Retificação de documentos
Boa tarde!
Estou separando os documentos para dar início ao processo de cidadania da minha avó, filha de português.
Porém, na certidão de nascimento dela, o nome da avó dela, mãe do português, está com outro sobrenome. E ela não mudou o sobrenome quando se casou.
Na certidão de batismo do filho, o sobrenome dela está com o sobrenome correto.
Já localizei a certidão de casamento dela, que consta o nome dela de batismo.
*Os pais do português, que iremos prosseguir com a cidadania, também eram de Portugal
Neste caso, como eu devo prosseguir? Preciso retificar a certidão de nascimento da minha avó, certo? Já que este de Portugal seria o correto?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@camilapinheiro vc colocou poucos detalhes, mas baseado no que disse, penso que está procurando por onde começar. Deve apostilar o assento dela conforme instruções constantes aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p1
Se for em Coimbra, pode acessar aqui:
https://trc.pt/servico-de-apostilas/
@camilapinheiro ,
Sim, e para isso precisa do assento da avó da sua vó apostilado pela PGR, conforme o @destefano informou, De posse deste assento apostilado em Portugal você precisa retificar a certidão de nascimento de sua avó no Brasil.
@Destefano Muito obrigada pelas informações!! A certidão é de Aveiro, então acredito que o Tribunal mais próximo seria o de Porto, já estou em contato com eles! Obrigada!
@texaslady Muito obrigada pela ajuda!!!
@Destefano @texaslady Mais um ponto que esqueci de mencionar…
na certidão de nascimento do português, o nome do pai dele está escrito “Joze”, e na certidão de nascimento da minha avó está escrito “José”, eu não precisaria retificar esses dados , certo ?
@camilapinheiro
José = Jozé
obrigada!! @eduardo_augusto
Oi gente! bom dia!
Eu dei entrada no Arquivo Distrital, e o assento de casamento que vou usar na retificação da certidão brasileira, por mais que seja anterior a 1911, está informatizada…
Eu enviei mensagem a uma Conservatória do Registo Civil e falaram que eu precisaria procurar o consulado.
Eu consigo retificar a certidão brasileira aqui no cartório com essa certidão online? Eu teria que apostilar em Portugal?
Podem me ajudar? @eduardo_augusto @Destefano @texaslady
obrigada!
@camilapinheiro
não estou acompanhando o detalhe dessa discussão, vou considerar que essa retificação é realmente necessária e responder apenas a pergunta que você fez.
Eu consigo retificar a certidão brasileira aqui no cartório com essa certidão online? Eu teria que apostilar em Portugal?
Não. Você precisa de uma certidão apostilada em Portugal. Infelizmente o processo não é tão simples. Veja alguns post relacionados aqui.
Guia para Apostilar documentos em Portugal - Página 2 — Fórum Cidadania Portuguesa
Como apostilar em Portugal? - Página 2 — Fórum Cidadania Portuguesa
Guia Prático - Apostilhamento de docs. portugueses através da Procuradoria Geral da República - Página 7 — Fórum Cidadania Portuguesa
.............
Antes de pedir o documento português, convém entrar em contato com o cartório onde se encontra o documento brasileiro a ser retificado, e perguntar o que eles precisam. Isso porque cada cartório tem o seu jeito de trabalhar, então é bom se preparar.
Salvo engano, depois que você receber o documento português apostilado, esse precisa ser registrado em um cartório de notas no Brasil. E só depois pode ser usado para retificação. Isso é algo que você precisa conferir com o cartório onde está o documento brasileiro. peça um passo a passo.
Infelizmente eu preciso retificar essa certidão, pois os sobrenomes da avó da minha avó estão totalmente diferentes dos que constam nos outros documentos rs.
Mas super obrigada novamente pelas informações!
Já estou em contato com os órgãos que você mencionou.
Obrigada!! @eduardo_augusto
Olá! O nome dos avós da minha avó estão diferentes se comparado com as certidões de batismos dos meus bisavós com a certidão de nascimento da minha avó. Devo pedir a retificação da certidão de nascimento da minha avó para que conste igual as certidões de batismo?
os meus bisavós que são portugueses…