Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11381391411431441559

Comentários

  • @VANIAVIEIRA, acho que vc poderia enviar um email para a conservatória e questionar se a procuração tem que ter a firma reconhecida por autenticidade ou semelhança!
  • Lara AmaralLara Amaral Member
    editado January 2018
    @VANIAVIEIRA outra opção seria seu filho ir no Consulado de PT no país em que reside e realizar a autenticação lá, ou seja, ele assinar seu requerimento perante a autoridade consular. Eles colocam uma marca d'agua no documento, colam uma etiqueta e dão um recibo. Não há cobrança por este serviço e não precisa de agendamento, pelo menos no Consulado do RJ. Liga para o consulado de SP e pergunta se ele pode fazer isso no exterior!
    Vânia, pensando sobre sua dúvida, se vc ler as orientações de como preencher o formulário modelo 1C verá que tem essa opção do consulado. Obs. No formulário da minha mãe eu que assinei com procuração perante o funcionário do consulado
    "Quadro 5
    1. O reconhecimento presencial da assinatura pode ser feito: - perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso; - em Cartório Notarial ou Conservatórias do registo português; - em Consulado de Portugal no estrangeiro - por Advogado ou Solicitador, ou - pelas câmaras de comércio e indústria, reconhecidas nos termos do Decreto-Lei n.º 244/92, de 29 de Outubro. Se o procurador for advogado ou solicitador é suficiente, para a confirmação da assinatura, a indicação da respetiva cédula profissional."
  • @Paulo Pacheco PARABÉNSSSSSSSSSSS!!
  • Lara AmaralLara Amaral Member
    editado January 2018
    @mei o problema é que no dela consta a anotação que meu avô foi naturalizado. Enfim. A lei exige o registro da naturalização o q não foi feito por ele. Uma Adv de Lisboa tb afirmou isso para mim mas sempre gera um medinho!
  • editado January 2018
    @mei obrigado, esta que eu tenho de plenos poderes, não tem validade para essa situação? não tem chance? tem que ser especifica mesmo? não entendo pois se a de plenos poderes, até menciona que represento perante consulados........snif
  • Obrigado @Mei e @Lara Amaral!
  • "plenos poderes" não outorga todos os poderes, alguns poderes têm que ser explicitamente listados...
    E ele não precisa fazer a procuração... Se ele for assinar, assina logo um formulário 1c e apostila, caso o país onde ele esteja seja parte na convenção da apostila de Haia: https://www.hcch.net/pt/instruments/conventions/status-table/?cid=41
    Se ele fizer a partir do país que ele está, de repente ele escapa da dificuldade de fazer Vale Postal tb...
  • obrigado pela Luz @jhmelman, é que sou um pouco lenta ..agradeço ...
  • Caramba, feliz em ler as mensagens....

    #acpamil
  • editado January 2018
    @PauloPacheco, parabéns pela conquista, Paulo qto tempo levou de registro para concluir o processo...?
  • Obrigado @VaniaVieira, foram duas semana e meia mais ou menos.
  • Parabéns @Paulo Pacheco prla conquista.
    Você já recebeu o assento pelo correio?
  • Parabéns Paulo Pacheco!!!! \o/
  • @Paulo Pacheco e @Solange4 obrigadaa!

    @Paulo Pacheco parabééééénnsss!!!! \o/
  • Tenho 2 processo que foram recebidos na ACP em 16/08, hj ligue na LR e me informaram que ambos os processos ainda estão em fase inicial, ainda nem começaram a ser analisados.
    Deve ter alguma coisa errada. os processo com numeração 35xxx/2017 próximos aos meus já estão em análise / registro e os meus ainda nem começaram a andar?
    Impossível a LR estar tão desatualizada assim..
  • @pedrovictorrj, o meu processo foi concluído dia 28/11 e liguei ontem na linha de registros e disseram que estava em análise, como abrimos pessoalmente na 4ºCRC (q pelo q falaram reportam para a ACP), entrei em contato direto com eles e me falaram que tava concluído e passaram o assento! Não entendi mesmo o porquê da LR falarem que nem tinha andado o processo. :/ Falei isso para a minha amiga portuguesa, que ligou algumas vezes na LR pra mim, e ela queria até ligar para tirar satisfações com eles! rs, mas, pelo tempo q demoram para atender, nem vale a pena! rs
  • @pedrovictorrj o meu processo foi iniciado dia 15/09 e até hoje não foi atualizado, já são quase 4 meses.. eu estava com muito medo de ter acontecido algo, mas vejo que varias pessoas estão com o mesmo problema. Está bem complicado esse desencontro de informações.
  • Olá a todos!

    Sou neta de português, já falecido. O mesmo se casou no Brasil, minha avó brasileira.
    Acredito que, ainda, o melhor a ser feito é fazer a atribuição de nacionalidade para minha mãe inicialmente, certo?

    Estou indo à Portugal em março 2018, e creio que o processo pode ser mais rápido por lá, tendo em vista que não há data disponível para agendamento no Consulado do Rio de Janeiro. Isto procede?

    Outra dúvida que tenho é onde exatamente fazer isso em Portugal. Como o meu avô nasceu em Vila Nova de Foz Côa, acredito que o Porto seria mais conveniente, estou certa?

    Além disso, estou buscando os documentos exigidos. Não sei se são exatamente os mesmos que aqui no Brasil...

    Poderiam me ajudar?

    Já agradeço! Abraços!
  • Bom dia, pessoal! Depois de muito desespero pela demora na entrega dos documentos do meu sogro (Carlos Gomes Pinto), finalmente hoje descobri que o processo foi numerado. Chegou na ACP no dia 29/12 e numerado dia 05/01 (45x/2018). Já atualizei a planilha. Agora é sentar e esperar...rs Muito obrigado a esse fórum, que foi de enorme ajuda e valia pra mim.
  • @Paulo Pacheco

    Parabéns!!!!!
  • @Paulo Pacheco até que enfim, Parabéns tudo de bom!! :)
  • Pessoal, tenho uma dúvida. Darei entrada, pessoalmente, no processo do meu irmão menor. Deve-se ter uma procuração para cada um dos pais ou uma em nome dos dois (tb nem sei se isso é possível)? Obrigada!
  • Bom dia pessoal, meu processo já esta lá desde outubro, fiz o pedido de transcrição para meu Pai (filho de Português), minha dúvida é a seguinte: Meu pai fez um cateterismo em novembro e esta com problema cardíaco, eu tenho um laudo médico do procedimento dele. Queria saber se com este laudo meu pai consegue agilizar o processo dele??? Se sim, como devo proceder??? Obrigada.
  • Bom dia.
    Esses processos que passaram na frente são de naturalização ou atribuição?
    Pq de atribuição vai mais rápido.
    Ontem liguei na LR falei com a Irene,passei minha indignação assim que ela me passou o status do meu processo ainda não entrou em fase inicial,como já disse e está na planilha foi dado entrada em julho/2017.
    Irene me fez a pergunta se todos os processos tinha o mesmo formulário.
  • Obrigado Pessoal!!! Muito feliz e aliviado pois tenho passagem comprada pro dia 21 agora!

    @Janice Picchi, ainda não recebi o assento mas já fiz um pedido de uma cópia digital, estou aguardando me enviarem por email. Pra quem tiver curiosidade o endereço é esse abaixo. Basta digitar os dados e pagar a taxa de 10 euros.

    http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
  • Bom dia a todos,

    Acabei de ligar para o cartório do ACP, e obtive meu número de processo. Aproveitei e já atualizei a planilha.

    Esta etapa ainda é da cidadania da minha mãe, então ainda tenho alguns desafios pela frente até conseguir a minha, da minha esposa e filho. Mas não poderia deixar de AGRADECER esses "seres iluminados" deste forum que sempre estão dispostos a ajudar ! VALEU MESMO !

    Apenas como informativo, o meu EMS demorou exatamente 29d para ser entregue no destino, e a justificativa dos correios sobre este atraso foi o fato de ter ficado parado na alfandega de Portugal.

    Aproveito para perguntar a vocês "seres iluminados" :) se seria possivel com as leis atuais de Portugal, eu conseguir a cidadania de minha esposa (estamos casados desde 2008) ?

    Porque vou me mudar para Espanha, e não sei se seria melhor tentar a cidadania dela via Portugal ou algum recurso por residência via lei Espanhola.

    Se puderem me orientar, eu agradeceria bastante.
  • @Flavio Marcilio, pela mudança da lei se vc tem mais de 5 anos de casado ou + de 3 anos e filhos portugueses, consegue sim! É o meu caso, mas, é bem mais lento o processo, pelo que li demora perto de 1 ano para sair.
  • Lara AmaralLara Amaral Member
    editado January 2018
    @Flavio Marcilio bom dia! Já li sobre a possibilidade do cônjuge de cidadão Europeu poder residir na Europa. Acho que seria tipo um visto. Agora não sei se daria para trabalhar! Procure se informar, Boa sorte!

    @Iris Amigo. Sendo o seu avô português, vc não precisa averbar o casamento dele com a sua avó brasileira para dar entrada no pedido de cidadania de sua mãe, mas isto somente se vc enviar ou entregar pessoalmente a documentação na ACP. Dando entrada pessoalmente ou via correios, o formulário é diferente do site do consulado.
    O fórmulário correto é o 1C, devidamente preenchido e assinado por autenticidade. Vai precisar da certidão de nascimento de seu avô, certidão de nascimento da sua mãe ( emitida com menos de 1 ano e observe se o seu avô foi o declarante do registro ) e identidade recente. Se o estado civil da sua mãe for de casada eu sugeriria enviar tb a certidão de casamento em caso de alteração de nome. OBS. Essas certidões devem ser de inteiro teor com cópia reprográfica do livro. Todos os documentos devem ser apostilados conforme Convenção de Haia.
    Nas páginas anteriores tem informações sobre o tema ou em outras discussões no fórum.
  • Muito obrigada pelas informações @lek0gta!
  • editado January 2018
    @Paulo Pacheco é com emoção!!!hahaha
    Tb tirei a certidão do meu pai online, pois ele está agendado pra dia 25 ir fazer o CC aqui no consulado do RJ (Oremos pra carta PIN chegar!haha). Fiz o pedido ontem à noite e hoje na parte da manhã já estava disponível!

    @Flavio Marcilio sim! É possível requerer a nacionalidade da sua esposa. Dá uma olhada nos tópicos abaixo.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9953/condicoes-para-pedido-de-nacionalidade-pelo-casamento#latest

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia#latest

    Sobre viver na Espanha, o ideal é vc pesquisar sobre as condições do próprio país. Na Irlanda, por exemplo, é necessário um visto específico, o Stamp 4, assim como em Portugal é a autorização de residência.

    Espero que ajude! =)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.