Prezados, recebi há pouco tal resposta a minha solicitação:
Enviei e-mail ao Civil Online informando que há imprecisão nas informações fornecidas de Distrito/Conselho/Freguesia e perguntando como solicitar a pesquisa sem essas informações.
Como o registro dela não chegou a ser informatizado, vai ser preciso descobrir o concelho (cidade) onde ela nasceu. Infelizmente essa certidão nunca foi pedida por outro familiar no passado, senão já estaria informatizada.
Tente procurar o registro do passaporte dela quando saiu de Portugal, ou informação sobre o nascimento de irmãos. Podem ser pistas que te levem a encontrar referência ao local de nascimento.
Alternando Conselho e Freguesia vou levar 5 anos pra pesquisar tudo. E o pior é que a informação de que ela seria de Lisboa é da memória dos filhos...
Descobri que ela chegou com a família num navio em outubro de 1936 e seu pai era brasileiro. Toda a família deu entrada como sendo brasileira, o que parece ter sido um equívoco.
Se vc observar o link que passei, vai ver que os passaportes eram emitidos apenas pelo governo civil do distrito, não por cada concelho. Em geral o passaporte era emitido pouco antes da data da viagem. Isso já reduz bastante o seu escopo de procura.
Eu buscaria nesse livro, que tem os registros de passaporte emitidos entre 1934 e 1941 no distrito de Lisboa, mas não tem mágica. Vai precisar fazer o trabalho de formiguinha de folhear o livro e tentar encontrar o nome de quem busca.
Não tenho certeza se em 1936 ainda era assim, mas antigamente o passaporte era emitido em nome do "chefe da família", então busque pela pessoa ou pelo nome do pai dela.
Quando encontrar o registro, vc terá o número do passaporte e poderá usar esse número para localizar o processo de pedido de passaporte, onde terá todos os documentos apresentados pela família para a solicitação (dentre eles o assento de batismo/nascimento).
@ecoutinho Encontrei 2 pedidos de passaporte no nome do pai, um em jun/1935 e outro em set/1935. Vi o livro todo até o mês da chegada ao Brasil e são as únicas aparições de Francisco dos Santos. Infelizmente, não sei prosseguir a partir daí. Você poderia me ajudar?
há alguns dias eu te perguntei se você sabia onde seus parentes desembarcaram e viveram.
tinha um motivo para fazer essa pergunta.
Em 1938 o Governo Federal criou uma lei que exigiu que todos os estrangeiros se registrassem na polícia. Esse registro às vezes era bem detalhado, incluía o local de nascimento, a data e o navio de desembarque, entre outras informações.
Você pode criar uma conta no Arquivo Nacional - Módulo de Atendimento a Distância e solicitar uma cópia do prontuário. Talvez, com um pouco de sorte, você encontre lá as informações que está buscando. Eu já pedi alguns documentos, às vezes recebi sem custo, outros tive que pagar uma pequena taxa.
Tente esse caminho em paralelo ao que está fazendo com a busca dos passaportes.
@eduardo_augusto Na verdade, é tudo pra um amigo que considero como irmão. Cheguei até os passaportes com a orientação do @ecoutinho , mas não sei o que fazer com a informação.
Essa solicitação junto só AN pode ser feita por mim, mesmo não sendo parente?
@acard08 eu já pedi documentos no arquivo nacional, a maioria de familiares diretos, e nunca me pediram nenhuma comprovação. Pedi também sem nenhum problema documento do irmão do meu bisavô materno, que é um parentesco mais distante, e sobrenomes dele também são diferentes dos meus... acredito que você consiga sim pedir. Mas por segurança peça ao seu amigo para se cadastrar lá e fazer o pedido em nome dele, assim é certeza que não terá dor de cabeça :-) Não sei como está agora, mas quando fiz pedido no arquivo nacional eles levavam pelo menos uns 3 meses para responder, então vale a pena solicitar o quanto antes!
Sobre o passaporte que encontrou tente verificar no distrital se ainda existe o processo de emissão ou o requerimento, encontrei lá essas duas séries que talvez tenham algo adicional dos passaportes cujos livros vc printou:
Prezados, já soliciteipesquisa ao AN. Quanto ao CRAV, solicitei pesquisa ontem, onde no campo de informações adicionais escrevi:
Francisco viajava com esposa (Maria do Espírito Santo, 46 anos) e filha (Alice de Jesus Santos, 13 anos). Preciso descobrir de onde eram (Distrito, Conselho e Freguesia), para solicitar Certidão de Nascimento da filha. PT-ADLSB-AC-GCL-H-D-001-00018_m0033_derivada PT-ADLSB-AC-GCL-H-D-001-00018_m0051_derivada
Hoje já recebi a seguinte resposta:
Em resposta ao pedido informamos que pode realizar a pesquisa na documentação do Registo Civil de Lisboa, pois encontra-se disponível para consulta a documentação do Governo Civil de Lisboa través do endereço: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5782943
Ou seja, na verdade só me informaram o caminho onde devo pesquisar. É isso mesmo ou entendi mal?
Achei que pelas referências que coloquei eles conseguiriam ir direto à solicitação do passaporte. Tenho que pesquisar página por página? Os passaportes, segundo as páginas que localizei, foram emitidos em 1935, mas isso não quer dizer que foram requisitados nesse ano. Pela experiência de vocês, como proceder?
Ou seja, na verdade só me informaram o caminho onde devo pesquisar. É isso mesmo ou entendi mal?
Você entendeu certo. Pela data, provavelmente os documentos apresentados para requerimento do passaporte estão nessa série abaixo. Mas precisa pesquisar até encontrar.
@acard08 acho que o problema aí foi uma falha de comunicação. Eles não fazem pesquisas, que é o que você pediu. Os portugueses culturalmente sao muito diretos, você precisa pedir exatamente o que precisa de forma mais objetiva possível.
Faca dois pedidos separados, cada um indicando o código de referência de cada um dos links acima. No dos requerimentos de passaporte peça simplesmente a “reprodução do requerimento de passaporte número xx/1935 de Fulano de Tal” e no outro, indicando o cod de referência do link dos processos, a mesma coisa, peça a “reprodução do processo de emissão de passaporte número xx/1935 de Fulano de Tal”. Com isso irão verificar dentro de cada série documental se existe ou não o referido documento e se houver lhe enviarão cópia digital (após aprovação de orçamento e pagamento), já que os documentos dessas duas séries não estão on-line (mas não precisa explicar isso no pedido ao CRAV).
Desculpem a encheção de saco, mas havia encontrado 2 passaportes sendo um em jun/35 e outro em set/35. Escolho um dos dois e peço apenas um em cada link. É isso? Acredito que sim, pois ao objetivo é descobrir o local de nascimento da filha do solicitante. Estou certo?
Sim, é isso. Se vc não tiver certeza qual dos dois é o que vc procura, o jeito é pedir os dois. Cada um em um pedido separado como orientado pelo AlanNogueira
Quanto a primeira mensagem, eles disseram que não atendem pedido de reprodução sem que você tenha a informação, e que não fazem pesquisa dentro de um pedido de reprodução. Minha sugestão é que abra um novo pedido relativo a este documento, porém na opção "Pedido de Pesquisa" ao inves de pedido de reprodução para ver se dá certo...
Quanto a sua segunda mensagem eles disseram que os arquivos dessa serie estão todos online e você pode folhea-los neste endereço, não tem nada alem do que está listado, ou seja, se não estiver digitalizado não tem mais nenhum documento.
@AlanNogueira mas entendi que vc tinha dito acima que eles não fazem pesquisa, que foi o que solicitei na primeira vez. Sou muito ignorante em pedir ao CRAV e tenho receio que não consiga achar nada para auxiliar meu amigo por falta de habilidade minha. Já procurei orientação na internet, sem sucesso.
Seria pedir muito, com as informações que dispõem, de fazerem um passo-a-passo para que em faça o pedido?
@acard08 já tem um tempinho que eu fiz o tutorial de como pedir certidões no CRAV que está sendo utilizado aqui no fórum, ele é para pedido de certidão (que é o mais utilizado) porém a sistemática é bem parecida para os outros tipos de pedido. O mais complicado em casos mais específicos como o seu é que diferente de um pedido de certidão “padrão” infelizmente tem uma “receita de bolo” que possa ser utilizada, o que vai variar mesmo é o pedido que você vai fazer. Como lhe disse anteriormente é preciso ser mais direto/objetivo no pedido.
Ex Esse foi o texto que vc escreveu no seu primeiro pedido de pesquisa “Francisco viajava com esposa (Maria do Espírito Santo, 46 anos) e filha (Alice de Jesus Santos, 13 anos). Preciso descobrir de onde eram (Distrito, Conselho e Freguesia), para solicitar Certidão de Nascimento da filha. PT-ADLSB-AC-GCL-H-D-001-00018_m0033_derivada PT-ADLSB-AC-GCL-H-D-001-00018_m0051_derivada”. Ao escrever isso eles lhe orientaram a vc mesmo olhar os livros do registro civil…
A chance de dar certo é pedir objetivamente o processo de emissão do passaporte número tal/1935 em nome de Fulano de Tal, indicando como referência o código da série dos processos de passaporte que lhe enviei acima.
Comentários
@ecoutinho @eduardo_augusto @AlanNogueira
Prezados, recebi há pouco tal resposta a minha solicitação:
Enviei e-mail ao Civil Online informando que há imprecisão nas informações fornecidas de Distrito/Conselho/Freguesia e perguntando como solicitar a pesquisa sem essas informações.
Alguma observação dos caros colegas?
@ecoutinho @eduardo_augusto @AlanNogueira
Acabei de receber e-mail do Civil Online onde informa que minha mensagem anterior foi repassada à CRC Lisboa.
@ecoutinho @eduardo_augusto @AlanNogueira
Recebi resposta de Lisboa:
Como seguir adiante?
@acard08
Como o registro dela não chegou a ser informatizado, vai ser preciso descobrir o concelho (cidade) onde ela nasceu. Infelizmente essa certidão nunca foi pedida por outro familiar no passado, senão já estaria informatizada.
Tente procurar o registro do passaporte dela quando saiu de Portugal, ou informação sobre o nascimento de irmãos. Podem ser pistas que te levem a encontrar referência ao local de nascimento.
@ecoutinho
Onde poderia encontrar registro de passaporte?
@acard08
No arquivo da Torre do Tombo é um bom começo. O link abaixo é para o distrito (equivalente a uma "UF" no Brasil) de Lisboa
https://tombo.pt/d/lisboa
@ecoutinho Tenho que procurar em todos o os Conselhos e Freguesias?
@acard08
infelizmente, sim.
@eduardo_augusto @ecoutinho @AlanNogueira
Alternando Conselho e Freguesia vou levar 5 anos pra pesquisar tudo. E o pior é que a informação de que ela seria de Lisboa é da memória dos filhos...
Descobri que ela chegou com a família num navio em outubro de 1936 e seu pai era brasileiro. Toda a família deu entrada como sendo brasileira, o que parece ter sido um equívoco.
Alguém me ajuda?
@acard08
Se vc observar o link que passei, vai ver que os passaportes eram emitidos apenas pelo governo civil do distrito, não por cada concelho. Em geral o passaporte era emitido pouco antes da data da viagem. Isso já reduz bastante o seu escopo de procura.
Eu buscaria nesse livro, que tem os registros de passaporte emitidos entre 1934 e 1941 no distrito de Lisboa, mas não tem mágica. Vai precisar fazer o trabalho de formiguinha de folhear o livro e tentar encontrar o nome de quem busca.
Não tenho certeza se em 1936 ainda era assim, mas antigamente o passaporte era emitido em nome do "chefe da família", então busque pela pessoa ou pelo nome do pai dela.
Quando encontrar o registro, vc terá o número do passaporte e poderá usar esse número para localizar o processo de pedido de passaporte, onde terá todos os documentos apresentados pela família para a solicitação (dentre eles o assento de batismo/nascimento).
Boa sorte.
@ecoutinho Se vc não tivesse enviado o link, acho que nunca chegaria nele. Agora ficou fácil!
Muito obrigado!
@ecoutinho Encontrei 2 pedidos de passaporte no nome do pai, um em jun/1935 e outro em set/1935. Vi o livro todo até o mês da chegada ao Brasil e são as únicas aparições de Francisco dos Santos. Infelizmente, não sei prosseguir a partir daí. Você poderia me ajudar?
@acard08
há alguns dias eu te perguntei se você sabia onde seus parentes desembarcaram e viveram.
tinha um motivo para fazer essa pergunta.
Em 1938 o Governo Federal criou uma lei que exigiu que todos os estrangeiros se registrassem na polícia. Esse registro às vezes era bem detalhado, incluía o local de nascimento, a data e o navio de desembarque, entre outras informações.
Você pode criar uma conta no Arquivo Nacional - Módulo de Atendimento a Distância e solicitar uma cópia do prontuário. Talvez, com um pouco de sorte, você encontre lá as informações que está buscando. Eu já pedi alguns documentos, às vezes recebi sem custo, outros tive que pagar uma pequena taxa.
Tente esse caminho em paralelo ao que está fazendo com a busca dos passaportes.
@eduardo_augusto Na verdade, é tudo pra um amigo que considero como irmão. Cheguei até os passaportes com a orientação do @ecoutinho , mas não sei o que fazer com a informação.
Essa solicitação junto só AN pode ser feita por mim, mesmo não sendo parente?
@acard08
Essa solicitação junto só AN pode ser feita por mim, mesmo não sendo parente?
Isso eu não sei dizer, pois sempre pedi documentos de pessoas que eram da minha família.
@acard08 eu já pedi documentos no arquivo nacional, a maioria de familiares diretos, e nunca me pediram nenhuma comprovação. Pedi também sem nenhum problema documento do irmão do meu bisavô materno, que é um parentesco mais distante, e sobrenomes dele também são diferentes dos meus... acredito que você consiga sim pedir. Mas por segurança peça ao seu amigo para se cadastrar lá e fazer o pedido em nome dele, assim é certeza que não terá dor de cabeça :-) Não sei como está agora, mas quando fiz pedido no arquivo nacional eles levavam pelo menos uns 3 meses para responder, então vale a pena solicitar o quanto antes!
Sobre o passaporte que encontrou tente verificar no distrital se ainda existe o processo de emissão ou o requerimento, encontrei lá essas duas séries que talvez tenham algo adicional dos passaportes cujos livros vc printou:
Requerimentos de passaportes: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5777510
Processos de emissão de passaportes: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5804317
@AlanNogueira @ecoutinho @eduardo_augusto
Muito obrigado. Vou falar com meu amigo. Peço em nome do chefe da família ou em nome da filha?
Quanto ao segundo link seria para eu solicitar ao CRAV. É isso?
@acard08 os links são do arquivo distrital, vc pode fazer os pedidos pelo CRAV
@AlanNogueira Ok. Obrigado.
@AlanNogueira @ecoutinho @eduardo_augusto
Prezados, já soliciteipesquisa ao AN. Quanto ao CRAV, solicitei pesquisa ontem, onde no campo de informações adicionais escrevi:
Francisco viajava com esposa (Maria do Espírito Santo, 46 anos) e filha (Alice de Jesus Santos, 13 anos). Preciso descobrir de onde eram (Distrito, Conselho e Freguesia), para solicitar Certidão de Nascimento da filha. PT-ADLSB-AC-GCL-H-D-001-00018_m0033_derivada PT-ADLSB-AC-GCL-H-D-001-00018_m0051_derivada
Hoje já recebi a seguinte resposta:
Em resposta ao pedido informamos que pode realizar a pesquisa na documentação do Registo Civil de Lisboa, pois encontra-se disponível para consulta a documentação do Governo Civil de Lisboa través do endereço: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5782943
Ou seja, na verdade só me informaram o caminho onde devo pesquisar. É isso mesmo ou entendi mal?
Achei que pelas referências que coloquei eles conseguiriam ir direto à solicitação do passaporte. Tenho que pesquisar página por página? Os passaportes, segundo as páginas que localizei, foram emitidos em 1935, mas isso não quer dizer que foram requisitados nesse ano. Pela experiência de vocês, como proceder?
Agradeço caso possam me retornar.
@acard08
Ou seja, na verdade só me informaram o caminho onde devo pesquisar. É isso mesmo ou entendi mal?
Você entendeu certo. Pela data, provavelmente os documentos apresentados para requerimento do passaporte estão nessa série abaixo. Mas precisa pesquisar até encontrar.
https://digitarq.arquivos.pt/DetailsForm.aspx?id=5777510
@acard08 acho que o problema aí foi uma falha de comunicação. Eles não fazem pesquisas, que é o que você pediu. Os portugueses culturalmente sao muito diretos, você precisa pedir exatamente o que precisa de forma mais objetiva possível.
O que havia te sugerido era tentar pedir no CRAV:
Requerimentos de passaportes: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5777510
Processos de emissão de passaportes: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5804317
Faca dois pedidos separados, cada um indicando o código de referência de cada um dos links acima. No dos requerimentos de passaporte peça simplesmente a “reprodução do requerimento de passaporte número xx/1935 de Fulano de Tal” e no outro, indicando o cod de referência do link dos processos, a mesma coisa, peça a “reprodução do processo de emissão de passaporte número xx/1935 de Fulano de Tal”. Com isso irão verificar dentro de cada série documental se existe ou não o referido documento e se houver lhe enviarão cópia digital (após aprovação de orçamento e pagamento), já que os documentos dessas duas séries não estão on-line (mas não precisa explicar isso no pedido ao CRAV).
Espero que dê certo… depois nos conte… :-)
@AlanNogueira @ecoutinho Vocês são nota 10! Obrigado.
Desculpem a encheção de saco, mas havia encontrado 2 passaportes sendo um em jun/35 e outro em set/35. Escolho um dos dois e peço apenas um em cada link. É isso? Acredito que sim, pois ao objetivo é descobrir o local de nascimento da filha do solicitante. Estou certo?
@acard08
Sim, é isso. Se vc não tiver certeza qual dos dois é o que vc procura, o jeito é pedir os dois. Cada um em um pedido separado como orientado pelo AlanNogueira
@ecoutinho @AlanNogueira Pedi apenas um pra cada situação. Caso não dê resultado, peço o outro. Obrigado.
@ecoutinho @AlanNogueira
O CRAV disse ser impossível realizar a busca, como informado abaixo. Como posso proceder? Será que eu não soube solicitar?
A resposta foi a mesma para os dois tipos de pedido.
@ecoutinho @AlanNogueira
Desculpem, na verdade o segundo pedido, que trata da reprodução do requerimento, teve a seguinte resposta:
@acard08 traduzindo:
Quanto a primeira mensagem, eles disseram que não atendem pedido de reprodução sem que você tenha a informação, e que não fazem pesquisa dentro de um pedido de reprodução. Minha sugestão é que abra um novo pedido relativo a este documento, porém na opção "Pedido de Pesquisa" ao inves de pedido de reprodução para ver se dá certo...
Quanto a sua segunda mensagem eles disseram que os arquivos dessa serie estão todos online e você pode folhea-los neste endereço, não tem nada alem do que está listado, ou seja, se não estiver digitalizado não tem mais nenhum documento.
@AlanNogueira mas entendi que vc tinha dito acima que eles não fazem pesquisa, que foi o que solicitei na primeira vez. Sou muito ignorante em pedir ao CRAV e tenho receio que não consiga achar nada para auxiliar meu amigo por falta de habilidade minha. Já procurei orientação na internet, sem sucesso.
Seria pedir muito, com as informações que dispõem, de fazerem um passo-a-passo para que em faça o pedido?
Agradeço a boa vontade.
@acard08 já tem um tempinho que eu fiz o tutorial de como pedir certidões no CRAV que está sendo utilizado aqui no fórum, ele é para pedido de certidão (que é o mais utilizado) porém a sistemática é bem parecida para os outros tipos de pedido. O mais complicado em casos mais específicos como o seu é que diferente de um pedido de certidão “padrão” infelizmente tem uma “receita de bolo” que possa ser utilizada, o que vai variar mesmo é o pedido que você vai fazer. Como lhe disse anteriormente é preciso ser mais direto/objetivo no pedido.
Ex Esse foi o texto que vc escreveu no seu primeiro pedido de pesquisa “Francisco viajava com esposa (Maria do Espírito Santo, 46 anos) e filha (Alice de Jesus Santos, 13 anos). Preciso descobrir de onde eram (Distrito, Conselho e Freguesia), para solicitar Certidão de Nascimento da filha. PT-ADLSB-AC-GCL-H-D-001-00018_m0033_derivada PT-ADLSB-AC-GCL-H-D-001-00018_m0051_derivada”. Ao escrever isso eles lhe orientaram a vc mesmo olhar os livros do registro civil…
A chance de dar certo é pedir objetivamente o processo de emissão do passaporte número tal/1935 em nome de Fulano de Tal, indicando como referência o código da série dos processos de passaporte que lhe enviei acima.