero o consulado de Santos me mandar um e-mail dizendo que os documentos estão corretos e só ai pago a taxa ??
@fcapelato
Recomendo mandar para o consulado do Rio... Fazem em menos de 1 mês. Os documentos e procedimento estão no link que o @Sukita1914 passou acima.