Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

13293303323343351556

Comentários

• oi pessoal,

no dia 15.06 liguei e obtive o número do meu processo. porém, não tenho como ligar novamente no momento (e por um tempo, na verdade). pelo tempo que os processos tem levado, existe a possibilidade do meu ter sido concluído. vocês tem alguma sugestão se posso obter essa informação de algum jeito que não seja por telefone? já vi vocês recomendando um site de certidões, mas não sei muito bem como funciona...

obrigada!
  • @PaulaDalgo normalmente quando a data de nascimento tem uma pequena divergência as conservatórias consideram irrelevantes.Envie a cópia da transcrição de casamento para comprovar a composição do nome da sua bisavó.
  • Que rápido @Fcamuri! Mais um passo! Parabéns, à você e sua mãe!
  • @bbotechia sugiro esperar uns 30 dias e tentar ligar novamente na linha de registro.No momento é a única forma de saber o andamento do processo.Vc pode tentar pelo civilonline tb..mas acho mto recente ainda.
  • @bbotechia eles te disseram quando o processo foi numerado? Se foi recente então ainda vai demorar um tempinho. E não há outro jeito de obter maiores informações, somente pela LR.

@pauladalgo eles levam em consideração o que está na documentação portuguesa. Citando outra vez o meu exemplo: naquela certidão de casamento o ano do meu avô estava 1904 e no assento, 1902. Eu sabia que não haveria problemas, pois eles só olham o nome da pessoa. Por precaução eu enviei uma declaração, assinado pelo meu pai por autencidade. No fim, passou sem problemas, pois eles já estão acostumados com essas divergências entre as documentações de lá e cá.

O @Vlad Pen e a @Marcia poderiam me dar uma luz melhor a respeito, mas penso que basicamente é isso que lhe disse.
  • @Vlad Pen
    Então você acha que posso enviar a cópia da transcrição de casamento ao invés da certidão de casamento brasileira?
    Muito muito obrigada
  • Tentando novamente...

Amigos, vou mandar para a ACP os documentos para pedir a nacionalidade do meu filho que tem 3 anos e me bateu uma dúvida em relação a certidão de nascimento dele... Mando a de inteiro teor só ou a reprográfica? Pq sei que por Tondela serve a de inteiro teor. E na ACP? Alguma mãe ou pai que tenha feito por eles pode me dizer qual mandou e foi aceita? Muito Obrigada!
  • @MarceloDF

Obrigada! Agora, já estou preparando a minha documentação.
    Valeu, man
  • Kaio ManoKaio Mano Member
    editado June 2018
    Boa noite, alguém sabe me dizer como consigo o numero do processo? Enviei os documentos da minha avó que foram recebidos pela ACP Porto em 21/Maio. Vi diferentes números de telefones em vários tópicos, mas não achei Porto.
    Muito obrigado!

EDITADO:
    Acabei de encontrar. Obrigado de qualquer forma!

Linha de Registos +351 211 95 05 00.
    O horário de atendimento é de 9 às 17h de Portugal, ou 5 às 12h no horário de Brasília.
    Opção 1 duas vezes.

Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, 328
    4200-498 Porto
    HORÁRIO: 9h às 16h
    arquivocentral.porto@irn.mj.pt
    www.irn.mj.pt
    +351 225 573 840
  • Só um lembrete: NÃO LIGUEM, NEM ENVIEM EMAIL PARA O ACP!

Eles estão com vários processos para serem resolvidos e as próprias Conservatórias pedem que as informações sejam obtidas apenas pela LR.

Eventuais usos de ambos somente para informações referente à postagem de documentos.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Pedro Antonio, excelente observação.

Lembrando uma e outra vez que os processos levam seus tempos. Por sorte ACP está ultra-ágil, concluíndo processos muitas vezes em menos de 1 mês, mas isto não é praxe, portanto tenham paciência e bom senso de aguardar umas duas semanas (no mínimo) para ligar para a LR para obter número e situação do processo. Isso é saudável para que eles trabalhem em paz e para nós também, uma vez que quanto menos perturbações, mais agilidade aos que lá estão processando os pedidos.
  • Pessoal do dia #04/06 alguém ligou na LR? Liguei hoje, mas após 15 minutos de espera a atendente não conseguiu me ouvir a acabou desligando, como era muito no fim do expediente (16h45 quando ela desligou), não retornei. Vou ligar amanhã!
  • @Thais Felix eu liguei hoje, por volta das 11 horas da manhã. Fiquei uns 20 minutos na linha até ser atendido. Me disseram que o processo ainda se encontrava sob análise.
  • @BiancaFreire para atribuição de menores a certidão de nascimento não precisa ser reprográfica.
  • boa noite a todos do fórum!
    liguei hj na linha de resgistos e boas notícias, meu processo já foi aprovado e já se encontra na fase final segundo a atendente....
    agradeço a ajuda de todos, se quiserem favor atualizar meus dados na planilha!

obs: só não sei se a última fase é despacho ou registro.
  • @Renata

C.O.LOURES é um centro de distribuição de correspondências na freguesia de Loures - Lisboa.
  • @DSoares parabéns pela conquista! Atualizei os seus dados na planilha.

Após o despacho, que é a fase atual do seu processo, ele vai para a fase de registro, onde são gerados o número e o assento de nascimento e em seguida ele chega ao fim.
  • Bom dia a todos! Acabamos de ligar para a LR e o processo do meu esposo foi despachado favorávelmente! A atendente nos disse que daqui duas semanas já deve ter o número de registro. Estamos muito felizes!!!
    Paulo Jorge Dias Mattos
    Processo 28xxx/2018
    Enviado por DHL em 16/05/18
    Recebido em 21/05/18
    Numerado em 25/05/18
    Enviado para despacho em 22/06/18.
  • digieldigiel Member
    Bom dia a todos do forum o processo de minha esposa foi concluido ontem 25/06 pelo acp Porto entre a entrada e conclusao foram 27dias. agora vou encaminhar documentos para a transcrição de nosso casamento. Agradeço o apoio de todos do Forum.
  • Parabéns aos novos Tugas, acho que ACP vai começar a trabalhar nos processos de Junho..
  • Pessoal, bom dia!
    Vou começar o processo de atribuição da minha tia.
    O nome dela mudou (adicionou o do marido) quando ela casou. Preciso mandar junto a certidão de casamento? Precisa ser apostilada?
    Muito obrigada!
  • Bom Dia Pessoal, Atualizei as informações a seguir na planilha, mas uma curiosidade: Dia 14/06/2018 liguei na LR e meu processo estava em análise, pois bem, ontem (25/06/2018) fui à conservatória e fui informado que meu processo foi despachado dia 14/06 (mesmo dia que liguei na LR) e hoje, dia 26/06, liguei na LR e meu processo está em Registro. Ou é muita coincidência ou eles sempre que entro em contato adiantam algo =P.
    Agora a Pergunta: Existe um prazo médio para conclusão de Registro? Tentei uma média pela planilha mas achei muitas divergências.
  • @test1jma de duas a três semanas, em média.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. Obrigado!
  • @test1jma de nada! Parabéns pela conquista! Espero que possa curtir o momento. ;)

Também dou meu parabéns ao @Giselle Rosa Franco e ao @digiel. Curtam o momento!
  • Oi, pessoal! Os documentos do meu pai Milton Simões acabaram de chegar no ACP. Alguém pode adicionar à planilha?

Enviado por Sedex EMS no dia 15/06
    Recebido no dia 26/06 por Isabel Ferreira

Abraços e boa sorte a todos!
  • @IgorAmorim adicionei os seus dados na planilha. Vai dar tudo certo com o processo dele.
  • Tenho 3 processos para serem enviados, de atribuição, posso enviar os três no mesmo envelope dos correios?
  • @Pedro Antonio Pereira Jr, obrigada!!
  • @lrapchan pode sim. Mas cada processo deve ser enviado em seu respectivo envelope e com os documentos necessários para tal.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.