Amigos, postei meu processo nos Correios no dia 5/12/2017. De acordo com o rastreamento, os documentos chegaram na ACP no dia 21/12/2017. Como até hoje não havia recebido o e-mail com a numeração, resolvi ligar na LR para verificar se eles tinham o número...e graças a Deus já estava numerado! Quem ainda não recebeu o e-mail, talvez valha a pena dar uma ligada...
Enviei meu VP e meus documentos dia 02/01 pelos correios para ACP. Sei que agora devo esperar e acompanhar o andamento pelo site dos correios. Quais os outros meios de acompanhamento que posso utilizar?
Também gostaria de saber como funciona o preenchimento dessa listagem que leio algumas pessoas comentando.
@Andrea, agora é ter muiiiita paciência. Enviei meus docs no dia 02/01 também, só hoje eles foram encaminhados para a fiscalização aduaneira em SP e só depois de alguns dias será enviado para Portugal. Após ser enviado para Portugal, você pode acompanhar pelo site ou app da CTT, que são os Correios de Portugal.
Eu vi no site dos correios que a minha documentação já foi encaminhada para Portugal no dia 04/01. Como o prazo é de 8 a 11 dias úteis, vou esperar chegar dia 12/01 (8 dias) para ver se já foi recebido em Portugal.
Lendo o seu relato fiquei até admirada como o meu foi rápido...
@AndreaPrado +351 211 950 500... uma dica é você ligar por Skype pois você fica um bom tempo escutando musiquinha até um atendente ficar disponível, quando atender você disca 1 e depois 1 novamente, ao atendente você vai dizer o nome completo do requerente e a data do nascimento, ela vai passar pra você o número do processo e o status, da próxima vez que você ligar basta falar o número do processo.
@lek0gta você lembra se o certificado de vida do seu avô foi feito como uma "escritura declaratória de vida"? Os dois cartórios que entrei em contato fazem desse modo e por ser uma escritura acaba saindo mais caro. O modelo que me apresentaram contém os dados da minha avó e de duas testemunhas, tanto ela quanto as testemunhas precisarão assinar o documento.
Boa tarde... Acabei do obter junto a LR o número do 3º processo que faltava dentre os processos de atribuição dos meus primos que enviamos no ano passado... Os 3 processos foram enviados por EMS Documento e estão tramitando no ACP...
34XXX/2017 - **10/08/2017 - ELIANA HESSEL (Primo) - Informado pela LR hoje (09/01) Que já foi para Registro. 51XXX/2017 - **31/10/2017 - ELIZETE HESSEL (Primo) - Análise 61XXX/2017 - **04/12/2017 - EDUARDO HESSEL (Primo) - Análise
**As datas são do recebimento dos documentos pelo ACP...(Rastreamento pelo ctt.pt)...Não sei a data em que os processos foram numerados...
Pessoal acabei de ligar na LR meu processo do dia 25/08 foi para registro falei dona Maria, achei ela meio confusa, vou ligar novamente amanhã e confirmar a informação...torcendo para ser real...uhuhuhu
@VANIAVIEIRA, hahaha, falei com a Maria hj tb, depois de mais de 30 min em linha, tb achei bem confusa, ela não achava o processo do meu filho, disse que tava em um sistema diferente e tal, mas, o dele ainda não andou nada mas, se o seu já foi para registo, logo chega o dele, abrimos dia 4/10!
@vaniavieira que legal! Se de fato for verdade, o meu é de 04/08. E me informaram estar em análise. Tá cada vez mais difícil acreditar nas informações desencontradas da LR
@rodrigoiferreira ... Para efeito de comparação...O processo da Eliana Hessel... (Minha prima)...Que chegou no ACP dia 10/08 já foi para registo...Segundo informação que obtive hoje pela LR... Parece que está se mantendo atualmente um prazo entre 5 e 6 meses para a conclusão de uma Atribuição pelo ACP...
Graças às informações aqui do Fórum, consegui enviar o processo do meu avô para a ACP em agosto (numerado dia 26/08 - 36xxx/2017). Como sou uma pessoa extremamente ansiosa (rs), optei por tentar esquecer essa história até o fim de 2017 (motivo pelo qual não coloquei o processo dele na planilha). Como meu prazo passou, liguei na LR para saber do processo, tendo a agradável surpresa de que foi deferido dia 03/01, e somente aguarda registro.
Primeiramente, gostaria muito de agradecer a todos que contribuem com as discussões, e agora com um pouco mais de experiência espero poder ajudar também. De qualquer forma, também escrevo para pedir a opinião de vocês sobre os próximos passos (atribuição da minha mãe).
Acontece que minha mãe casou duas vezes. Sou filho do primeiro casamento. Pelo o que eu já li no fórum, transcrever os dois casamentos e legalizar o divórcio do primeiro não será barato, além da demora. Agora, ao enviar o pedido de atribuição dela, terei que mandar sua certidão de casamento atual para comprovar mudança de nome (certidão de nascimento - RG); porém, se não estou enganado, há item no formulário 1C que permite alterar/ manter a composição do nome do requerente. Minha pergunta é a seguinte: é possível eu solicitar que o nome dela em sua certidão portuguesa seja igual ao nome de solteira no Brasil, ou seja, sem o sobrenome do segundo casamento? Dessa forma, acredito que, quando eu fizer o pedido da minha atribuição, terei apenas que transcrever seu casamento com o meu pai, uma vez que o sobrenome do segundo casamento não constaria em nenhum lugar. Faz sentido minha lógica?
Peço desculpas pelo texto enorme, mas não consegui resumir mais do que isso, rs
@anacleto quando é feita a atribuição sai com o nome de solteira afinal ninguém nasce casado. A opção do formulário é manter ou não a composição originária do nome ou seja manter o nome que consta no registro de nascimento brasileiro ou não. As atualizações do estado civil são feitas na ordem que ocorreram, faz a atribuição dela, depois transcreve o primeiro casamento, homologa judicialmente o divórcio, transcreve o segundo casamento... Pode fazer a atribuição dela e ao final pedir a transcrição do casamento com seu pai. Assim que transcrever pode pedir sua atribuição.
@anacleto vai ter que fazer transcrição do casamento de seu avô? Se não tiver mande pra ACP mesmo que parece estar melhor que VNGaia. Apesar dos atrasos com a chegada dos processos de Lisboa em dezembro parece que estão voltando a andar os serviços na ACP.
@denis_mend com os atrasos da ACP pela chegadas dos processos de Lisboa as duas estão com prazo bem parecido, O VP é o igual só muda o endereço do destinatário.
Eu encaminhei a documentação da minha mãe para ACP Porto em 03/01 via EMS. Consultei o rastreamento dos correios hj e vi que a documentação está em PORTUGAL / para Unidade Administrativa em Fiscalização Aduaneira (registro às 16hs45min). Será que registram no rastreamento também quando for entregue na ACP?
Boa noite amigos. Tomei muitoooo cuidado pesquisando as informações obtidas deste fórum diariamente e mandei 04 processos, numa única remessa, da minha família por atribuição de filhos para ACP por DHL, em 17/10/17; recebido em 20/10/17; em poucos dias foram todos numerados e, para minha surpresa e felicidade, chegou ontem a certidão de registo de nascimento do meu filho com data de registo do dia 15/12/17; Ao consultar hoje a Linha Registos já estavam mais 02 prontos, todos os 03 de menores. Ficou faltando somente 01 processo de idoso, o qual enviei junto já a prova de vida por declaração reconhecida e apostilada, o qual foi numerado 50Xxx/2017 e ainda não analisado, segundo a LR; sei que pode ser solicitada novamente a prova de vida. A transcrição de meu casamento enviei, paralelamente, à CRC de Ponta Delgada, em 16/10/17 por EMS e foi entregue em 03/11 e registada em 1 semana. Em paralelo, enviei em 17/10/17 a Aquisição de minha esposa para CRCentrais, por carta prioritária registrada, entregue em 31/10/17, processo ainda não numerado. Agradeço a todos que contribuem para este importante canal de informação e indico a todos que posso utilizar as informações aqui. Não postei nada antes, pois tive dificuldade de registrar meu usuário e poder participar colaborando. Obrigado a todos. Nunca desista dos seus sonhos!
Comentários
Uma conhecida foi lá pessoalmente ontem.. nada foi feito ainda.
Enviei meu VP e meus documentos dia 02/01 pelos correios para ACP.
Sei que agora devo esperar e acompanhar o andamento pelo site dos correios.
Quais os outros meios de acompanhamento que posso utilizar?
Também gostaria de saber como funciona o preenchimento dessa listagem que leio algumas pessoas comentando.
Grata
Eu vi no site dos correios que a minha documentação já foi encaminhada para Portugal no dia 04/01.
Como o prazo é de 8 a 11 dias úteis, vou esperar chegar dia 12/01 (8 dias) para ver se já foi recebido em Portugal.
Lendo o seu relato fiquei até admirada como o meu foi rápido...
@AllanDC
Saberia me dizer o número da LR para eu ligar?
Obrigada!
Final do mês farei isso...
segue o link:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
Meu processo não encontra-se na planilha mas foi dada entrada e númerado no dia 04/08/2017. Recebeu a numeração 40***/2017.
Sigo no sofrimento, aguardando a conclusão. LR só diz que encontra-se em análise. Oremos!
Obrigada.
Assim que eu souber a numeração do meu processo adicionarei na planilha...
Acabei do obter junto a LR o número do 3º processo que faltava dentre os processos de atribuição dos meus primos que enviamos no ano passado...
Os 3 processos foram enviados por EMS Documento e estão tramitando no ACP...
34XXX/2017 - **10/08/2017 - ELIANA HESSEL (Primo) - Informado pela LR hoje (09/01) Que já foi para Registro.
51XXX/2017 - **31/10/2017 - ELIZETE HESSEL (Primo) - Análise
61XXX/2017 - **04/12/2017 - EDUARDO HESSEL (Primo) - Análise
**As datas são do recebimento dos documentos pelo ACP...(Rastreamento pelo ctt.pt)...Não sei a data em que os processos foram numerados...
Enviei o processo do meu sogro hoje, 09/01.
Só coloco na planilha após receber a numeração, certo?
E agora seja o que Deus quiser, ainda temos uma longa espera ate enviar o do meu marido!
Um abraço a todos!
Para efeito de comparação...O processo da Eliana Hessel... (Minha prima)...Que chegou no ACP dia 10/08 já foi para registo...Segundo informação que obtive hoje pela LR...
Parece que está se mantendo atualmente um prazo entre 5 e 6 meses para a conclusão de uma Atribuição pelo ACP...
Graças às informações aqui do Fórum, consegui enviar o processo do meu avô para a ACP em agosto (numerado dia 26/08 - 36xxx/2017). Como sou uma pessoa extremamente ansiosa (rs), optei por tentar esquecer essa história até o fim de 2017 (motivo pelo qual não coloquei o processo dele na planilha). Como meu prazo passou, liguei na LR para saber do processo, tendo a agradável surpresa de que foi deferido dia 03/01, e somente aguarda registro.
Primeiramente, gostaria muito de agradecer a todos que contribuem com as discussões, e agora com um pouco mais de experiência espero poder ajudar também. De qualquer forma, também escrevo para pedir a opinião de vocês sobre os próximos passos (atribuição da minha mãe).
Acontece que minha mãe casou duas vezes. Sou filho do primeiro casamento. Pelo o que eu já li no fórum, transcrever os dois casamentos e legalizar o divórcio do primeiro não será barato, além da demora. Agora, ao enviar o pedido de atribuição dela, terei que mandar sua certidão de casamento atual para comprovar mudança de nome (certidão de nascimento - RG); porém, se não estou enganado, há item no formulário 1C que permite alterar/ manter a composição do nome do requerente. Minha pergunta é a seguinte: é possível eu solicitar que o nome dela em sua certidão portuguesa seja igual ao nome de solteira no Brasil, ou seja, sem o sobrenome do segundo casamento? Dessa forma, acredito que, quando eu fizer o pedido da minha atribuição, terei apenas que transcrever seu casamento com o meu pai, uma vez que o sobrenome do segundo casamento não constaria em nenhum lugar. Faz sentido minha lógica?
Peço desculpas pelo texto enorme, mas não consegui resumir mais do que isso, rs
As atualizações do estado civil são feitas na ordem que ocorreram, faz a atribuição dela, depois transcreve o primeiro casamento, homologa judicialmente o divórcio, transcreve o segundo casamento...
Pode fazer a atribuição dela e ao final pedir a transcrição do casamento com seu pai. Assim que transcrever pode pedir sua atribuição.
Vocês acham que ainda vale a pena mandar para a ACP?
Veio escrito: ESCRITURA DE DECLARAÇÃO
Eu encaminhei a documentação da minha mãe para ACP Porto em 03/01 via EMS. Consultei o rastreamento dos correios hj e vi que a documentação está em PORTUGAL / para Unidade Administrativa em Fiscalização Aduaneira (registro às 16hs45min).
Será que registram no rastreamento também quando for entregue na ACP?
Tomei muitoooo cuidado pesquisando as informações obtidas deste fórum diariamente e mandei 04 processos, numa única remessa, da minha família por atribuição de filhos para ACP por DHL, em 17/10/17; recebido em 20/10/17; em poucos dias foram todos numerados e, para minha surpresa e felicidade, chegou ontem a certidão de registo de nascimento do meu filho com data de registo do dia 15/12/17; Ao consultar hoje a Linha Registos já estavam mais 02 prontos, todos os 03 de menores. Ficou faltando somente 01 processo de idoso, o qual enviei junto já a prova de vida por declaração reconhecida e apostilada, o qual foi numerado 50Xxx/2017 e ainda não analisado, segundo a LR; sei que pode ser solicitada novamente a prova de vida.
A transcrição de meu casamento enviei, paralelamente, à CRC de Ponta Delgada, em 16/10/17 por EMS e foi entregue em 03/11 e registada em 1 semana.
Em paralelo, enviei em 17/10/17 a Aquisição de minha esposa para CRCentrais, por carta prioritária registrada, entregue em 31/10/17, processo ainda não numerado.
Agradeço a todos que contribuem para este importante canal de informação e indico a todos que posso utilizar as informações aqui. Não postei nada antes, pois tive dificuldade de registrar meu usuário e poder participar colaborando. Obrigado a todos.
Nunca desista dos seus sonhos!