Declaração de para aquisição de nacionalidade?

editado July 12 em Outros assuntos

Boa tarde, estou prestes a começar o processo de cidadania e gostaria de saber o que seria a declaração de aquisição de nacionalidade no site https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-neto-de-um-portugues.

Seria ele o formulário que eu posso adquirir pelo IRN? https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos (No caso, o de netos maiores 1D)

E essa assinatura, no caso é possível eu ir ao cartório de notas e reconhecer por autenticidade e apostilar ou só necessito enviá-los pelo correio a CRC?

Comentários

• @Destefano

Boa tarde, sim já consultei esses links!

Só gostaria de confirmar se essa declaração realmente está se referindo ao formulário, e se é necessário ir ao cartório/consulado para reconhecer ele por autênticidade e apostilar ou se é necessário somente enviá-lo a CRC de Lisboa!

• @chinchino

Sim, o formulário é o meio em que se declara o interesse na nacionalidade PT.

Tem que ser reconhecido por autenticidade. Ao preencher em casa, deixe a data e assinatura em branco. Só assine e date isso na frente do escrevente no cartório para poder reconhecer por autenticidade. Esse formulário não precisa apostilar.

A outra opção é assinar no consulado, mas estando no BR, bem mais simples em geral fazer no cartório. A coisa de assinar no consulado pode talvez funcionar melhor em certos países no exterior.

E use o link do guia do fórum para netos para fazer o pagamento por cartão. O formulário virá com um cabeçalho no topo provando o seu pagamento; simplifica. Se baixar o do site do IRN, não virá com essa autenticação de pagamento embutida.

O guia do fórum deixa claro quais documentos precisam de apostila.

• editado August 3

@CarlosASP Obrigado! Sanou minhas dúvidas novamente!

Uma pergunta complementar, no guia do forum diz para enviar uma cópia autênticada da identidade/passaporte e apostilada esse documento não é necessário no site do justiça,gov.pt com as instruções de documentos necessários para netos 1D, eu envio essa cópia e adiciono como um documento extra ou não envio para enviar burocracias?

E após o pagamento quanto tempo eu tenho até enviar os documentos à portugal, tem algum tipo de validade?

• @chinchino

Recomendo ignorar o site justica.gov.pt. Ele é desatualizado e impreciso. Mande exatamente o que está listado no guia do fórum (nada a mais, nada a menos). O guia está montado com base na experiência de vários colegas do fórum e sabemos que se dessa forma o processo segue sem problemas.

Se não mandar o RG ou passaporte infelizmente seu processo atrasará uns meses pq receberá uma carta do conservador solicitando o documento faltante (a famosa exigência).

Boa sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.