Ajuda para encontrar certidão/batismo de cidadã portuguesa
Prezados colegas, estou tentando ajudar um amigo, filho de cidadã portuguesa, casada com brasileiro. Procurei no FS, mas o máximo que consegui (através do pai dele) foi a certidão de casamento.
Nome de solteira: Alice de Jesus Santos
Pai: Francisco dos Santos
Mãe: Maria do Espírito Santo Santos
Nascimento: 03/08/1923
Local do nascimento: Lisboa*/Portugal
*A informação sobre Lisboa foi passada por parentes.
Desde já, agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@acard08
Sabe quando ela veio para o Brasil, onde desembarcou e onde morava?
@acard08
se ela nasceu em 1923 peça o assento no civil online.
@eduardo_augusto @ecoutinho Veio entre o final da década de 20 e início da de 30. Direto para o Rio de janeiro, onde morou até a sua morte.
@acard08
minha sugestão: tente primeiro pedir no Civil Online. Caso tenha certidão recusada no Civil Online — Fórum Cidadania Portuguesa
porém, os nomes são muito comuns, e Lisboa não é tão pequena assim. Não sei se a equipe do Civil faz uma boa busca. Se fizerem, ótimo.
se o Civil Online falhar, aí a minha sugestão é tentar pedir no Arquivo Nacional o prontuário de estrangeiro. Talvez traga alguma informação adicional.
@eduardo_augusto Obrigado.
@eduardo_augusto Como preencho Conselho e Freguesia no Civil Online se só tenho a informação de que nasceu em Lisboa?
@acard08
pois é, por isso que eu não sei se o Civil Online vai procurar pra você.
Talvez colocar "lisboa" no formulário, mas depois no campo de informações adicionais, você indica que a informação que você tem é apenas de que a pessoa nasceu em Lisboa, mas não tem certeza sobre a freguesia, podendo a pessoa ter nascido em outra freguesia de Lisboa e arredores.
@ecoutinho é essa a orientação?
@eduardo_augusto @acard08
Exatamente. Informe os dados que sabe e nas observacoes coloque que não tem certeza sobre a frequesia. Posso estar enganado, mas acho que é possível até deixar esse campo sem preencher.
Apesar de os nomes não serem incomuns, se vc tiver certeza da data de nascimento é provável que consigam localizar exatamente a pessoa que procura.
@ecoutinho @eduardo_augusto Infelizmente, os dados de Freguesia são obrigatórios. Vou colocar Lisboa, Lisboa e chutar uma Freguesia qualquer, informando no campo das observações que não tenho certeza.
A data de nascimento me foi passada pelo filho e consta da certidão de casamento.
Agradeço aos colegas. Depois informo aqui se deu certo.
@eduardo_augusto @ecoutinho
Dei entrada no Civil Online ontem, 12:00 horas (horário de Lisboa). Recebi o e-mail comprobatório do pagamento, mas até hoje, final do expediente deles, nenhum retorno. Até quando devo aguardar e como procedo?
@acard08
Após a confirmação do pagto eles encaminham o pedido para a conservatória onde o assento está registado. Geralmente respondem no mesmo dia, mas não sei se trabalham no final de semana.
Como no seu caso é preciso fazer alguma pesquisa, pode ser que demorem um pouco mais que o normal.
Você consegue acompanhar o status do pedido pelo site.
@ecoutinho Varri todo o site e não descobri como acompanhar o andamento do pedido. Pode me auxiliar?
@ecoutinho
Após a confirmação do pagto eles encaminham o pedido para a conservatória onde o assento está registado.
é tão impressionante que as coisas sejam feitas dessa forma...
@eduardo_augusto
Como diria Chicó: não sei, só sei que foi assim…
@eduardo_augusto @ecoutinho esse é um procedimento comum no registro civil tendo em vista a descentralização das bases, os pedidos on line de certidões brasileiras seguem o mesmo processo. Apesar de estranho funciona até muito bem… busquei certidões italianas e espanholas da minha família, nem sistema pra pedir tem (a Espanha tem um precário que tbm usa a mesma lógica), você tem que contar com a boa vontade de te mandarem pelos correios meses depois, não respondem email, telefone não atendem… alguns só mandando carta com selos pra eles responderem…. Ou contratar “buscadores” (despachantes). É aquele negócio, “tá ruim, mas tem muito pior” 😂
@AlanNogueira @eduardo_augusto @ecoutinho Tudo bem, entendi que não tem como acompanhar o pedido. Mas e aí, quanto tempo seria razoável para esperar resposta deles?
@AlanNogueira
mas tem uma diferença essencial aí! a base de dados do IRN é única, todos os assentos estão registrados em um mesmo sistema - tanto é assim que você pode ir até num consulado (que nem faz parte do Ministério da Justiça) só levando o seu número de registro e eles conseguem puxar o seu assento de nascimento.
é surreal que o "Civil Online" precise mandar o seu pedido de assento para a conservatória onde o assento foi registrado expedir a cópia...
mas aí você diz, "em outros lugares é assim"... é ineficiente da mesma maneira!
aliás, eu acho que tem um erro aí quando você diz que os pedidos on line de certidões brasileiras seguem o mesmo processo. Posso estar errado, mas acho que se você for no cartório A e pedir uma cópia de uma certidão produzida e arquivada no cartório B, desde que essa certidão já esteja no sistema nacional. O que você chama de "pedidos on line", entendo que são empresas que atuam como intermediárias, essas não tem acesso ao sistema nacional, e aí sim precisam contatar o cartório onde a certidão foi produzida e arquivada. se eu estiver errado, pode me corrigir 😀
lembrando também que todas as conservatórias pertencem ao IRN e todo mundo que trabalha lá são funcionários do IRN, diferente por exemplo dos cartórios brasileiros, que seguem um modelo de gestão bem diferente.
mas de novo, no que eu estiver errado, pode me corrigir!
@acard08
como dito acima, às vezes é no mesmo dia, às vezes é de um dia para o outro... mas pode demorar mais. não trabalham no fim de semana.
ou seja, se você pediu na quinta e não recebeu na sexta, só deve receber na segunda ou terça-feira.
porém como você não tinha a informação da freguesia, pode ser que eles demorem um pouco mais para encontrar, se é que vão procurar, como eu havia mencionado.
não há muito o que fazer... espere pelo menos 5 dias úteis, eu diria. depois disso vale mandar um email perguntando.
@eduardo_augusto existem sim essas empresas online de “despachantes” (muitas!!) que simplesmente pedem pra você no cartório, mas existe o sistema nacional (Central do Registro Civil) administrada pelo Operador Nacional do Registro, que é um sistema oficial dos cartórios. Quando se pede no cartório A para o B o registro não está “disponível” no sistema nacional apenas para ser impresso; sempre um cartório pede para o outro a certidão através desse sistema e, após receber, materializa a certidão em papel de segurança certificando que o documento foi enviado pelo sistema nacional e assinado digitalmente pelo cartório detentor do registro. O sistema nacional contém apenas uma espécie de “índice” para localização dos registros, mas com dados limitados apenas para esta finalidade. Por isso lhe disse que o civilonline (e o precário sistema do Ministério de Justicia espenhol - digo precário pq não tem a totalidade dos “cartórios” vinculados a ele e não te dá nenhuma resposta após pedir) funcionam da mesma forma, distribuindo o pedido para o “cartório” (conservatória) competente. Claro que no sistema português o IRN é “único”, como você disse realmente poderia ter um “setor” lá que emitisse todos os pedidos feitos online deixando as conservatórias livres para outros serviços, é algo que poderia ser melhorado. Aqui no Brasil realmente a base é descentralizada, aí realmente é indispensável essa distribuição.
@AlanNogueira
obrigado pelo esclarecimento!
@AlanNogueira @ecoutinho @eduardo_augusto Muito obrigado, mais uma vez, pelos esclarecimentos. Vou torcer pra dar certo e posso aqui o resultado.
@eduardo_augusto tamo junto meu amigo!
Meio off topic... mas só uma reflexão... Depois que escrevi comecei a especular um possível razão para o sistema do civilonline enviar para a conservatória... não sei é real ou só uma teoria minha... mas os registros antigos geralmente não estão informatizados ainda, quando pedimos um registro que não esta informatizado a conservatória localiza no livro e faz um registro novo com um "averbamento" de que "trata-se da informatização do assento n. XXX/19XX desta Conservatória" (ou algo do tipo). A certidão que enviam pra gente é a certidão do registro informatizado (com o numero YYY/2024, por exemplo). Pelo menos a certidão da minha familia veio dessa forma, no final da certidão do meu bisavo veio assim:
E no final dos averbamentos:
Acho que depois que tudo tiver informatizado (transcrito para os novos livros eletronicos, que é o que parece que eles fazem) aí de fato não teria mais razão para o sistema enviar o pedido do civilonline para as conservatórias responderem.
@AlanNogueira
quando se trata de registros antigos, que ainda não foram informatizados, consultar a conservatória onde o documento está arquivado me parece perfeitamente razoável :-)
o ideal seria que as certidões que estão nos arquivos distritais, antes de 1911, também fossem informatizadas, à medida que as conservatórias vão recebendo processos. mas não sei se isso é feito!
@eduardo_augusto seria o ideal mesmo, mas eu também não sei dizer se é feito, me parece que em alguns casos informatizam. Essa do meu bisavô que mandei o print ele nasceu 1888 (ou seja, era batismo e está no arquivo distrital), em 2002 transcreveram o assento do nascimento na conservatória (na época um parente pediu transcrição de casamento e óbito dele), e em 2021 quando pedi certidão transcreveram de novo, agora em um assento com data de 2021…
Prezados, apesar de ter pago e receber comprovante, hoje domingo recebi o e-mail abaixo. O que faço?
@acard08
@eduardo_augusto Muito obrigado.
Enviei email a eles com a mensagem deles próprios informando que o pedido estava pago, bem como com recorte da fatura do meu cartão de crédito onde aparece o lançamento. Como pode haver tamanha incompetência?
@acard08
pode ser algum reflexo do problema que houve semana passada com o sistema de pagamentos.
mas... não fazem um bom trabalho ao que parece.
@acard08 confira se o número do pedido cancelado é o mesmo do pedido que você tem a confirmação de pagamento, pode ser que este que foi cancelado seja algum outro pedido que você tenha tentado fazer antes
@eduardo_augusto @AlanNogueira
Prezados, recebi mensagem do Civil Online e, como o Alan corretamente pontuou, o pedido cancelado foi outro. Então, com a intenção de isentar o Órgão do erro, informo aqui o que houve:
Quando indiquei o pagamento, marquei para pagar através de transferência bancária para utilizar o Wise, porém não achei dados pertinentes para inserção no mesmo. Voltei e escolhi pagar por cartão de crédito, procedendo sem problemas.
Parece que o sistema não apagou da memória a escolha anterior, dando a ela um número e à escolha por cartão, outro número. Como não houve pagamento via transferência, após 72 horas o pedido foi cancelado.