Processo Terminado
Mais uma vez gostaria de agradece todo apoio oferecido pelos organizadores e participantes desse forum. O processo do meu pai (neto de portugues) foi concluido com sucesso em 24 meses. Meu pai tem 88anos. Dei entrada no processo por um escritório de advocacia em Portugal.
Em relação ao meu processo como filho de português, estou pensando em enviar por correios para CRC em Lisboa, por ser mais simples do que foi do meu pai. É tranquilo enviar por correios? Nós recebemos a senha da mesma forma para acompar o processo? É mais vantajoso contratar o escritório de advocacia? Se for por correios, obrigatoriamente deve ser pela CRC Lisboa? Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@bassili parabens!!!
Para processo de filho a recomendação do fórum é enviar para a ACP. Eu recomendo enviar via DHL (é mais caro mas tem seguro e chega mais rápido) mas muita gente manda por correio também. Depois de algumas semanas do recebimento você recebe a senha para acompanhamento on line do processo. Atualmente os processos de filho estão demorando aprox 1 ano segundo relatos do fórum.
Siga a lista: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Contratar advogado é uma escolha sua, aqui no fórum é proibida indicação de serviços profissionais. A maior “vantagem” seria a possibilidade de distribuição “on line” que só advogados portugueses podem fazer, mas ainda não se sabe se isso de fato vai influenciar em um prazo menor de deferimento porque os processos on line começaram há pouco tempo. O que se vê até agora é que as “bolinhas” andam mais rápido, mas não se sabe se vão de fato terminar mais rápido que os processo físicos, que é o que realmente interessa (as conservatórias dizem que não….). Se for contratar advogado veja com ele se vai distribuir on line, do contrário creio que não faria muita diferença entre você dar entrada ou ele, até porque os documentos do processo de filho são muito simples, creio que não demandaria auxílio profissional se você já tem alguma experiência. Abs!
@bassili
Parabéns pela conclusão do processo!
Parabéns.
Ontem eu enviei um documento para Portugal via Dhl. Ficou 175 reais. Com seguro.
Acho que vale.
sobre o acp. Meu processo de filho já tem 6 meses. E nem sinal de movimentação. Aguardando:)
@AlanNogueira obrigado pela resposta. Se for por correio é obrigatório enviar para CRC, certo?
Vi que a lista de documentos no link é mais extensão do que vi em outros lugares. Geralmente só pedem identidade,ou passaporte, certidão nascimento do requerente e número do assento do pai português além do formulário.
O que acham?
@bassili
O colega se equivocou e colocou o link para NETOS, que é mais extensa.
A de filhos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Pode mandar filhos direto para ACP sim. Neto que só manda para CRCentrais Lisboa.
Também ajustaria a expectativa de prazos. No momento, os processos de filhos maior de idade que estão finalizando são os que chegaram até meados de maio de 2022. Ou seja, quase um ano e meio. Não se pode prever se isso vai voltar para o antigo "normal" da ACP (que eram 6 meses), ou isso passou a ser o novo "normal".
Pelo andar da carruagem de processos que chegaram até o fim de 2022, parece que 6 meses não está mais no horizonte, infelizmente. Só olhar os comentários nesse tópico:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p1375
@bassili desculpe me confundi mesmo na hora de copiar e colar acabei te enviando errado o link de netos ao invés de filhos. Obrigado por alertar e mandar o link certo @CarlosASP 🙏🏻
Muito obrigado @AlanNogueira e @CarlosASP
@CarlosASP acredito que no texto do link que me passou https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p1375 está errado abaixo:
" 1. Certidão de nascimento do ascendente português. Pode ser uma cópia simples do assento de nascimento ou basta informar os dados no quadro 2 do formulário 1D."
Esse formulario que se refere acima é o 1C e não 1 D, certo? O qu eé gerado depois que pagamos a taxa.
@bassili
Sim.
Marquei a @texaslady que gentilmente criou o guia mencionado para ver como dá para corrigir.
@bassili , @CarlosASP ,
obrigada por alertar sobre o erro.
@Admin , poderia por gentileza alterar nos dois tópicos abaixo item 1, de formulário 1D para formulário 1C? Obrigada.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c
Corrigido, obrigado a todos pelo aviso.
Bom dia! Por nada @texaslady . Uma dúvida: Se eu der uma procuração para um amigo, o mesmo pode dar entrada no meu processo de cidadania como filho de português?
@bassili
Sua pergunta tem duas partes:
1) Pode dar uma procuração a um amigo? Segundo uma consulta que eu fiz ao IRN, qualquer pessoa pode ser procurador, desde que por instrumento formal e público. Ou seja, não basta escrever numa folha de papel, tem que ser algo com validade legal;
2) Uma pessoa que não seja o próprio requerente pode dar entrada no processo? Segundo a mesma consulta que eu fiz, se for apenas para entregar um envelope, qualquer pessoa pode fazer, não precisa nem de procuração. No entanto, tem que lembrar que nesse caso a pessoa sairá de lá sem número de processo, sem senha, sem nada. E claro, pode calhar de pegar um funcionário de mal humor, que reclame que não tem procuração, etc.
Os modelos de procuração estão disponíveis no próprio site do IRN.
Mas para lembrar: não há vantagem em entregar os documentos pessoalmente. É melhor despachar tudo pelo correio, ou DHL. Dá certo para todo mundo. Só para você ter uma ideia do que o seu "amigo" vai enfrentar: Dezenas de pessoas dormem no chão à espera de senha na Loja do Cidadão. Sindicato dos Registos e Notariado responsabiliza Governo – Observador (a notícia é sobre loja do cidadão mas no CRP e na ACP não é assim tão diferente)
@bassili mande diretamente pelos Correios ou DHL para a ACP do Porto com o formulário assinado por você mesmo (firma reconhecida em cartorio por autenticidade). Vai ser mais simples, rápido e barato que dar procuração a um amigo para que faça isso por você, como sugeriuo @eduardo_augusto
@AlanNogueira perfeito. A ultima pergunta. A opção de enviar para o arquivo central do porto tem alguma razão? No site oficial eles pedem para enviar por correio para CRC
@bassili as experiências aqui do forum demonstram que atualmente é o local mais "rápido". A CRC também faz processos de filho, porém levará pelo menos o dobro do tempo conforme relatos aqui no site. Veja a planilha de acompanhamento de processoas aqui do forum na primeira tela e tire suas proprias conclusoes! Abs!
Obrigado @AlanNogueira pode ser preenchido de forma digital o formulario 1c?
@bassili pode sim, siga este guia [GUIA VISUAL] Como preencher o formulário no computador
@AlanNogueira obrigado. Tem algum tutorial sobre o preenchimento do formulario para pagar a taxa? Fiquei com uma duvida no campo Nome Proprio e Apelido. Logo abaixo pede o nome do requerente (acredito que completo).
Nome proprio: é o primeiro nome?
Apelido: é o sobrenome?
Nome do rquerente: Seria o nome completo?
@bassili não sei se tem, acho interessante você direcionar essas duvidas no tópico de filhos, lá tem varias pessoas que podem te ajudar https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
@bassili ,
como já foi dito você pode sim dar entrada por procuração, mas no caso de maior de idade não faz muito sentido, pois você teria que ir ao cartório de qualquer forma para fazer a procuração. No caso de menores, onde um dos pais está em um local e o outro em outro, pode ser interessante ou no caso de alguém idoso ou inválido que quer evitar futuras necessidades de intervenção no processo.
Em todo caso se for este o caso e você queira que outra pessoa acompanhe o processo por você, procure no link abaixo a minuta de procuração para atribuição de maior de idade.
https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos