Estou tão desanimado com esse processo de cidadania. O do meu pai já vai para 40 meses e 2 dias (29/06/22) sem previsão de conclusão , uma lei de nacionalidade feita aos cocos … Se o processo fosse uma criança ele já estaria quase indo para a escola ser alfabetizado kk
Vi casos, não sei se é verdade, de pedidos enviados em 2021 e ainda nada. Detalhe: estamos indo para 2026.
O que me desanimou legal mesmo foram essas mudanças, que talvez possam exigir provas ou algo do tipo. Meu pai é idoso e não tem uma boa visão, também não sabe ler nem escrever.
Eu imagino que seu processo está chegando ao fim até fim deste ano, no mais tardar início do ano que vem. Boa sorte, nobre amigo.
Gente, eu entendo a preocupação de vocês, porém não há nada no mundo jurídico que irá permitir que uma lei tenha efeito a processos passados, principalmente se ela lei for maléfica com o requerido. Isso vai muito além do código processual civil e penal, è constitucional. Inclusivo Eu Li hoje que o Montenegro vai levar a lei para o tribunal averiguar se è constitucional.
@Lucork , deve ser o Marcelo (presidente), correto?
Sobre retroagir: nem sempre o que é feito é constitucional. Por exemplo, na última mudança da lei foram criados mais critérios criminais para verificação. Havia pessoas que já tinham tido seus pedidos aprovados no sistema e que retornaram a um passo anterior para passar por estas verificações (criadas pela nova lei, muito depois do início do processo). O próprio IRN respondeu isso a quem perguntou do atraso dos processos, dizendo que eles aguardavam retorno da AIMA (sobre os novos requisitos que não existiam quando eles foram iniciados).
Não falo do texto (concordo que há a previsão de avaliação pela lei antiga para processos iniciados antes da promulgação da lei), mas sim do risco (não é certo, mas é possível) de que, caso o processo caia em QUALQUER exigência, o conservador considerar que "à época de sua apresentação" ele não atendia a todas as exigências e, por isso, deve ser analisado pela lei nova.
Eu, se tivesse um processo afetado pelas novas exigências tramitando, me prepararia para cumprir as tais exigências. Se for exigido, não seria pego de surpresa; se não for, pelo menos aprendi sobre o funcionamento do Estado Português (coisa que todo cidadão deveria mesmo fazer).
@Lucork , tudo o que encontrei sobre o Marcelo enviar a lei para o TC foi a opinião de uma jurista portuguesa (Isabel Comte) de que "quer acreditar que ele fará isso". Você viu algo mais concreto?
@andrelas Nesse caso, se o presidente enviar a lei para o Tribunal Constitucional, será que isso fará com que demore mais para ela ser publicada no Diário da República? Penso que já estamos no fim do ano, mas percebo que eles estão ansiosos para que essas leis entrem em vigor o quanto antes.
Sinceramente, se essa lei for para o Tribunal Constitucional e eu ganhar mais um ou dois meses, vou dar entrada no processo de neto do meu pai, mesmo que a transcrição ainda esteja em andamento. Porque, se lá na frente negarem a transcrição, entrarei com uma ação para fazer o registro tardio de nascimento enquanto o processo de neto estiver tramitando.
Por favor, qualquer novidade que tiverem, publiquem aqui, pois todos os dias — de hora em hora — venho verificar se há algo novo.
@LuanParanhos , ele tem oito dias para decidir se manda ou não para o TC. O TC (salvo engano) tem 25 dias para se pronuciar. Assim, NO MÁXIMO, seria cerca de um mês para o TC chumbar a lei e ela retornar ao parlamento. Mas, claro, o PR pode mandar pro TC em prazo menor, e o TC pode se pronunciar em prazo menor.
No (recente) caso da Lei dos Estrangeiros, o Marcelo levou exato oito dias para mandar para o TC, mas ele pediu que o TC se pronunciasse em até 15 dias. O TC levou exatos quinze dias para se pronunciar e dizer que a lei era inconstitucional.
Datas dos fatos da Lei dos Estrangeiros:
Primeira versão aprovada em 16/07
PR enviou ao TC em 24/07
TC a considerou inconstitucional em 08/08
A nova versão foi aprovada em 30/09
PR promulgou em 16/10
Foi publicada no Diário da República em 22/10
Passou a valer em 23/10
Ou seja, nesse caso foram mais de três meses entre a primeira aprovação e a entrada em vigor da segunda versão. MAS... Não conte com isso. Eu acredito que uma eventual revisão da lei na Assembleia da República seja BEM mais rápida do que no caso da Lei dos Estrangeiros, pois a Lei de Nacionalidade é menos complexa, menos extensa, e tem menos pontos considerados inconstitucionais. O mais grave eles separaram num projeto à parte (a perda da nacionalidade) e esse eu acho que é quase certo que o PR mande pro TC.
Dito isso, nada impede você de acelerar o mais que puder (mal não fará). Só lembre que, se mandar documento faltando, pode ser que o IRN rejeite o processo e você tenha que refazê-lo. Além disso, como discutido acima, se houver alguma exigência futura o IRN PODE (a depender do que for a exigência) decidir que o processo será avaliado pela lei nova.
LOL... @Eurolady??? O @ecoutinho quase acertou... Na verdade estou indo para a Espanha, a cidade fica em segredo.
Só para constar aqui um fato que aconteceu comigo hoje que talvez alguém já tenha passado.Estava tentando solicitar um Cartão Europeu de Seguro de Doença CESD online e não conseguia receber o código de segurança no meu telefone. Liguei para Portugal e fui informada que eles estão tendo constrangimentos ao enviar SMS para números de telefone dos Estados Unidos e que lamentávelmente não conseguiria fazer este pedido online. Achei engraçado como eles colocaram o problema.
@texaslady (ou seria Iberilady? 😂), eles por lá utilizam a palavra "constrangimento" como um eufemismo para "problema técnico", "dificuldades técnicas", "falhas no serviço", "atrasos", enfim, qualquer coisa que corresponda a um serviço que não funciona como deveria. Por exemplo:
Há um mundo de diferenças em sentidos de palavras e formas de falar as coisas entre Portugal e o Brasil que vai muito além das palavras (comboio x trem, cuecas x calcinhas, camisola x camiseta, etc). Um exemplo bem característico é o uso de "gostava'. Para eles, a frase "Eu gostava de ir à praia" NÃO quer dizer que, no passado, você gostava de ir à praia, mas que você GOSTARIA, no presente, de ir à praia. Outro bem característico é o uso da palavra "de" em expressões como "preciso de saber", "preciso de ligar", etc. No Brasil não usamos assim, usamos "preciso saber", "preciso ligar", etc.
Quando estou por lá, fora o sotaque (que nem tento imitar porque vai parecer galhofa, já que eu não consigo fazer direito), procuro falar como eles. Evita muitos mal-entendidos, alguns graves. 😁
EDIT: Há umas décadas li o livro abaixo. É ao mesmo tempo hilário e informativo, vale a pena:
Governo garante 50 novos técnicos para acelerar os milhares de processos de nacionalidade atrasados
Lei da Nacionalide foi aprovada esta semana no Parlamento, sendo um dos objetivos diminuir a carga de processos. Última estimativa do IRN é de 700 mil pedidos.
O Governo vai contratar 50 técnicos para o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), responsável pela análise dos processos de nacionalidade portuguesa. A garantia foi dada por Emídio Sousa, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, em entrevista à agência Lusa, no Canadá.
Como o DN / DN Brasil já noticiou, os atrasos são significativos, com casos de pedidos de nacionalidade parados há três anos. Nos últimos anos, verificou-se um aumento exponencial de processos, que já atingem os 700 mil. “Há, de facto, alguns atrasos no Instituto dos Registos e do Notariado, sobretudo em Lisboa”, reconheceu Emídio Sousa.
Segundo o secretário de Estado, com este reforço de 50 profissionais, haverá uma aceleração do trabalho. “Neste momento, trata-se essencialmente de uma questão de reforço dos recursos humanos e, logo que esse processo esteja concluído, julgo que o problema deixará de existir”, afirmou à Lusa.
Durante visitas à diáspora portuguesa, uma das críticas mais frequentes é a demora na validação dos assentos de nascimento, enviados pelos consulados portugueses. A situação afeta diretamente tanto recém-nascidos como adultos filhos de cidadãos portugueses.
Alguns emigrantes acusam discriminação em relação aos que residem em Portugal. “O Governo português tem a obrigação de resolver esta situação, garantindo que os filhos de portugueses, independentemente do local onde nasceram, sejam tratados como cidadãos de pleno direito”, destacou o secretário de Estado.
Com a alteração à Lei da Nacionalidade, que restringe o acesso, o Governo espera diminuir a pressão sobre o IRN, também responsável por toda a documentação dos cidadãos portugueses, como passaportes e assentos de nascimento.
O diploma agora vai seguir para São Bento para análise do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. A mudança foi aprovada com 157 votos do PSD, Chega, IL e CDS e JPP. PS, Livre, PCP, BE e PAN votaram contra, com 64 votos.
O Governo vai contratar 50 técnicos para o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), responsável pela análise dos processos de nacionalidade portuguesa.
E eu aqui desesperado para sair do Brasil! Queria muito o meu passaporte português, sou analista de TI , mas só recebo oferta de trabalho aqui para ganhar o mesmo tanto que um estagiário ou iniciante lá , que já é quase o teto daqui. Tenho vontade de ir para os EUA , mas achei muito difícil conseguir o visto e o EB2NIW, que sou elegível , está igual nacionalidade PT. Mesmo as empresas na Europa só querem contrato remoto , já aceitei ganhar menos em Portugal só pelo contrato de trabalho e nunca rolou kk
@marcelloamr , há outras formas de conseguir trabalho em Portugal, especialmente em TI, mesmo sem a cidadania. Confesso que não sei como está isso agora dada a mudança de governo e a guinada extremista, mas há vistos específicos de trabalho para algumas áreas, e na de TI há escassez de profissionais por lá.
Dito isso, não compare os salários nominais em reais. O custo de vida lá é também diferente do daqui, em especial na moradia (os aluguéis por lá dispararam na última década). É importante pesquisar qual seria seu custo real em Euros lá, incluindo moradia, focando na região onde você terá que morar por causa do trabalho, antes de aceitar uma proposta. Dependendo da região não é assim tão caro, mas na grande Lisboa, por exemplo, os custos de moradia estão irreais.
EDIT: para ter uma BASE, este mapa ajuda. Note que o valor é por metro quadrado e que, claro, há grandes variações dentro de cada região também (assim como em qualquer cidade), pois há as áreas mais "nobres" e valorizadas e as menos valorizadas:
O problema é que a enorme maioria das vagas em TI ficam em centros urbanos importantes, como Porto e Lisboa. A não ser que seja uma vaga 100% remota (o que é raro), você precisará morar relativamente perto, e as cidades em volta destas regiões também acabam sendo inflacionadas. Há ainda que se considerar custos iniciais e outros custos fixos, como alimentação, utilities (luz, gás, telefone, etc), transporte (automóvel/tem/ônibus), e lembrar que, excetuando-se nas cidades um pouco maiores, Portugal é um país de pequenas vilas e povoados com pouca infra-estrutura local, o que pode tornar o automóvel essencial no dia-a-dia.
Caso seja casado, é ainda preciso considerar (não tendo ainda a cidadania) a recente mudança da Lei de Estrangeiros no que tange ao reagrupamento familiar, que pode exigir uma separação longa da família até que se cumpra os requisitos para que ele seja permitido.
Finalmente, você diz que só recebe ofertas para ganhar o que ganha um iniciante lá. Vale pesquisar bem o mercado de lá, pois não há tanta variação entre iniciantes e pessoas com experiência quanto há aqui. Enquanto o salário mínimo está em 870 Euros (o menor da Europa ocidental), o médio não passa de cerca de 1500 Euros. É diferente, claro, mas não é um absurdo de diferença quando consideramos que estes valores também dependem da região do país onde se trabalha (centros urbanos tem salários maiores, mas também custos de vida maiores).
Em resumo, o conselho é fazer o trabalho de casa: estude o país, conheça as regiões, suas diferenças, o custo de vida, e se planeje, tendo ainda a certeza de ter uma boa reserva inicial para dias mais difíceis.
@andrelas se isso de fato aconteceu, isso deveria ser denunciado, sim há casos em que entidades portuguesas did respeitam a constituição, porém não devemos normalizar isso. Agora há uma grande judializacao contra o IRN, por causa de processos atrasados( processos de 2021 sem decisão), não acredito que o presidente do IRN seja louco suficiente para fazer com que processos anteriores caiam em exigência por causa de uma nova lei aprovada. Mas ru acho válido o debate, porém um pouco perigoso no sentido de criar preocupação e caos com as pessoas que ainda estão esperando.
eu mesmo estou entrando com ação na justiça pois meu processo está literalmente parado esperando por algo que ninguém sabe explicar.
acho que se algo como esse acontecer, eu não respondo por mim, sinceramente eu estou completamente esgotado, 4 anos e 8 meses nessa angustia.
@Lucork , creio que esteja se referindo ao meu comentário sobre o que aconteceu quando da última mudança da lei (o regresso dos processos ao passo anterior). Sim, isso aconteceu, tivemos vários exemplos aqui no forum e um deles foi o da minha própria irmã, que já estava "para decisão" e retornou para a "verificação de documentos" e, ao questionarmos, nos foi informado que aguardava retorno da AIMA.
Note que me refiro a processos PARA DECISÃO (talvez eu tenha me expressado mal antes ao dizer "aprovados", peço desculpas). Aqueles que já tinham tido seu assento de nascimento emitido não retornaram (até onde sei), claro.
Não se trata de criar pânico, mas de ser realista. O texto da nova lei é claro, deixando por conta do conservador determinar se o processo cumpria, NO MOMENTO DE SUA ENTRADA, os requisitos, e dizendo que NESTE CASO ele será analisado pela lei atual. Eu ACREDITO que isso tenha sido feito para evitar que alguém inicie um processo com uma folha em branco pra "guardar lugar" e só depois apense os documentos de fato, se adiantando à lei; porém, o que eu ACHO que vai acontecer é que os conservadores vão pesar o que de fato está faltando. Processos onde falte um pequeno detalhe POSSIVELMENTE serão alvo de exigência e seguirão normalmente; já processos com algo realmente incompleto PODEM vir a ser analisados pela nova lei.
Mas, como tudo aqui no forum, isso é especulação, um palpite informado baseado no histórico do que tem acontecido ultimamente e o que aconteceu na última mudança de lei. Certeza, há apenas uma: quem já tiver tudo pronto deve começar o processo o mais rápido possível, para pegar a lei atual.
E eu aqui desesperado para sair do Brasil! Queria muito o meu passaporte português, sou analista de TI , mas só recebo oferta de trabalho aqui para ganhar o mesmo tanto que um estagiário ou iniciante lá , que já é quase o teto daqui. Tenho vontade de ir para os EUA , mas achei muito difícil conseguir o visto e o EB2NIW, que sou elegível , está igual nacionalidade PT. Mesmo as empresas na Europa só querem contrato remoto , já aceitei ganhar menos em Portugal só pelo contrato de trabalho e nunca rolou kk
Somos colegas de profissão — também sou da área de T.I. Estou prestes a iniciar minha pós-graduação em Segurança da Informação. Vi que, em Portugal, a função de analista de segurança da informação é muito bem remunerada.
Também compartilhamos o mesmo sentimento: estou desesperado para sair do Brasil.
É muito bacana saber que há alguém com o mesmo objetivo que o meu. Espero que consigamos realizar nossos sonhos.
Concordo com as ponderações do @andrelas e te recomendo que na sua “lição de casa” pesquise sobre dois outros países: Irlanda e Alemanha. O primeiro concentra as grandes multinacionais do setor de tecnologia, o segundo tem um número grande de start-ups.
Portugal, apesar de ser um país lindo, ter um dos climas mais agradáveis da Europa, ter a facilidade do idioma e cultura próxima à nossa, é um dos piores países para se trabalhar em TI: se paga pouco e em geral os melhores empregadores não estão lá. A maioria das vagas são em empresas que terceirizam mão de obra para multinacionais sediadas em outros países da UE ou em UK, pagando mal e exigindo muito. Na minha opinião o mercado de TI em PT é pior que o do Brasil.
Dito isso, a percepção de que um estagiário por aqui ganha mais que um analista sr no Brasil é enganosa, principalmente por conta do custo de moradia. Em alguns lugares da Europa se paga 1000€ para alugar um quarto em um apartamento compartilhado.
Faça uma pesquisa realista de quanto seria seu gasto mensal caso estivesse morando no país. Na maioria deles vc consegue pesquisar na Internet preços de aluguel, montar uma compra da semana no site de um supermercado etc… assim vc consegue ter uma noção realista de quanto precisaria ganhar para ter um nível de vida que seja no mínimo equivalente ao que você já tem no Brasil.
Obrigado! Quando falo do iniciante é nos EUA , hoje estou como sênior aqui e me oferecem uns 3-5k dólares , em Portugal tive ofertas para receber o mesmo tanto , quando eu falo de visto eles correm kk mesmo com a mudança acho que não chega a me atingir porque já sou casado a quase 6 anos.
Hoje moro no DF , meu bairro teve índice zero de criminalidade nos últimos 2-3 anos , o problema é que se restringe aqui , saiu dessa região é o caos instalado , não tenho nem coragem de trocar de carro para não chamar a atenção. E também porque comprar um carro decente aqui é o preço de um apartamento kk
Muito legal! Tenho uma Pós em segurança da informação, hoje sou QA! Gosto muito da área , hackeei muito computador até os 18 anos filtrando IP pelo Nmap , depois não fiz mais por medo de ser preso, só invado coisas nas quais sou pago kkkk
Obrigado! Também acho que o mercado de TI em PT não é dos melhores , pensei em conseguir a cidadania para poder trabalhar em alguma cidade que ficasse a uns 40-60 minutos de Porto , Lisboa ou Coimbrã para mesclar a estrutura com a qualidade de vida. Vi que não é muito normal em Portugal receber mais de 2k líquido, e trabalhando para países como Suíça e Alemanha daí dá até para fazer até cosplay de rico kk
Enfim , morrendo de ansiedade o processo de neto do meu pai é de 29/06/2022 , só Deus sabe quando vai acabar , e depois mais 1-1.5 ano para o meu de filho kk
@marcelloamr já a minha experiência é o inverso, comparando o que consigo de salário por aqui trabalhando remoto para o exterior como desenvolvedor sênior, não avalio que compensa a mudança considerando o custo de vida e os impostos maiores. EUA/Califórnia/Bay Area para uma vaga muito boa em big tech seria de se pensar, mas com toda a loucura que está, dificuldades em conseguir visto e esposa e dois filhos que não falam inglês, avalio que estou muito bem por aqui mesmo.
Pois é, infelizmente as pessoas têm a tendencia a minimizar os riscos até que a coisa acontece.
Só para ficar em poucos exemplos recentes:
1 - Preocupação com privacidade ou espionagem parecia coisa de paranóico e falar em usar criptografia nas suas comunicações pessoais parecia papo de alguém que assistiu muitos filmes de espionagem ou estava fazendo algo errado, até que tivemos o caso Snowden que mostrou que todo mundo era vigiado.
2 - Cansei de ouvir que minha preocupação com a perda da democracia e um novo golpe militar no Brasil era "delírio de esquerdista", até que tivemos uma tentativa de golpe com direito a plano de assassinato, uso de forças especiais do exército e tudo.
Uma coisa que precisamos aprender é: Se alguém disser "quero ser ditador por um dia", ou "Daria golpe no mesmo dia, no mesmo dia" temos que levar a sério.
A Europa claramente é a bola da vez na campanha da extrema direita para levar o mundo de volta ao século XVII.
Estou indo para a Europa com a plena conciência de que nada é certo. E que a qualquer momento a situação pode mudar, como tem acontececido em Portugal, o que para mim foi uma terrível decepção, mas o mesmo já vem acontecendo em vários países. Este é o tempo que estamos vivendo. Minha irmã mora na Áustria a 400km de um guerra insensata, eles tem sentido inseguros por lá também. Mas o meu receio de ir para Europa é menor do que o receio de ficar aqui sem saber até onde vai esta insanidade. E o Brasil também não é opção visto que a situação por lá muda com muito mais facilidade.
É dificílimo tomar uma decisão de imigrar para um outro país nos dias de hoje. E como vocês estavam aconselhando aos que buscam uma vida melhor na Europa nos comentários acima, fica também o alerta a respeito da situação política dos países, como mais um ponto a ponderar, além de oportunidade de trabalho e moradia.
Concordo com você, vivemos tempos muito difíceis e incertos. Te desejo muita sorte na mudança para o lado de cá do Atlântico e tomaria a mesma decisão no seu lugar.
@ecoutinho@texaslady eu nunca enxerguei os EUA como um país realmente democrático. Um país onde só existem dois partidos na prática (e a barreira de criação de um novo partido é tão alta que já se tentou no passado e não se conseguiu), onde esses dois partidos são muito parecidos em muita coisa, onde quem decide as eleições é o dinheiro (muito mais do que em qualquer lugar do mundo, com o lobby sendo legalizado), um país que é o maior promotor de ditaduras ao redor do mundo, esse país não é democrático, ele tem só uma fachada de democracia.
Sim, concordo que as instituições, até cerca de dez anos atrás, pareciam resilientes e fortes, mas considerando o quão rachado o país sempre foi (a guerra civil nunca acabou de fato para boa parte da população que, não por acaso, forma a base mais fundamental de apoio ao Trump) e o quanto o egoísmo (individualismo é filho do egoísmo) é enraizado na cultura americana, era só questão de tempo que a terceirização de ditaduras promovidas por eles acabasse sendo aplicada in-house.
Já a Europa é um lugar bem diferente, não porque é "melhor" moralmente (quem sou eu para julgar), mas porque já fez muita caquinha no passado. É o berço da extrema-direita, sem dúvida alguma, capitaneada por Hitler, Mussolini, e os primos mais novos (não eram fascistas, mas surfaram na onda) Franco e Salazar, mas por outro lado já sofreu demais ao longo das décadas, já viu em primeira mão o que essa mentalidade causa, e já a superou ao preço de sangue, suor e lágrimas em 1945. Além disso, por ser formada por diversas culturas e países diferentes, o que temos visto é um jogo de whack-a-mole ao contrário, onde a extrema-direita coloca a cabeça de fora em um lugar mas acaba sendo derrotada em outro. Para a Europa "cair", seria preciso que isso ocorresse em diversos países importantes ao mesmo tempo, e POR ENQUANTO ao menos isso não me parece factível.
A União Europeia e, em especial, a moeda comum, são também uma salvação. Desentranhar tudo isso é MUITO, mas MUITO difícil. O Reino Unido, que tinha sua própria moeda, está até hoje pagando o preço do Brexit; agora imagina um país que usa o Euro. Além disso, os europeus já se acostumaram com a livre circulação, e mesmo a grande maioria dos extremistas preza este benefício (sim, se pudessem excluir alguns países o fariam, mas não creio que iriam querer acabar com Schengen). E existe uma sensação de pertencimento europeu (que, novamente, faltava no Reino Unido), o que ajuda a manter a unidade.
Digo isso tudo para dizer que, salvo uma guerra nuclear (onde, convenhamos, não haverá lugar seguro), vejo a Europa como um lugar muito mais seguro e estável do que os EUA a médio prazo (desde que com a cidadania, claro). Pode "dar ruim"? Pode, claro. Mas nos EUA JÁ deu ruim. Não vou elaborar este pensamento porque eu já opinei demais sobre eles 😂, mas a completa falta de responsabilização pelas repetidas ilegalidades da administração atual mostra isso. Afinal, imaginem se acontecesse metade do que está acontecendo nos EUA (perseguição ilegal de imigrantes e mesmo de cidadãos, perdão presidencial por simpatia política, perseguição de universidades, meios de comunicação e até de prefeituras, envio de tropas a estados sem motivo, um presidente que dispensa comentários, etc) em qualquer país europeu... Difícil imaginar.
E texaslady, faço coro com o ecoutinho em desejar tudo de melhor pra você por lá. 😊 Em 2028 devo voltar à Europa (ano que vem viajo pra outro canto do mundo e, como as verbas são sempre muito menores do que o desejo de viajar, preciso me recapitalizar para a viagem seguinte, daí a data distante 😂). Quem sabe não marcamos em Portugal (eu nem ia passar lá, mas passo) pra nos conhecermos "em casa" - afinal, é perto de ambos.
Comentários
@Marcello
Estou tão desanimado com esse processo de cidadania. O do meu pai já vai para 40 meses e 2 dias (29/06/22) sem previsão de conclusão , uma lei de nacionalidade feita aos cocos … Se o processo fosse uma criança ele já estaria quase indo para a escola ser alfabetizado kk
Vi casos, não sei se é verdade, de pedidos enviados em 2021 e ainda nada. Detalhe: estamos indo para 2026.
O que me desanimou legal mesmo foram essas mudanças, que talvez possam exigir provas ou algo do tipo. Meu pai é idoso e não tem uma boa visão, também não sabe ler nem escrever.
Eu imagino que seu processo está chegando ao fim até fim deste ano, no mais tardar início do ano que vem. Boa sorte, nobre amigo.
Gente, eu entendo a preocupação de vocês, porém não há nada no mundo jurídico que irá permitir que uma lei tenha efeito a processos passados, principalmente se ela lei for maléfica com o requerido. Isso vai muito além do código processual civil e penal, è constitucional. Inclusivo Eu Li hoje que o Montenegro vai levar a lei para o tribunal averiguar se è constitucional.
@Lucork , deve ser o Marcelo (presidente), correto?
Sobre retroagir: nem sempre o que é feito é constitucional. Por exemplo, na última mudança da lei foram criados mais critérios criminais para verificação. Havia pessoas que já tinham tido seus pedidos aprovados no sistema e que retornaram a um passo anterior para passar por estas verificações (criadas pela nova lei, muito depois do início do processo). O próprio IRN respondeu isso a quem perguntou do atraso dos processos, dizendo que eles aguardavam retorno da AIMA (sobre os novos requisitos que não existiam quando eles foram iniciados).
Não falo do texto (concordo que há a previsão de avaliação pela lei antiga para processos iniciados antes da promulgação da lei), mas sim do risco (não é certo, mas é possível) de que, caso o processo caia em QUALQUER exigência, o conservador considerar que "à época de sua apresentação" ele não atendia a todas as exigências e, por isso, deve ser analisado pela lei nova.
Eu, se tivesse um processo afetado pelas novas exigências tramitando, me prepararia para cumprir as tais exigências. Se for exigido, não seria pego de surpresa; se não for, pelo menos aprendi sobre o funcionamento do Estado Português (coisa que todo cidadão deveria mesmo fazer).
@Lucork , tudo o que encontrei sobre o Marcelo enviar a lei para o TC foi a opinião de uma jurista portuguesa (Isabel Comte) de que "quer acreditar que ele fará isso". Você viu algo mais concreto?
@andrelas Nesse caso, se o presidente enviar a lei para o Tribunal Constitucional, será que isso fará com que demore mais para ela ser publicada no Diário da República? Penso que já estamos no fim do ano, mas percebo que eles estão ansiosos para que essas leis entrem em vigor o quanto antes.
Sinceramente, se essa lei for para o Tribunal Constitucional e eu ganhar mais um ou dois meses, vou dar entrada no processo de neto do meu pai, mesmo que a transcrição ainda esteja em andamento. Porque, se lá na frente negarem a transcrição, entrarei com uma ação para fazer o registro tardio de nascimento enquanto o processo de neto estiver tramitando.
Por favor, qualquer novidade que tiverem, publiquem aqui, pois todos os dias — de hora em hora — venho verificar se há algo novo.
@LuanParanhos , ele tem oito dias para decidir se manda ou não para o TC. O TC (salvo engano) tem 25 dias para se pronuciar. Assim, NO MÁXIMO, seria cerca de um mês para o TC chumbar a lei e ela retornar ao parlamento. Mas, claro, o PR pode mandar pro TC em prazo menor, e o TC pode se pronunciar em prazo menor.
No (recente) caso da Lei dos Estrangeiros, o Marcelo levou exato oito dias para mandar para o TC, mas ele pediu que o TC se pronunciasse em até 15 dias. O TC levou exatos quinze dias para se pronunciar e dizer que a lei era inconstitucional.
Datas dos fatos da Lei dos Estrangeiros:
Ou seja, nesse caso foram mais de três meses entre a primeira aprovação e a entrada em vigor da segunda versão. MAS... Não conte com isso. Eu acredito que uma eventual revisão da lei na Assembleia da República seja BEM mais rápida do que no caso da Lei dos Estrangeiros, pois a Lei de Nacionalidade é menos complexa, menos extensa, e tem menos pontos considerados inconstitucionais. O mais grave eles separaram num projeto à parte (a perda da nacionalidade) e esse eu acho que é quase certo que o PR mande pro TC.
Dito isso, nada impede você de acelerar o mais que puder (mal não fará). Só lembre que, se mandar documento faltando, pode ser que o IRN rejeite o processo e você tenha que refazê-lo. Além disso, como discutido acima, se houver alguma exigência futura o IRN PODE (a depender do que for a exigência) decidir que o processo será avaliado pela lei nova.
Preparemo-nos para o pior, mas pensando no melhor.
@ecoutinho , @andrelas , @LeoSantos ,
LOL... @Eurolady??? O @ecoutinho quase acertou... Na verdade estou indo para a Espanha, a cidade fica em segredo.
Só para constar aqui um fato que aconteceu comigo hoje que talvez alguém já tenha passado.Estava tentando solicitar um Cartão Europeu de Seguro de Doença CESD online e não conseguia receber o código de segurança no meu telefone. Liguei para Portugal e fui informada que eles estão tendo constrangimentos ao enviar SMS para números de telefone dos Estados Unidos e que lamentávelmente não conseguiria fazer este pedido online. Achei engraçado como eles colocaram o problema.
@texaslady (ou seria Iberilady? 😂), eles por lá utilizam a palavra "constrangimento" como um eufemismo para "problema técnico", "dificuldades técnicas", "falhas no serviço", "atrasos", enfim, qualquer coisa que corresponda a um serviço que não funciona como deveria. Por exemplo:
https://www.spms.min-saude.pt/2025/10/problemas-internacionais-perturbam-acesso-a-portais/
Há um mundo de diferenças em sentidos de palavras e formas de falar as coisas entre Portugal e o Brasil que vai muito além das palavras (comboio x trem, cuecas x calcinhas, camisola x camiseta, etc). Um exemplo bem característico é o uso de "gostava'. Para eles, a frase "Eu gostava de ir à praia" NÃO quer dizer que, no passado, você gostava de ir à praia, mas que você GOSTARIA, no presente, de ir à praia. Outro bem característico é o uso da palavra "de" em expressões como "preciso de saber", "preciso de ligar", etc. No Brasil não usamos assim, usamos "preciso saber", "preciso ligar", etc.
Quando estou por lá, fora o sotaque (que nem tento imitar porque vai parecer galhofa, já que eu não consigo fazer direito), procuro falar como eles. Evita muitos mal-entendidos, alguns graves. 😁
EDIT: Há umas décadas li o livro abaixo. É ao mesmo tempo hilário e informativo, vale a pena:
@Admin , creio que falar sobre um livro (antigo e de alguém famoso) não é contra as regras, Se for, peço desculpas e pode apagar.
@andrelas
Comecei a ler a edição kindle há pouco mais de 1h e já não me perdoo por nunca ter tomado conhecimento desse livro antes 😂😂
Obrigado pela dica.
Governo garante 50 novos técnicos para acelerar os milhares de processos de nacionalidade atrasados
Governo garante 50 novos técnicos para acelerar os milhares de processos de nacionalidade atrasados
Lei da Nacionalide foi aprovada esta semana no Parlamento, sendo um dos objetivos diminuir a carga de processos. Última estimativa do IRN é de 700 mil pedidos.
O Governo vai contratar 50 técnicos para o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), responsável pela análise dos processos de nacionalidade portuguesa. A garantia foi dada por Emídio Sousa, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, em entrevista à agência Lusa, no Canadá.
Como o DN / DN Brasil já noticiou, os atrasos são significativos, com casos de pedidos de nacionalidade parados há três anos. Nos últimos anos, verificou-se um aumento exponencial de processos, que já atingem os 700 mil. “Há, de facto, alguns atrasos no Instituto dos Registos e do Notariado, sobretudo em Lisboa”, reconheceu Emídio Sousa.
Segundo o secretário de Estado, com este reforço de 50 profissionais, haverá uma aceleração do trabalho. “Neste momento, trata-se essencialmente de uma questão de reforço dos recursos humanos e, logo que esse processo esteja concluído, julgo que o problema deixará de existir”, afirmou à Lusa.
Durante visitas à diáspora portuguesa, uma das críticas mais frequentes é a demora na validação dos assentos de nascimento, enviados pelos consulados portugueses. A situação afeta diretamente tanto recém-nascidos como adultos filhos de cidadãos portugueses.
Alguns emigrantes acusam discriminação em relação aos que residem em Portugal. “O Governo português tem a obrigação de resolver esta situação, garantindo que os filhos de portugueses, independentemente do local onde nasceram, sejam tratados como cidadãos de pleno direito”, destacou o secretário de Estado.
Com a alteração à Lei da Nacionalidade, que restringe o acesso, o Governo espera diminuir a pressão sobre o IRN, também responsável por toda a documentação dos cidadãos portugueses, como passaportes e assentos de nascimento.
O diploma agora vai seguir para São Bento para análise do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. A mudança foi aprovada com 157 votos do PSD, Chega, IL e CDS e JPP. PS, Livre, PCP, BE e PAN votaram contra, com 64 votos.
@CarlosdaCosta
O Governo vai contratar 50 técnicos para o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), responsável pela análise dos processos de nacionalidade portuguesa.Daqui a 3 anos começam a trabalhar...
“Há, de facto, alguns atrasos no Instituto dos Registos e do Notariado, sobretudo em Lisboa”, reconheceu Emídio Sousa."
Esse é, sem dúvida, o eufemismo do ano.
@texaslady kkkkk
Brincadeiras a parte, desejo boa sorte na sua mudança, vida nova!
Por coincidência, eu tenho alguns amigos que também fizeram o mesmo caminho recentemente (EUA -> Espanha).
Quem diria que a maior democracia do planeta se fiava apenas em um "ninguém é doido de fazer isso"
Enfim...
E eu aqui desesperado para sair do Brasil! Queria muito o meu passaporte português, sou analista de TI , mas só recebo oferta de trabalho aqui para ganhar o mesmo tanto que um estagiário ou iniciante lá , que já é quase o teto daqui. Tenho vontade de ir para os EUA , mas achei muito difícil conseguir o visto e o EB2NIW, que sou elegível , está igual nacionalidade PT. Mesmo as empresas na Europa só querem contrato remoto , já aceitei ganhar menos em Portugal só pelo contrato de trabalho e nunca rolou kk
@marcelloamr , há outras formas de conseguir trabalho em Portugal, especialmente em TI, mesmo sem a cidadania. Confesso que não sei como está isso agora dada a mudança de governo e a guinada extremista, mas há vistos específicos de trabalho para algumas áreas, e na de TI há escassez de profissionais por lá.
Dito isso, não compare os salários nominais em reais. O custo de vida lá é também diferente do daqui, em especial na moradia (os aluguéis por lá dispararam na última década). É importante pesquisar qual seria seu custo real em Euros lá, incluindo moradia, focando na região onde você terá que morar por causa do trabalho, antes de aceitar uma proposta. Dependendo da região não é assim tão caro, mas na grande Lisboa, por exemplo, os custos de moradia estão irreais.
EDIT: para ter uma BASE, este mapa ajuda. Note que o valor é por metro quadrado e que, claro, há grandes variações dentro de cada região também (assim como em qualquer cidade), pois há as áreas mais "nobres" e valorizadas e as menos valorizadas:
O problema é que a enorme maioria das vagas em TI ficam em centros urbanos importantes, como Porto e Lisboa. A não ser que seja uma vaga 100% remota (o que é raro), você precisará morar relativamente perto, e as cidades em volta destas regiões também acabam sendo inflacionadas. Há ainda que se considerar custos iniciais e outros custos fixos, como alimentação, utilities (luz, gás, telefone, etc), transporte (automóvel/tem/ônibus), e lembrar que, excetuando-se nas cidades um pouco maiores, Portugal é um país de pequenas vilas e povoados com pouca infra-estrutura local, o que pode tornar o automóvel essencial no dia-a-dia.
Caso seja casado, é ainda preciso considerar (não tendo ainda a cidadania) a recente mudança da Lei de Estrangeiros no que tange ao reagrupamento familiar, que pode exigir uma separação longa da família até que se cumpra os requisitos para que ele seja permitido.
Finalmente, você diz que só recebe ofertas para ganhar o que ganha um iniciante lá. Vale pesquisar bem o mercado de lá, pois não há tanta variação entre iniciantes e pessoas com experiência quanto há aqui. Enquanto o salário mínimo está em 870 Euros (o menor da Europa ocidental), o médio não passa de cerca de 1500 Euros. É diferente, claro, mas não é um absurdo de diferença quando consideramos que estes valores também dependem da região do país onde se trabalha (centros urbanos tem salários maiores, mas também custos de vida maiores).
Em resumo, o conselho é fazer o trabalho de casa: estude o país, conheça as regiões, suas diferenças, o custo de vida, e se planeje, tendo ainda a certeza de ter uma boa reserva inicial para dias mais difíceis.
@andrelas se isso de fato aconteceu, isso deveria ser denunciado, sim há casos em que entidades portuguesas did respeitam a constituição, porém não devemos normalizar isso. Agora há uma grande judializacao contra o IRN, por causa de processos atrasados( processos de 2021 sem decisão), não acredito que o presidente do IRN seja louco suficiente para fazer com que processos anteriores caiam em exigência por causa de uma nova lei aprovada. Mas ru acho válido o debate, porém um pouco perigoso no sentido de criar preocupação e caos com as pessoas que ainda estão esperando.
eu mesmo estou entrando com ação na justiça pois meu processo está literalmente parado esperando por algo que ninguém sabe explicar.
acho que se algo como esse acontecer, eu não respondo por mim, sinceramente eu estou completamente esgotado, 4 anos e 8 meses nessa angustia.
@Lucork , creio que esteja se referindo ao meu comentário sobre o que aconteceu quando da última mudança da lei (o regresso dos processos ao passo anterior). Sim, isso aconteceu, tivemos vários exemplos aqui no forum e um deles foi o da minha própria irmã, que já estava "para decisão" e retornou para a "verificação de documentos" e, ao questionarmos, nos foi informado que aguardava retorno da AIMA.
Note que me refiro a processos PARA DECISÃO (talvez eu tenha me expressado mal antes ao dizer "aprovados", peço desculpas). Aqueles que já tinham tido seu assento de nascimento emitido não retornaram (até onde sei), claro.
Não se trata de criar pânico, mas de ser realista. O texto da nova lei é claro, deixando por conta do conservador determinar se o processo cumpria, NO MOMENTO DE SUA ENTRADA, os requisitos, e dizendo que NESTE CASO ele será analisado pela lei atual. Eu ACREDITO que isso tenha sido feito para evitar que alguém inicie um processo com uma folha em branco pra "guardar lugar" e só depois apense os documentos de fato, se adiantando à lei; porém, o que eu ACHO que vai acontecer é que os conservadores vão pesar o que de fato está faltando. Processos onde falte um pequeno detalhe POSSIVELMENTE serão alvo de exigência e seguirão normalmente; já processos com algo realmente incompleto PODEM vir a ser analisados pela nova lei.
Mas, como tudo aqui no forum, isso é especulação, um palpite informado baseado no histórico do que tem acontecido ultimamente e o que aconteceu na última mudança de lei. Certeza, há apenas uma: quem já tiver tudo pronto deve começar o processo o mais rápido possível, para pegar a lei atual.
@marcelloamr
E eu aqui desesperado para sair do Brasil! Queria muito o meu passaporte português, sou analista de TI , mas só recebo oferta de trabalho aqui para ganhar o mesmo tanto que um estagiário ou iniciante lá , que já é quase o teto daqui. Tenho vontade de ir para os EUA , mas achei muito difícil conseguir o visto e o EB2NIW, que sou elegível , está igual nacionalidade PT. Mesmo as empresas na Europa só querem contrato remoto , já aceitei ganhar menos em Portugal só pelo contrato de trabalho e nunca rolou kk
Somos colegas de profissão — também sou da área de T.I. Estou prestes a iniciar minha pós-graduação em Segurança da Informação. Vi que, em Portugal, a função de analista de segurança da informação é muito bem remunerada.
Também compartilhamos o mesmo sentimento: estou desesperado para sair do Brasil.
É muito bacana saber que há alguém com o mesmo objetivo que o meu. Espero que consigamos realizar nossos sonhos.
@marcelloamr
Concordo com as ponderações do @andrelas e te recomendo que na sua “lição de casa” pesquise sobre dois outros países: Irlanda e Alemanha. O primeiro concentra as grandes multinacionais do setor de tecnologia, o segundo tem um número grande de start-ups.
Portugal, apesar de ser um país lindo, ter um dos climas mais agradáveis da Europa, ter a facilidade do idioma e cultura próxima à nossa, é um dos piores países para se trabalhar em TI: se paga pouco e em geral os melhores empregadores não estão lá. A maioria das vagas são em empresas que terceirizam mão de obra para multinacionais sediadas em outros países da UE ou em UK, pagando mal e exigindo muito. Na minha opinião o mercado de TI em PT é pior que o do Brasil.
Dito isso, a percepção de que um estagiário por aqui ganha mais que um analista sr no Brasil é enganosa, principalmente por conta do custo de moradia. Em alguns lugares da Europa se paga 1000€ para alugar um quarto em um apartamento compartilhado.
Faça uma pesquisa realista de quanto seria seu gasto mensal caso estivesse morando no país. Na maioria deles vc consegue pesquisar na Internet preços de aluguel, montar uma compra da semana no site de um supermercado etc… assim vc consegue ter uma noção realista de quanto precisaria ganhar para ter um nível de vida que seja no mínimo equivalente ao que você já tem no Brasil.
@andrelas Muito obrigado pelos esclarecimentos.
@andrelas
Obrigado! Quando falo do iniciante é nos EUA , hoje estou como sênior aqui e me oferecem uns 3-5k dólares , em Portugal tive ofertas para receber o mesmo tanto , quando eu falo de visto eles correm kk mesmo com a mudança acho que não chega a me atingir porque já sou casado a quase 6 anos.
Hoje moro no DF , meu bairro teve índice zero de criminalidade nos últimos 2-3 anos , o problema é que se restringe aqui , saiu dessa região é o caos instalado , não tenho nem coragem de trocar de carro para não chamar a atenção. E também porque comprar um carro decente aqui é o preço de um apartamento kk
@LuanParanhos
Muito legal! Tenho uma Pós em segurança da informação, hoje sou QA! Gosto muito da área , hackeei muito computador até os 18 anos filtrando IP pelo Nmap , depois não fiz mais por medo de ser preso, só invado coisas nas quais sou pago kkkk
@ecoutinho
Obrigado! Também acho que o mercado de TI em PT não é dos melhores , pensei em conseguir a cidadania para poder trabalhar em alguma cidade que ficasse a uns 40-60 minutos de Porto , Lisboa ou Coimbrã para mesclar a estrutura com a qualidade de vida. Vi que não é muito normal em Portugal receber mais de 2k líquido, e trabalhando para países como Suíça e Alemanha daí dá até para fazer até cosplay de rico kk
Enfim , morrendo de ansiedade o processo de neto do meu pai é de 29/06/2022 , só Deus sabe quando vai acabar , e depois mais 1-1.5 ano para o meu de filho kk
@marcelloamr já a minha experiência é o inverso, comparando o que consigo de salário por aqui trabalhando remoto para o exterior como desenvolvedor sênior, não avalio que compensa a mudança considerando o custo de vida e os impostos maiores. EUA/Califórnia/Bay Area para uma vaga muito boa em big tech seria de se pensar, mas com toda a loucura que está, dificuldades em conseguir visto e esposa e dois filhos que não falam inglês, avalio que estou muito bem por aqui mesmo.
Obrigada @LeoSantos . Pois é ninguém imaginava ou acreditava nesta possibilidade, mas sim está acontecendo. Resta saber se será possível reverter...
@texaslady @LeoSantos
Pois é, infelizmente as pessoas têm a tendencia a minimizar os riscos até que a coisa acontece.
Só para ficar em poucos exemplos recentes:
1 - Preocupação com privacidade ou espionagem parecia coisa de paranóico e falar em usar criptografia nas suas comunicações pessoais parecia papo de alguém que assistiu muitos filmes de espionagem ou estava fazendo algo errado, até que tivemos o caso Snowden que mostrou que todo mundo era vigiado.
2 - Cansei de ouvir que minha preocupação com a perda da democracia e um novo golpe militar no Brasil era "delírio de esquerdista", até que tivemos uma tentativa de golpe com direito a plano de assassinato, uso de forças especiais do exército e tudo.
Uma coisa que precisamos aprender é: Se alguém disser "quero ser ditador por um dia", ou "Daria golpe no mesmo dia, no mesmo dia" temos que levar a sério.
A Europa claramente é a bola da vez na campanha da extrema direita para levar o mundo de volta ao século XVII.
@ecoutinho ,
Estou indo para a Europa com a plena conciência de que nada é certo. E que a qualquer momento a situação pode mudar, como tem acontececido em Portugal, o que para mim foi uma terrível decepção, mas o mesmo já vem acontecendo em vários países. Este é o tempo que estamos vivendo. Minha irmã mora na Áustria a 400km de um guerra insensata, eles tem sentido inseguros por lá também. Mas o meu receio de ir para Europa é menor do que o receio de ficar aqui sem saber até onde vai esta insanidade. E o Brasil também não é opção visto que a situação por lá muda com muito mais facilidade.
É dificílimo tomar uma decisão de imigrar para um outro país nos dias de hoje. E como vocês estavam aconselhando aos que buscam uma vida melhor na Europa nos comentários acima, fica também o alerta a respeito da situação política dos países, como mais um ponto a ponderar, além de oportunidade de trabalho e moradia.
@texaslady
Concordo com você, vivemos tempos muito difíceis e incertos. Te desejo muita sorte na mudança para o lado de cá do Atlântico e tomaria a mesma decisão no seu lugar.
Obrigada @ecoutinho .
@ecoutinho @texaslady eu nunca enxerguei os EUA como um país realmente democrático. Um país onde só existem dois partidos na prática (e a barreira de criação de um novo partido é tão alta que já se tentou no passado e não se conseguiu), onde esses dois partidos são muito parecidos em muita coisa, onde quem decide as eleições é o dinheiro (muito mais do que em qualquer lugar do mundo, com o lobby sendo legalizado), um país que é o maior promotor de ditaduras ao redor do mundo, esse país não é democrático, ele tem só uma fachada de democracia.
Sim, concordo que as instituições, até cerca de dez anos atrás, pareciam resilientes e fortes, mas considerando o quão rachado o país sempre foi (a guerra civil nunca acabou de fato para boa parte da população que, não por acaso, forma a base mais fundamental de apoio ao Trump) e o quanto o egoísmo (individualismo é filho do egoísmo) é enraizado na cultura americana, era só questão de tempo que a terceirização de ditaduras promovidas por eles acabasse sendo aplicada in-house.
Já a Europa é um lugar bem diferente, não porque é "melhor" moralmente (quem sou eu para julgar), mas porque já fez muita caquinha no passado. É o berço da extrema-direita, sem dúvida alguma, capitaneada por Hitler, Mussolini, e os primos mais novos (não eram fascistas, mas surfaram na onda) Franco e Salazar, mas por outro lado já sofreu demais ao longo das décadas, já viu em primeira mão o que essa mentalidade causa, e já a superou ao preço de sangue, suor e lágrimas em 1945. Além disso, por ser formada por diversas culturas e países diferentes, o que temos visto é um jogo de whack-a-mole ao contrário, onde a extrema-direita coloca a cabeça de fora em um lugar mas acaba sendo derrotada em outro. Para a Europa "cair", seria preciso que isso ocorresse em diversos países importantes ao mesmo tempo, e POR ENQUANTO ao menos isso não me parece factível.
A União Europeia e, em especial, a moeda comum, são também uma salvação. Desentranhar tudo isso é MUITO, mas MUITO difícil. O Reino Unido, que tinha sua própria moeda, está até hoje pagando o preço do Brexit; agora imagina um país que usa o Euro. Além disso, os europeus já se acostumaram com a livre circulação, e mesmo a grande maioria dos extremistas preza este benefício (sim, se pudessem excluir alguns países o fariam, mas não creio que iriam querer acabar com Schengen). E existe uma sensação de pertencimento europeu (que, novamente, faltava no Reino Unido), o que ajuda a manter a unidade.
Digo isso tudo para dizer que, salvo uma guerra nuclear (onde, convenhamos, não haverá lugar seguro), vejo a Europa como um lugar muito mais seguro e estável do que os EUA a médio prazo (desde que com a cidadania, claro). Pode "dar ruim"? Pode, claro. Mas nos EUA JÁ deu ruim. Não vou elaborar este pensamento porque eu já opinei demais sobre eles 😂, mas a completa falta de responsabilização pelas repetidas ilegalidades da administração atual mostra isso. Afinal, imaginem se acontecesse metade do que está acontecendo nos EUA (perseguição ilegal de imigrantes e mesmo de cidadãos, perdão presidencial por simpatia política, perseguição de universidades, meios de comunicação e até de prefeituras, envio de tropas a estados sem motivo, um presidente que dispensa comentários, etc) em qualquer país europeu... Difícil imaginar.
E texaslady, faço coro com o ecoutinho em desejar tudo de melhor pra você por lá. 😊 Em 2028 devo voltar à Europa (ano que vem viajo pra outro canto do mundo e, como as verbas são sempre muito menores do que o desejo de viajar, preciso me recapitalizar para a viagem seguinte, daí a data distante 😂). Quem sabe não marcamos em Portugal (eu nem ia passar lá, mas passo) pra nos conhecermos "em casa" - afinal, é perto de ambos.
@texaslady também desejo a você tudo de bom na sua mudança, espero que encontre seu porto seguro para atravessar essa época tenebrosa.
E se precisar de uma alteração de username, é só falar. :)