Apensação: atribuição 1C + transcrição de casamento

Boa tarde!

Um amigo dará entrada no processo de sua mãe, filha de português, e gostaria de apensar o processo de atribuição de casamento dela (mãe - filha de português) com seu pai, brasileiro. É possível?

Será que vcs poderiam nos ajudar com o caminho para tal e link de pagamento da taxa de atribuição de casamento?

Obrigada!

Comentários

  • texasladytexaslady Beta
    editado March 14

    @kalinepn ,

    Sim é possível. Leia aqui instruções para apensação: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos.

    Como o processo de conjuge soó corre em Lisboa, não se sabe ao certo se enviando o processo da mãe para o ACP junto com o do marido, ele redirecionam os 3 processos para Lisboa ou se deixam correr o 1C no ACP e encaminham o modelo 3 para Lisboa.

    Seria interessante enviar email para o ACP perguntando.

  • @kalinepn não faça... filho pode ser na ACP do Porto (metade do tempo ou menos que na CRC) e casamento só na CRC. Só ai ja perderia muito mais tempo que fazer separado. E ainda tem a questão da necessidade de transcrição do casamento entre um e outro processo, que não pode ser feito em nenhum desses 2 lugares. Sugiro que envie o processo de filho agora para a ACP, ficando pronto peça a transcrição de casamento e terminando a transcrição envie o processo do conjuge para a CRC.

  • @kalinepn ,

    como o @AlanNogueira disse, caso os 2 processos corram em Lisboa, realmente o tempo seria maior atualmente. Quanto a transcrição de casamento com apensação ou sem apensação terá que ser feita em outro local de qualquer forma. Então assim que o assento da mãe saisse, bastaria já fazer a transcrição de casamento.

    Neste tipo de apensação onde pelo menos 1 dos processos tem que correr em Lisboa e outro pode ser em outra conservatória mais rápida não se tem muita informação de como eles seriam tratados. Por isso sugeri que consultasse o ACP. Como o processo inicial 1C no seu caso pode ir pa o ACP, fica a dúvida de como eles encaminhariam o processo do conjuge.

    O que posso informar é que por exemplo em um caso que acompanho de 3 processos 1C, sendo 1 mãe pedindo como filha e apensando 2 processos 1C dos filhos dela, os 3 processos correram juntos até a fase 4. Agora aguardo a movimentação do da mãe, e quando este terminar os dos filhos vão continuar.

    Tudo depende do que é melhor para cada um. Algumas vezes o tempo nem é o problema para o requerente. E pode até ser mais prático enviar tudo de uma vez e aguardar. Quero dizer fora a questão do tempo não há nada contra a apensação.

  • @kalinepn claro, tem que considerar a ponderação da @texaslady; se 2 anos a mais de espera no processo não for problema pra você, o apensamento é viável... :-)

  • texasladytexaslady Beta
    editado March 14

    @AlanNogueira ,

    Falar sobre prazos hoje em dia está complicado. Mas considerando os prazos de hoje acho que seria mais ou menos 1,5 ano a mais os 2 processos em Lisboa. Claro ainda assim, uma diferênça significativa. Porém prazos nos próximos anos é algo que vamos descobrir como será bem mais para a frente. Sempre torcendo para que diminuam, principalmente os da ACP que aumentaram bastante.

    Mas no caso em questão, penso que existe a possibilidade de caso os processos sejam enviados para ACP, o da esposa correiria lá e o do marido seria encaminhado para Lisboa.

    @kalinepn De qualquer forma acabei de enviar um email para o ACP perguntando. Vamos ver se consigo uma resposta. Você havia pedido o link para pedido de casamento, segue abaixo para o caso de precisar:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3#latest

  • @texaslady sim é preciso considerar prazos de hoje. Porem 1,5 anos ou 2 anos nao importa muito, vez que se tratam de estimativas que estamos fazendo. Mas ainda assim eu nao daria entrada assim, nem recomendaria a ninguem que o fisesse, pra mim é uma diferença consideravel de tempo e por isso nao vejo vantagem alguma em apensar neste caso.

  • @AlanNogueira ,

    tem muitas situações diferentes. Tem pessoas que vão se aposentar daqui a 6, 7 8 anos ou mais, e pensam vou me aposentar e ir para Portugal. Tem pessoas como eu que se possível mandaria o da familia inteira de uma vez, pela praticidade, economia de envio e documentos etc. E também podem haver mudanças na lei que a gente não espera. Mas cada um toma a sua decisão. Eu não aconselho nem desaconselho, cada um analisa com as informações disponíveis e decide.

  • @AlanNogueira , @kalinepn ,

    a resposta veio super rápido, acho que a Carla Ribeiro é uma AI, porque não é a primeira vez que mando email e recebo a resposta num horário super tarde lá.

    Apesar de não ter respondido completamente minha pergunta, ela diz que pode mandar para o ACP. O que você acha Alan?


  • @texaslady nao entendi a resposta...

  • @AlanNogueira ,

    Entendi que posso mandar os 2 processos para o ACP. Até ai tudo bem. Vou insistir na pergunta e perguntar o que acontece com o processo do conjuge.

  • @AlanNogueira , @kalinepn ,

    Anexo a conversa completa com o ACP. (a não ser que a Carla Ribeiro trabalha umas 16h por dia, a resposta só pode ser AI).

    Mas então pelo respondido eu concluo que o processo 1C seria processado no ACP e o do conjuge seguiria para CRCentrais, o que seria exatamente a forma dos processos não apensados. Ou seja não haveria aumento de tempo como a gente imaginava neste caso específico. O que não aconteceria no caso de apensação de um neto e a seguir de seu filho, já que teria que ser enviado para a CRCentrais em Lisboa onde o de filho 1C também pode ser processado.

    Estou indagando e postando tudo isso apenas para tentar clarificar um pouco o processo de apensação para quem tem interesse. Deixando claro que somente a partir dos resultado e relatos efetivamente vamos saber como realmente será. Cada um deve avaliar e tomar suas decisões levando em conta que esta alternativa é algo que não temos resultados para comparar como os processos mandados separadamente.

  • Bom dia!

    Que discussão interessante! @texaslady e @AlanNogueira muito obrigada pelas suas considerações!

    Por via das duvidas, seria mais interessante apensar apenas o processo 1C, de filha e a transcrição de casamento? E, após atribuída a nacionalidade de filha com emissão do registro, enviar a atribuição do cônjuge? Mais seguro, não seria?

    Mais uma vez, muito obrigada!

  • @texaslady @AlanNogueira

    Mais uma duvida que surgiu agora. Onde se paga a taxa da transcrição de casamento?

  • @kalinepn ,

    a transcrição de casamento não pode ser apensada. E um procedimento diferente feito nas CRC's que tratam de registro civil ou nos consulados. As conservatórias que tratam de nacionalidade não fazer transcrição de casamento.

    Somente quando o processo 1C terminar é que será possível fazer a transcrição, pois só ai haverá uma cidadã portuguesa para transcrever um casamento.

    A taxa de transcrição vai depender de onde você vai fazer, tem que ver as instruções de cada conservatória ou consulado.

  • @texaslady Obrigada!

    Me esclareceu muito!

  • @kalinepn , @AlanNogueira ,

    No post acima esqueci de anexar o final da resposta do ACP:


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.