Processo de Neto ,Mae brasileira filha de portugues casada com brasileiro.
Boa tarde Tenho uma duvida, gostaria que alguem esclarecesse essa situação. Minha mãe (nascida no Brasil) é filha de português, ele meu avô adquiriu a nacionalidade por atribuição. Ela minha mae , brasileira é casada com a meu pai, que é brasileiro, e o casamento foi no Brasil. No entanto farei processo por de Neto.
•Foi o meu pai quem me registrou no cartório.
Nesse caso terei que juntar as certidões dos meus pais, do meu avô, e a minha. Fora a identidade e antecedentes , Preciso de algo mais ?
Naci em 2002 e fui registrado com menos de 1 ano.
No caso do meu primo , ele foi registrado pelo pais , mas não ocorreu casamento, deles, nem convivência com o pai.
Oque a gente faz. Eu e meu primo., somos de maior e fomos registrado com menos de um ano de idade.
Não tenho assinatura de cartão de vacina e nem de histórico escolar , se tenho e só dá das nossas mães.
.
farei por neto pois não tenho pressa e por motivos econômicos a preferência será de netos , pois se fizer de filho o gasto será maior. Os meus pais não querem gastar $
Comentários
Vou te responder, mas com a ressalva de ser novato no fórum. Se algum membro mais experiente te der outra orientação, segue a dele.
Apesar das relações e fatos familiares que você descreveu, não vejo nada que te impede a seguir: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Se você for menor de idade, siga: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24182/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-menores-formulario-1d
Você é capaz de reunir esses documentos? Se sim, não vejo maiores impedimentos.
@luansmg sim consigo. realmente o receio é cair em alguma exigência. No caso meu avô que é pai da minha mãe que será o português. No caso da perfiliacao. O registro de nascimento foi feito elo meu pai, e no caso quem seria o descendênte de português seria minha mãe, e ambos são brasileiros.
Eu devo apresentar como assesorio a certidão do meu pai ? e de casamento também? Embora não seja necessário fazer transcricao, pois vou fazer processo de Neto.
@Taquara
A documentação para processo de neto a colega já te passou.
Em um processo de neto, não interessa quem declarou o nascimento do neto. Pois todos os envolvidos são apenas cidadãos BR. Essa coisa de quem declarou só interessa quando envolve algum cidadão PT. No seu caso, vai interessar quem e quando declarou o nascimento de sua mãe BR - por ela ser filha de um cidadão PT. O mesmo para o seu primo (e a mãe ou pai dele, conforme o caso).
O que vai interessar é se todos os nomes (pais e avós) que constam nas certidões das 3 gerações (avô PT, mãe BR e neto BR) batem sempre, sem divergências. Verifique isso.
Um exemplo com nomes fictícios.
João é o avô com nacionalidade PT.
Joao PT teve uma filha BR chamada Maria.
Maria BR teve um filho José BR (neto de João PT).
Em um processo de netos, não interessa quem declarou José BR. Interessa que o nome de Maria BR apareça como sua mãe e que João PT como seu avô.
Já interessa se João PT declarou o nascimento de Maria BR antes de um ano de idade. Se isso aconteceu, ótimo. Se não aconteceu, vai ter que solucionar de uma dessas maneiras:
Transcrever o casamento de Joao PT com a avó BR, tendo esse casamento ocorrido antes do nascimento de Maria BR
Provar que João PT participou na vida de Maria BR enquanto ela era menor (por exemplo, através de boletim escolar, caderneta de vacinação ou outro documento assinado por ele que mostre que ele era o pai)
@CarlosASP. O meu avô que registrou a minha mãe e minha tia com menos de um ano de idade.
Minha mãe em fevereiro de 1978 e tinha em 1974.
Obrigado pelas informações.
@luansmg , @Carlos_Affonso
@Taquara ,
Você já recebeu acima as orientações dos colegas, basta seguir o guia de neto e não terá problemas.
Apenas acrescentando que se seu primo quiser fazer primeiro o da mãe dele e depois o dele, seria para ambos o processo de filho 1C e o link do guia segue abaixo. Fazendo desta forma realmente seria mais ou menos o dobro do preço, mas em dois anos já teria a nacionalidade da mãe de seu primo e a dele, ao passo de que se for por neto esta levando de 3 a 4 anos.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c#latest