Acabei de ligar na linha de registros e meu processo foi assinado desde o dia 19/06/2023 e até o presente momento ainda não foi criado o assento....continuo no aguardo
@ronaldorj, creio que o primeiro passo é estudar pelas datas de aprovação dos colegas as chances do processo estar finalizado, para só então pedir a certidão, caso a conservatoria não responda ao e-mail de solicitação. Também existe a possibilidade de ligar na linha de registros e eles respondem se foi criado ou não, antes de pagar. No mais, se o processo for mais recente do que o da maioria que está recebendo os registos, é ir acompanhando a evolução pelas postagens e planilhas. A parte boa é que tudo começou a andar e isso vai acabar refletindo de forma positiva para todos.
Boa tarde! Meu processo foi aprovado em 16/09 (bola 6 verde) e vi que todos já estavam com os assentos.
Mandei e-mail e nada (nunca consegui contato por e-mail), não consegui ligar e então pensei: vou pedir a certidão no site e, qualquer coisa, perco os 10 euros.
Em menos de uma hora recebi um e-mail com o código para baixar a certidão!
@MarcoAFSouza imagina. Porém agora que reparei que são processos de menores, que tem prazo menor. Eu ligaria na linha de registos mesmo. 9 da manhã horário de Portugal, via Skype. Terá uma resposta precisa.
Sim, como são processos para menor fiquei mais curioso sobre qual pode ser o status real dos processos neste momento, pois já estão há quase 6 meses em andamento.
Na próxima semana vou tentar ligar na linha de registos, obrigado!
Para acessar o Civil Online não é necessário a chave móvel. Basta clicar no botão "Entrar sem autenticação" e preencher as informacoes a cada tela até chegar a tela para a realização do pagamento.
Obrigado, gente. Meu processo é de filho e foi enviado para o porto mesmo. Ele está com 9 meses, então dentro do novo normal. Acredito que até metade de março estará na bolinha 4 então. Qualquer coisa aviso aqui.
@Cila Dias@monteiroepm Abaixo está o link de um guia daqui do forum ensinando como que faz pra pedir pelo civil online. Não precisa preencher nif e nem Id civil
Tentei ir ao consulado para tirar o cartão cidadão sem o assento pelo Civil Online, pensando que eles poderiam buscar minha certidão no consulado. Me informaram que o assento é necessário e que devo retornar quando o tiver em mãos.
Olá pessoal. Tenho uma informação que pode ou não ser útil.
Ontem, enviei um e-mail para a ACP perguntando sobre o andamento do meu processo, que já estava na bolinha 7 marrom. Me enviaram um e-mail somente com o meu assento, que já havia sido emitido no dia 21/02 automaticamente. Imprimi o mesmo e fui até uma conservatória pedir o cartão de cidadão. Lá, a senhora que me atendeu não conseguia localizar o meu assento no sistema, e depois de algumas tentativas, pelo o que eu consegui entender do processo, ela decidiu digitar todos os dados necessários manualmente. Mas correu tudo bem, e o pedido do cartão de cidadão foi efetuado. Me parece que algumas partes do sistema de emissão desses assentos ainda não foram integradas com os sistemas que eles já usavam.
Pessoal, até criei uma conta aqui pois finalmente consegui a cidadania da minha mãe (agora recomeçar o processo para pegar a minha rs).
O dela também foi emitido naquela leva de 21/02/24. (bolinha 7 marrom em 07/01/24).
Consegui sem precisar pagar pelo civil online apenas mandando um e-mail para o IRN. Enviei o e-mail ontem e me responderam menos de 24 horas depois com a certidão anexa (não paguei qualquer valor).
Para facilitar, segue o modelo que eu mandei:
Exmo.(a) Sr.(a),
Espero que este e-mail o(a) encontre bem.
Venho por este meio solicitar mais informações acerca do processo de naturalização portuguesa em nome de XXXXXX, com o estado do processo xxxx / 202X (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro), o qual se encontra atualmente no Arquivo Central do Porto.
De acordo com o detalhe do estado do processo de nacionalidade fornecido, o pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português. No entanto, gostaria de obter esclarecimentos adicionais sobre os próximos passos a serem seguidos, bem como os prazos estimados para conclusão do processo.
Agradeço antecipadamente a sua atenção a esta questão e aguardo ansiosamente a sua resposta.
Com os melhores cumprimentos,
XXXX
Fui também verificar no Civil Online por conta dos relatos daqui e recebi o assento da minha mãe! Foi emitido também em 22-02. O processo havia sido aprovado em 16-10-23, enviado em 09-11-22. Espero que esse sistema novo consiga limpar o backlog deles e melhorar os prazos!
Comentários
Acabei de ligar na linha de registros e meu processo foi assinado desde o dia 19/06/2023 e até o presente momento ainda não foi criado o assento....continuo no aguardo
@ronaldorj, creio que o primeiro passo é estudar pelas datas de aprovação dos colegas as chances do processo estar finalizado, para só então pedir a certidão, caso a conservatoria não responda ao e-mail de solicitação. Também existe a possibilidade de ligar na linha de registros e eles respondem se foi criado ou não, antes de pagar. No mais, se o processo for mais recente do que o da maioria que está recebendo os registos, é ir acompanhando a evolução pelas postagens e planilhas. A parte boa é que tudo começou a andar e isso vai acabar refletindo de forma positiva para todos.
@Regiani Scharlack
Obrigado pelo retorno e atenção!
Pessoal,
Boa tarde! Meu processo foi aprovado em 16/09 (bola 6 verde) e vi que todos já estavam com os assentos.
Mandei e-mail e nada (nunca consegui contato por e-mail), não consegui ligar e então pensei: vou pedir a certidão no site e, qualquer coisa, perco os 10 euros.
Em menos de uma hora recebi um e-mail com o código para baixar a certidão!
@MarcoAFSouza imagina. Porém agora que reparei que são processos de menores, que tem prazo menor. Eu ligaria na linha de registos mesmo. 9 da manhã horário de Portugal, via Skype. Terá uma resposta precisa.
@Eduardo Alvim
A informação do @ViniciusCorrea está correta. Os número de averbação são exclusivos da sua certidão.
A minha está assim: Av. n 1 - atribuição de nacionalidade... ; Av. n 2 - casou-se civilmente...
Cada evento que você registrar no IRN gera uma certidão específica do mesmo E uma averbação no assento de nascimento.
Casamento, divórcio, óbito, etc., tudo isso vai sendo adicionado na "pauta" do cidadão.
Aqui no Brasil também é assim, só que ainda tem muitos gaps na comunicação, quando os eventos são registrados em cartórios de RCPN diferentes
@ViniciusCorrea e @Monteiro_70, obrigado pelos esclarecimentos e desculpem a ignorância, rs...
@MarcoAFSouza, estou na mesma situação... dois processos de meus filhos menores.... tbém de set/23... qualquer novidade trocamos "figurinhas", ok?
Muito feliz com os relatos de emissão de assento! Meu coração encheu de esperança! <3
Parabéns à todos!
Fiz o q todos estão fazendo enviei um e-mail a pouco perguntando sobre a emissão. Mas pelo horário creio q só segunda terei algum retorno.
Tbm acessei o Civíl Online, mas estou com dificuldades em relação a chave de acesso.
A autenticação creio q no meu caso deva ser a Chave Móvel Digital, certo? Acessei o link para quem não tem essa chave, meu caso:
A partir daqui fiquei perdida, rsrs Alguém pode me ajudar? Desde já agradeço!
@Regiani Scharlack !
Sim, como são processos para menor fiquei mais curioso sobre qual pode ser o status real dos processos neste momento, pois já estão há quase 6 meses em andamento.
Na próxima semana vou tentar ligar na linha de registos, obrigado!
@Cila Dias, clicar em https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp e depois entrar SEM AUTENTICAÇÃO.
Pessoal,
Quem solicita o assento pelo civilonline já acessa o link para pagamento logo ao final do pedido?
Fiz uma solicitação há pouco e nada aconteceu. Parece que aceitou o pedido mas não abriu uma janela para a cobrança
Desde 2022 não uso esse serviço, então não me lembro como efetuei o pagamento da outra vez.
Grato!
Muito obrigada @Marceugenio.
Ainda não consegui progredir, rsrs, tenha paciência ... :) Não tenho o ID Civil... Número ano do registro e etc ... caiu na tela a baixo:
@Marceugenio , boa tarde!
Combinado, qualquer novidade atualizo, te mencionando.
De repente os processos já estão até concluídos e não estamos sabendo rs...
Os 2 processos dos seus filhos também estão na bolinha 4 marrom?
@Regiani Scharlack@Sayd
Obg. pela dica!
@Cila Dias
Para acessar o Civil Online não é necessário a chave móvel. Basta clicar no botão "Entrar sem autenticação" e preencher as informacoes a cada tela até chegar a tela para a realização do pagamento.
Obrigado, gente. Meu processo é de filho e foi enviado para o porto mesmo. Ele está com 9 meses, então dentro do novo normal. Acredito que até metade de março estará na bolinha 4 então. Qualquer coisa aviso aqui.
@Cila Dias so precisa preencher o que for obrigatório (tem um *).
Se não me engano:
@ronaldorj e @Marceugenio muito obrigada pela atenção!
@Cila Dias @monteiroepm Abaixo está o link de um guia daqui do forum ensinando como que faz pra pedir pelo civil online. Não precisa preencher nif e nem Id civil
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Olá pessoal,
Tentei ir ao consulado para tirar o cartão cidadão sem o assento pelo Civil Online, pensando que eles poderiam buscar minha certidão no consulado. Me informaram que o assento é necessário e que devo retornar quando o tiver em mãos.
@gustavo4576987678 e @JohnA ... muito obrigada! Vou tentar e retorno informando se fomos afortunados com a emissão do assento!
Olá pessoal. Tenho uma informação que pode ou não ser útil.
Ontem, enviei um e-mail para a ACP perguntando sobre o andamento do meu processo, que já estava na bolinha 7 marrom. Me enviaram um e-mail somente com o meu assento, que já havia sido emitido no dia 21/02 automaticamente. Imprimi o mesmo e fui até uma conservatória pedir o cartão de cidadão. Lá, a senhora que me atendeu não conseguia localizar o meu assento no sistema, e depois de algumas tentativas, pelo o que eu consegui entender do processo, ela decidiu digitar todos os dados necessários manualmente. Mas correu tudo bem, e o pedido do cartão de cidadão foi efetuado. Me parece que algumas partes do sistema de emissão desses assentos ainda não foram integradas com os sistemas que eles já usavam.
Pessoal, até criei uma conta aqui pois finalmente consegui a cidadania da minha mãe (agora recomeçar o processo para pegar a minha rs).
O dela também foi emitido naquela leva de 21/02/24. (bolinha 7 marrom em 07/01/24).
Consegui sem precisar pagar pelo civil online apenas mandando um e-mail para o IRN. Enviei o e-mail ontem e me responderam menos de 24 horas depois com a certidão anexa (não paguei qualquer valor).
Para facilitar, segue o modelo que eu mandei:
Exmo.(a) Sr.(a),
Espero que este e-mail o(a) encontre bem.
Venho por este meio solicitar mais informações acerca do processo de naturalização portuguesa em nome de XXXXXX, com o estado do processo xxxx / 202X (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro), o qual se encontra atualmente no Arquivo Central do Porto.
De acordo com o detalhe do estado do processo de nacionalidade fornecido, o pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português. No entanto, gostaria de obter esclarecimentos adicionais sobre os próximos passos a serem seguidos, bem como os prazos estimados para conclusão do processo.
Agradeço antecipadamente a sua atenção a esta questão e aguardo ansiosamente a sua resposta.
Com os melhores cumprimentos,
XXXX
Consegui submeter o pedido no Civilonline seguindo o procedimento.
Obrigado pela ajuda.
@monteiroepm @Cila De nada, mandem novidades rs!
@zffr Interessante o seu relato, vamos ver se vai acontecer a mesma coisa com os próximos que forem ir para o consulado.
Você conseguiu agendar bem rápido, em qual consulado que você foi?
Fui também verificar no Civil Online por conta dos relatos daqui e recebi o assento da minha mãe! Foi emitido também em 22-02. O processo havia sido aprovado em 16-10-23, enviado em 09-11-22. Espero que esse sistema novo consiga limpar o backlog deles e melhorar os prazos!
@JohnA Não fiz por um consulado. Fui em uma conservatória em Portugal mesmo, então não precisei agendar
@zffr Ah sim, é bem mais rápido já estando em Portugal.