Posso pedir a cidadania dos meus filhos menores e da minha esposa junto com a minha?
Olá a todos.
No fim do ano passado, saiu a cidadania da minha mãe. Agora pretendo tirar a minha e estou avaliando a possibilidade de, num mesmo processo / pedido, requerer a minha cidadania (formulário 1C p filhos maiores) e dos meus filhos (1C p filhos menores - 5 anos e 1 ano). Poderia requerer p minha esposa também? Qual seria o formulário p ela?
Desde já muito obrigado pela atenção!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@nafe
Agora pretendo tirar a minha e estou avaliando a possibilidade de, num mesmo processo / pedido, requerer a minha cidadania (formulário 1C p filhos maiores) e dos meus filhos (1C p filhos menores - 5 anos e 1 ano).
Cada pessoa faz um processo separado. Até metade do ano passado aceitavam mandar o pedido do pai e o do filho junto para aprovarem "em cascata", eu mesmo fiz isso no meu e de minha filha, mas desde julho passaram a recusar e indeferir se mandar eles "encadeados" (apensados), então terá que fazer do jeito "normal", uma geração por vez. Primeiro você, depois quando sair o seu pede dos seus filhos.
Mande para o Arquivo Central do Porto, um processo de filho lá é analisado/aprovado em aproximadamente 1 ano se a documentação estiver toda correta.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C
Poderia requerer p minha esposa também? Qual seria o formulário p ela?
Não. Para sua esposa ter direito primeiro você precisa se tornar português, depois disso você precisa transcrever o casamento de vocês e só então ela pode entrar com o pedido dela.
Para cônjuge o formulário é o "modelo 3". tem o guia abaixo, mas só vai ser possível mandar lá pelo final do ano que vem (+ ou - 1 ano para aprovar o seu, mais uns 3 meses para transcrever o casamento de vocês caso ela seja sua 1a esposa, se for 2o casamento precisará homologar o divórcio antes de poder transcrever o 2o casamento e assim vai).
Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3
Boa sorte
Seus filhos só poderão solicitar pelo 1C depois que você obtiver a sua cidadania. Eles até podem pedir como netos agora, mas demoraria mais do que pedir como filho depois da sua sair. Sua esposa também só vai poder pedir depois de sair a sua e depois de transcrever o casamento de vocês.
Teve uma época que estavam tentando fazer assim pedindo apensação dos processos, mas já tem norma dizendo que apensação não se aplica nesses casos.
Ou seja, terá que fazer o seu primeiro e depois da esposa e filhos.
@ecoutinho e @SergioM, muito obrigado pelo esclarecimento!
Eu ia mandar p CRC Lisboa. Bom saber q no Arquivo Central do Porto é mais rápido.
Eu posso enviar as documentações minha e do meu irmão em uma mesma correspondência internacional, tipo DHL? Dentro da embalagem, eu separaria em dois envelopes pardos com a documentação de cada um. Pode dar problema fazer assim? Imagino q saia mais barato.
Obrigado
@nafe
Eu ia mandar p CRC Lisboa.
Lisboa ainda está analisando processos de filhos que chegaram lá em Fev/2022. Para filhos você tem a opção de mandar para o Porto. Cônjuge infelizmente só Lisboa pelo que sei.
Eu posso enviar as documentações minha e do meu irmão em uma mesma correspondência internacional, tipo DHL?
Sim
Dentro da embalagem, eu separaria em dois envelopes pardos com a documentação de cada um. Pode dar problema fazer assim?
Problema algum. Faça exatamente como você mesmo disse: Cada processo dentro de um envelope separado, dentro de um único envelope da DHL.
perfeito, @ecoutinho, obrigado!