Solicitação de cidadania para filho e marido

No ano passado recebi a cidadania portuguesa por ser bisneta de português. Neste ano fiz a transcrição do meu casamento e agora gostaria de orientações sobre como solicitar a cidadania para o meu filho de cinco anos e para o meu marido. Algo poderia me orientar?

Comentários

  • Boa tarde! Obrigada pela resposta! @texaslady , fiquei na dúvida sobre o pagamento nos dois casos. Quando fiz a transcrição de casamento, paguei depois deles receberem os documentos. No link que trata da solicitação de nacionalidade dos filhos não fala de pagamento. Saberia me dizer se será da mesma forma da transcrição do casamento (o pagamento é solicitado posteriormente por e-mail)? E saberia informar o valor?

    O pagamento no caso de solicitação de nacionalidade para conjugue é mesmo feito antecipadamente, no valor de 250 euros?

  • Outra dúvida @texaslady: somos casados no Brasil há cinco anos e a transcrição do casamento saiu mês passado. Posso solicitar a nacionalidade portuguesa do meu marido ou tem mais alguma exigência? Ele precisaria ter morado em Portugal?

  • @thaismandarino ,

    No link que trata da solicitação de nacionalidade dos filhos não fala de pagamento. Saberia me dizer se será da mesma forma da transcrição do casamento (o pagamento é solicitado posteriormente por e-mail)? E saberia informar o valor? Menores de idade não pagam.

    O pagamento no caso de solicitação de nacionalidade para conjugue é mesmo feito antecipadamente, no valor de 250 euros? Sim, você paga e eles enviaram o formulário com os dados do pagamento no topo. Você preenche e seu marido reconhece a firma por autenticidade no cartório. Não é preciso apostilar.

    somos casados no Brasil há cinco anos e a transcrição do casamento saiu mês passado. Posso solicitar a nacionalidade portuguesa do meu marido ou tem mais alguma exigência? Ele precisaria ter morado em Portugal? Pode. A ligação efetiva é presumida para requerentes de países de lingua portuguesa. Só atente no quadro 2 sobre funções públicas e serviço militar. Se não for o caso de seu marido, pode solicitar sem problema.

  • Obrigada pelas respostas, @texaslady. Só fiquei com outra dúvida na sua resposta "Sim, você paga e eles enviaram o formulário com os dados do pagamento no topo. Você preenche e seu marido reconhece a firma por autenticidade no cartório. Não é preciso apostilar."

    Então para o preenchimento do formulário de aquisição modelo 3, preciso aguardar eles enviarem por e-mail o formulário com os dados do pagamento?

  • editado May 22

    @thaismandarino

    Não precisa agendar nada!

    Você faz o pagamento pelo site e quando o sistema confirmar o pagamento via cartão (na mesma hora), ele manda automaticamente o email com o formulário em branco, com o número de confirmação de pagamento “chumbado” no cabeçalho.

  • texasladytexaslady Beta
    editado May 22

    @thaismandarino ,

    na verdade não. Você pode preencher o formulário antes. Mas na verdade como eles enviam já o formulário com a confirmação de pagamento é melhor desta forma. Assim que você paga logo eles enviam o formulário. Neste caso se demorar cheque a caixa de spam que pode estar lá.

    Mas se por alguma razão você já preencheu o formulário e/ou já reconheceu a assinatura, não há problema, pode enviar assim. Mas neste caso aconselha-se a enviar uma cópia em branco do formulário que é enviado ppr email onde consta a confirmação do pagamento.

  • Boa tarde, @texaslady! Gostaria de tirar uma dúvida sobre o preenchimento do formulário 1C. Estou preenchendo no computador e na hora de preencher o CEP tem um quadradinho a menos. Tem problema eu preencher tudo no computador e somente o CEP a mão? Ou colocar o CEP junto do endereço?

  • @thaismandarino ,

    não acho que tenha problema colocar só CEP a mão.

  • @thaismandarino @texaslady


    recomendo fazer o formulario todo digitado ou todo à mão. Grande risco de o cartorio se recusar a autenticar Se uma parte do formulario estiver digitada e outros campos escritos à mão.

  • @thaismandarino , @eduardo_augusto ,

    realmente não sei quanto aos cartórios e suas normas. Mas acho que valeria a pena indagar pois, mesmo preenchendo um dormulário no computador, muitas vezes a data é preenchida a mão e é aceito. Mas se o Eduardo disse que tem grandes chances de ser recusado, é melhor se certificar, não custa telefonar e perguntar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.