Certidão de Nascimento, de batismo ou passaporte do meu Bisavô

13»

Comentários

• editado March 17

@Mauri pela transcrição acima parece que sim, este Matheus se casou 2x e faleceu em 1962 nos Açores. Provamente o passaporte para o Brasil é deste mesmo Matheus… resta saber se ele é o Matheus “Pontes” que casou tbm em 1927 no RJ ou apenas um homônimo. Este registro tem muitas coincidências (mesmo nome, mesma data nascimento, passaporte para o Brasil etc). Se no(s) casamento(s) e óbito dos Açores o sobrenome for o mesmo e houver nome de pais condizentes com os declarados no Brasil isso seria um forte indício de que não se trata de homônimo…

outra coisa que pode fazer paralelamente é pedir cópia do prontuário de estrangeiro (RNE) dele no Arquivo Nacional, talvez tenha alguma pista

• @AlanNogueira não faço ideia de como solicitar cópia do prontuário de estrangeiro (RNE) no Arquivo Nacional, digo de forma online.

Poderia ser solicitado online ou teria que ser com consulta presencial no RJ? Teria como orientar, por favor.

Sobre casamento religioso dele com a Maria Christina e busca na Cúria Metropolitana do RJ, seria impossível, porque só teria sido realizado o casamento no civil, segundo informações de parentes mais antigos. Parece que o casamento deu-se de forma urgente, tiveram uma filha nascida em 05.09.1927 e o casamento foi no dia 28.11.1927.

• @Mauri pode ser presencial ou on-line (procure por “módulo de atendimento à distância arquivo nacional” no Google que aparece o link direto. As últimas vezes que pedi da minha família já tem um bom tempo, na época demorou uns 3 meses pra responderem e cobraram uma pequena taxa de alguns dos meus pedidos (algo como 1 real por página digitalizada). Acredito que presencialmente possa ser mais rápido…

Quanto ao casamento religioso eu procuraria ainda com essa história… em 1927 a influência da igreja era gigante e os portugueses muito religiosos. Note que o fato de ter tido filho não é impedimento na esfera eclesiástica, tanto que muitas vezes encontramos casamentos religiosos onde os noivos “legitimam” filhos havidos antes do casamento…

• @AlanNogueira

Atualmente, estão até que bem rápidos. Recebi uma resposta à minha solicitação no dia seguinte (isso há uns quatro meses). Digitalizaram o prontuário e mandaram-mo pela plataforma em dois dias.

• @carlasimone que boa notícia, obrigado por compartilhar!

• @AlanNogueira @carlasimone já fiz a solicitação, obrigada.

Também solicitei a Pesquisa no Assento de Batismo do Matheus, da Praia da Vitória (Santa Cruz) - Ilha Terceira.

• @Mauri otimo, espero que encontre. Quanto a busca na Ilha terceira seria dos 2 casamentos e obito de Matheus, o assento de batismo já lhe enviei a imagem acima.

• @AlanNogueira assim que puder ter ciência dos nomes e locais, averbados no Batismo, vou poder solicitar as buscas dos casamentos e óbitos da esposa e dele. Solicitei Narrativa/Digitada, Inteiro Teor.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.