Busca assentamento de baptismo - Bisavô Português

Olá tudo bem? gostaria de ajuda para encontrar este documento do meu bisavô, já tentei nos arquivos do distrito de Viseu mas não consegui. 😓

Nome: Armando de Almeida

Ano: 1900-1903 (bem provável que 1903)

Pai: Jose de Almeida

Mãe: Palmira Ferreira

Região: Viseu

https://www.familysearch.org/en/tree/person/sources/P9CL-X8W

Comentários

• @romrocha

https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/22375/441771

registro nº5 freguesia de Sarzedo / Moimenta da Beira / Viseu

• Muito obrigado @Kleber Silva Aguiar .

a resolução está baixa aqui, vou ver se melhora no computador.

qual é o próximo passo para eu conseguir a certidão de nascimento para atribuir o direito à minha mãe? (Neta de português)

• @Kleber Silva Aguiar ou algum amigo forista, Infelizmente tive essa devolutiva, alguém tem o contato da Conservatória de Moimento da Beira?

• @romrocha

Parece aqueles casos onde os livros ainda estão na conservatória. Aconteceu comigo, não se preocupe, entre em contato com a conservatória:

Contactos

• Morada: Praceta Fernão Mergulhão – Palácio da Justiça, 3620-325 Moimenta da Beira (mapa)
    • Email: registos.mbeira@irn.mj.pt
    • Telefone: (+351) 254 520 400

Horário

• Dias úteis: 09h00 - 16h00
    • Encerrado no feriado municipal (24 de junho)

• @LeoSantos perfeito, eu havia encontrado esse contato, meu irmão está em Portugal e vai tentar por telefone/email, caso não tenha sucesso irá pessoalmente.

Uma dúvida de leigo, para que eu possa redigir meu pedido corretamente a conservatória, o que eu preciso para dar entrada na cidadania de neto, é a certidão de nascimento narrativa em um documento físico?

• @romrocha

Peça pelo civil online custa 10 euros e chega de um dia pro outro geralmente… mas simples que seu irmão ter que ir pessoalmente Como solicitar certidões pelo civilonline

Para o processo de nacionalidade como neto tem tudo explicado aqui Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

• @AlanNogueira eu vi aqui, que se tiver mais de 100 anos não dá pra pedir pelo civilonline, certo? Ele nasceu em 1903.

• @romrocha No campo do "ano" coloque 1926 e no campo de "Informações Adicionais", informe a data correta.

• @romrocha faça como o colega @Nairolasai orientou; essa explicação também consta de forma detalhada no guia que lhe enviei, leia as observações até o final que explica como resolver essa questão do limite de 100 anos :-)

• Eu quero agradecer aos amigos foristas, no dia de hoje saiu o registro! Algumas dúvidas que me surgiram:

• Eles me passaram um código, está escrito que ele é valido em qualquer repartição de Portugal. Para o processo iniciar eu preciso só imprimir a cópia que tem no link mesmo ela não tendo validade de documento oficial?
    • Percebi que tem uma averbação de casamento, parece que meu bisavô foi casado antes de vir pro Brasil, isso é algum impeditivo? ele chegou no brasil e casou com minha bisavó, e começou a descendência até a minha mãe.
    • Percebi também que tem o óbito dele averbado no documento, como eles tem essa informação que ele morreu aqui no Brasil? Achei curioso isso.
  • @romrocha

• Eles me passaram um código, está escrito que ele é valido em qualquer repartição de Portugal. Para o processo iniciar eu preciso só imprimir a cópia que tem no link mesmo ela não tendo validade de documento oficial?

Sim.

• Percebi que tem uma averbação de casamento, parece que meu bisavô foi casado antes de vir pro Brasil, isso é algum impeditivo? ele chegou no brasil e casou com minha bisavó, e começou a descendência até a minha mãe.

Entendi que o casamento em Portugal foi com outra mulher diferente da sua bisavó. Nesse caso, se não houve divórcio ou óbito da 1ª esposa seria um caso de bigamia e o casamento no Brasil não seria reconhecido em Portugal. No entanto, esse fato não impede a obtenção da cidadania pelos descendentes, desde que a perfilhação desses descendentes tenha ficado legalmente estabelecida (ele reconheceu a filha (o) )

• Percebi também que tem o óbito dele averbado no documento, como eles tem essa informação que ele morreu aqui no Brasil? Achei curioso isso.

Algum parente deve ter feito a transcrição do óbito em um Consulado no Brasil ou diretamente em Portugal.

• @Nairolasai

• Entendi que o casamento em Portugal foi com outra mulher diferente da sua bisavó. Nesse caso, se não houve divórcio ou óbito da 1ª esposa seria um caso de bigamia e o casamento no Brasil não seria reconhecido em Portugal. No entanto, esse fato não impede a obtenção da cidadania pelos descendentes, desde que a perfilhação desses descendentes tenha ficado legalmente estabelecida (ele reconheceu a filha (o) )

Nesse caso aqui, estou coletando as certidões, da neta e da filha do Português, em ambas basta que tenha a descendência comprovada pelo registro da nascimento? No caso da filha do Português, basta estar o nome do Português no registro de Pai ?

Sim, busquei mais informações e houve um outro casamento em Portugal, inclusive os filhos desse casamento eram próximos da filha do Brasil. Provavelmente eles informaram a Portugal em 1970 para fins de herança/outros assuntos.

• @romrocha

Neste outro tópico, você perguntou pelo nascimento de Ignez, que imagino ser a filha do PT (Armando) a quem se refere aqui:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16653/certidao-de-nascimento-do-rj-sem-saber-o-cartorio-como-encontrar#latest

Essa Ignez foi registrada pelo pai PT (Armando), como "filha reconhecida" dele, poucos dias depois de nascer. Com isso, a perfilhação a que @Nairolasai se referiu foi estabelecida para fins de nacionalidade.

O que você precisa ver agora é se a neta de Armando (e filha de Ignez) foi registrada ainda na menoridade - de preferência antes de um ano de idade. E que, no nascimento dessa criança, constem corretamente os nomes e outros dados de pais e avós, sem divergências com o nascimento BR de Ignez e o batismo PT de Armando.

Esse é um exemplo por que sempre insistimos no fórum para não se espalhar em tópicos diferentes perguntas sobre um mesmo caso, pois assim se perde o contexto e histórico para você obter respostas mais precisas.

• @romrocha Não basta ter o nome do pai no registro, ele tem que ter sido o declarante do nascimento, a pessoa que registrou o filho na menoridade.

• @CarlosASP Opa me desculpe, achei que era apropriado separar por tópicos. Vou verificar na certidão da neta (minha mãe) essas informações, ela foi registrada sim na menoridade, vou verificar as questões dos nomes dos avós. Se estiver tudo batendo e a cronologia estiver correta, é só dar seguimento com o processo né?

Aliás, muito obrigado por achar a certidão da minha avó, estou impressionado! Fiz o pedido lá no cartório hoje da cópia apostilada.

• @romrocha

Estando tudo em ordem, aí é seguir esse guia para netos:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

A última coisa que se faz é a parte de emitir os antecedentes criminais, pois eles precisam ter menos de 90 dias quando chegarem na conservatória em PT.

O que se pode fazer já é verificar se sua mãe tem um RG ou passaporte (com filiação) com menos de 10 anos. Se não tiver, já providenciar um novo. Não vale CNH etc.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.