Certidão Nascimento Bisavô

Olá, boa tarde.

Estou procurando a certidão de nascimento do meu bisavô, só encontrei de casamento e óbito já no Brasil. 

As informações que tenho, são: 

Nome: Antônio Figueiredo

Nascimento: por volta de 1895

Mãe: Maria José

Pai: José Figueiredo 

Na certidão de casamento consta que ele é de Canas de senhorim, mas é muito difícil decifrar as letras rs

esse é o link da certidão de casamento que achei

Alguém pode me ajudar? :)

Comentários

• @amandarezender

Deve ser este:

Assento 37, 1894, freguesia Canas de Senhorim, concelho Nelas, distrito Viseu

https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1256527 tif 37

• Guilherme,

Obrigada! Para saber se realmente é esse documento só entrando em contato com o cartório da região?

• @amandarezender

Amanda, naquela época os registros eram feitos somente nas igrejas. Não parece haver dúvidas de que o documento apontado pelo Guilherme esteja correto. Pena que na certidão de casamento do Antonio Figueiredo não tenha sido mencionados os avós dele para fechar melhor o circuito.

Na certidão de nascimento das filhas do Antonio são mencionados os avós ?

Entendo que vc possa dar continuidade no processo, mas aconselho antes a retificar a certidão de casamento do Antonio e talvez a de nascimento das suas filhas para incluir o nome completo do pai dele, como consta no registo de batismo indicado pelo Guilherme, ou seja, José Figueiredo Mourilha. Eu tive que fazer isso na certidão de nascimento do meu pai que estava com o nome errado da minha avó.

• @Nairolasai

Obrigada pelo retorno.

Sim, na certidão da filha consta o nome dos avós, mas está sem o Mourilha.

Nesse caso, eu preciso solicitar uma cópia no registro online de Portugal, e retificar a certidão de casamento do Antonio e nascimento das suas filhas para incluir o nome completo do pai dele no cartório do Brasil?

• @amandarezender

Amanda, entendi que vc esteja querendo obter a cidadania para um neto/neta do Antônio. Quando essa pessoa apresentar a certidão de nascimento de uma filha dele, Sylvia por exemplo, vai haver uma diferença nos nomes dos avós dela entre a certidão de batismo do Antônio e da certidão de nascimento dela. Isso aconteceu comigo e caiu em exigência.

O que sugiro vc fazer (foi o que eu fiz) é dar entrada no processo assim como está para ganhar tempo, e, em paralelo, com calma, retificar a certidão de nascimento da Sylvia (ou Isaura, se for o caso) . Deve demorar 2 anos ou mais até o momento do processo ser analisado. No meu caso (neto de português) demorou 3 anos para o funcionário pegar o processo para analisar. Ele apontou uma diferença no nome da minha bisavó entre a certidão de nascimento do meu pai e a certidão de nascimento do meu avô português. Como eu já havia feito a retificação, por prevenção, enviei a certidão do meu pai com o nome da minha bisavó corrigido e, em uma semana, o processo foi concluído.

No meu caso precisei de um advogado para fazer a retificação judicialmente, mas vc pode ir antes no cartório de registro da Sylvia (ou Isaura se for o caso) se informar. Para retificar, sim, vc vai precisar da certidão de batismo do seu avô que o Guilherme apontou anteriormente neste tópico.

Percebi também que o nome da mãe do Antônio aparece na certidão dele como Maria José e em outros locais como Maria José Xavier.

Neste Fórum, na aba "Guias e Informações úteis" vc vai encontrar os documentos necessários para cidadania de netos :Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D.

Boa sorte!

• Oi pessoal, boa noite.

Poderiam me ajudar com um novo documento? Seria a certidão de nascimento de José Pinto da Silva de Portugal.

Eu só tenho a certidão de óbito dele que não constam muitas informações.

Obrigada!!

• @amandarezender qual o seu parentesco com José Pinto da Silva?

• oi Alan,

Sou bisneta, ele é avô do meu pai. Tenho descendência dos dois lados da família (avó e avô paternos), mas estou achando mais fácil achar os documentos do meu avô.

• editado February 18

@amandarezender

José https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1288667 imagem m0023.tif - Sedielos, Peso da Régua, Vila Real

• Muito obrigada, Alan :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.