Outra coisa... Recebi o número de assento da minha mãe ligando na LR, só com o número consigo da entrada na minha atribuição ou precisa das informações "freguesia, conselho..." a data tbm é a data que registrou o assento português ?
Quando menor de 14 anos,não é exigido o RG. Mas pode enviar sem problemas nenhum Quanto a segunda pergunta,basta o numero e ano do assento e assinale X (no quadro 2 do formulário 1 C) em Conservatória dos Registos Centrais
Bom dia pessoal, será que alguém consegue colocar meu nome na planilha? nome: Camila Assis Fernandes Enviado EMS : 19/03/2018 Recebido: 28/03/18 Numeração: 17xxx/18 Processo em análise. Espero não caia em exigencia.
@Marcia obrigada pela informação. Foi exatamente o que fiz, liguei para a LR e me informaram sobre a exigência, no entanto esta não procede. Estão solicitando um documento onde contenha a minha filiação. Enviei cópia do meu passaporte, primeira e segunda folha, e como foi emitido por um Consulado brasileiro, o nome dos meus pais não consta na primeira folha e sim na segunda, diferente dos passaportes emitidos no Brasil. Enviei e-mail para a ACP, mas não obtive responsta ainda. Acabei de enviar outro e-mail com um assunto mais chamativo para ver se me responde. Agora é só torcer e esperar que me respondam logo
@Camila Fernandes vc sabe quando foi numerado o seu processo?
@All depois do processo de atribuicão da avó do meu marido, que foi feito por Ovar, fiz a transcricao de casamento por Ponta Delgada e enviei a atribuicao da minha sogra pra ACP, seguindo as dicas de vcs.
Envio DHL: 05/04/2018 Recebido ACP: 09/04/2018
Agora é aguardar. Quando tiver numeracao eu aviso aqui!
Para fundamentar melhor a minha reposta ao Arquivo Central do Porto, devido ao falecimento do requerente durante o processo de atribuição de nacionalidade, gostaria de ler a legislação na íntegra que diz respeito à atribuição de nacionalidade para filho de pais portugueses nascidos no estrangeiro. Neste caso permanece sendo a Lei n.º 37/81 - Lei da Nacionalidade?
Vocês já viram algum trecho da legislação que regulamente ou deixe claro que a nacionalidade não pode ser atribuída após o falecimento, visto que a declaração para atribuição da nacionalidade portuguesa que manifesta o desejo de tornar-se português foi preenchida e assinada pelo próprio antes do falecimento?
Não encontrei nas pesquisas do forum e por este motivo vou me certificar com vocês.
Estou preenchendo o formulário 1C para minha cidadania, e no quadro 2 fiquei com dúvida...
Pelas orientações postadas no forum, eu entendi que nos casos de requerentes que só possuam o nr. do assento, deveria preencher no quadro 2 apenas a data do nascimento, Nr. assento e ano. Porém, li em alguns posts dizendo sobre a informatização da certidão de nascimento e a partir disso me confundi.
Saiu o nr. do assento da certidão de nascimento da minha mãe em JAN/2018 via ACP, como saber se este assento já é informatizado ?
Se for informatizado, estaria correto preencher no quadro 2 apenas a data de nascimento, Nr. assento e Ano marcando um "X" em Conservatória dos Registros Centrais ?
Um grande abraço a todos e valeu mais uma vez pelo apoio !
@Pedro Bicalho Eu ligo pelo "Hangouts", aplicativo do Google. Coloquei um crédito de 10 dólares via cartão de crédito e para Portugal custa 0,02 dólar/minuto. Até onde sei não tem prazo de validade o crédito.. Bem prático, o único inconveniente é que precisa de uma internet boa pra falar, se não a qualidade da ligação cai bastante. Abraços!
@Marcia você saberia me dizer qual é o prazo que eles dão para as exigências? Estou preocupada de que nunca respondam o meu e-mail e que eu perca esse prazo. Obrigada!
@Marcia obrigada! E tenho que entrar em contato pelo e-mail arquivocentral.porto@irn.mj.pt? Já mandei um e-mail para lá... me resta só esperar então. Você já obteve resposta por esse e-mail? Quanto tempo demorou? Estou bastante preocupada de que não me respondam e eu perca algum prazo. Não moro no Brasil e o único documento que tenho é o passaporte que já mandei... se precisar mandar cópia do RG terei que ir ao Brasil fazer um novo documento.
Só não são informatizados assentos bem antigos. Os novos TODOS estão no sistema.
Vc deve preencher assim: marcar (x) mãe portuguesa Colocar Data de nascimento, número do assento e ano E marcar (x) Conservatória dos Registos Centrais E sim para "Pretende manter a composição originária do seu nome"
entendi a sua questão. Eles devem ter se baseado no padrão de passaporte brasileiro. Faça assim, mande email novamente (com assunto contundente, como disse) e envie em anexo as fotos do passaporte e de outro documento que tenha.
@marcia, desculpa. Última pergunta.. preciso colocar alguma menção no envelope sobre o número do processo? Ou somente envio o documento pendente com uma nota para anexar ao processo xxx? obrigada!
Olá pessoal! Estou com uma dúvida, eu enviei os documentos e o vale no dia 02/02/2018 e chegou no dia 16/02/2018. Recentemente descobrir que o vale foi pago no dia 28/02/2018 e não tenho a numeração ainda. O que eu devo fazer?
Comentários
Recebi o número de assento da minha mãe ligando na LR, só com o número consigo da entrada na minha atribuição ou precisa das informações "freguesia, conselho..." a data tbm é a data que registrou o assento português ?
meus documentos chegaram lá em 05/04/2018. No site do correio de Portugal (www.ctt.pt) consta que o HERMOGENES recebeu.
"Entregue - 4200 - PORTO HERMOGENES"
Tenha calma rs. Acho q esta tudo certo. Vamos aguardar ...
Abs,
Sendo o pai atribuido e declarante na certidão de nascimento do filho,por enquanto o ACP não está exigindo a transcrição
Quando menor de 14 anos,não é exigido o RG.
Mas pode enviar sem problemas nenhum
Quanto a segunda pergunta,basta o numero e ano do assento e assinale X (no quadro 2 do formulário 1 C) em
Conservatória dos Registos Centrais
nome: Camila Assis Fernandes
Enviado EMS : 19/03/2018
Recebido: 28/03/18
Numeração: 17xxx/18
Processo em análise. Espero não caia em exigencia.
@All depois do processo de atribuicão da avó do meu marido, que foi feito por Ovar, fiz a transcricao de casamento por Ponta Delgada e enviei a atribuicao da minha sogra pra ACP, seguindo as dicas de vcs.
Envio DHL: 05/04/2018
Recebido ACP: 09/04/2018
Agora é aguardar. Quando tiver numeracao eu aviso aqui!
Para fundamentar melhor a minha reposta ao Arquivo Central do Porto, devido ao falecimento do requerente durante o processo de atribuição de nacionalidade, gostaria de ler a legislação na íntegra que diz respeito à atribuição de nacionalidade para filho de pais portugueses nascidos no estrangeiro.
Neste caso permanece sendo a Lei n.º 37/81 - Lei da Nacionalidade?
Vocês já viram algum trecho da legislação que regulamente ou deixe claro que a nacionalidade não pode ser atribuída após o falecimento, visto que a declaração para atribuição da nacionalidade portuguesa que manifesta o desejo de tornar-se português foi preenchida e assinada pelo próprio antes do falecimento?
Obrigada!
Não encontrei nas pesquisas do forum e por este motivo vou me certificar com vocês.
Estou preenchendo o formulário 1C para minha cidadania, e no quadro 2 fiquei com dúvida...
Pelas orientações postadas no forum, eu entendi que nos casos de requerentes que só possuam o nr. do assento, deveria preencher no quadro 2 apenas a data do nascimento, Nr. assento e ano. Porém, li em alguns posts dizendo sobre a informatização da certidão de nascimento e a partir disso me confundi.
Saiu o nr. do assento da certidão de nascimento da minha mãe em JAN/2018 via ACP, como saber se este assento já é informatizado ?
Se for informatizado, estaria correto preencher no quadro 2 apenas a data de nascimento, Nr. assento e Ano marcando um "X" em Conservatória dos Registros Centrais ?
Um grande abraço a todos e valeu mais uma vez pelo apoio !
/Flavio Marcilio
Skype assinatura mensal para Portugal R$10.50 100min
Eu ligo pelo "Hangouts", aplicativo do Google. Coloquei um crédito de 10 dólares via cartão de crédito e para Portugal custa 0,02 dólar/minuto. Até onde sei não tem prazo de validade o crédito.. Bem prático, o único inconveniente é que precisa de uma internet boa pra falar, se não a qualidade da ligação cai bastante. Abraços!
Skype assinatura mensal para Portugal R$10.50 ilimitado
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
geralmente 20 dias, e mais o tempo que contabilizam para os correios.
Então, geralmente, fica 1 mê e 20 dias.
Mas, vc sempre pode alegar que precisa de mais tempo (por exemplo, se tem que retificar certidões).
sim, permanece a Lei n.º 37/81. Não houve alteração nenhuma.
Já vi sim. Vou procurar.
página principal do fórum, em tópicos fixos:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Só não são informatizados assentos bem antigos.
Os novos TODOS estão no sistema.
Vc deve preencher assim:
marcar (x) mãe portuguesa
Colocar Data de nascimento, número do assento e ano
E marcar (x) Conservatória dos Registos Centrais
E sim para "Pretende manter a composição originária do seu nome"
entendi a sua questão. Eles devem ter se baseado no padrão de passaporte brasileiro.
Faça assim, mande email novamente (com assunto contundente, como disse) e envie em anexo as fotos do passaporte e de outro documento que tenha.
Você apostilou a cópia autenticada do passaporte?
Obrigada!
eles pedem autenticada e apostilada.
Talvez tenha sido isso.
obrigada!
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/564050/details/normal?p_p_auth=Fs3OJlNh
Estou com uma dúvida, eu enviei os documentos e o vale no dia 02/02/2018 e chegou no dia 16/02/2018. Recentemente descobrir que o vale foi pago no dia 28/02/2018 e não tenho a numeração ainda. O que eu devo fazer?