Transcrição de casamento - Consulado de São Paulo

Não encontrei nenhum dado de Transcrição de Casamento enviado pelo Consulado de São Paulo.

Tenho muitas dúvidas a respeito de prazos.

Alguem pode me orientar ?

Comentários

  • @Joao_R_Goncalves

    É porque tradicionalmente o consulado de SP capital é bem lento para esses procedimentos; levava uns 10 meses.

    Antes o vice consulado de Santos era muito mais rápido, coisa de 1-2 meses. Porém, agora os prazos estão parecidos com o da capital podendo levar até um ano.

  • @CarlosASP

    Obrigado pelo seu comentário.

    Eu vejo posts sobre o consulado do RJ, vejo do Porto, de Santos... mas não tinha visto nada daqui de São Paulo.

  • @joaofranco Tambem tenho as mesmas dúvidas, entrei com o processo de trascrição para minha mãe, no consulado de São Paulo, ja faz 11 meses e até agora nada.

    Tentei vários contatos via fone e nada, e-mail já envie vários e um me responderam, disseram que o processo de transcrição naquele consulado poderia durar até 12 meses e, assim que o processo for concluído, receberia a informação via Correios...estou aguardando.

  • Também estou preocupado com excesso de prazo do consulado portugal em sao paulo, acredito ser melhor eu averbar / transcrever meu casamento via CRC Porto

  • Prezados,

    Agradeço pelo colega @Joao_R_Goncalves ter criado esse grupo.

    Também não estava encontrando qualquer grupo que comentasse dos pedidos de transcrição de casamento que foram feitos pelo Consulado de SP, como existe para Santos e o Consulado do Rio.

    O meu processo foi recebido, com a data do AR como sendo em 16/01/23, e até agora não tive retorno da transcrição ter sido feita.

    No link https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos/p77

    A @julianatferreira comentou que o processo dela teve as seguintes datas de entrada e transcrição por Santos:

    Entregue em Santos dia 06/02/2023

    Transcrição foi feita em 01/09/2023

    Caso alguém tenha dado entrada em transcrição de casamento pelo Consulado SP e tenha como postar a data do recebimento e da transcrição ajudaria aos demais para saber como anda a velocidade por lá.

    Bom fim de semana a todos!

  • Olá,

    Enviei um e-mail para o consulado de SP sobre uma dúvida, e, sobre as transcrições eles escreveram o seguinte:

    ".... PEDIDO DE TRANSCRIÇÃO 

    O tempo estimado para conclusão do pedido de transcrição de casamento e óbito é até 12 meses desde que a documentação esteja correta.

     Não existe urgência para pedido de transcrição. 

    No momento o Consulado está tratando de pedidos recebidos em maio/2022, se enviou seu pedido posterior esta data deve aguardar os prazos mencionados acimas, não é mais possível acompanhar o pedido pelo site, sendo assim aguarde. "....

    Então, se agora em setembro eles estão tratando de maio.... vai passar de um ano e meio.

  • @Joao_R_Goncalves

    No momento, acredito que a opção mais viável para quem é de SP é enviar para a CRC Porto. Fiz por lá e levou 3 meses.

  • De acordo com os comentários de vcs, a transcrição de casamento através do Consulado de SP vai demorar e eu solicitei a transcrição em SP. Alguém solicitou em mais de um local ( estou pensando em enviar uma nova solicitação para CRC de Porto)

    @Joao_R_Goncalves Olá, vc comentou que seu processo demorou aproximadamente 3 meses. Pode, por favor, me informar quando vc solicitou a transcrição? É necessário morar em Portugal para solicitar a transcrição por lá?

    Obrigada desde já!

  • Fiz transcrições por São Paulo e pelo Escritório de Santos.

    São Paulo demorou mais de 10 meses, Santos demorou exatos 12 meses.

    quanto aos e-mails as respostas tem sido sempre as mesmas.

    quem estiver com pressa melhor não arriscar esse caminho.

  • @Tatiana Lima

    Não precisa morar em Portugal para mandar a transcrição para o Porto.

  • @Tatiana Lima ,

    Se você já enviou um pedido de transcrição para o consulado de SP, o ideal é aguardar agora. Acredito que nada te impede de enviar um novo pedido para o Porto, mas você não será reembolsada pelo valor pago em SP e também terá o custo de novas certidões. No Porto eles vão receber sua documentação e te encaminhar email para o pagamento. Não sei se eles checam se há outros pedidos em andamento, caso isso possa acontecer você corre o risco de ter o novo pedido recusado e aí você perde custo das certidões e de remessa. Mas se dinheiro não é problema, pode tentar. Depois poste aqui o que aconteceu, até agora não vi nenhum caso assim aqui no fórum. Mas pode acontecer, mesmo sem intenção, um familiar pode pedir a transcrição em um local e outro parente sem saber pode pedir em outro.

    Não é preciso morar em Portugal para solicitar transcrição por lá.

  • editado October 2023

    @Tatiana Lima

    Se olhar o tópico de transcrição na CRC Porto vai ver que não é mais tão rápida quanto era, Tem gente levando uns 4 meses para receber o link do pagamento, Depois disso pode ser mais um mês até receber a transcrição.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest

    Ou seja, dependendo de há quanto tempo já mandou para SP, pode acabar não fazendo muita diferença.

    Com exceção do consulado do RJ, aparentemente os prazos para transcrição em todos os outros lugares tem aumentado (ou existe uma outra forma de fila - para agendar o comparecimento presencial - como em BH e Brasília), devido ao aumento de pedidos (e a capacidade de fazer transcrição não aumenta; só tem um resultado possível: mais tempo de espera).

    Por isso, batemos na tecla para que colegas não fiquem repetindo a toda hora que "é obrigação fazer transcrição" em qualquer caso - mesmo em casos em que NÃO é necessária para processos de nacionalidade. Isso só tem gerado uma avalanche de pedidos "desnecessários" de transcrição e atrapalhado (e muito) a vida de quem depende de uma transcrição para conseguir a nacionalidade.

  • @Tatiana Lima Se vc tiver algum parente no Rio, seria aconselhável tentar. A minha no Rio demorou pouco mais de 24 horas.

  • Pessoal só para registro de ajuda, dei entrada na transcrição do meu casamento no dia 13/07/23 pelo consulado de Santos, e recebi a transcrição dia 25/10/23.

  • @SuMartins boa notícia! Vamos esperar por mais relatos para confirmar se Santos voltou a ter um prazo menor. Obrigado!

  • vitorvqmvitorvqm Member
    editado November 2023

    Prezados só para atualizar da resposta que recebi hoje, dia 01/11/2023, do Consulado de São Paulo, ao perguntar sobre a transcrição de casamento que enviei em janeiro/2023.

    "Devido mudança da nossa plataforma digital (site atual), não é mais possível acompanhar o pedido pelo site, sendo assim aguarde. O nosso novo site segue o modelo instituído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em toda a sua rede. Em qualquer circunstância, só após a integração é que os utentes serão contactados (correspondência) para tramitação do procedimento seguinte, tão logo seja tratado, receberá via Correios os documentos respectivos no endereço informado no envelope.  

    Todos os Processos transcrições e entre outros, são analisados pelos funcionários da Chancelaria, e devido a alta demanda os processos recebidos são tratados em ordem cronológica de chegada; como os pedidos são em grande quantidade há um tempo de espera e não há urgência. Pode levar em média um pouco mais de 12 meses. 

    Na oportunidade, informo que os funcionários da chancelaria, estão a executar os pedidos recebidos em 10/2022

    Gentileza aguardar a receção dos documentos na morada, o que ocorrerá em breve. "

    A "boa" notícia é que ao menos já estão pegando os processos de outubro/2022, ou seja, estão conseguindo voltar a analisar em até 12 meses.

    Eu fiz pedidos de atribuição de nacionalidade pela ACP por mais de 1 vez e também já havia pedido transcrição por Santos, mas como tinha lido que Santos estava demorando 6 meses, achei que o Consulado faria algo próximo desse prazo, e por ser maior, teria mais gente para atender a demanda, ledo engano rs.

  • vitorvqmvitorvqm Member
    editado January 23

    Prezados,

    Apenas para avisar que o processo de transcrição de casamento, feito pelo consulado em São Paulo, que dei entrada em 01/2023 foi concluído dia 18/01/2024, quinta passada.

    Recebi a documentação em casa pelos correios hoje dia 22/01/2024.

    Com isso espero ajudar com os prazos de quem deu entrada no mesmo tipo de processo.

    Excelente 2024 pra todos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.