Divergência no nome

Boa tarde, então consegui o assento do meu avô, já solicitei e paguei para enviar, estou aguardando chegar. Porém ao lê o assento me dei conta de o último nome do meu bisavô está em divergência com o que está na certidão da minha mãe, somente o ultimo sobre nome. Liguei para o cartório aqui da minha cidade e me disseram que para mudar a certidão da minha mãe precisa desse assento apostilado, eu não sei o que fazer, nem como fazer?

Se alguém puder me ajudar agradeço imensamente!

Comentários

  • editado August 2023

    Oi @Claudiagomes!

    Eu não sei ao certo como funciona o processo, mas encontrei este tópico aqui no fórum que é o mesmo caso que o seu. Embora a postagem seja de 2020, creio que as informações não devem ter sido modificadas. A todo caso, tem os links do judiciário de Portugal onde dá pra conferir as informações.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16932/assento-portugues-apostilado-onde-conseguir

  • @Claudiagomes


    Às vezes o que você chama de divergências são diferenças pouco significativas.

    O pessoal aqui do fórum pode te ajudar a verificar se é necessário ou não fazer alguma correção.

    Mas para isso você precisará postar as informações que você tem.

  • eduardo_augusto, obrigado pela informação. Assim que chegar vou postar aqui e pedir ajuda. Essas pessoas aqui do forum ajuda muito

  • @eduardo_augusto, obrigado pela informação. Assim que chegar vou postar aqui e pedir ajuda. Essas pessoas aqui do forum ajuda muito

  • Bom dia, então chegou o assento do meu avô aqui no Brasil, estou com dúvidas se devo enviar o documento de volta para Portugal para apostilar para ter validade aqui noBrasil para solicitar a correção na certidão de nascimento de minha mãe de nome Nadir

    .

    A divergência está no nome do avô paternos dela, como vou descrever aqui para facilitar entendimento.

    Na certidão de nascimento dela (Nadir minha mãe) consta o seguinte nome:

    Avô José Simões Gomes

    E no assento do meu avô está José Simões Rosa a divergencia está aí. Vou anexar os documentos para ver se alguém me diz se eu prossigo para solicitar a nacionalidade portuguesa assim ou faço o tramite de solicitar a correção do nome avô dela, pois o cartório aqui no Brasil acredito que somente vai aceitar a modificação com o apostilamento no assento do meu avô e terei que mandar de voltar a Portugal para fazer esse tramite.

    @eduardo_augusto

  • @Claudiagomes


    Deixa eu ver se eu entendi direito:


    Registro de batismo de Valdomiro

    Pais: José Simões Rosa e Augusta Rosa

    Avós paternos: avô incógnito e avó Maria Rosa de Jesus

    Avós maternos: avô Manoel ??? de Oliveira e avó Custódia Gomes


    Registro de nascimento de Nadir

    Pais: Valdomiro Simões Gomes e Nair ??? Gomes

    Avós paternos: avô José Simões Gomes e avó Augusta Gomes

    Avós maternos: avô Henrique ??? da Costa e avó Maria ??? da Costa



    Pelo que eu estou vendo, o erro não está apenas no sobrenome do José, mas também no da Augusta.


    Recomendações:


    1) Peça uma cópia reprográfica do registro de nascimento da Nadir. Existe sempre a possibilidade de que tenha havido um erro quando o cartório transferiu as informações do registro para a certidão. Só para deixar clara a diferença: o registro é o que o cartório escreve em um livro, que fica arquivado no próprio cartório. A certidão é uma reprodução do conteúdo do registro, que é entregue para o interessado. Ou seja, o funcionário abre o livro de registros e copia as informações para a certidão. Se o erro estiver aí, é moleza de resolver, só pedir para emitir uma certidão correta;


    2) Você precisa localizar o registro de casamento do Valdomiro com a Nair, e pedir também uma cópia reprográfica para conferir como aparecem os nomes do pai do Valdomiro nesse documento, assumindo que eles se casaram antes do nascimento da Nadir. Você precisa ter a linha completa dos documentos e eventuais mudanças de nomes para entender onde o erro apareceu.



    =====


    Em todo caso, não é esse o documento que você precisa apresentar no cartório aqui no Brasil, você terá que pedir uma nova via - peça para ela já vir apostilada, assim, você não precisa reenviar para Portugal. Veja as instruções aqui: Guia para Apostilar documentos em Portugal — Fórum Cidadania Portuguesa


    O que você precisa de Portugal é o assento de nascimento, e não a cópia reprográfica do livro. Veja aqui como solicitar: Como pedir documentos nos Arquivos Distritais pelo CRAV — Fórum Cidadania Portuguesa


    Ou seja, você vai pedir o documento pelo CRAV, e de lá o documento já vai direto para apostilamento e depois enviam para você.


    ====


    Vou marcar aqui a @texaslady e o @CarlosASP , que podem ter opiniões diferentes.

  • @eduardo_augusto @texaslady @CarlosASP

    Boa tarde!


    O nome dele era Valdemiro Simões Gomes e não Valdomiro, pelo menos é assim na certidão de todos os filhos que ele teve com a minha avó brasileira é assim que está, inclusive na minha também. No cartório do casamento eles dizem não terem nenhum tipo de documento que apresentaram na epoca para casar.

    Na certidão do irmão mais velho de minha mãe consta o nome da avó portuguesa somente Augusta Gomes conforme assento, porém do avô está igual da minha mãe Jose Simões Gomes.

    Já na certidão de casamento dele está o nome do pai dele está correto, vou anexar aqui pra você ver, só o nome dele que está com W, porém não muda a fonetica. Muito complicado, não sei por onde começar?

  • @eduardo_augusto @texaslady @CarlosASP

    Oi, só uma correção Eduardo, no assento o nome da Augusta está Augusta Gomes e não Augusta Rosa

  • @Claudiagomes


    como eu disse, tava difícil ler os documentos :-)


    mas acho que deu pra ver as linhas gerais.


    boa sorte no seu processo

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.