@cteixeira18 quando liguei e falaram que meu processo está em despacho, me deu um alivio enorme!
@bel_linden obrigado pelo comentário, quando vejo alguém julgando o desespero pela demora, sempre fico calado pq não quero ser grosseiro pois, quem fala não tem menor ideia do que tive que fazer para chegar aqui.
Resumidamente, mas bem resumidamente mesmo estou nessa de tentar virar Português desde 2014, passei por tantos problemas, os principais são certidões perdidas, retificações e até livro do cartorio da minha mãe destruído, Escolhi a ACP pq vi o prazo e me atendia, já estou com cartão cidadão marcado e passagem comprada para Dublin no fim de janeiro.
Meu atual desespero era, ligar sempre escutar que meu processo estava em fase inicial, ontem quando falaram que meu processo estava em despacho, foi um alivio enorme!
Então julgue menos, ninguém sabe o que o outro está passando.
@bel_linden Ninguém está julgando ninguém, muito menos falando de alguém em específico. Óbvio que existem exceções, mas fica claro que a maioria está com pressa sem ter nenhum motivo, por pura ansiedade.
O problema é que essa ansiedade sem motivo e sem controle atrapalha os processos de outras pessoas, que estão seguindo as orientações dos mais antigos e moderadores, e aguardando o processo no tempo que já foi inúmeras vezes falado.
Enfim, quem quiser continuar não tendo maturidade e paciência para esperar o tempo necessário para ligar e mandar e-mail fique a vontade, só não reclame caso seja mal atendido e receba informações erradas.
Pessoal, boa noite Vou enviar o processo amanhã e gostaria de dar um "double check" haahah Vai ser atribuição de pai para filha sem o a transcrição de casamento. A ACP ainda aceita, né? Os documentos que estou enviando: - Formulário 1C com assinatura reconhecida presencialmente; - RG apostilado; - Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica, com reconhecimento de firma do notário e apostilada; - Cópia autenticada da certidão de casamento da requerente (mudou sobrenome após o casamento); - Certidão de nascimento do português certificada pelo arquivo distrital do porto (nasceu antes de 1911) - Certidão de casamento de inteiro teor do portugues, com reconhecimento de firma do notário que assina (na certidão de nascimento do português não tem o sobrenome, só o nome, então me informaram que deveria enviar a certidão de casamento dele); - Vale postal de 175 Euros;
Acho que é isso, né? O RG da requerente é recente, porém ela já é idosa, será que vão requerer prova de vida? Vila Nova de Gaia é mais tranquilo quanto a isso ou não?
Oi Galera, notícias quentinhas de Lisboa... cada um avalie como quiser...
Um colega (Convolante) mandou o seguinte e-mail para a CRCentrais
Prezados Senhoras, bom dia, Os senhores poderiam sanar a 2 dúvidas sobre o tópico abaixo?
1) Quando começará a ser avaliado os processos de CONVOLAÇÃO dos naturalizados com base no artigo 6.4 da anterior lei, para a atribuiçao, com base no novo regulamento da Cidadania Portuguesa?
2) A fila para análise dos processos acima citados seguirão a mesma fila única, mesmo não tendo que comprovar ligação efetiva? Visto que o processo de CONVOLAÇÃO é para os JÁ PORTUGUESES...
Com os melhores cumprimentos, {fulano(a) de tal}
Resposta da CRCentrais
Exmo. Senhor, Informo que tratando-se de cidadão cujo processo de naturalização já foi concluído ao abrigo do artigo 6º, n.º 4 da Lei da Nacionalidade, o pedido de atribuição da nacionalidade de acordo com o artigo 1º, n.º 1 alínea d) da mesma Lei, não se trata de uma convolação mas sim de um novo processo.
Como tal e como são também vários os requerentes dos mesmos e em paralelo a todos os demais pedidos, ao abrigo dos diversos fundamentos previstos na lei, em obediência aos princípios da legalidade, da igualdade e da imparcialidade (artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo), todos os processos entrados na Conservatória dos Registos Centrais são analisados e decididos por ordem de entrada, independentemente da qualidade dos requerentes ou do seu mandatário, salvo os casos de urgência devidamente comprovados.
Com os melhores cumprimentos, {Fulano(a) de tal} Conservador(a)-adjunto(a)
Sim foi um grande alivio! Meu cartão cidadão com urgência está marcado para o dia 30/11/18 no consulado do RJ, tenho até lá para me tornar português, agora acredito que vá dá tudo certo!
@RodrigoCHVilela Sei exatamente como vc ta se sentindo. Mas agora o seu já está pra despacho. Se vc se muda em janeiro vai dar tempo! Agora é só relaxar! \o/
@Mei com cidadania ou não, sempre seremos estrangeiros rs. Até pq sempre teremos algum sotaque "brasileiro".
Eu falo bem espanhol, na Argentina perguntei aonde era o banheiro para um garçom, falando apenas uma palavra: "Baño?" (Banheiro)... O garçom me perguntou na hora, Brasileiro? kkkkkkk
A descrição de uma amiga portuguesa que conheci lá: Povo mal educado, interesseiro, manipulador... Disse que as mulheres são pior ainda: "Só querem casar para ter a nacionalidade portuguesa".
@vinicius3, existem algumas considerações a serem feitas acerca disso:
Existem portugueses nascidos no Brasil, bem como brasileiros nascidos em outros países que quando chegam aqui, carregam sotaque do país de origem. Isso é normal.
Quando em Portugal será visto e tratado como português (que nasceu no estrangeiro), e por isso mesmo, será mais cobrado... até mais que os estrangeiros principalmente no tangente a comportamentos e cultura. Aprenderá as expressões e formas de falar do local onde estiver (será até exigido por alguns portugueses), e gradualmente substituirá o seu vocabulário quando falar com portugueses. Se fizer amizade com alguém, troque por exemplo, a forma de tratar usando a 2ª pessoa para dirigir-se aos seus amigos por lá (nisso fui bem cobrado, e hoje já o faço com naturalidade). Tem que estar disposto a aprender e aceitar, pois faz parte de si, e só agrega valor. Muitos quando sabem que é nacional português, ficam até alegres, melhoram ainda mais o tratamento (principalmente se contar a história e origens da família). Demonstre curiosidade e vontade de aprender. Isso os cativa, e é um bom iniciador de amizades.
Sobre este conceito de brasileiros, infelizmente ouvi isso de algumas pessoas também, principalmente na parte do turismo social. Alguns são assim, mas não todos. Prove para si mesmo que é diferente disso e que pode fazer melhor e criar uma boa aura para aqueles que estiverem a sua volta.
Sei que isso está fora do tópico, mas decidi compartilhar minha experiência.
Boa tarde a todos, A atribuição do meu pai saiu e já tenho o numero do assento dele, posso dar entrada no meu processo somente com o número do assento dele no formulário 1C, sem enviar a cópia do assento?
Nossa, meio tenso os relatos aqui acerca da fama dos brazucas... rsrs. Bom, tenho uma familia toda e amigos por lá e apesar de com certeza ter um ou outro relato sobre brasileiro, na grande maioria das vezes quem está estigmatizado é o africano (moçambicano, angolano, caboverdense): tenho um parente que é super a favor até de acabar com a lei de naturalização (inclusive jus sanguinis) pra todos por causa deles. Brasileiro antes por conveniencia (e com certeza agora mais por causa da crise) tá correndo atrás, os angolas fazem isso desde sempre assim que conseguem comprovar descendencia porque infelizmente é pior pra eles.
Enfim, vou me abster de mais comentarios sobre pra não desvirtuar o tópico e dedos cruzados pra mais noticias de novos tugas por ACP!
@FCamuri, apostile a certidão reprográfica..e.o valor do vale postal vc paga em Reais convertendo € 175 euros para reais na cotaçao do valor maior q consta na tabela dos Correios do dia..
Gostaria de saber quão flexível é a conservatoria de ACP Porto quanto a erros em certidões brasileiras? Sempre aparece uma dúvida atrás da outra
Quero mandar o processo do meu avô para ACP, já que não precisa de transcrição (o pai português dele foi o declarante quando vovô tinha uns 10 dias de vida). A questão é: o nome do avô do meu avô aparece na certidão dele como Antonio em vez de Antonino. Estamos entrando com processo administrativo agora para tentar retificar pq a única conservatória q me respondeu, foi Ponta Delgada e exigiu essa retificação =( Como não sei se ACP vai exigir tbm, estamos tentando retificar.
Já o lado brasileiro está uma bagunça, a avó brasileira materna do meu avô está com um nome na certidão dele Belmira Maria de Jesus e como Belminda Maria de Jesus, na certidão de casamento do meu bisavô português com a minha bisavó brasileira. E tem q mandar a certidão de casamento do meu biso português junto tbm, né? Será que eles aceitam esse tipo de erro?
Quanto mais estudo sobre os processos, parece q fico mais perdida às vezes, bate até um desespero, vontade de jogar tudo para o alto Meu avô está bem velhinho e com alzheimer, não queria ter q entrar com retificação judicial agora...pode levar meses
Ah, ele tirou um RG novo mês passado, será q até novembro conseguimos enviar o processo dele sem ter q fazer prova de vida? Meu vô consegue ler e assinar ainda.
@caiodib, muito bonito seu relato sobre a maneira de se comunicar com os portugueses natos, você poderia sim, abrir um tópico com essas curiosidades e maneirismos portugueses, usando sua experiência de convívio com eles. Eu gostaria de aprender mais ! Obrigada!
Comentários
@bel_linden obrigado pelo comentário, quando vejo alguém julgando o desespero pela demora, sempre fico calado pq não quero ser grosseiro pois, quem fala não tem menor ideia do que tive que fazer para chegar aqui.
Resumidamente, mas bem resumidamente mesmo estou nessa de tentar virar Português desde 2014, passei por tantos problemas, os principais são certidões perdidas, retificações e até livro do cartorio da minha mãe destruído,
Escolhi a ACP pq vi o prazo e me atendia, já estou com cartão cidadão marcado e passagem comprada para Dublin no fim de janeiro.
Meu atual desespero era, ligar sempre escutar que meu processo estava em fase inicial, ontem quando falaram que meu processo estava em despacho, foi um alivio enorme!
Então julgue menos, ninguém sabe o que o outro está passando.
O problema é que essa ansiedade sem motivo e sem controle atrapalha os processos de outras pessoas, que estão seguindo as orientações dos mais antigos e moderadores, e aguardando o processo no tempo que já foi inúmeras vezes falado.
Enfim, quem quiser continuar não tendo maturidade e paciência para esperar o tempo necessário para ligar e mandar e-mail fique a vontade, só não reclame caso seja mal atendido e receba informações erradas.
Ver meu processo com mais de 60 dias, e sempre escutar da LR que estava em fase inicial me deixou maluco.
Sendo que a informação inicial que eu tinha, era que o processo com 60 já estaria no minimo em fase de registo.
Vou enviar o processo amanhã e gostaria de dar um "double check" haahah
Vai ser atribuição de pai para filha sem o a transcrição de casamento. A ACP ainda aceita, né?
Os documentos que estou enviando:
- Formulário 1C com assinatura reconhecida presencialmente;
- RG apostilado;
- Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica, com reconhecimento de firma do notário e apostilada;
- Cópia autenticada da certidão de casamento da requerente (mudou sobrenome após o casamento);
- Certidão de nascimento do português certificada pelo arquivo distrital do porto (nasceu antes de 1911)
- Certidão de casamento de inteiro teor do portugues, com reconhecimento de firma do notário que assina (na certidão de nascimento do português não tem o sobrenome, só o nome, então me informaram que deveria enviar a certidão de casamento dele);
- Vale postal de 175 Euros;
Acho que é isso, né?
O RG da requerente é recente, porém ela já é idosa, será que vão requerer prova de vida? Vila Nova de Gaia é mais tranquilo quanto a isso ou não?
Oi Galera, notícias quentinhas de Lisboa... cada um avalie como quiser...
Um colega (Convolante) mandou o seguinte e-mail para a CRCentrais
Prezados Senhoras, bom dia,
Os senhores poderiam sanar a 2 dúvidas sobre o tópico abaixo?
1) Quando começará a ser avaliado os processos de CONVOLAÇÃO dos naturalizados com base no artigo 6.4 da anterior lei, para a atribuiçao, com base no novo regulamento da Cidadania Portuguesa?
2) A fila para análise dos processos acima citados seguirão a mesma fila única, mesmo não tendo que comprovar ligação efetiva? Visto que o processo de CONVOLAÇÃO é para os JÁ PORTUGUESES...
Com os melhores cumprimentos,
{fulano(a) de tal}
Resposta da CRCentrais
Exmo. Senhor,
Informo que tratando-se de cidadão cujo processo de naturalização já foi concluído ao abrigo do artigo 6º, n.º 4 da Lei da Nacionalidade, o pedido de atribuição da nacionalidade de acordo com o artigo 1º, n.º 1 alínea d) da mesma Lei, não se trata de uma convolação mas sim de um novo processo.
Como tal e como são também vários os requerentes dos mesmos e em paralelo a todos os demais pedidos, ao abrigo dos diversos fundamentos previstos na lei, em obediência aos princípios da legalidade, da igualdade e da imparcialidade (artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo), todos os processos entrados na Conservatória dos Registos Centrais são analisados e decididos por ordem de entrada, independentemente da qualidade dos requerentes ou do seu mandatário, salvo os casos de urgência devidamente comprovados.
Com os melhores cumprimentos,
{Fulano(a) de tal}
Conservador(a)-adjunto(a)
Sim foi um grande alivio! Meu cartão cidadão com urgência está marcado para o dia 30/11/18 no consulado do RJ, tenho até lá para me tornar português, agora acredito que vá dá tudo certo!
ATRIBUIÇÃO - ACP Porto
Nº do processo -- Data da numeração -- Nome -- Status do processo
69xxx/2017 - 03/02 - PEDRO PIRES - Concluído em 03/05
13xxx/2017 - 07/02 - LUIZ FERNANDO B (pai) - Concluído em 02/05
??xxx/2017 - 27/02 - LOUREIRO FELIPE - Concluído em 15/05
14xxx/2017 - 09/03 - JOAO LUIS - Concluído em 14/06
140xx/2017 - 17/03 - JANICE PICCHI - Concluído em 10/05
223xx/2017 - 19/05 - JOÃO LUIZ concluído em 25/08.
24xxx/2017 - 31/05 - MEI - fase de registo
24xx7/2017 - 01/06 - LOUREIRO FELIPE (filho) - despacho
24xx4/2017 - 01/06 - LOUREIRO FELIPE (filho) - despacho
25xx2/2017 - 09/06 - ANDRE GOMES
25xxx/2017 - 13/06 - LÉO MENDES (pai)
25xxx/2017 - 13/06 - FULVIO PINTO (pai)
26xxx/2017 - 16/06 - MARIA CLARA - análise
30xx/2017 - 16/06 - LUCAS B (filho) - análise
??xxx/2017 - 22/06 - REDINEAS
27xxx/2017 - 23/06 - MARIANA G OLIVEIRA
28xxx/2017 - 28/06 - RODRIGOCHVILELA - fase inicial
28xxx/2017 - 30/06 - RENATO NUNES - análise
29xxx/2017 - 06/07 - SUZANA LIMA DA SILVA
29xxx/2017 - 07/07 - HELIO BRANDAO - fase inicial
29xxx/2017 - 16/07 - LETÍCIA FERNANDES (avô) - fase inicial
30xxx/2017 - 13/07 - CARLOS R
30xxx/2017 - 13/07 - APARTME (avó)
31xxx/2017 - ??/07 - RAFAEL MAGALHÃES (menor)
31xxx/2017 - 14/07 - GABRIEL NUNES
31xxx/2017 - 14/07 - MICHELLE QUARESMA
32xxx/2017 - ??/07 - FILIPE MAGALHÃES
32xxx/2017 - ??/07 - EDUARDO MAGALHÃES
32xxx/2017 - 21/07 - MAURO JUSTO DOS SANTOS
32xxx/2017 - 21/07 - SOFIA - análise
32xxx/2017 - 27/07 - PAULO PACHECO
402xx/2017 - 04/08 - RODRIGO FERREIRA
353xx/2017 - 16/08 - WILSON COLLIER
35xxx/2017 - 18/08 - ANDRE LUIS
36xxx/2017- 25/08 - FELIPE SOUSA (Mãe) - fase inicial
363xx/2017 - 29/08 - CAMILA TEIXEIRA (pai) - em análise
36xxx/2017 - 01/09 - MARCELO BARUQUE
35xx/2017 - 01/09 - VINICIUS (MÃE)
37xxx/2017 - 01/09 - ANGELA MARIA
Eu falo bem espanhol, na Argentina perguntei aonde era o banheiro para um garçom, falando apenas uma palavra: "Baño?" (Banheiro)... O garçom me perguntou na hora, Brasileiro? kkkkkkk
A descrição de uma amiga portuguesa que conheci lá: Povo mal educado, interesseiro, manipulador... Disse que as mulheres são pior ainda: "Só querem casar para ter a nacionalidade portuguesa".
Enfim, é essa imagem que temos lá.
Existem portugueses nascidos no Brasil, bem como brasileiros nascidos em outros países que quando chegam aqui, carregam sotaque do país de origem. Isso é normal.
Quando em Portugal será visto e tratado como português (que nasceu no estrangeiro), e por isso mesmo, será mais cobrado... até mais que os estrangeiros principalmente no tangente a comportamentos e cultura. Aprenderá as expressões e formas de falar do local onde estiver (será até exigido por alguns portugueses), e gradualmente substituirá o seu vocabulário quando falar com portugueses.
Se fizer amizade com alguém, troque por exemplo, a forma de tratar usando a 2ª pessoa para dirigir-se aos seus amigos por lá (nisso fui bem cobrado, e hoje já o faço com naturalidade).
Tem que estar disposto a aprender e aceitar, pois faz parte de si, e só agrega valor.
Muitos quando sabem que é nacional português, ficam até alegres, melhoram ainda mais o tratamento (principalmente se contar a história e origens da família).
Demonstre curiosidade e vontade de aprender. Isso os cativa, e é um bom iniciador de amizades.
Sobre este conceito de brasileiros, infelizmente ouvi isso de algumas pessoas também, principalmente na parte do turismo social.
Alguns são assim, mas não todos. Prove para si mesmo que é diferente disso e que pode fazer melhor e criar uma boa aura para aqueles que estiverem a sua volta.
Sei que isso está fora do tópico, mas decidi compartilhar minha experiência.
É a primeira vez que vejo falar na exigência da prova de vida pelas CRC´s, consigo em algum lugar o modelo desta declaração?
A atribuição do meu pai saiu e já tenho o numero do assento dele, posso dar entrada no meu processo somente com o número do assento dele no formulário 1C, sem enviar a cópia do assento?
@Italo, sim, pode.
Enfim, vou me abster de mais comentarios sobre pra não desvirtuar o tópico e dedos cruzados pra mais noticias de novos tugas por ACP!
Vou mandar então o passaporte ao invés do RG ...
Vc pode ver se esses documentos que enviarei estão corretos, por favor??
1. copia simples do assento do português (copia online adquirida no civil online)
2. certidão de nascimento do requerente de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
3. cópia do passaporte autenticada e apostilada
4. formulário 1c preenchido e autenticado e apostilado
5. vale postal
Outra dúvida é .. o português já é falecido, preciso mandar a certidão de óbito? se sim, como envio (apostilada ou algo assim??)
Seu assento deve sair muito em breve, afinal vc já está bastante tempo na fase de registo... Mas entendo 100% sua preocupação.
@cteixeira18
Sim, depois que entrou em despacho me deu uma tranquilidade muito grande, agora estou confiante que vai dar tempo para tudo.
e também ... Alguém sabe pra qual endereço envio?? Procurei aqui no fórum mas não achei .. são muitas páginas de conversa
Obrigada gente!!!
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
Obs: NÃO USAR EURO EXPORTAÇÃO NA CONVERSÃO
Endereços para envio do VALE POSTAL: €175
(finalidade: manutenção de residente)
(pagtº em espécie ou cartão de débito Banco do Brasil)
• IRN, IP
Arquivo Central do Porto (ACP)
R. do Visc. de Setúbal 328, 4200-292 Porto, Portugal
Gostaria de saber quão flexível é a conservatoria de ACP Porto quanto a erros em certidões brasileiras?
Sempre aparece uma dúvida atrás da outra
Quero mandar o processo do meu avô para ACP, já que não precisa de transcrição (o pai português dele foi o declarante quando vovô tinha uns 10 dias de vida).
A questão é: o nome do avô do meu avô aparece na certidão dele como Antonio em vez de Antonino. Estamos entrando com processo administrativo agora para tentar retificar pq a única conservatória q me respondeu, foi Ponta Delgada e exigiu essa retificação =(
Como não sei se ACP vai exigir tbm, estamos tentando retificar.
Já o lado brasileiro está uma bagunça, a avó brasileira materna do meu avô está com um nome na certidão dele Belmira Maria de Jesus e como Belminda Maria de Jesus, na certidão de casamento do meu bisavô português com a minha bisavó brasileira.
E tem q mandar a certidão de casamento do meu biso português junto tbm, né?
Será que eles aceitam esse tipo de erro?
Quanto mais estudo sobre os processos, parece q fico mais perdida às vezes, bate até um desespero, vontade de jogar tudo para o alto
Meu avô está bem velhinho e com alzheimer, não queria ter q entrar com retificação judicial agora...pode levar meses
Ah, ele tirou um RG novo mês passado, será q até novembro conseguimos enviar o processo dele sem ter q fazer prova de vida? Meu vô consegue ler e assinar ainda.
A certidão de inteiro teor não precisa apostilar?
Pq eu tenho uma folha com a certidão em inteiro teor e outra folha c a cópia reprográfica
Tomara que o processo do meu avô consiga passar então sem maiores problemas.
Ele é o primeiro processo que eu faço >_<
a prova de vida é igual àqueles modelinhos que tem na internet como esse http://www.spprev.sp.gov.br/arquivo_download/modelo_de_declaracao_de_vida_e_estado_civil.pdf, por exemplo? É o tabelião que assina tbm?
Deve ser apostilada tbm e acrescentada no Requerimento 1C?
Obrigada!!!!