Neto de portugueses - qual caminho devo seguir?

Meus avós portugueses desembarcaram no RJ em 1954 e 1957.

Casaram-se aqui no Brasil, porém minha família não tem informações acerca do cartório onde o casamento foi realizado. Tudo indica que tenha sido na Penha, bairro onde eles moraram por um tempo.

Sou um pouco leigo, me interessei na cidadania portuguesa recentemente. Qual o melhor caminho devo seguir?

Grato desde já pela atenção e pela ajuda

Comentários

  • Quais os dados que você sabe dos avós portugueses? Nome completo? Local de nascimento? Data de nascimento?

    Se você tiver os dados deles, pode começar a pedir as certidões necessárias para o processo de nacionalidade. A lista está aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

    A certidão de casamento pode ser necessária ou não, isto vai depender de quem declarou o nascimento do filho do português e se há alguma divergência de nome.

    A certidão de nascimento do português, você tira pelo civil online, custa 10 euros e é bem fácil de obter.

    Se realmente precisar de certidão de casamento, como é posterior a 1950+, dificilmente encontrará esses livros online. Terá que entrar em contato com o cartório onde desconfia tenham casado e pedir uma busca. Nas certidões que você vai tirar também poderão aparecer informações úteis que ajudarão nas buscas.

  • Boa tarde, @LeoSantos, obrigado pela resposta!

    Eu consegui algumas informações deles (meu avós maternos) contidas nos documentos digitalizados de imigração:


    Serafim Fernandes de Brito

    Nascido em: 21 de dezembro de 1935

    Lugar de nascimento: Aboim

    Filiação 1: Manuel de Brito

    Filiação 2: Ana Fernandes


    Maria do Carmo Torres de Faria (nome de casada Maria do Carmo Faria de Brito)

    Nascida em: 03 de dezembro de 1935

    Lugar de nascimento: Esposende

    Filiação 1: Gaspar Fernandes Faria