Cidadania para neta.

2»

Comentários

  • @AlanNogueira Obrigada, sua resposta me tranquilizou.

    Estou ficando louca providenciando a documentação porque tenho encontrado divergências em documentos e estou tentando acertar tudo para que não hajam problemas.

    Quando faz a transcrição do casamento dela, automaticamente o meu pai conseguirá a cidadania?

    Se eu enviar a certidão de nascimento dela com a averbação do casamento ajuda mais? Eu poderia enviar a inteiro teor reprográfica de nascimento e a inteiro teor digitada com a averbação do casamento. Até perguntei em outra discussão e disseram que seria bom para comprovar a mudança do nome de solteiro para o de casado. Porque precisamos enviar o registro de nascimento que consta o nome de solteiro e também a carteira de identidade que consta o nome de casada, então se enviar a certidão ode nascimento com a averbação do casamento já comprovaria a alteração no nome.

  • @AdrianaCristina não é automatico não!

    Os passos (cada um um processo diferente) são:

    1) Processo de nacionalidade dela (neta de portugues) Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

    --- após terminar ---:

    2) Transcrição do casamento dela

    --- após terminar --:

    (podem correr paralelamente)

    2.1) Processo de nacionalidade por casamento do esposo: Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3

    2.2 ) Processo(s) de nacionalidade dos filhos Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

    Por agora se preocupe apenas com o item 1 acima.

  • Obrigada @ecoutinho e @arthur_azzi

    Mais uma dúvida sobre o apostilamento.

    Todos os documentos tem que ser apostilados no mesmo cartório?

    Porque os documentos da minha mãe, são de um cartório e do meu avó, são de outro cartório. Posso já pedir a cada cartório o documento apostilado?

    Ou devo reunir todos os documentos e levar em um único cartório para apostilar?

  • @AdrianaCristina você pode apostilar os documentos em qualquer cartório que preste o serviço, não precisa ser todos no mesmo cartório, isso fica a seu critério.

  • Obrigada @AlanNogueira vou focar só no item 1 e torcer para que saia em bem menos de 3 anos,rs.

  • @AlanNogueira Bom dia.

    Alan, sabe me dizer se eu mandar o registo de batismo apenas vai valer?

    No registo de batismo do meu bisavô não consta o casamento e óbito dele aqui no brasil.

    Eu preciso primeiro averbar essas informações no registo de batismo dele ou posso enviar o registo de batismo como está, mais a certidão de casamento do brasil e mais a certidão de óbito do brasil?

  • Meu bisavô tem o registo de batismo na universidade de coimbra, como ele casou e morreu no brasil, não constam essas informações no registo dele.

    Em contato com a universidade, me foi informado que a averbação do casamento e do óbito deve ser solicitada por uma entidade oficial, um cartório.

    Em contato com o cartório onde tem o registro de casamento e óbito do meu bisavô, me informaram que nunca fizeram isso e que não podem me orientar.

    Sabem como devo proceder pra resolver isso?

  • editado January 5

    @AdrianaCristina


    Você está criando um tópico diferente para cada pergunta nova. Isso dificulta para as pessoas que querem ajudar, pois as informações ficam espalhadas.


    Vou pedir para o @Admin unificar todos os tópicos.

    Cidadania para neta. — Fórum Cidadania Portuguesa --> tópico principal a ser mantido

    unificar com:

    Certidão de nascimento de 1902 — Fórum Cidadania Portuguesa

    Documentos solicitante cidadania — Fórum Cidadania Portuguesa

    Averbação casamento e óbito — Fórum Cidadania Portuguesa

    --------------

    Agora, respondendo a sua pergunta. O que você quer fazer se chama transcrever o casamento e o óbito, ou seja, informar ao Governo Português os atos civis do seu avô que ocorreram no Brasil.

    Se você mora no Rio de Janeiro ou no Espírito Santo, consulte a página do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro para ver quais são os documentos necessários e o processo. Se você mora em outro estado, a recomendação é enviar para a CRC-Porto. Veja aqui os comentários mais recentes: Transcrição de Casamento - CRC do Porto - Página 17 — Fórum Cidadania Portuguesa

    Você pode enviar as requisições para transcrição do casamento e do óbito ao mesmo tempo.

  • @eduardo_augusto desculpa, sou nova aqui e não sabia direito como usar, procurava nas discussões algo que iria me esclarecer e como continuava com duvida acabava criando nova discussão, vou me atentar a isso.

    Sou de minas gerais.

    Pelo que estou lendo no link que você deixou, então tenho que mandar os originais para o Porto?

    Teria como fazer por email???

    Pensei também em mandar para solicitar a cidadania o registo do vovô como está, mandar também a certidão de casamento e ee óbito, será que assim também seria possível ou é obrigatório primeiro transcrever?

  • @AdrianaCristina


    Sou de minas gerais. Pelo que estou lendo no link que você deixou, então tenho que mandar os originais para o Porto?

    Sim. Mas atenção, quando se fala de "originais", na verdade você deve pedir um nova via ao cartório brasileiro onde foi emitido. Vamos lá... Se me recordo bem, o seu avô é o portugues, certo? Você precisa do assento de batismo dele (ele nasceu em 1902, certo?), emitido pela autoridade portuguesa; em seguida, você precisa das certidões reprográficas dos documentos brasileiros (certidão de casamento, certidão de nascimento da esposa, e o que mais estiver lá na lista) - ou seja, você vai entrar em contato com o cartório e pedir que emitam essas certidões.

    Não é para mandar os documentos "originais", ou seja, aquelas certidões já corroidas pelo tempo, dobradas, amassadas, que você talvez tenha. Esses dão documentos da família, que vocês devem guardar com carinho!

    Espero que tenha entendido a diferença.


    Teria como fazer por email???

    Não.


    Pensei também em mandar para solicitar a cidadania o registo do vovô como está, mandar também a certidão de casamento e de óbito, será que assim também seria possível ou é obrigatório primeiro transcrever?

    Certidão de óbito não faz parte da lista de documentos exigidos e recomendamos não enviar nada além do exigido. Eu não tenho aqui agora como ler todo o histórico dessa conversa, não sei de onde partiu a orientação para você fazer a transcrição. Regra geral é: se o seu avô português se casou com uma mulher brasileira, no Brasil; e se o filho/filha dele foi registrado por ele antes de a criança completar 1 ano de idade, geralmente é possível pular a etapa da transcrição. No entanto como se trata de uma pessoa registrada em 1902, o assento de batismo normalmente só traz o primeiro nome. A transcrição do casamento serve para "fixar" o nome usado pela pessoa quando adulta.

    Você tem alternativas, pode mandar o processo sem fazer a transcrição, apenas enviando uma cópia apostilada da certidão de casamento (de 1923, certo?). Se durante o processos cair em exigência pedindo a transcrição... aí você faz.

    ---------

    Mas você está pulando etapas, se preocupando já em fazer a transcrição... sua primeira missão é obter todos os documentos necessários, por via reprográfica, e conferir cuidadosamente se todos os nomes, datas e locais estão consistentes.

  • @eduardo_augusto eu entendi sobre os originais, quando falo originais me refiro aos solicitados no cartório autenticados e apostilados.rs

    Eu já solicitei nos devidos cartórios os documentos por via reprográfica, só estou aguardando recebe-los.

    Meu bisavô é de 1906. Na certidão de casamento consta que ele é de 1902, mas no registo de batismo dele de portugal consta nascimento 1906. Li aqui no forum que alguem teve essa mesma divergência no ano de nascimento mas não teve problemas para conseguir a cidadania. O registo de batismo dele de portugal também já está sendo enviado para mim.

    Eu não sabia que eu deveria providenciar a certidão de nascimento da esposa dele brasileira, não cheguei a ver isso na lista de documentos exigidos. No caso a certidão de nascimento da esposa dele seria para transcrever o casamento e não para cidadania, correto?

    Acho que agora entendi que seria necessário transcrever primeiro o casamento do meu bisavô caso ele não fosse o declarante do nascimento do meu vô antes de 1 ano de idade. Vou conferir isso.

    Lendo no fórum, eu tinha entendido que deveria primeiro fazer a transcrição de casamento dele para depois pedir a cidadania, por isso minha preocupação. Mas percebi que isso está relacionado ao nascimento do meu vô (quem registrou e quando registrou)

    Minha intenção também é enviar tudo o mais certo possível pra tentar não cair em exigência porque acabaria demorando ainda mais tempo né. Meu medo é cair em exigência também e não ter prazo suficiente pra conseguir mandar o que for solicitado.

  • editado January 6

    @AdrianaCristina


    eu entendi sobre os originais, quando falo originais me refiro aos solicitados no cartório autenticados e apostilados.rs

    Ok!

    Meu bisavô é de 1906. Na certidão de casamento consta que ele é de 1902, mas no registo de batismo dele de portugal consta nascimento 1906. Li aqui no forum que alguem teve essa mesma divergência no ano de nascimento mas não teve problemas para conseguir a cidadania. O registo de batismo dele de portugal também já está sendo enviado para mim.

    Não é garantido, mas tomara que passe. Se cair em exigência, terá que fornecer evidências adicionais de que se trata da mesma pessoa, ou/e fazer as devidas retificações. Tem um ou outro relato de pessoas que conseguiram a nacionalidade mesmo com divergências nos documentos, mas esses relatos são raros - acredito que a maioria das pessoas aqui no fórum preferem fazer as retificações antes de enviar os processos. Mas é uma questão pessoal.

    Eu não sabia que eu deveria providenciar a certidão de nascimento da esposa dele brasileira, não cheguei a ver isso na lista de documentos exigidos. No caso a certidão de nascimento da esposa dele seria para transcrever o casamento e não para cidadania, correto?

    Para a transcrião, correto.

    Acho que agora entendi que seria necessário transcrever primeiro o casamento do meu bisavô caso ele não fosse o declarante do nascimento do meu vô antes de 1 ano de idade. Vou conferir isso.

    Exato, se ele não foi o declarante, recomenda-se fazer a transcrição do casamento primeiro.

    Minha intenção também é enviar tudo o mais certo possível pra tentar não cair em exigência porque acabaria demorando ainda mais tempo né. Meu medo é cair em exigência também e não ter prazo suficiente pra conseguir mandar o que for solicitado.

    Boa sorte no seu processo!

  • @eduardo_augusto muito obrigada pelas orientações.

  • @eduardo_augusto bom dia.

    Nos documentos exigidos, pede uma declaração para aquisição da nacionalidade portuguesa, que deve ser assinada, esse documento é o formulário correto?


    O que seria *Documento comprovativo de que conhece suficientemente a língua portuguesa* , no formulário pede que envie este documento.


    Mais uma pergunta, junto da documentação devo enviar alguma carta ou apenas mesmo os documentos e o formulário?

    Preciso enviar o comprovante de pagamento da taxa junto?

  • @AdrianaCristina


    Nos documentos exigidos, pede uma declaração para aquisição da nacionalidade portuguesa, que deve ser assinada, esse documento é o formulário correto?

    É o formulário.


    O que seria *Documento comprovativo de que conhece suficientemente a língua portuguesa* , no formulário pede que envie este documento.

    Não é necessário para cidadãos brasileiros. Em países onde o Português é língua oficial, o conhecimento do idioma é presumido.


    Mais uma pergunta, junto da documentação devo enviar alguma carta ou apenas mesmo os documentos e o formulário?

    Só os documentos e o formulário.


    Preciso enviar o comprovante de pagamento da taxa junto?

    No modelo "antigo" do formulário (até meados de dezembro de 2023), após o pagamento você recebia por email o formulário e no canto superior direito vinha a informação de pagamento. Depois que mudaram o formulário, não sei.

    Confira o seu formulário. Se tiver a informação de pagamento efetuado, não precisa enviar o comprovante.

    Se não tiver essa informação, sugiro enviar o comprovante.

  • Boa tarde.


    É possível solicitar a cidadania com a fotocópia do assento de batismo, com valor de certidão do Portugues nascido em 1906?

    Ela está totalmente legível, carimbada e assinada pela universidade de coimbra.

  • @AdrianaCristina


    Não, uma fotocópia não será aceita.

    A boa notícia é que como você tem essa cópia, será fácil pedir uma nova via para a universidade de Coimbra. Não perca tempo, peça logo e em cerca de 4 semanas terá o documento em mãos...

  • @eduardo_augusto

    Nossa..... sério Eduardo?

    Porque a certidão narrativa o que eles vão fazer é apenas digitar o que está descrito no assento de batismo né.

    E vão carimbar e assinar igualmente fizeram no assento, correto?


    Se por acaso eu enviar a solicitação com o documento que tenho, ela entra em exigencia?

  • @eduardo_augusto

    É que eu tinha lido em algum outro fórum que essa serviria por que ela está carimbada com o carimbo em autorelevo e está assinada a caneta também.rs

  • @AdrianaCristina

    agora voce me confundiu.


    o documento que voce tem em mãos é um documento original, emitido pela universidade de coimbra, no qual consta uma imagem do livro de registro, e com a assinatura a tinta e o carimbo em autorelevo?


    Ou é uma fotocópia desse documento?


    Se for o primeiro caso, serve. Se for o segundo, não.

  • @eduardo_augusto

    Ei Eduardo.

    É sim um documento original, oficial, emitido pela universidade de coimbra e enviado para mim com assinatura a tinta e carimbo em autorelevo.rs


    No formulário a ser preenchido, é necessário preencher o endereço.

    Eu moro em uma cidade. Minha mãe (para que está sendo solicitada a cidadania) mora em outra cidade. Ela pode preencher com o meu endereço ou ela deve preencher com o endereço dela?

    Eles chegam a enviar alguma correspondência para o endereço que é informado no formulário?

    É que sou eu quem estou reunindo todos os documentos para enviar, então ela irá preencher o formulário, assinar no cartório e enviar para mim. E eu que vou enviar tudo para portugal, ou seja, na correspondência haverá meu endereço como remetente e no formulário haverá o endereço dela como solicitante. Tem algum problema ou é melhor ela preencher o documento com o meu endereço?

  • Boa tarde.


    No formulário 1D para neto, consta "Quadro 5 Dados para restituição"

    O que devo preencher neste campo? Não há instrução de preenchimento e o pagamento já foi realizado via cartão.

    Alguém pode me orientar quanto a estes campos?

  • Olá @texaslady e@AlanNogueira

    Vi em algumas discussões vocês falando sobre a Certidão de Antecedentes Criminais.

    Estou tentando fazer mas estou com dúvida.

    Eu consegui emitir a Certidão de Antecedentes Criminais, mas não consigo emitir a Validação.

    Quando vou emitir a validação, sai exatamente a certidão de antecedentes.

    Vi até que colocaram aqui no forum uma imagem como modelo, mas não consigo abrir esse arquivo.

    Como faço essa validação?

    Como ela é?

    Sei que tenho que imprimir a certidão e a validação no verso. E vi aqui no forum também que desde final do ano passado parece que houve mudança no modelo da certidão. Será por isso que eu não consigo emitir a validação?

    Podem me ajudar???

  • @AdrianaCristina ,

    por alguma razão desde ontem não est'a dando para baixar imagens no fórum (@Admin houve alguma mudança?).

    Mas basta seguir as instruções no tópico (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25045/emissao-e-validacao-da-certidao-de-antecedentes-criminais/p1) que você conseguirá imprimir no verso, a página com a certidão e a anotação que a certidão é autentica e foi emitida pela Polícia Federal. Eu acredito que com a nova certidão com o QR code não é preciso imprimir esta validação no verso, mas mal não faz.

  • Bom dia.

    @eduardo_augusto @AlanNogueira

    Enviei para Lisboa o pedido de cidadania da minha mãe e de acordo com o rastreio ele foi entregue hoje.

    Daqui pra frente, como faço para acompanhar o processo?

    Quando iniciarem o processo eles me enviam por email uma senha para acompanhamento?

  • @AdrianaCristina


    em alguns Dias voce deve receber um email com a senha de acompanhamento.

    fique de logo na caixa de lixo eletronico, poi’s às vezes vai parar lá…

  • Oi @AdrianaCristina

    O que você preencheu no quadro ""Quadro 5 Dados para restituição""

    Também farei o pagamento em cartão.

  • Olá, Preciso de uma ajuda para localizar a certidão de batismo ou nascimento dos meus bisavós.

    Meu Bisavô se chama Antonio Matias Cardoso é de Sever Vouga / Distrito de Aveiro. Minha Bisavó se chama Maria Teodora de Jesus de Ponta Delgada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.