Documentação necessário mais recente cidadania para neta 2025
Olá pessoal,
Sou neta de Português, nascido antes de 1911, e gostaria de ajuda para saber a documentação mais atualizada, necessária para o pedido da cidadania.
Em minha pesquisa no site https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-neto-de-um-portugues#Documentosnecessrios, os documentos descritos são:
- Certidão de nascimento (apostilada)
- Certidão de nascimento da mãe (apostalida, filha do português)
- Certidão de nascimento do avô (como meu avô nasceu no distrito de braga, antes de 1911, consegui a certidão de batismo por email, que me foi enviada através de carta, em uma folha de papel, como se fosse uma foto preto e branco do livro, exatamente como está escrito)
- Registro criminal
- Declaração para aquisição da nacionalidade (de acordo com o fórum, parece que é necessário realizar o pagamento através do link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D, e em seguida recebo por email um formulário para ser preenchido, assinado em cartório com firma reconhecida)
Mas de acordo com este fórum, há uma discussão de 2023 que diz também ser necessário
- Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG
Minhas dúvidas são:
- Ainda é necessária esta cópia autenticada do passaporte ou RG?
- Sobre a certidão de batismo, é este documento mesmo (em anexo)? Já que ele não possui certidão de nascimento.
- Além disso, sou casada, minha certidão está com meu nome de solteira, deveria também enviar minha certidão de casamento para comprovar a mudança de nome?
- Não é mais necessária a comprovação de que falo português, através de um diploma de graduação?
Desde já agradeço,
Walnize Silva
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Walnize siga os links abaixo que são sempre atualizados pelo pessoal do fórum:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Menores Formulário 1D
O batismo é o emitido pelo arquivo distrital (com carimbo em alto relevo), você não enviou anexo mas pela sua descrição acredito que esteja com uma cópia não certificada, que não serve. Se precisar pedir outra siga este guia Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) que serve para a maioria dos arquivos distritais.
Não mande documentos a mais do que consta na lista, como sua certidão de casamento ou comprovante de que fala português. Boa sorte!
@AlanNogueira bom dia, a solicitação de atribuição para neto pode ser enviada para ACP do Porto ou somente para Lisboa?
@EduardoMarins ambas fazem este tipo de processo, mas a recomendação do fórum é o envio para a ACP, que geralmente é mais rápida.
@AlanNogueira obrigada pela ajuda Alan, eu achei que havia mandado o anexo, vou tentar novamente para confirmar
O distrito de origem da certidão de batismo não consta no CRAV.
Fiz o pedido por email para adb@adb.uminho.pt da seguinte forma:
"Boa noite, tudo bem?
Estou enviando este e-mail pois, para isso, preciso de uma reprodução certificada da certidão de nascimento do meu avô.
Antônio Pereira da Costa
Nascido em 21/09/1891
Freguesia de Gémeos
Concelho de Celorico de Bastos
Distrito de Braga, Portugal
Registrado na Paróquia de São Miguel de Gémeos, em Celorico de Bastos
Página 32 verso, Livro 423
Pai: Joaquim da Costa, Mãe: Emília Pereira"
E me foi respondido:
"... Exma. Senhora
A fim de lhe ser enviado a certidão solicitada, (reprodução do original certificada) deverá enviar-nos o montante de 23,50€, conforme se discrimina a seguir:
Certidão batismos € 15,00
Reprodução em papel A4, preto e branco € 1,00
Despesas de envio: correio registado internacional € 7,50
..."
Se trata do documento correto?
Obrigada
@Walnize a cópia está no verso dessa certidão correto? Lhe enviaram desta forma pois vc pediu uma “reprodução” certificada e não uma certidão “narrativa” que é o formato mais usual e recomendado aqui no fórum. Porém sendo certificada e se a “cópia” estiver no verso da certidão não vejo razão para você ter que pedir novamente, eu enviaria esta mesmo, há relatos aqui no fórum de pessoas que enviaram certidões reprográficas do arquivo distrital. Braga é um dos lugares que não está no sistema CRAV, o pedido é pelo e-mail que você enviou mesmo, caso no futuro precise você pedir novamente solicite como “certidão narrativa” que virá da forma mais comum. Boa sorte!