Fase e número e data do processo

14546474951

Comentários

  • Bom dia @Cosmin_87

    Realmente tens toda a razão, eu também solicitei meu pedido através do CNAI Porto em abril do ano a passado, lamentávelmente só vim a saber depois que eles encaminham os documentos para Lisboa e não para o arquivo central do Porto. No meu caso pude notar que o processo só passa a ser analisado a data indicada na carta que recebemos de Lisboa. O mais rápido no Porto é ir diretamente no Arquivo Central que se não me engano fica na loja do cidadão. Entretanto não tive nada a reclamar de Lisboa, fui sempre muito bem informado as vezes que os contactei e meu processo levou em média 9 a 10 meses sendo findado em fevereiro deste ano.
  • @Pedro Pires...Bom dia.

    Baseado na resposta que obtiveram ontem por email, e, acreditando que vocês NÃO tem urgência na finalização do processo do Senhor seu Pai, penso que o melhor seria aguardar mais 3 ou 4 semanas, e então contactar novamente... (Como opção ao email, também pode ligar na : LINHA DE REGISTOS - 00 XX 351 211 950 500)...(XX = Operadora)...fornecendo NOME do REQUERENTE e DATA de NASCIMENTO.

    Quando o processo é finalizado, é gerado um Número, e uma CÓPIA do ASSENTO DE NASCIMENTO com esse Número é enviada para o endereço que consta no requerimento que vocês enviaram para Portugal junto com os documentos.
    Porém, ao ligar... (ou mandar email) e obtiver a informação de que o processo foi finalizado, peça o NÚMERO do ASSENTO DE NASCIMENTO...Pois, até onde eu sei...APENAS com o Nº do ASSENTO DE NASCIMENTO já é possível solicitar os Documentos (Cartão de Cidadão e Passaporte) ao Consulado de Portugal da sua área de residência. (Não precisa esperar chegar sua cópia pelo correio).


    OBS: Fazer os Documentos pelo Consulado costuma ser um tanto demorado e um pouco mais caro...mas se vocês não tem viagem prevista á Portugal... acaba sendo essa a maneira possível. (No meu caso tive uma oportunidade e aproveitei para solicitar diretamente em Portugal)...
    ...Ficou assim :
    CARTÃO DE CIDADÃO : COM URGÊNCIA / 35,00 euros - Prazo : Dia seguinte
    PASSAPORTE : COMUM / 65,00 euros - Prazo : 1 semana

    Boa Sorte...

  • Bom dia Nilton Hessel,

    Muto obrigado pelo seu retorno rápido e tão bem explicado.
    Na verdade, gostaria que o processo fosse finalizado o quanto antes, pois tem essas alterações da lei de nacionalidade que estão causando um pouco de incerteza de como ficará a situação, até mesmo no que diz respeito a processos em andamento.
    Mas acredito eu, só nos resta esperar, ou será que teria alguma outra opção para agilizar o processo?
    Assim que o processo do meu pai estiver finalizado, postarei as datas para possamos ter uma noção do tempo que tem demorado.

    Desde já, muito obrigado!
  • Pedro Pires...

    Até onde eu sei...Até é possível solicitar urgência na tramitação de um processo desses...Porém, isso só é aceito pela Conservatória em casos EXTREMOS e MUITO BEM DOCUMENTADOS.

    Acredito que no nosso caso só nos resta esperar que os processos sejam finalizados... (Tenho dois processos de Naturalização em Tondela... (Da minha irmã e do meu Irmão)...Estes foram numerados no final de fevereiro e pelo que tenho visto aqui no Fórum, devem se passar pelo menos mais dois meses até que sejam finalizados...

    A lógica nos diz que os processos devem ser julgados pela lei em vigor no momento em que os mesmos foram NUMERADOS...(Estou acreditando que será assim)...portanto...se a lógica valer...Não devemos ter problemas...Só nos resta mesmo aguardar...

    Como disse...Estou atento às postagens relatando andamento de processos semelhantes aos nossos...Acho que é o que dá para fazer por enquanto...
    Tem uma pessoa que postou no dia 21/04 sobre um processo de Naturalização finalizado por Vila Nova de Gaia...
    Perguntei pra ela inbox as datas de referência do processo...Aqui estão as datas que ela me passou...:

    30/11/2016 - PROCESSO RECEBIDO EM V. N. GAIA
    03/12/2016 - PROCESSO NUMERADO
    12/04/2017 - PROCESSO FINALIZADO

    Então é baseado nesse tipo de informação que tento avaliar o meu caso...
  • Oi, pessoal! Meu processo de atribuição foi iniciado em abril de 2016 e por enquanto só tenho número do processo de 5 dígitos (217XX/2016) . Pelo que vi aqui, pela CRC Lisboa tem levado 1 ano e 2 meses, estou quase no final desse prazo, espero não demorar muito mais. Alguém tem notícia de que número de processo fi recentemente concluído? Obrigada!
  • Paula,sugiro que ligue na Linha de Registos,creio que o seu já possa estar finalizado.
  • Bom dia Nilton Hessel,

    Muito obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos, vou fazer como você me orientou, aguardarei mais um pouco e farei uma nova consulta.
    Assim que tiver novidades sobre o processo, postarei aqui para que tenhamos noção que quanto tempo tem demorado e ajudar, principalmente, a quem ainda for dar entrada.

    Atenciosamente,
    Pedro Pires
  • Bom dia pessoal,

    Para que possam ter noção do andamento na Conservatória do Porto, sequem as informações que tenho referente ao processo de aquisição do meu pai:
    N° DO PROCESSO 69XX/17
    03/02/2017 - PROCESSO RECEBIDO NA CONSERVATÓRIA DO PORTO
    02/05/2017 - PROCESSO SE ENCONTRA COMO DEFERIDO (não sei exatamente a quantos dias)

    Como demos entrada em fevereiro e a previsão era de 04 a 06 meses para finalizarem o processo, esperei cerca de 03 meses para entrar em contato, então não sei quais as datas das etapas anteriores a atual.
    Outra coisa, já que o processo esta com o status de "deferido" meu pai já pode ser considerado Portuga? Ainda não disse nada a ele sobre as noticias que tenho, pois não sei se ele já é ou não, sei o quanto ele ficará feliz. hehehe...
  • Pedro Pires...Boa Noite...

    São boas notícias, sem dúvida...

    Acredito que para ter certeza de que está tudo OK...Deve solicitar o Nº do ASSENTO DE NASCIMENTO do Sr. seu Pai...(Pode fazer isso ligando na LINHA DE REGISTO)...
  • Oi pessoal !
    Como tomamos conhecimento de que o processo foi numerado?
    Temos que entrar em contato (telefone, e-mail)?
    Quando é requerida documentação extra ou retificações, por qual via eles entram em contato com o requerente?
    Obrigada!
  • editado May 2017
    @Regiani, depois do processo numerado,aguarde ai uns 3,4 meses.Quando ha algum pedido, eles entram em contato via e-mail.
  • @Vlad Pen, Onde forneço o e-mail para a convervadoria entrar em contato?
    Além disso, como tomamos conhecimento da numeração do processo?

    Obrigado!
  • @Regiani, seu processo é aquisição ou atribuição?
  • Regiani Scharlack...Boa Noite...

    Quando enviou seu processo...? Já sabe se seu processo chegou à Conservatória...? Normalmente uma semana é tempo suficiente...
    Se ainda não sabe...Pode usar as ferramentas de rastreamento dos correios para verificar isso...!

    Quando souber que o processo já foi recebido pela Conservatória...(SE ELES NÃO TE ENVIAREM EMAIL COM O Nº DO PROCESSO)... aguarde duas semanas e solicite através do site da ctt.pt informação sobre o seu Vale Postal. (se já foi sacado)...Pois a sequência costuma ser : AVALIAÇÃO INICIAL DOS DOCUMENTOS >>> SAQUE DO VALE POSTAL >>> NUMERAÇÃO DO PROCESSO...

    Se a resposta quanto ao saque do Vale Postal pela Conservatória for POSITIVA...Já pode ligar na LINHA DE REGISTOS para obter o Nº do PROCESSO...

    LINHA DE REGISTOS : 00 XX 351 211 950 500 - (XX = Nº da operadora)...OPÇÃO 1 e...>>>> OPÇÃO 1 (você diz o NOME do REQUERENTE e a DATA de NASCIMENTO)

    PS...:Você deve acompanhar com atenção sua caixa de entrada de email nessa fase...Pois se o processo cair em exigência...é por esse email que eles costumam entrar em contato com o requerente...Para que então sejam tomadas providências que se fizerem necessárias...

    PPS...: Se você não quiser **rastrear** seus Documentos e/ou Vale Postal... Pode tentar ligar direto na LINHA DE REGISTOS...Mas como as vezes eles demoram um pouco para atender...essas chamadas podem ficar bem caras...Por isso eu só costumo ligar depois de ter certeza que o Vale Postal já foi sacado...


    Boa Sorte...
  • Regiani...

    Esqueci de dizer também que nos Vales Postais que fiz...(Dos 3 Processos), eu coloquei o email válido do REQUERENTE.
  • Obrigada pelos esclarecimentos @Nilton Hessel e @Vlad Pen (Aquisição, respondendo sua pergunta). Estou saindo agora para postar DHL.
  • Bom dia pessoal,

    @NiltonHessel, obrigado pelos esclarecimentos. Quando liguei para a Linha de Registros, eles me informaram que o processo se encontra "deferido" e "aguardando lavrar o registro no livro", assim sendo, eles ainda não teriam como me fornecer o número. Estamos aguardando ansiosamente, penso em esperar umas duas semanas e ligar novamente para ver se algo mudou! Hehehehe...

    @Regiani Scharlack, boa sorte na empreitada, fico na torcida de que dê certo e seja breve! :-P

  • Pessoal, tenho visto que as pessoas tem receio de colocar o número do processo aqui, substituindo alguns números por XX, existe algum motivo para isto? Esta informação pode ser utilizada de forma prejudicial?
    Pergunto pois digo o número dos processos abertamente, para dar a referencia de tempo entre serem recebidos e finalizados.
  • Olá prestativo @Nilton Hessel.
    Você escreveu que seria possivel rastrear o saque do vale postal conforme abaixo:
    "solicite através do site da ctt.pt informação"
    Porém não encontrei neste site a opção .... onde foi que errei?
    :(
    Abs
  • @Alexandre_L

    Na verdade existe um malandro pra tudo... Meu processo por exemplo e 100XX/17 recebido em fevereiro deste ano pela ACP do Porto. Acredito que mesmo com os "XX" seja possível termos uma ideia de evolução!

    Uma pena na verdade terem poucos relatos neste tópico sobre a evolução de cada um...

    Acredito que as pessoas usam o fórum sim, mas poucas acompanham diariamente!

    Seria legal todos que passarem por aqui deixarem as suas datas de envio e número de registro junto a conservatória ou central que estão seus processos.

    A ansiedade e grande, ainda mais quando o processo já está todo aprovado e agora só depende do conservador lavrar o meu registro.

    Abs
  • @Regian Scharlack

    Consegui ter a confirmação do saque na agência dos correios em que eu fiz o envio, falando direto com o gerente da agência que fez a consulta
  • Oi @Regiani Scharlack...

    Para consultar o status do VALE POSTAL aguarde de 15 a 20 dias após o envio e então vá á página da ctt.pt...abrindo *CONTATOS* na parte inferior da página vocês encontram um espaço destinado para tirar dúvidas/perguntas frequentes...etc...preenche então esse campo com sua solicitação de consulta do *Status de Vale Postal Internacional*...Coloque TODOS os dados do VALE em questão...

    No meu caso, responderam uns 3 dias depois da minha solicitação...

    ¨...Bom dia.

    Agradecemos o seu contato o qual mereceu a nossa melhor atenção.

    O vale remessa 0100XXXXXXX que em Portugal tomou o número 55XXXX de XX.02.2017 foi pago ao destinatário em XX.02.2017.

    Gratos pela compreensão para os nossos esclarecimentos, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.¨

    ***É importante colocar na solicitação TODOS os dados do Vale Postal...

    https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3

    Boa Sorte...!!!
  • editado May 2017
    @loureirofelipe1983,

    Meu processo de atribuição, enviado pelo correio, foi recebido pelo ACP em 17/03/2017, nº 140XX-2017, e aguarda que seja feito o registo. Não sei exatamente o que quer dizer "aguarda que seja feito o registo".

    Será que alguém saberia informar?
  • @Janice Picchi,

    já foi aprovado e assinado pelo conservador.
    Resta apenas que se crie o seu registo no sistema.
    Desta ação, será gerada a certidão portuguesa e será enviada para sua residência.
    Terminando... Parabéns!
  • @Marcia, será certeza? Que maravilha, vamos torcer!!

    Não sei se lembra do meu caso, nome da minha avó divergente. Só tenho a agradecer todos vocês pela grande ajuda.

    Quando tiver notícias, posto aqui.
    Abraço
  • @Marcia, se estiver encerrando, veja que rápido:
    Recebido no ACP Porto 17/03/2017. No dia 18/04 tive a informação que aguarda o registro.
    Até aí 1 mês!!
  • Lembro sim, @Janice Picchi.
    Com certeza, se está para registo, é isso que comentei.
    Espero, entretanto, que a Linha Registos tenha te informado certo.
  • Alguém com processo finalizado na ACP do Porto este ano?

    Qual seu número de processo?
  • Bom dia @loureirofelipe1983,

    Como postei anteriormente, demos entrada no processo do meu pai, na ACP do Porto, no dia 03/02/2017.
    Hoje se encontra "Deferido", aguardando penas lavrarem a certidão de nascimento, fiz esta consulta no dia 02/05, então estou aqui na maior ansiedade para ligar novamente, mas me controlando. Hehehehe...

    N° DO PROCESSO 69XX/17
    03/02/2017 - PROCESSO RECEBIDO NA CONSERVATÓRIA DO PORTO
    02/05/2017 - PROCESSO SE ENCONTRA COMO DEFERIDO (não sei exatamente a quantos dias)

    Será que já esta em tempo de fazer uma nova consulta?

    Atenciosamente,
  • Atualizando para que possamos ter noção do andamento dos processos neste tópico!

    ACP do Porto
    Processo de aquisição:
    N° DO PROCESSO 69XX/17
    03/02/2017 - PROCESSO RECEBIDO NA CONSERVATÓRIA DO PORTO;
    02/05/2017 - PROCESSO SE ENCONTRA COMO DEFERIDO (não sei exatamente a quantos dias);
    03/05/2017 - LAVRAM O ASSENTO DE NASCIMENTO;
    FINALIZADO!

    Obrigado a todos, em especial a @Nilton Hessel, pela ajuda com diversas informações e incentivo!
    Agora é criar cada vez mais laços com Portugal, aguardar a regulamentação da novo lei para netos e torcer para que seja favorável a todos os bisnetos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.