Ajuda para conseguir certidões e dados da minha bisavó para obter cidadania
Pessoal estou levantando as infos da minha bisavó para solicitar a cidadania da minha mãe. Minha bisa nasceu em Porto no ano de 1890 mas parece que o batismo só ocorreu em 1891. Eu já consegui alguns documentos inclusive o registro de batismo.
No batismo colocaram apenas o nome dela e parece que no ano ainda não existia registro civil, logo ela não tem certidão. Nesse caso quais dados eu ainda preciso e para dar entrada?
Dados da minha bisavó:
Maria
Filha de Alexandre Soares e Joaquina Domingues Guedes
Nascida em 05.01.1891
Assento 18 de 1891
Arcozelo
Vila Nova de Gaia
Porto
Aqui no Brasil ela se casou com meu bisavô Bernardino Correia Monteiro(brasileiro). No casamento ela passou a usar o nome Maria Domingues Soares Monteiro, mesmo nome que consta no registro de óbito dela aqui no Brasil.
Poderiam me ajudar a achar o arquivo do batismo/imigração e me orientar quais os próximos passos?
Comentários
@luizaraujome
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
@luizaraujome complementando siga o link que @eduardo_augusto colocou. Você também perguntou sobre como conseguir o batismo, se já o encontrou peça certidão ao arquivo distrital seguinte este guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav
Pessoal vou detalhar aqui o processo histórico e os documentos que eu tenho para explicar melhor minha dúvida.
História e processo:
Na certidão da vó da minha mãe os dados estão assim:
Nome da vó portuguesa: Maria
Nome dos pais(bisavós): Alexandre Soares e Joaquina Domingues Guedes
Quando vieram para o Brasil, a bisavó portuguesa e vários documentos(inclusive na certidão de nascimento da minha mãe e do pai dela), parou de usar o Guedes e adotou ficou usando Joaquina Domingues Soares.
A avó portuguesa(Maria) conheceu o marido(avô da minha mãe Bernardino Correa Monteiro) aqui no Rio de Janeiro e ao casar adotou parte do sobrenome da mãe e pai e o sobrenome do marido ficando: Maria Domingues Soares Monteiro.
Porém, na certidão de nascimento do pai da minha mãe eles colocaram como nome dele: Florisbello Corrêa Monteiro(não tem sobrenome direto da mãe) como mãe Maria Soares Monteiro(não colocou o Domingues) e como avós maternos(portugueses) Alexandre Soares e Joaquina Domingues Soares.
Quando a avó portuguesa faleceu, o pai da minha mãe que foi tirar o atestado de óbito e nesse atestado o nome dela consta como Maria Domingues Soares Monteiro(casada e o nome do avô da minha mãe), natural de Porto-Portugal, filha de Alexandre Soares e Joaquina Domingues Soares.
Quando o pai da minha mãe faleceu, na sua certidão de óbito consta: filho de Bernardino Correa Monteiro e Maria Soares Monteiro.
Documentos que tenho:
Minha dúvida é:
Nesse cenário, preciso de mais alguma documento ou realizar algum processo?
Por não existir muitas regras na época você podem perceber que sempre tem alguma "inconsistência" nos sobrenomes, ou a avó ou bisavó portuguesa deixam de usar algum sobrenome em certo momento. Isso pode ser um problema? Estaria claro com esses documentos e dados o vínculo como neta de avó portuguesa?