Certidão Narrativa de Nascimento - Apostilamento

Boa tarde!

Recebi a Certidão Narrativa de Nascimento do meu avô, que solicitei pelo CRAV e agora preciso corrigir as certidões de casamento e óbito, aqui no Brasil, que estão com o nome dele errado.

O Cartório de Registro Civil me informou que só pode fazer a correção se a Certidão tiver o apostilamento de Haia.

Como faço para conseguir apostilar essa certidão em Portugal?

Comentários

  • @eduardo_augusto Obrigada pela resposta!

    Pelo que li, acho que a Certidão deveria ter ido do CRAV direto para PGR para apostilamento.

    Quando fiz a solicitação no CRAV eu expliquei com bastante detalhes o que eu precisava, inclusive pedi o apostilamento, eles me deram o valor eu paguei e achei que já tinha resolvido. Se não fosse a correção que eu preciso fazer nas certidões aqui no Brasil, não teria problema.

    Hoje enviei um email para correiopgr@pgr.pt e espero que me respondam, porque estou bem perdida

    Se tiver mais alguma informação que me ajude, eu agradeço

  • @Elaine_LPassi o mais rápido e prático é você pedir uma nova certidão no CRAV, colocando no pedido o endereço da PGR para que o arquivo distrital envie essa via original diretamente para a PGR apostilar (combine isso com a PGR primeiramente por email). Você terá que fazer 2 pagamentos, um para o CRAV (arquivo distrital) referente a emissao da certidão e outro para a PGR (referente ao apostilamento). Após apostilado a PGR remeterá a certidão apostilada para sua residencia. Não será de tudo perdido, use a via apostilada no Brasil para fazer as correções e a primeira certidão (sem apostilamento) que você pediu utilize para enviar no seu processo de nacionalidade. A outra opção é você remeter a via que já possui para a PGR apostilar e lhe devolver (pessoalmente acho que não é a melhor alternativa, mas é algo que também é possível). Veja como é melhor para seu caso e boa sorte!

  • @AlanNogueira Boa noite!

    Entendi, então vou fazer uma nova solicitação no CRAV

    O email da PGR é o correiopgr@pgr.pt ?

    Outra dúvida, isso demora?

    Obrigada pela ajuda!

  • @Elaine_LPassi tem vários e-mails (um de cada procuradoria) no link postado acima pelo @eduardo_augusto . Quando fiz foi rápido, acho q menos de uma semana que chegou na PGR já apostilaram e postaram pra mim.

  • @AlanNogueira Bom dia!

    Já recebi o email da PGR e onde consigo o formulário para solicitar o apostilamento?

    Obrigada pela ajuda!

  • @Elaine_LPassi sugiro que peça orientação à PGR no próprio email caso eles nao tenham lhe enviado o formulario...

    Quando pedi me enviaram este, mas já tem bastante tempo não sei se ainda é o correto


  • @AlanNogueira

    Ok, obrigada pela informação.

    Mais uma dúvida: eles pedem para enviar uma cópia do meu documento de identificação.

    Pode ser CNH?

    Meu RG é de 2003, não sei se irão aceitar...já tirei uma nova via mas ainda demora uns 20 dias para chegar.

    Grata

  • @AlanNogueira

    Alan, boa tarde!!

    Olha eu aqui de novo!!!!

    Recebi o email da PGR ref. apostilamento da certidão e preciso pagar 10,20€.

    Estou fazendo transferência bancária, mas tem tanta taxa e imposto que ficou em R$ 291,00.

    Essa á a melhor forma? Como vc fez o seu pagamento?

    Grata, Elaine

  • @Elaine_LPassi nunca que daria isso tudo... Faça o pagamento através da Wise (wise.com). Coloque crédito em euros na sua conta (pode pagar em reais, via PIX com pequena taxa) e após transfira diretamente para a conta deles já em Euros.


  • @AlanNogueira

    Alan, bom dia!!

    Tudo bem?

    Fiz a solicitação de uma nova certidão no CRAV, enviei o email para a PGR, me responderam e fiz os devidos pagamentos.

    No dia 11/10 enviei um email para a PGR com todos os documentos: o comprovante de pagamento, o formulário, meu documento pessoal e o comp. de envio do CRAV. Não me responderam e enviei outro email cobrando no dia 17/10.

    Até agora não recebi nada pelo correio e não respondem meu emais.

    Estou enviando os emails para: 'correiopgr@pgr.pt' e apostilasgeral@pgr.pt

    Demora assim mesmo?

    Será que não vou receber a certidão??

    Aguardo sua resposta.

    Obrigada e uma ótima semana!

  • @Elaine_LPassi quando eu fiz o apostilamento foi rápido, coisa de uma semana para me responderem que postaram e a atendente foi muito gentil. O ideal é que pergunte no mesmo e-mail que já te responderam para manter o histórico. Cheque também se a correspondência do CRAV foi enviada para o endereço deles certinho e se já chegou, eles só podem apostilar depois que receberem a certidão do CRAV.

  • @AlanNogueira

    Oi Alan, boa tarde!

    Eu consultei o CRAV e lá consta que foi postado no dia 03/10.

    Os emails que estou enviando à PGR são em resposta ao que eles me enviaram com as instruções, então acho que não estou dando sorte!!

    Se tivesse algum problema com os documentos enviados ou com o recebimento da certidão, acredito que eles me avisariam.


    Obrigada pela ajuda e vou continuar insistindo por email até que me respondam.

    Ótima semana

  • @Elaine_LPassi infelizmente nao sei o que fazer nesta situação, talvez seja só aguardar...

  • @Elaine_LPassi ,

    Imagino que você já fez isso, mas tem checado sua caixa de spam?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.