Atribuição

Bom dia..

Para obter nacionalidade para filho de português, o processo ainda é o mesmo ?

Enviar certidão de nascimento reprográfica

RG

Certidão do pai português

Pagar a taxa

Enviar para ACP Porto

É isso ainda ?

Obrigado a todos

Carvalho

Comentários

• Obrigado...

Só mais uma questão...

Quando fiz a minha em 2019, tudo com a ajuda deste fórum, levou 6 meses o processo.

Hoje, como andam o processos ?

1 ano ?

2 anos ?

Existe alguma forma de fazer em menos tempo ( advogado), ou o prazo é esse...

Obrigado

• editado October 31

@JCCS

Os prazos pioraram bastante de lá para cá. Um processo de filho maior de idade no Arquivo Central do Porto (ACP) leva aproximadamente 1 ano, se for filho menor aproximadamente 6 meses. Se fizer por Lisboa aí pode considerar 3 a 4 anos.

Fazer com advogado não reduz esse prazo, não há muito o que fazer.

• @ecoutinho

Muito obrigado...

• @ecoutinho

Mais uma dúvida...

É solicitado que seja enviada a certidão reprográfica, apostilada... Aquela que geralmente vem com anotações a mão, feitas no livro.

Pedem que, caso estas anotações não estejam muito legíveis ou gerem dúvidas de entendimento, que seja enviada junto, a inteiro teor digitada.

Essa digitada, também seria necessário apostilar ou somente autenticada já serve ?

Obrigado

• Outra pergunta....

Um parente esta indo para Portugal no mês que vem..

Ao invés de eu enviar os documentos aqui do Brasil , via DHL, por exemplo.... Por acaso, se eu der para esse amigo legar com ele e postar lá em Portugal, seria mais barato o custo dd envio, correto ?

Teria algum formato para enviar isso via CTT lá em Portugal ( como no Brasil, tipo Sedex, aviso de recebimento ou algo parecido)???

• editado October 31

@JCCS

É solicitado que seja enviada a certidão reprográfica, apostilada... Aquela que geralmente vem com anotações a mão, feitas no livro.

Pedem que, caso estas anotações não estejam muito legíveis ou gerem dúvidas de entendimento, que seja enviada junto, a inteiro teor digitada.

Essa digitada, também seria necessário apostilar ou somente autenticada já serve ?

O pessoal das conservatórias é mais do que acostumado a ler manuscritos antigos, então se fosse meu processo eu só mandaria uma certidão digitada junto se a reprográfica fosse realmente ilegível (o livro de registros está deteriorado/rasgado etc). Caso contrário deixa eles na conservatória se virarem. A coisa mais fácil que tem é o funcionário do cartório (que tem outras 20 certidões para emitir naquele dia) ler correndo o registro do livro e digitar uma data errada, mudar um nome ou algo assim ao ter que reproduzir frase por frase o conteúdo do registro de nascimento e isso virar uma exigência depois por conta da divergência. Aconteceu comigo com uma certidão de casamento para transcrição e eu só peguei na hora de fechar o envelope antes de mandar (eu já havia revisado 2 vezes antes e tinha passado batido).

Em resumo: eu não mandaria.

Se decidir mandar mesmo assim, apostile. Eu sei que é apenas um documento para auxiliar a leitura da reprográfica, mas se vc pegar um conservador criterioso pela frente ele vai considerar que aquele documento sem apostila é apenas "um pedaço de papel" e pode te fazer perder tempo com uma exigência de um documento apostilado.

Um parente esta indo para Portugal no mês que vem..

Ao invés de eu enviar os documentos aqui do Brasil , via DHL, por exemplo.... Por acaso, se eu der para esse amigo legar com ele e postar lá em Portugal, seria mais barato o custo dd envio, correto ?

Teria algum formato para enviar isso via CTT lá em Portugal ( como no Brasil, tipo Sedex, aviso de recebimento ou algo parecido)???

Vou ser o chato da conversa😆:

Você pode mandar pelo Brasil via DHL (+ ou - R$300) ou via Correio (uns R$30 a R$50). Mandar pelo CTT por correio registado vai te custar uns 3€ (quase R$20 pelo câmbio atual), acho pouca economia comparado com o Correio para justificar 1 mês de espera mais o risco de algo dar errado na viagem do seu amigo.

Além disso mandar para um parente colocar num envelope em uma agência de correio portuguesa para mim traz uma série de possíveis problemas/riscos. O parente pode perder os documentos (mala extraviada), os documentos podem se danificar no transporte (algum líquido vazar na mala), pode ser que ele adie a viagem, você vai depender de um terceiro que por mais que tenha boa vontade não estará sobre seu controle. Sei que cada um pensa de um jeito, mas se fosse meu processo eu iria querer ter controle sobre tudo, e usar serviços de empresas que eu possa cobrar/rastrear sem depender de favores. Se o parente perder os documentos vc pode até ficar chateado com ele, mas não tem muito o que fazer. Na DHL, por exemplo, vc pode colocar seguro de até R$1.000 para poder emitir novas certidões se perderem sua entrega.

Dito isso tudo, se realmente quiser enviar pelo parente, despachando de Portugal via CTT é uma correspondência normal. Eu mandaria como correspondência registrada para ter o rastreio e o recibo de entrega disponível no site do CTT com o nome, data e hora de quem recebeu.

Boa sorte

• @ecoutinho

Muito obrigado

Quem vai levar os documentos, é a mãe do meu filho, que vai a passeio...

Eu fiz meu processo sozinho, com dicas aqui do fórum e foi tudo bem e em 6 meses, bolinha 7 verde....

Grande abraço e obrigado mais uma vez.

• editado November 2

Tem como saber se o meu processo deu entrada, em algum concelho, como morava no interior, do para, solicitei ajuda a um advogado, mas já se passaram mais de 03 anos, e não consigo nem a senha para pesquisa

• @SANDRAPEREIRADANTAS

O advogado tem a obrigação de te fornecer esses dados, o processo é seu.

Vc pode ligar na Linha Registos e pedir informação sobre seu processo. Veja o roteiro abaixo.

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos

• TEM COMO SABER SE o meu processo deu entrada, em algum CONCELHO, COMO MORAVA NO INTERIOR, DO PARA, SOLICITEI ajuda a um advogado, Mas já se passaram mais de 03 anos, e não consigo nem a senha para pesquisa

• @SANDRAPEREIRADANTAS

Ligue para a Linha Registos e se informar.

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa

Se não conseguir nada, volte aqui e vamos explorar outras opções

• Obrigada, vou fazê-lo

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.