Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1131913201322132413251451

Comentários

  • Caros, boa tarde!

    Estou ajudando minha tia a fazer o processo de nacionalidade portuguesa dela, como filha. Meu avô era Português e foi quem a registrou.

    Já temos:

    1) Assento de Nascimento do Português, com o casamento averbado.

    2) Certidão de Nascimento Reprográfica e Apostilada (Com casamento averbado)

    3) Cópia do RG Autenticado e Apostilado.

    4) Formulário 1C preenchido e com firma por autenticidade

    5) E-mail Pagamento da taxa dos 175 Euros

    Dúvidas: Ela é casada e adicionou o sobrenome do marido, mas em sua certidão de nascimento consta o nome que ela passou a usar em razão do casamento.

    É necessário adicionar a certidão de Casamento dela?

    Desde já agradeço pelo esclarecimento!

  • @Leandro_Barbosa

    é isto, como vc enviou anteriormente, se a certidão de nascimento do português estiver no civilonline (e não emitida por arquivo distrital), é uma cópia simples que vc imprime, pois Portugal pode consultar o documento pelo sistema SIRIC. (ou pode mencionar os dados desta certidão no formulário)

  • @mabego

    Muito obrigado pelas informações e envio do arquivo para o requerimento.

  • Olá Pessoal, boa tarde a todos!!!

    Queria uma informação. Tenho a cidadania por atribuição desde 2018 e agora fiz para minhas filhas (16 e 12 anos). Já encaminhei ao ACP Porto e esta em andamento.

    Acontece que nesse meio tempo eu agendei de estar fazendo o meu cartão cidadão e passaporte no consulado de São Paulo, chegando lá o atendente me passou que eu teria que ter feito a minha transcrição de casamento (comi bola, achei que por ter tirado a cidadania depois de casado não teria que fazer a transcrição. Segundo o atendente, quase todo mundo comete esse erro). Falou tb que até poderia solicitar o cc pep mas que estaria errado e que depois poderia me trazer problemas.

    Fiquei com receio e vim embora sem fazer. Na mesma semana já providenciei os documentos e encaminhei a transcrição para Santos, estou no aguardo de sair.

    Tudo isso para minha pergunta kkkk...

    Isso interfere para a atribuição das minhas filhas?

    Foi eu que fiz o registro das duas, o problema que eu notei é que na certidão de nascimento original delas tem essa informação mas na de inteiro teoar que eu solicitei no cartorio não vem essa informação.

    O processo de ambas foi enviado 15/12/2022 e hoje encontrasse ma fase 4 com os seguintes dizeres...

    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    Desde já agradeço a atenção

    Daniel

  • @DanielDuarte

    Por experiencia própria te falo que da tempo, fique tranquilo, o que importa é a transcrição esta no sistema na data que o pessoal da conservatória entrar no processo das suas filhas, pelo tempo que o processo foi enviado x a mensagem que se encontra x vc ja ter enviado para transcrição da tempo sim.

    Aconteceu o mesmo comigo.

    Fico na torcida por você!

  • Olá @carlos_pinto , tudo bem? Como anda o seu processo? Agarrou tbm na fase 1?

  • @patriciadantas83 muito obrigado pelo relato.

    Se Deus quiser vai dar certo sim, masss kkkk caso ainda não constar no momento da análise daria algum problema (geraria alguma pendência), pois somente eu tenho a cidadania, minha esposa não.

  • @DanielDuarte, vou te contar um caso que estou acompanhando...

    Meu amigo, mãe portuguesa nascida em Portugal, com cartão cidadão, tudo certo, entrou com a dele, processo todo ok, liso tudo lindo, bolinha 6, do nada voltou para bola 4, fomos atras, caiu em exigência, cartão cidadão, que consta a informação "casada", apenas consta no cartão, mas no sistema não incluíram, simplesmente nao fizeram o averbamento dela em Portugal, fizeram apenas no consulado e o consulado não transmitiu. entende? ela tem um cartão todo certo, mas no sistema não consta.

    O que tem a ver com o seu caso?

    Se pesquisarem o seu e não tiver vinculado o casamento, cairá em exigência tbm, mas iai? Ai que eles te notificam e te dão um prazo para cumprir.

    No seu caso, vc ja enviou o documento, quando vier o retorno do consulado, vira uma folha de sufite com o numero do registro de averbação.

    Você envia para o e-mail da conservatória arquivocentral.porto@irn.mj.pt , informando que esta cumprindo a exigência, não será preciso enviar nada por correio, pois já estará no sistema deles.

  • @Leandro_Barbosa sim, tivemos alguns relatos de CNH que caíram em exigência.

  • @MarcoAFSouza vai ter que transcrever e, assim, como a mais velha é quem não teve o português declarante, deixaria para mandar tudo junto após fazer a transcrição de casamento. A @mabego ja explicou a necessidade de enviar o documento de pacto, caso haja, para justificar a não utilização do regime legal.

    Caso a transcrição não fique pronta até agosto, eu mandaria o processo da filha que vai atingir a maioridade faltando a transcrição e deixaria cair em exigência, pois acredito que nesse período estará próximo ou bem próximo de finalizar a transcrição caso ela ainda não tenha sido finalizada.

  • @Destefano

    Obrigado pelas orientações.

    Penso em enviar os 2 processos juntos, mesmo.

    Até tinha pensado em enviar os processos em uma data limite, caso a transcrição não estivesse finalizada ainda e depois cumprir a exigência, mas fiquei com receio de não estar usando uma estratégia correta, mas agora que falou farei dessa forma.

    Mais uma vez agradeço!

  • AlexianAlexian Member
    editado March 2023

    Caros, bom dia!

    Se minha tia teve seu sobrenome mudado pelo casamento, mas consta em sua certidão de nascimento o nome que ela adotou após o casamento, isso é suficiente? Ou devo acrescentar sua certidão de casamento?

    @CarlosASP, @Destefano

    Poderiam, por favor, me auxiliar?

  • @Marceugenio bom dia

    Sim, agarrado na fase 1

    Mas todos os processos que foram numerados (139XXX) depois daquele periodo conturbado da ACP ainda não andaram, esperança que andem e andem rápido.

    estamos com 8 meses da chegada do processo e quase 6 meses de numerado

    Bolinha 1 ainda

    Tenho viagem agendada para 04/06 unica e exclusivamente para tirar o CC e o PeP lá , não imaginei que com 11 meses (os processos ate uma semana antes levavam 5-6 meses) ainda fosse viajar como turista

  • @Alexian geralmente aceitam a informação registrada na certidão de nascimento da alteração do nome. Cravar que não vai ter problemas, é difícil, porque as coisas mudam mais rápido do deveria. Caso já tenha a certidão simples de casamento justificando isso, mande. Caso não tenha, eu não mandaria. Só para te deixar mais tranquilo: eu, particularmente, não mandaria. Já consta o nome atual na certidão de nascimento de inteiro teor. Isso basta.

  • @Destefano

    Muito obrigado por sua atenção e seu tempo em responder.

    No caso da Certidão de Casamento simples (breve relato), caso ela opte por enviar, Vc acha que também deveria estar apostilada?

  • Ola, sou pai de gêmeos menores. Dúvidas:

    Preciso necessariamente enviar duas cópias de identificação dos pais e certidão de casamento ou pode ser uma única pros dois precessos?


    Podem ambos formulários e documentos serem enviados numa única remessa?


    Muito obrigado!

  • @Alexian se for enviar algum documento, sempre apostilado. Porque se não tiver apostilado, não tem validade. Se não tem validade, pode até ser aprovado, mas é a mesma coisa que não enviar. Se vai enviar, apostile!

  • RosyeRosye Member
    editado March 2023

    Processo do meu filho maior foi finalizado, foram 44 dias para sair o assento

    Recebido 20/05/22

    Senha 30/05/22

    Bola 2 em 14/11/22

    Bola 4 em 22/11/22

    Exigencia em 15/12/22 cuja certidão repográfica foi enviada no dia 23/12/22

    Bola 6 em 24/01/23

    Bola 7 em 09/03/23

  • Obrigado pelas informações @mabego @Destefano

    Agora o caso da minha mãe eu nunca fiz. Meu pai português nato faleceu em 2014, eles eram casados no Brasil desde 1976 e transcreveram o casamento para Portugal em 2006 (tenho a transcrição feita na Conservatória de Viseu).

    Li na internet que ela tem direito a cidadania por AQUISIÇÃO, neste caso quais são os documentos e o link do formulário correto? Também posso enviar esse processo para a ACP?

    Desde já muito agradecido, Leandro

  • @Leandro_Barbosa no caso dela é diferente, mais fácil e mais rápido, caso seja pedido pela base X. Busque no fórum sobre isso. Como eles se casaram antes de 1981, ela tem direito.

  • Olá pessoal, tudo bem?

    Poderiam me ajudar com uma dúvida, por gentileza?

    Tenho uma prima que vai dar entrada no processo como filha e surgiu uma dúvida com relação ao preenchimento do formulário 1C.

    Na parte que preenchemos o Nome Próprio e Apelidos, ele precisa colocar o nome de solteira ou o de casada?

    Atualmente, ele se encontra casada com alteração no nome.

    Desde já, agradeço a ajuda!

  • editado March 2023

    Agradecido, pessoal! Consegui encontrar a resposta pra minha dúvida em um link aqui do fórum. Pra caso alguém também esteja com essa mesma dúvida:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

    Abraço

  • @loRdY_JG

    Poderiam me ajudar com uma dúvida, por gentileza?

    Tenho uma prima que vai dar entrada no processo como filha e surgiu uma dúvida com relação ao preenchimento do formulário 1C.

    Na parte que preenchemos o Nome Próprio e Apelidos, ele precisa colocar o nome de solteira ou o de casada?

    tanto faz. Pois vai enviar a certidão de nascimento (e casamento para comprovar a mudança de nome que consta no documento de identificação)

  • @mabego

    Agradecido pela resposta!

  • @Destefano sabe quel o nome desse tópico amigo, obrigado

  • editado March 2023

    @mabego surgiu uma outra dúvida:

    A certidão de casamento é de inteiro teor, mas DIGITADA ou REPROGRÁFICA?

    Por ser uma certidão auxiliar, pode mandar a digitada?

    Saberia me dizer?

    Abraço.

  • @mabego

    Novamente agradecido!

    Abraço!

  • @Destefano tópico encontrado, muito obrigado!

  • Oi gente!

    A cópia da certidão de nascimento reprográfica de meu pai está bem legivel, apenas o nome (que na real é a assinatura) da escrevente está ruim de ler. Eu tenho um scanner da certidão de nascimento dele de inteiro teor digitada onde aparece o nome da escrevente... Seria interessante eu imprimir e enviar como uma "certidão de apoio", apenas para auxiliá-los na leitura do nome dela? Ou será que isso nem é lá tão importante assim?

    Abraços!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.