Certidão de Nascimento, de batismo ou passaporte do meu Bisavô
Caros, boa tarde!
Procuro documentação do meu Bisavô, Manoel José Diniz, que nasceu por volta de 1864 de Portugal e veio ao Brasil ainda pequeno. A certidão de casamento ocorrido no Brasil , informa que foi batizado em Mirandella (bispado de Bragança), porém não tive sucesso em encontrar o documento.
Seus pais são:
Pai: Joaquim Diniz
Mãe: Maria da Silva Diniz
Agradeço , antecipadamente, qualquer auxilio.
Danielle
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Danicrodrigues
Freguesia e Concelho de Mirandela, Distrito de Bragança
Manoel José https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1205599 imagem m0026.tif
@Danicrodrigues Encontrei o registro de batismo de Manoel José, feito na Freguesia de Mirandela em 15/11/1963, constando ser filho ilegítimo de Joaquim Diniz ( solteiro) e Maria da Silva (solteira).
Ver em https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1205599 tif 0026
@Danicrodrigues
Em tempo, naquela época filhos ilegítimos eram aqueles concebidos fora do casamento.
@AlanNogueira e @Nairolasai
Agradeço, profundamente, a ajuda!
@AlanNogueira e @Nairolasai
Muito obrigada!
Olá a todos!
Estou tentando ajudar mais uma pessoa do vínculo familiar.
Desta vez seria meu ex-genro, que estaria algum tempo com outros primos a procura do Assento de Batismo ou dados do Passaporte de português seu bisavô, o caso parece complicado, de acordo com alguns dados de pesquisas realizadas.
A Atribuição de cidadania portuguesa seria para sua mãe a neta dos portugueses, para que possa depois atribuí-lo como filho.
Bisavó - Maria Christina - 16/09/1900 - Assento nº 12 do Arquivo Distrital de Vila Real - Chaves - Soutelo, Fls. 5 e 5V de 23/09/1900 - Certidão Óbito 13/02/1988 - 12ª Circunscrição - RJ
Filiação: José Affonso Carrazedo e Germana Affonso - avós paternos: Francisco Affonso e Anna Joaquina Carrazedo - avós maternos: Candido Affonso e Anna Chaves;
Bisavô - Matheus Pontes - 14/02/1902, segundo Certidão de Casamento da 5ª Circunscrição - RJ (28/11/1927) e Certidão de Óbito (29/06/1942)
Filiação: Francisco Ignácio Martins e Rita da Conceição.
Não sabemos dados do seu local de nascimento, nem passaporte, a única informação que foi passada por familiares antigos que poderiam ser da Ilha Terceira nos Açores.
Com o casamento em 1927, a bisavó adotou o nome: Maria Christina Pontes.
Filhos deste casamento: Antonio Matheus Pontes (12/04/1935) - Nascimento 7ª Pretoria Cível, Maria Cristina Pontes Pinato, Isaura Pontes, Ivone Pontes Santos, Matheus Pontes Filho, José Matheus Pontes (27/04/1938) Nascimento 7ª Pretoria Cível, Henrique Matheus Pontes e Leduvina.
O problema estaria de não encontrarmos o Assento do Matheus (bisavô) e confirmarmos esse sobrenome/apelido adotado no Rio de Janeiro, Pontes.
Temos outra questão voltada para a Certidão de Nascimento do avô do meu ex-genro, filho dos portugueses, Matheus Pontes Filho.
Em sua identidade (IFP) antiga guardada sem anotação do cartório, aparece data nascimento: 27/04/1938, a mesma data de nascimento do irmão José Matheus Pontes e mesma filiação.
Não conseguimos achar a Certidão de Nascimento com nome Matheus Pontes Filho.
Nas Certidões de Casamento (1º Distrito/Nilópolis-RJ) e Óbito (28/10/2016), seu nome aparece: Matheus Pontes Filho, filiação: Matheus Pontes e Maria Christina Pontes.
Cônjuge: Joana Santiago Pontes.
Por favor, solicito auxílio na busca de algum dado que possa elucidar e ajudar.
@Mauri
Alguem indexou no Family Search que ele seria da Praia da Vitória, nascido em 1902:
Porém olhando este assento indicado, consta que Matheus era filho de pais incognitos e há um casamento averbado com outra mulher (a letra do averbamento está muito pequena e dificil de entender): https://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-SANTACRUZ-B-1900-1911/TER-PV-SANTACRUZ-B-1900-1911_item1/index.html?page=105
Também anexaram o passaporte dele para o Brasil, já com o sobrenome Pontes e ainda com pais incognitos: https://www.familysearch.org/pt/tree/person/memories/GLTF-Q65
Quanto ao nascimento do filho, imaginei que Jose Matheus Pontes pudesse ser gêmeo dele (mesmos pais e data de nascimento...) mas olhando seu registro de nascimento não tem nenhuma anotação quanto a isso; também verifiquei o registro anterior e posterior para ver se tinha o do Matheus Pontes Filho (como é comum com gemeos, registrados na sequencia) mas não, são de outras pessoas...
@AlanNogueira
Uma pessoa da família disse que o Matheus Pontes Filho teria alterado o nome, retirado o José e colocado Filho, quando fez o alistamento militar, acho bem estranha essa possibilidade. Caso tenha ocorrido poderia explicar, mas teria que existir em seu livro de registro no cartório, averbada a mudança no nome e ter acontecido processo administrativo para tal.
A anotação estaria realmente bem pequena no assento que você encontrou.
Entrei em contato com o antigo IFP via e-mail, para ver se informariam algum dado dele quando fez a identidade.
Obrigada.
*algum dado na identidade antiga do Matheus Pontes Filho.
@Mauri voce chegou a pedir no cartório a certidão em inteiro teor deste "José Matheus Pontes"? Se houve alguma alteração "formal" ela deve estar averbada neste documento...
@AlanNogueira
Vai ser solicitada, ainda mais com a possibilidade informada.
Obrigada.
@AlanNogueira
Temos o Assento da bisavó, Maria Christina Pontes, procuramos o Assento do Matheus Pontes para a possibilidade de ter que ser feita a Transcrição do Casamento, por serem os dois portugueses. E agora, se for ele mesmo, esse do Passaporte e Assento, não teria a confirmação de filiação, somente a origem.
Pelo visto, vai ter que ser realizado o pedido como neta sem a transcrição e aguardar a exigência.
Temos ainda que descobrir sobre a certidão de nascimento do filho, que estaria confuso também.
@Mauri
Há varios caminhos, um outro poderia ser por exemplo tentar no Brasil a alteração de todos os registros posteriores para excluir os pais de Matheus Pontes, retornando à informação do batismo de "pais incognitos" (acredito que teria que ser judicial). Ainda assim há a questão do casamento averbado em Portugal a considerar, não analisei as datas pois está dificil de ler mas talvez seja caso de bigamia ou até mesmo se trate de algum homonimo...
E ainda tem a questão da certidão do filho no Brasil, que nao se sabe como "mudou de nome"...
Este caso tem muitos complicadores, talvez seja o caso de procurar auxilio de algum profissional experiente de sua confiança, eu pessoalmente não me sinto seguro para aconselhar o que fazer nessa situação :-(
@AlanNogueira
Bem desafiador mesmo esse caso.
Obrigada pelas dicas e informações!
@AlanNogueira
Bom dia.
Parece ser esse Matheus Pontes um homônimo mesmo, porque o casamento averbado em seu Assento de Batismo de Açores/Terceira/Praia da Vitória, tem data de 23/01/1928 e temos a Certidão de Casamento do Matheus Pontes com a Maria Christina da 5ª Circunscrição/RJ, datada de 28/11/1927, Termo 457, Livro B-54, Fls 88V e 89.
@Mauri com as histórias da família de que ele era dos Açores? E a mesma data de nascimento? Tendo esse Mateus dos pais incógnitos tirado passaporte para o Brasil? Não sei mas já cogitou que possa ser caso de bigamia?
@AlanNogueira
Até pode ser bigamia. Mas, o que estaria estranho seria por aparecerem os nomes dos pais: Francisco Ignacio Martins e Rita da Conceição.
Em sua Certidão de Casamento, Certidões de Nascimentos dos filhos e Certidão de Óbito, algum documento teria sido apresentado com esses nomes nestas ocasiões. Como ele teria criado uma filiação?
Isso seria bem inexplicável.
@Mauri provavelmente tudo deve ter sido feito por meio de declaração dele, acompanhado de “testemunhas” isso era muito comum na época. Ser filho de pais incógnitos ou filho ilegítimo era algo mau visto na sociedade da época, ele pode ter declarado essas pessoas como seus pais no Brasil, seja inventando ou seja colocando nome do casal que o tenha de fato criado e considerasse como pais. Tentei decifrar um pouco mais da anotação no batismo e parece que a esposa portuguesa faleceu no mesmo ano que se casou (1928) o resto não entendi bem. A tese de ser homônimo me parece cair por terra diante do que listei pra vc na última mensagem…
Mais estranho ainda é o filho que “mudou de nome” para isso não vejo explicação logica
@Mauri @AlanNogueira Só a título de curiosidade, essa situação de mudar o nome em algum momento da vida, assim do nada, também aconteceu com meu pai. Ele sempre usou um nome que era o nome completo do pai acrescido do Filho. Em todos os documentos era esse nome (identidade, título eleitor, certidão de óbito, certificado de reservista, certificado de 1ª comunhão, minha certidão de nascimento, minha identidade etc). No meu processo de obtenção de nacionalidade precisei tirar a certidão de nascimento dele na cidade do interior onde ele nasceu e, para minha surpresa, constava outro nome! Na certidão tinha tb o sobrenome da mãe e só o último sobrenome do pai. Daí eu não tinha como provar que ele era meu pai, pois em todos os meus documentos era outro nome! Precisei ir à Justiça que autorizou alterar a certidão de nascimento dele colocando o nome com o qual ele foi conhecido em todos os seus documentos durante grande parte da vida.
@Nairolasai
Obrigada pelo seu relato a respeito da mudança de nome, muito bom saber.
@AlanNogueira
Sobre a questão da localidade de nascimento ser nos Açores, pelo que pude entender, foi alguém que pode ter achado o mesmo Matheus Pontes da Praia da Vitória e estaria relacionando ao da família.
@Mauri pelo seu relato achei que era história da família. Mas a mesma data de nascimento (exata inclusive) e um nome não tão comum (Matheus Pontes). Além disso, é comprovado que esse Matheus da Praia da Vitória/filho e pais incógnitos tirou passaporte para o Brasil com o nome de Matheus Pontes. Analisando bem acho que hipótese de ser homônimo não se sustenta mais… pra mim é o batismo dele mesmo.
@Mauri @AlanNogueira Consegui "traduzir" boa parte do texto da averbação, ainda com algumas lacunas:
"O casamento referido no amendamento supra foi dissolvido pelo falecimento do cônjuge xxxx da Encarnação, falecida a 15 de dezembro de 19128, na Freguesia de Lages, deste Conselho (assento número 358, do ano atrás??? desta Conservatória), tendo o registrado casado com Eva??? da Encarnação de 21 anos, natural de Lages, filha de Fernando ? Vianna da Silva (Souza??) e Maria dos Remédios no (local ilegível) a 2 de janeiro de 1930 (assento número 85, do dito ano, desta Conservatória) e falecido pelas 17 horas de ontem na Freguesia de Santa Cruz deste Conselho (assento número 145 de hoje, desta Conservatória). Em 17 de maio de 1962"
Pelo que consegui ler parece que esse Matheus casou-se novamente e faleceu nos Açores em 1962 ???????
@Nairolasai
Interessante a historia do seu pai, realmente antigamente nao havia tanto controle e as pessoas as vezes aprontavam umas coisas dessas, deve ter sido uma dificuldade para descobrir e principalmente para consertar! Ainda bem que deu tudo certo!
Quanto a transcricao que voce fez do averbamento parece ser por ai mesmo, achei bem confuso pq normalmente fazem averbamentos diferentes para cada ato, mas neste caso misturaram tudo. Talvez para entender melhor a historia seria necessario a @Mauri pedir no artuqivo distrital / conservatoria certidao de todos esses registros - o do batismo (onde provavelmente irao transcrever corretamente este averbamento) e os 2 casamentos de Portugal / obito da esposa / obito dele... e tentar ir montando esse quebra-cabeças...
@Mauri alguem mais velho da sua familia que conheceu esse senhor ou sua historia saberia dizer se ele vivia viajando constantemente para Portugal ou se em algum momento da vida se mudou em definitivo para la? Tente levantar essa informacao, apesar de nao ser uma fonte totalmente fiável pode talvez ajudar a compreender a dinamica dos registros...
@Nairolasai
Que bom que conseguiu decifrar mais alguns dados. O Matheus Pontes faleceu no RJ em 29/06/1942, 40 anos de idade.
@AlanNogueira
Vou tentar saber mais dados com meu ex-genro, perguntar aos tios mais antigos vivos.
@Mauri a anotação está muito difícil de ler, não entendi se a pessoa falecida em 1962 é a segunda esposa ou o próprio Matheus… se for o próprio então a situação fica ainda pior diante do registro de óbito dele no Brasil em 1942… tente pedir certidão desses casamentos e óbito de Portugal pra ver se vem alguma luz 💡
Boa tarde !
Peço desculpas por entrar na discussão de vcs, mas estou tentando localizar os meus bisavós portugueses:
FERNANDO DE AGUIAR - Filho de JOÃO DE AGUIAR E MARIA JOSÉ DE JESUS AGUIAR - Óbito no RJ com 58 anos em 27/06/1962
AMÉLIA DA COSTA AGUIAR - Filha de SIMÃO AFONSO DAS ÁGUAS E EPHIGENIA DA COSTA -Óbito no RJ com 83 anos em 29/05/1990.
Se alguém conseguir me ajudar, ficarei imensamente agradecida, pois não tenho nenhum expertise.
@AlanNogueira ,
Vi aqui no Fórum que vc é um dos foristas com melhor expertise nesse assunto. Consegue me ajudar?