Retificação

Olá a todos, Estou com uma dúvida sobre o meu processo de nacionalidade portuguesa, que está no número 4. Recentemente, recebi uma notificação solicitando que eu retirasse meu nome para incluir o nome do meu avô português. Segui todas as instruções, coletei os documentos necessários e os enviei. No entanto, já se passaram três meses desde que enviei os documentos e não obtive retorno. Também mandei um e-mail perguntando se os documentos chegaram, mas não recebi resposta. Gostaria de saber se alguém já passou por uma situação semelhante ou se tem alguma sugestão sobre o que posso fazer para agilizar o meu processo. Agradeço desde já pela ajuda!

Comentários

• @Lucas_Gabriel ,

Não ficou claro qual foi a exigência.

Você disse "solicitando que eu retirasse meu nome para incluir o nome do meu avô português". Como assim?

Mas se você cumpriu a exigência e realmente foi entregue é só aguardar. Você anexou cópia da exigência junto com os documentos enviados? Você não tem uma comprovação de entrega? Qual foi o método de enviou?

Normalmente os conservadores respondem, cheque sempre sua caixa de spam. E se demorar muito ligur para a Linha de Registo para indagar: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos

• @texaslady Retirasse não retificar o nome para constar o nome do meu avô

Sim compri todas as exigências e anexei a cópia da exigência junto ao documento pedido

O método de envio foi pelo correio no endereço da Conservatória dos Registos Centrais

Sim tenho a comprovação de entrega pelo correio

O que me preocupa é a demora já faz 3 meses pouco para 4 meses e ainda o meu processo está no número 4 e ainda eles não me deram nenhum informaçõa de como o processo anda se o documento entrega foi aceite ou não

• @texaslady e o meu processo tem ao todo 32 meses e eles falam que no máximo são 29 meses me diga o que posso fazer para acelerar o meu processo por favor que estou precisando muito dele

• @Lucas_Gabriel ,

Infelizmente os prazos de hoje em dia estão assim mesmo e ainda mais com exigência. Se puder ligue na linha de Registo para saber do andamento, no mais é mesmo aguardar.

• @Lucas_Gabriel Ainda não entendi isso de retirar seu nome e colocar do seu avô. Foi pedido para você colocar o sobrenome do seu avô?

• @PH86 Eles pediram para eu fazer uma retificação para constar o nome do meu avô no meu certidão de nascimento o nome dele atualizado depois que ele tirou a sua nacionalidade portuguesa acho que foi isso

Eu tenho o e-mail que eles me enviar se quiser eu posso envia-lo para vocês para tirarem a dúvida

• @texaslady Eles atualizaram o site de análise do processo de nacionalidade, mas estou com algumas dúvidas. No site antigo, meu processo estava na fase 4, enquanto que no novo ele se encontra na fase 1. Já o processo do meu irmão, que no site antigo estava na fase 1, agora aparece quase no final, faltando apenas a conclusão.

O que me chama a atenção é que meu processo é mais antigo, com 32 meses. Dei entrada em abril de 2022, enquanto meu irmão fez o pedido em abril de 2023.

Alguém sabe se está ocorrendo alguma inconsistência no novo sistema de análise ou se isso é normal? Gostaria de entender melhor essa situação.

• @Lucas_Gabriel ,

deisconsidere esta consulta, estão implementando a nova plataforma de consultas e esta dando muitos erros. Quam sabe na próxima semana teremos algo mais confiável.

• @texaslady Qual é a média de tempo para a conclusão dos processos que foram pedidos documento adicionais documentos em falta nesses casos quanto tempo dura para finalização dos processos que foram pedidos documento adicionais

• @Lucas_Gabriel ,

não existe um tempo médio para estes casos. isso vai depender muito de quanto tempo o requerente levou para enviar os documentos adicionais e de quanto tempo o conservador leva para retomar o processo. Já vi pessoas que cumpriram exigências super rápido e o processo foi aprovado rapidamente outros tem que aguardar mais tempo.

No momento processos de netos tem levado mais ou menos de 3 anos a 3 anos e meio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.