Transcrição de casamento - exigência - processo de filho - 1C
Pessoal, tenho processo de filho em andamento.
Recebi exigência da ACP porto para transcrever o casamento dos pais para dar continuidade ao processo.
Qual a forma mais rápida de eu fazer isso?
Recebi a exigência por correio 15 dias depois da alteração da bolinha no sistema de acompanhamento processual.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@joaobbueno
Em que estado mora? Ou fora do BR?
@CarlosASP
eu moro no Paraná, em Londrina. A certidão de casamento deles está no Rio de Janeiro, estou localizando
@joaobbueno
Infelizmente os relatos de transcrição pelo consulado de Curitiba não são animadores.
Muita gente nesses casos faz pela CRC Porto:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto
Aqui o último relato:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest
Tem gente que, mesmo não sendo da área de jurisdição (RJ e ES) do consulado do Rio, manda para lá atendendo os requisitos deles. Pois o consulado do Rio é bem rápido para transcrições:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Nesse meio tempo, eu faria um contato por escrito com a conservadora que fez a exigência dizendo que está providenciando a transcrição de casamento e que a informará assim que estiver concluída.
@CarlosASP
um contato por escrito você sugere enviarmos uma carta informando? Para a ACP diretamente?
@joaobbueno
A carta de exigência deve estar assinada por uma conservadora.
Endereçaria a carta diretamente para ela, no endereço onde ela trabalha (imagino ser na ACP). Colocaria no cabeçalho: Exigência Processo xxxx/xxx
@joaobbueno quando vc deu entrada no seu processo?
Estou na mesma situação, mas mandei a transcrição dos meus pais para Lisboa.
@alexandrelisboa Demos entrada em julho de 2023
@CarlosASP Estou tentando pegar a certidão de nascimento do português pelo civil online, mas ele nasceu em 1922 e o site está barrando por ser mais de 100 anos. Alguma sugestão para eu obter mais rapidamente a certidão dele?
@joaobbueno quando vc deu entrada no seu processo?
Estou na mesma situação, mas mandei a transcrição para Lisboa
@joaobbueno
Leia atentamente o guia abaixo, especialmente a observação importante ao final.
Como solicitar certidões pelo civilonline
@joaobbueno @alexandrelisboa
Por favor leiam o guia atentamente. Essa questão dos 100 anos está explicada.
Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa
Experiência de transcrição de casamento no consulado do Rio de Janeiro:
Enviei os documentos da transcrição exatamente conforme consta no site deles, em 2 dias, os documentos foram analisados e solicitado o depósito do valor da transcrição, em torno de R$ 600,00, no dia 10 de julho de 2024.
Ontem, dia 15 de julho de 2024, a transcrição do casamento foi finalizada e enviada por e-mail.
Já remeti a informação para a ACP de Porto via DHL e E-mail, e aguardo a continuação do processo de cidadania.
Pessoal, fiz o processo da minha mãe, filha de português, com o intuito de fazer o meu e da minha família em seguida.
O processo no nome dela finalizou, estando com a bolinha verde. Mas estou perdida em como devo proceder agora. Ela vai receber uma certidão física ou por e-mail? Agora sendo portuguesa, consigo pegar sua certidão no civilonline? Como obter o doc em nome dela, para eu possa fazer o meu processo?
Pelo que vi, além disso, terei que fazer a transcrição do casamento dela antes. Na época em que comecei a estudar para a obtenção da nacionalidade, indicavam o consulado de Santos para isso. No Rio agora então é mais rápido? Se puderem me ajudar com essas questões ficarei grata!
@joaobbueno em muitos casos a transcrição não é necessária.
Quando você nasceu?
Gente...saiu a cidadania do meu pai...ele quem me registrou...preciso fazer o averbamento do casamento primeiro? Ou posso já fazer o meu processo? (pais divorciados)
@Helio P ,
Como foi ele que te registrou e tendo sido na menoridade, a situação civil de seu pai hoje não impede a sua nacionalidade. Você já pode dar entrada em seu processo
Cabe a seu pai a obrigação de atualizar o estado civil dele em Portugal de acordo com a lei portuguesa. E sendo divorciado terá que além de transcrever o casamento, fazer a homologação do divórcio através de advogado em Portugal.
Boa tarde pessoal tudo bem !? Por gentileza, eu preciso fazer uma transcriçao de casamento, e gostaria de saber com os colegas, se algum de voces conseguem me dizer se é mais rapido no Consulado em SAO PAULO ou em SANTOS.
@Thsilva09
São Paulo capital é sempre péssimo; há muito tempo é assim,
Santos é bem mais rápido, mas parece que tem aumentado o tempo. Se não me engano, os últimos relatos nos vários grupos foi por volta de 2 meses. Aqui os últimos mencionados nesse fórum:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest
Pessoal, apenas fiz a averbação do casamento porque a ACP (Porto) exigiu durante o processo. A exigência (primeiro comentário desta discussão), dizia que como o português não foi o declarador do nascimento, precisaria averbar.
@Thsilva09
Eu sou do Paraná, enviei para o rio de janeiro porque aqui no paraná é bem lento, valeu muito a pena.