Rota "mais fácil"

Olá! Esse ano eu quero ir atrás da minha cidadania e já estou atrás de tudo que preciso, mas agora estou com dúvidas.

Minha mãe é filha de português, porém não tem interesse na cidadania portuguesa, já eu e meu irmão, sim.

É possível dar entrada mesmo sem a minha mãe ter a cidadania dela? O processo ficaria "mais fácil" dando entrada somente após minha minha mãe já ter a dela, ou daria no mesmo eu entrar somente como neta de português, pulando a minha mãe?

Espero que eu tenha conseguido explicar e colocar em palavras as minhas dúvidas. :)

Muito obrigada!

Comentários

  • @beatrizlt



    É possível dar entrada mesmo sem a minha mãe ter a cidadania dela?

    Sim, você e seu irmão fariam o pedido como netos:

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Formulário 1D — Fórum Cidadania Portuguesa

    ou dependendo do caso:

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Menores Formulário 1D — Fórum Cidadania Portuguesa



    O processo ficaria "mais fácil" dando entrada somente após minha minha mãe já ter a dela, ou daria no mesmo eu entrar somente como neta de português, pulando a minha mãe?

    A recomendação que costumamos dar aqui no fórum é que, sendo possível, primeiro sua mãe faça o processo (como filha de portugues), e depois você e seu irmão façam seus respectivos processos (já como filhos de mãe portuguesa).

    Antigamente havia uma grande diferença de tempo de processamento. Os processos de filho duravam cerca de 12 meses ou até um pouco menos e os de neto, mais de dois anos. Ou seja, "compensava" fazer na sequencia, para ganhar um pouco de tempo. Mas hoje os prazos estão tão longos, que já não é mais possível garantir. A desvantagem é o custo, pois é um processo de nacionalidade "a mais"...

    Há um outro fator a se considerar, mas que depende da situação concreta: se você já tiver filhos, esses filhos hoje não tem nenhum direito à cidadania, pois nem a mãe nem a avó são portuguesas. Se você fizer o seu pedido e vier a falecer durante o processo, os filhos continuam sem o direito. No entanto, se a sua mãe obtiver a cidadania, pelo menos eles terão ainda o caminho de pedir como netos. Mas esse é um cálculo de "estratégia" que cada família precisa decidir por si.

    Você tem ainda a opção de mandar os três pedidos ao mesmo tempo, em um processo de "apensação". Não se sabe se processos apensados tramitam mais rápido, ou se apresentam qualquer vantagem ou desvantagem, mas também é um caminho a se considerar: Guia - Apensação de Processos — Fórum Cidadania Portuguesa

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.