Ajuda para encontrar certidão/batismo de cidadã portuguesa

Prezados colegas, estou tentando ajudar um amigo, filho de cidadã portuguesa, casada com brasileiro. Procurei no FS, mas o máximo que consegui (através do pai dele) foi a certidão de casamento.

Nome de solteira: Alice de Jesus Santos

Pai: Francisco dos Santos

Mãe: Maria do Espírito Santo Santos

Nascimento: 03/08/1923

Local do nascimento: Lisboa*/Portugal

*A informação sobre Lisboa foi passada por parentes.

Desde já, agradeço.

Comentários

  • @acard08


    Sabe quando ela veio para o Brasil, onde desembarcou e onde morava?

  • @acard08

    se ela nasceu em 1923 peça o assento no civil online.

  • @eduardo_augusto @ecoutinho Veio entre o final da década de 20 e início da de 30. Direto para o Rio de janeiro, onde morou até a sua morte.

  • @acard08


    minha sugestão: tente primeiro pedir no Civil Online. Caso tenha certidão recusada no Civil Online — Fórum Cidadania Portuguesa

    porém, os nomes são muito comuns, e Lisboa não é tão pequena assim. Não sei se a equipe do Civil faz uma boa busca. Se fizerem, ótimo.


    se o Civil Online falhar, aí a minha sugestão é tentar pedir no Arquivo Nacional o prontuário de estrangeiro. Talvez traga alguma informação adicional.

  • @eduardo_augusto Como preencho Conselho e Freguesia no Civil Online se só tenho a informação de que nasceu em Lisboa?

  • @acard08


    pois é, por isso que eu não sei se o Civil Online vai procurar pra você.

    Talvez colocar "lisboa" no formulário, mas depois no campo de informações adicionais, você indica que a informação que você tem é apenas de que a pessoa nasceu em Lisboa, mas não tem certeza sobre a freguesia, podendo a pessoa ter nascido em outra freguesia de Lisboa e arredores.


    @ecoutinho é essa a orientação?

  • editado October 17

    @eduardo_augusto @acard08

    Exatamente. Informe os dados que sabe e nas observacoes coloque que não tem certeza sobre a frequesia. Posso estar enganado, mas acho que é possível até deixar esse campo sem preencher.

    Apesar de os nomes não serem incomuns, se vc tiver certeza da data de nascimento é provável que consigam localizar exatamente a pessoa que procura.

  • @ecoutinho @eduardo_augusto Infelizmente, os dados de Freguesia são obrigatórios. Vou colocar Lisboa, Lisboa e chutar uma Freguesia qualquer, informando no campo das observações que não tenho certeza.

    A data de nascimento me foi passada pelo filho e consta da certidão de casamento.

    Agradeço aos colegas. Depois informo aqui se deu certo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.