Atribuição Nacionalidade Portuguesa pelo Consulado de Portugal de São Paulo

Meu pai deu entrada para nacionalidade portuguesa sendo filho de portuguesa em Abril de 2023. Enviamos e-mail para registro central em Fevereiro de 2024 perguntando do processo e responderam que o processo esta em "Aguardando Integração" e para aguardar o contato do consulado. Alguém deu entrada pelo consulado nesse mesmo período de 2024 e obteve algum retorno? Estou tentando de tempos em tempos solicitar o assento pela civil online, mas até agora nenhum retorno positivo da geração do assento. Qual o prazo normal de aguardo para que o mesmo seja gerado sendo processo do consulado? Dado que o consulado muitas vezes demora ainda mais para informar que o processo está pronto, eu poderia diretamente me contatar com a conservatória de lisboa para verificar que este fique pronto? Pretendo entrar com meu pedido de cidadania assim que a dele for finalizada pela conservatória de Porto. Outra questão: preciso fazer transcrição de casamento dele com minha mãe antes de entrar com o meu pedido? Ele que foi o declarante de meu nascimento.

Comentários

  • @anamarialongo o consulado envia para Lisboa,está demorando 3 anos,no mínimo.

  • @guedesmarcia, sera que eu conseguiria abrir um processo por Porto em paralelo a esse que fizemos em Lisboa? Esse processo é para filho. Ou não posso abrir mais de um processo de nacionalidade por pessoa?

  • @anamarialongo

    Você tem a data que foi enviado para integração?

    Pode comparar com esse relato aqui para ter ideia do tempo que levaria após isso (um pouco mais de um ano):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/346751#Comment_346751

    Se seu pai foi o declarante de seu nascimento antes de você completar um ano de idade e o nome dele (e dos pais deles) no assento de nascimento PT bater exatamente com o nome dele (e dos pais, ou seja seus avós paternos) na sua certidão de nascimento BR, não deve precisar transcrever o casamento para o seu processo de nacionalidade.

  • @anamarialongo não pode,vai dar duplicidade.

  • @guedesmarcia @CarlosASP , entramos com processo dia 14/04/2023 no consulado de Portugal de São Paulo. Enviamos mensagem ao registo de Lisboa perguntando status e em 28/02/2024 informaram que estava em integração pelo registo centrais. Enviamos mensagem essa semana 22/07/2024 e responderam a mesma coisa. Não recebemos nenhuma comunicação espontânea da parte do consulado ou da parte das conservatórias. Meu medo é que algum documento esteja em pendência ou tenha sido recusado e por isso a demora. Não entendi se a integração significa que o processo foi finalizado/aprovado ou não, e quando questionei não fomos retornados (ou melhor, a conservatória de Lisboa nos respondeu dizendo que isso depende da resposta da registros centrais, que nunca nos retornou).

  • @anamarialongo

    Infelizmente os consulados portugueses são lamentáveis... Reclamamos dos prazos das conservatórias (IRN), mas pelo menos temos a Linha Registo e alguma visibilidade de como as coisas andam. Nos consulados além de criarem um monte de obstáculos e burocracias adicionais, não dão visibilidade nenhuma.

  • @anamarialongo

    Normalmente quando vai para integração é porque está ok.

    Como dito pelo colega, a comunicação para processos via consulados é muito deficiente; essa é uma das razões pela qual o fórum nunca aconselha a dar entrada por eles.

    Presumindo que seu processo foi para integração em fev/2024 e continuando os prazos atuais, só em meados de 2025 que deveria ter alguma novidade.

  • Vou dar entrada na minha cidadania como filha de portuguesa e queria saber se eu devo fazer pelo Consulado de Portugal em São Paulo ou envio os documentos para Lisboa? Existe uma diferença muito grande de tempo entre um e outro? Parece que pelo Consulado não consigo acompanhar o processo e se eu mandar pra Lisboa poderei acompanhar? Poderiam me dar uma opinião sobre isso?

  • @anaguimaraes não!fuja dos dois,demora 3 anos ou mais,mande para ACP no Porto.

  • @anaguimaraes

    Nem um nem outro. Mande para o Arquivo Central do Porto. Consulado é o pior lugar possível para se dar entrada num processo de nacionalidade. E a CRC Lisboa é a conservatória mais “congestionada”. O Arquivo Central do Porto é a opção mais confiável para processos de filho. Atualmente está levando aproximadamente 1 ano para concluir um processo de filho. Essa é uma situação atual, que pode melhorar ou piorar a qualquer momento, portanto leve isso não como uma previsão, mas como uma estimativa nas condições de hoje.

    Link com as informações está abaixo.

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.