Necessidade de Sinal público

Bom dia! Estou iniciando um processo de nacionalidade de neto de português. Minhas certidões de nascimento (digitada e reprográfica) em inteiro teor foram apostiladas (em outro cartorio que não onde foram tiradas as certidões) mas não foram feitos os sinais públicos.

No Consulado de Salvador me informaram que é necessário o sinal público

Tentei fazer o sinal publico mas, como já estavam apostiladas, não foi possível alterar o documento. Ou seja, para fazer o sinal público tenho que tirar novas certidões além de apostilar novamente o que gera um grande custo pois são duas certidões

Como moro em SP e o cartório de registro do meu nascimento é em Salvador, o trabalho é ainda maior.

Minha dúvida é se realmente é necessário o sinal público ou se apenas o apostilamento é suficiente.

Agradeço antecipadamente a quem puder ajudar com esta resposta.

Comentários

  • editado January 2023

    @Robertosfg

    Vc não vai fazer sózinho o processo?

    Consulados tem uma burocracia maior. E v c mora em São Paulo, pq está envolvendo o de Salvador?

    E o apostilamento sobrepõe ao reconhecimento de firma do escrevente.

    Vc pode apostilar certidões em qualquer cartório mesmo que sejam emitidas por outros cartórios

  • @mabego obrigado!! Vou fazer sozinho mas como tinha esta dúvida tentei ligar para o consulado de SP mas é impossível falar por telefone. Como minha irma tinha feito em Salvador (usou o consulado para reconhecer a assinatura do formulário) me deu o número e la consegui falar.

    Assim sendo vou enviar a documentação sem o sinal público!!

    abcs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.