Ajuda com certidão de nascimento de bisavô português Paulo Augusto - Zabro, Trancoso, Guarda

Olá pessoal, tudo bem?


Estou em busca da certidão de nascimento do meu bisavô português para dar entrada no processo de cidadania do meu pai.


O nome dele era Paulo Augusto;


Nome do pai: Manoel Jeronymo;


Nome da mãe: Maria Joaquina;


Cônjuge casado aqui no Brasil: Armínia Maria Fossato Augusto


Nasceu em Zabro, Trancoso (concelho), Guarda em 12/01/1891.


Já entrei na parte de pesquisa do Arquivo Distrital da Guarda e não achei a certidão dele.


No Family Search só consigo achar parte de um documento de imigração. Tenho certidão de casamento dele do Brasil, carta de aposentadoria, e um registo de imigrante.


Poderiam me ajudar?


Muito obrigada desde já.

Comentários

  • @cristina_camargo

    Zabro é um lugar (aldeia) da Freguesia de Moreira de Rei, Concelho de Trancoso, Distrito de Guarda

    O livro deste ano não está online, sugiro que peça ao CRAV com os dados que já possui

    https://tombo.pt/f/tcs24

  • @AlanNogueira muito obrigada pela ajuda e rapidez em responder. Farei isso. Obrigada.

  • @cristina_camargo depois nos conte se encontrou ou não :-)

  • @AlanNogueira Olá, tudo bem? Venho trazer novidades sobre minha história.

    Mandei para o CRAV um pedido de pesquisa e eles responderam que com os dados que eu tinha já seria possível fazer o pedido do documento. Porém, antes disso resolvi procurar um pouco mais algum registro sobre isso. Entrei nos registros de batismo da região dele e tive uma grata surpresa.

    Por vezes procurei documentos antigos do meu bisavô pelo nome inteiro, ou apenas Paulo, mas consegui encontrar pelo family search a certidão de batismo dele. A descrição estava Paulo Jero (pois o pai era Manoel Jeronymo). O arquivo estava digitalizado, mas precisava ir em um Centro deles para ver. Fui e fiquei muito feliz e emocionada em saber que era dele mesmo. Nesse registro o nome dele aparece apenas como Paulo, mas o nome do pai, mãe, local de nascimento, tudo bate. Localizei também o batismo de mais 5 irmãos. Sobre o do meu bisavô, sinceramente não consegui ainda decifrar se a data de nascimento dele é 13 de fevereiro de 1891, de acordo com esse registro.

    Sobre isso gostaria um pouco mais de sua ajuda, consegue ver nesse registro e decifrar que data de nascimento aparece? A letra não é feia, mas algumas palavras não consegui decifrar.

    Outra dúvida, apenas certidões de nascimento valem para o pedido de cidadania do meu pai (neto dele) ou registros de batismos assim (provavelmente com os devidos pedidos por Portugal) também valem?

    E, por fim, aproveitando a sua boa vontade, visto ter vasto conhecimento e eu não encontrei muitas informações concretas sobre isso, a minha cidadania pode ser requerida em conjunto com a do meu pai aqui pelo Brasil, ou tenho que pedir primeiro a dele (que é neto) e depois que sair a dele eu pedir a minha como filha?

    Agradeço a ajuda de sempre. Abraços.


  • @cristina_camargo

    Enquanto o colega não responde, adianto algumas coisas.

    O batismo foi no dia 01/02/1891, então não há como o Paulo ter nascido 13/02/1891.

    O pároco cometeu um erro nesse registro.

    Na parte onde menciona o nascimento da criança, diz que foi "... no Zabro, anexo desta Freguesia, às duas horas da manhã do dia treze do mes e ano supras (?)"... O que seria 13/02 - o que é impossível.

    Provavelmente deve ser 13 de janeiro, mas, infelizmente, por causa do erro, não dá para saber com certeza. Mas essa data está bem mais próxima da que você já tinha no outro documento.

    Um detalhe: esse livro de batismo possivelmente é o "duplicado". Os batismos eram registrados em dois livros e, possivelmente, ao copiar as informações para o duplicado, o pároco se enrolou ao descrever o nascimento de Paulo. Acontecia. Normalmente isso não deve lhe causar problemas.

    Se você entrar no link aqui, verá que os livros de batismo que estão online são só até 1889. Mas se for mais embaixo para "Duplicados de batismo", vai ver que muitos outros existem (inclusive o de 1891) e estão no Arquivo - mas não estão disponíveis para consulta online direta via o site do Tombo. O Family Search deve ter digitalizado esse livro mas, por questão de copyright, só pode mostrar em um CHF.

    https://tombo.pt/f/tcs24#BIRT

    Sim, os batismos são o documento a serem apresentados para quem nasceu antes de 1911 (não existia registro civil antes disso).

    Siga o guia do CRAV para fazer essa solicitação (ou responda à comunicação que já te enviaram especificando, segundo o guia CRAV, o tipo de certidão que precisa):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

    Existe um processo para pedir duas cidadanias relacionadas (como a de seu pai como neto e a sua como filha dele). O nome é apensação. Mas, neste caso de ser uma de neto (seu pai) e depois uma de filho (você, como filha de um futuro cidadão PT), pode não ser vantajoso em termos de tempo.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23469/processos-apensados-acompanhamento/p1

    A razão é que netos tramitam apenas na CRCentrais em Lisboa (tem levado uns 3 anos). O de seu pai tem que ser enviado para lá:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

    Se mandar o seu como filha, apensado ao de seu pai em Lisboa, provavelmente o seu como filha tramitará também em Lisboa, um lugar ruim para filhos.

    Para filhos, se pode mandar para ACP, que tramita mais rápido que Lisboa:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

    Dessa forma, pode ser mais rápido esperar o processo de neto ser concluído e aí, você (já como filha de um cidadão PT), mandar para ACP.

  • @cristina_camargo faço minhas as palavras do @CarlosASP a quem agradeço por todo apoio que dá aqui no forum. Ele explicou muito melhor que eu conseguiria fazer. Siga como ele orientou que vai dar tudo certo. Ao pedir a certidão, peça com o codigo de referencia do livro principal (não do duplicado), há uma boa chance de que e problema da data de nascimento posterior ao batismo esteja correta no outro livro. Boa sorte!

  • Olá, quero agradecer imensamente por tanto apoio que estou recebendo por aqui. @CarlosASP sua resposta foi tão completa que sei tudo que tenho que fazer com muita clareza, muito obrigada mesmo. @AlanNogueira agradeço também pelo apoio de sempre. Muita luz e bençãos para vocês.

  • Olá pessoal, tudo bem? Só agora estou conseguindo juntar todos os documentos. A certidão de nascimento da filha do português estava com uma letra errada justamente no sobrenome (Augusto é o sobrenome e colocaram Augusta). Por incrível que pareça todos os demais documentos dela estavam corretos, menos a certidão de nascimento. O que demorou muito por dificuldades com o cartório. Enfim, agora está retificado, mas tenho uma dúvida que não consegui esclarecer nos demais tópicos.


    Eu sou bisneta de português, logo estou fazendo o procedimento para meu pai que é neto e posteriormente o meu. Mas quem está correndo atrás de tudo sou eu. Com isso, o pedido de cópia de inteiro teor reprográfica foi feito por mim e saiu com meu nome na requerente. Vou mandar a imagem abaixo. Isso seria um problema, visto o pedido ser do meu pai? Seria mais prudente pedir outra cópia e levar meu pai para fazer o pedido e assim sair no nome dele? A mesma coisa aconteceu com a certidão que pedi de Portugal do meu bisavô português, saiu com meu nome, pois os dados de cadastro eram meus.


    O que acham sobre isso? Seria prudente pedir tudo no nome de meu pai, que é o neto e para quem será o pedido? Ou isso não interfere e o que manda é o conteúdo do documento que comprova os dados? Estou confusa e com medo. Me ajudam?


    PS.: O conteúdo já fica no verso, não sendo possível descartar que o pedido foi requerido por mim.


    Sobre o batismo do meu bisavô, está assim, destinado a mim:

    O que acham? Já tiveram casos assim?


    Agradecida, Cristina Camargo

  • @cristina_camargo não vejo necessidade de requerer novas certidões apenas por essa questão. Quanto ao documento portugues ao que parece seu nome está apenas no oficio de encaminhamento, para o processo de nacionalidade nao precisa enviar este oficio e nem o recibo de pagamento, envie apenas a certidão de batismo.

  • @AlanNogueira Obrigada, pensei isso também, mas achei melhor perguntar. Um processo que demora tanto e eu não me atentei a isso. Agradecida.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.