Certidão de inteiro teor: apostilada ou não?
Estou iniciando o processo de dupla cidadania para meu pai, que é filho de mãe portuguesa. Estou solicitando as certidões de nascimento brasileiras de inteiro teor através do site Certidão Online, porém nele são disponibilizadas diversas opções e não sei quais seriam as ideais para o processo.
- Ela deve ser apostilada?
- É melhor pedir cópia escaneada ou cópia autenticada? Ou nenhuma das duas?
- Devo pedir com reconhecimento de firma do escrevente da certidão?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@mariairume
Não peça pelo Certidão Online, que é um simples intermediário.
Peça direto no site do cartório onde o seu pai está registrado - vai economizar um dinheiro. Além disso, algumas pessoas relatam experiências ruins com esses intermediários.
Respondendo a suas perguntas:
Reconhecimento de sinal público — Fórum Cidadania Portuguesa
Certidão inteiro teor nascimento deve ter reconhecimento de firma? — Fórum Cidadania Portuguesa
Necessidade de Sinal público — Fórum Cidadania Portuguesa
Estou iniciando o processo de dupla cidadania pra meu pai (nascido em 1970), que é filho de mãe portuguesa (nascida em 1942; já estou com a certidão dela), para depois iniciar para mim (nascida em 2002) e para minha irmã (nascida em 2010) como filhas dele, mas estou com várias dúvidas básicas sobre nosso caso.
Agradeço desde já!
@eduardo_augusto
Muito obrigada! Seguirei suas dicas.
@Admin
pode por favor unificar as discussões?
Certidão de inteiro teor — Fórum Cidadania Portuguesa
e
Certidão de inteiro teor: apostilada ou não? — Fórum Cidadania Portuguesa
----------------
@mariairume
por favor evite criar um tópico novo para cada pergunta. deixando tudo junto facilita a sua vida e a das pessoas que querem te ajudar.
@mariairume
As certidões de nascimento de inteiro teor tem prazo de validade (por exemplo, deve ser emitida há até um ano)? Estou solicitando a certidão de nascimento de inteiro teor para ele e gostaria de saber pois quero pedir logo também a minha e da minha irmã, porém não sei se elas ainda estarão válidas até o processo dele ser concluído.
As certidões devem ter menos de 1 ano da data da emissão.
Na certidão de nascimento da mãe portuguesa dele ainda consta o nome de solteira, porém na certidão de nascimento do meu pai consta o nome de casada. Isso gera um problema de incongruência entre documentos? Como devo proceder?
A solução para isso é a transcrição do casamento da mãe portuguesa.
Caso o declarante do nascimento do meu pai tenha sido seu avô (pai português da mãe portuguesa) ainda seria necessário transcrever o casamento dos pais dele?
Nesse caso, uma vez que o seu pai foi registrado por um terceiro, é essencial fazer a transcrição do casamento. Pelo menos, isso também resolve o problema da pergunta acima...
Nesse caso, seria necessário emitir outra certidão para ele depois da transcrição?
O nascimento dele não muda. Para te dizer como fazer a transcrição, por favor me diga em que estado você mora, pois as instruções mudam dependendo se você for fazer a transcrição em um consulado (cada um com suas regras), ou direto em Portugal.
@eduardo_augusto
Claro, me desculpe. Ainda não estou acostumada a utilizar fóruns, tentei editar essa discussão para incluir as outras perguntas mas não soube como. Farei corretamente de agora em diante.
Eu moro em São Paulo e meu pai no Rio de Janeiro, então ambos os consulados são opções. Vi em uma discussão recente que é possível enviar o pedido de transcrição de casamento para a CRC do Porto e que tiveram experiências positivas lá. Qual é mais recomendado? Eu e minha família estamos pretendendo viajar à Portugal no meio do ano, acha que talvez valha mais a pena aguardar e entregar os documentos presencialmente?
@mariairume
Faça pelo consulado do Rio de Janeiro. Depois que eles recebem os documentos, se estiver tudo correto, eles enviam os dados para o pagamento. Depois de pago, em 2 a 3 semanas fica pronto.
Agora, você deve seguir exatamente as regras da página do Consulado:
Registo Civil / Nacionalidade - Lista de atos Consulares - Informação geral - Assuntos consulares - Consulado Geral de Portugal No Rio de Janeiro
Eu e minha família estamos pretendendo viajar à Portugal no meio do ano, acha que talvez valha mais a pena aguardar e entregar os documentos presencialmente?
Não, mande os documentos pelos correios. Mais rápido. A menos que você tenha uma curiosidade turística de conhecer o serviço público português, passar um tempo na fila conversando com as pessoas. Sim, tem gente que gosta disso, né... mas não tem vantagem nenhuma entregar presencialmente, o tempo de processamento é o mesmo.
@eduardo_augusto
Certo! Em breve trarei atualizações do processo de transcrição de casamento. Muito obrigada pela ajuda!!
Falando com minha tia-avó, que também é portuguesa, descobri que por volta de 2010 tanto ela quanto minha avó emitiram passaportes portugueses e nesse processo precisaram retificar vários documentos. Pelo o que me lembro, nesse passaporte já constava seu nome de casada e seu estado civil como "viúva". Como posso consultar se o casamento de minha avó já foi transcrito para Portugal?
@mariairume
Basta pedir a certidão de nascimento de sua avó pelo civil online. Se o estado civil estiver atualizado, constarão dois averbamentos no final da certidão, um informando o casamento e a mudança de nome, o segundo informando o fim do casamento pelo óbito do cônjuge.
Como solicitar certidões pelo civilonline
@ecoutinho
Eu já pedi a certidão dela pra obter o número de assento de nascimento. Só o que consta ao fim da certidão é isso:
O/A 2º Ajudante, António José Alves Pinto , Por competência própria
Processo n.º 47/ 2012
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Assento de Nascimento 17/2012, Conservatória do Registo Civil/Predial/Comercial de Tabuaço
Cota : Informatização do assento nº 88/1942, lavrado em 08 de Maio de 1942, na Conservatória de Tabuaço - 2012-02-16
No entanto, eu solicitei com o nome de solteira dela. Para encontrar deveria ter sido solicitada a certidão com o nome de casada?
@mariairume
No entanto, eu solicitei com o nome de solteira dela. Para encontrar deveria ter sido solicitada a certidão com o nome de casada?
Vc já encontrou o assento de nascimento dela. Se não consta o averbamento é pq o casamento não foi transcrito.